Será que Lula aceitaria fazer uma delação premiada?

O ex-presidente Lula parece que enfim está caindo na real…

Celso Serra

“A Delação Premiada é um instrumento criado por nós. O Portal da Transparência fomos nós que criamos. A Lei do Acesso à Informação fomos nós que criamos. A Controladoria Geral da República fomos nós que criamos e demos autonomia. O Ministério Público nunca teve tanta autonomia. A Polícia Federal nunca teve tanto pessoal contratado para investigar”, costuma repetir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Estará Lula enganado? Talvez, ele é o homem mais honesto do país e não mente. Apenas se engana.

Acontece que a História Universal e a História do Brasil Colonial garantem que isso não é fato. Já nas Ordenações Filipinas, de 1565, o texto que se referia à “Delação Premiada” tem a seguinte redação: “Como se perdoará aos malfeitores que derem outros à prisão”.

Aos poucos fomos perdendo as imposições das Ordenações Filipinas e a elegância da linguagem.

Seria bom ler “vamos perdoar ao Lula, a viva alma mais honesta do planeta, posto que, ao falar o que sabe e o que fez, deu malfeitores à prisão”. Porém, para isso, ele teria de fazer delação premiada.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGSe alguém tentar falar com Lula sobre “Ordenações Filipinas”, não adiantará nada, porque ele vai entender “Acusações de Campinas” e logo dirá que não sabe de nada. (C.N.)

19 thoughts on “Será que Lula aceitaria fazer uma delação premiada?

  1. Para a psiquiatra Ana Gabriela Hounie, do Instituto de Psiquiatria da USP (Universidade de São Paulo), o que diferencia o mitômano de um psicopata, por exemplo, é a necessidade de mentir criada por um descontrole psíquico, diferente do outro que a usa para ganhar vantagem.

    A pessoa tem a necessidade psicológica de mentir para ter uma satisfação pessoal, para parecer mais interessante, e para isso passa a contar histórias fantasiosas, mas não o faz para ter uma vantagem, para se safar, como o psicopata.

  2. É exagerada essa fogueira nas redes sociais, que leva alguns a pedir prisão de Lula e outros no contraponto a defende-lo acima da razão e do bom senso apontando a judicialização da política, negada quando no reverso certas decisões levam contrários a criticar a politização da Justiça. No link adiante, o governador Flávio Dino, ex-juiz federal que derrubou a oligarquia Sarney no Maranhão, detalha melhor essas questões. http://www.youtube.com/embed/MRYlITXqHjE

    Lula é intimado a depor sobre ocultação de patrimônio e lavagem de dinheiro. Aí fecho com o comentário de Ricardo Boechat. http://www.facebook.com/jornaldaband/videos/455403684664389/?pnref=story

  3. Um cara tão covarde como Lula não consegue enfrentar nem sua própria realidade. Vive de fugas em fugas. Tem apenas um mínimo de autoconhecimento.

    É imensamente mais fácil que ele passe todo o resto de sua vida fugindo da justiça (e da polícia) do que admita culpa por ter criado e comandado toda essa gigantesca quadrilha criminosa.

  4. Acho que o melhor seria induzi-lo a se tornar RÉU CONFESSO, contar tudo o que fez durante a vida. A começar
    pela perda do dedo mindinho, que aos 27 anos o tornou aposentado por invalidez.
    Quando aos procedimentos alheios, já tem bastante delatores na praça.

  5. Partido político ou imobiliária ???

    ” Lava Jato investiga apartamento de presidente da CUT
    Brasil 31.01.16 09:27

    A Lava Jato investiga se o presidente da CUT, Vagner Freitas, recebeu um apartamento da OAS como pagamento de propina.

    A reportagem é de O Globo, mas o fato foi revelado por O Antagonista, em 13 de setembro do ano passado.

    Aqui:

    Vagner Freitas, presidente da CUT, tem seus motivos para defender com armas o governo do PT. Uma das razões é o apartamento número 22 do Residencial Altos do Butantã, situado no número 647 da avenida Nossa Senhora da Assunção.

    Assim como o triplex de Lula no Guarujá, o imóvel de Freitas foi encampado pela OAS após a derrocada da Bancoop – da qual o próprio Freitas foi dirigente.

    E aqui:

    O Antagonista revelou que Vagner Freitas, o presidente da CUT que defenderá com armas o governo Dilma, tem um apartamento em edifício finalizado pela OAS, após o golpe da Bancoop.

    A matrícula no cartório revela que o imóvel ainda está registrado em nome da empreiteira e não há qualquer observação sobre termo de alienação ou processo judicial relativo à titularidade.

    Cabem as perguntas: O grande líder da CUT pagou pelo imóvel ou mora de favor? Se pagou, por que não o transferiu para seu nome?

  6. Algo a ver com os caças Gripen , escolhidos na República de São Bernardo ?

    ” O Estadão reproduziu uma carta que o lobista Mauro Marcondes, aquele que repassou 2,5 milhões de reais a Luleco, enviou o presidente da Scania.

    Ele disse:

    “Tenho convicção que posso ajudar muito a empresa e o setor, em função da minha ligação com o presidente da República, vários ministros de Estado e as instituições ligadas à indústria”.

    A carta, segundo os investigadores da Zelotes, é de 2008. O presidente da República, em 2008, era o pai de Luleco.”

  7. Considerando-se o Lula como o poderoso chefão do Mensalão e Petrolão, ele não
    teria muito o que dizer, apenas admitir que comandou todo esquema de corrupção do Mensalão e Petrolão.
    Quanto a Presidente Dilma, ela pode não estar diretamente ligada a toda essa corrupção,
    mas fez e faz vista grossa a toa essa roubalheira e ainda defende os corruptos, usando de sua influência
    no judiciário, no legislativo e criando uma MP para o contrato de leniência em defesa das empreiteiras envolvidas em toda essa corrupção.

    • Pois é, mas o que temos nessa frase é apenas mais uma tentativa de despiste pretendendo desviar o foco de sí para a sua poste.

      Prova disso é que Dilma tentou com toda “pompa e circunstância” (típica do marketing teatral, próprio da esquerdopatia marxista) ressuscitar o “Conselhão”, mas que de “conselho” nada o caracteriza, pelos evidentes discursos de “limitação do campo de atuação”, onde os “conselheiros” (meros atores coadjuvantes que se prestam à encenação para garantir seus pixulecos) poderão atuar!

      Ou seja, definiu que achem uma forma (legal) de atacarem os recursos da Previdência, e de reimplantar a CPMF, E NÃO DE REDUZIR A GASTANÇA DE TODA A NATUREZA PRATICADA PELO GOVERNO COM SUAS CORRUPÇÕES E FINANCIAMENTO DOS BOLSA-VOTANTES ! ! !

      Isso se não é direcionamento de Lula nos bastidores, ou de João Santana, só se tiver instrução exógena da Plutocracia Transnacional que os apoia, e continua achando que a população é idiota ao ponto de não conseguir ver as digitais que estão estampadas em mais essa armação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *