Servidores pedem demissão do ministro da Transparência e barram a entrada dele

Servidores da CGU fazem “lavagem” simbólica do Ministério

Sandra Manfrini
Estadão

Protesto realizado por analistas e técnicos de finanças e controle na manhã desta segunda-feira, 30, no edifício sede da Controladoria Geral da União (CGU), impediu a entrada do ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, no prédio. Os servidores cobram a exoneração de Silveira, após a revelação de novas gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, na qual o ministro participa de reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e Machado e faz críticas à Operação Lava Jato, além de orientar Renan sobre formas de enfrentar as investigações.

Desde cedo, os servidores protestam e o ministro chegou à sede da CGU no carro oficial, tentou entrar no prédio, mas acabou recuando e deixando o local. Segundo os técnicos da pasta, muitos chefes de regionais da CGU estão entregando os cargos.

SINDICATO EXIGE

Mais cedo, o Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical) divulgou nota, na qual “exige a imediata exoneração” de Fabiano Silveira do cargo. Segundo o sindicato, Silveira “demonstrou não preencher os requisitos de conduta para estar à frente de um órgão que zela pelo combate à corrupção”. Para a Unacon Sindical, as gravações reveladas “exigem respostas rápidas e assertivas” do presidente em exercício, Michel Temer.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O presidente Temer já deveria ter demitido o ministro Fabiano na noite de ontem. Ao postergar a decisão, Temer somente aumenta a desconfiança sobre seu governo. (C.N.)

9 thoughts on “Servidores pedem demissão do ministro da Transparência e barram a entrada dele

  1. PP TINHA QUE ESTAR NA CADEIA E NÃO NO COMANDO DA CEF. Lobos no pastoreio de ovelhas e cordeiros, cabritos tomando conta de hortas, raposas cuidando de galinheiros…, e por aí caminha a república 171 do Brasil. O QUE É ISSO AGORA, CIDINHA CAMPOS ? SERÁ QUE ESSES CARAS NÃO SABEM O QUE É REPUTAÇÃO ILIBADA, PROBIDADE INQUESTIONÁVEL E NOTÓRIO SABER ADMINISTRATIVO, ou ele$ apenas se fazem de bois sonsos para assim seguirem varando as cercas, ante a apatia da bugrada mais quebrada do que arroz de terceira, mais perdida do que cachorro caído de mudança e cego em meio a tiroteio entre bandidos ? . Peraí, peraí, TEMER, o PP, a bem da verdade, do bom senso, da decência e, sobretudo, da Justiça, tinha mais é que estar em peso na cadeia, e não no comando da Caixa Econômica Federal. Já não basta o que essa praga de gafanhotos já fez na Petrobras, com muitos dos seus operadores ainda agindo livres, leves e soltos, inclusive com ascendência sobre a cúpula, e que, não obstante tudo, ainda não tiveram os seus nomes nem sequer referidos na gigantesca roubalheira da Petrobras e seus desdobramentos, como é o caso do próprio presidente do partido, que deu tombo até no Maluf, derrubando-o da presidência do partidos (vc sabe o que significa isso: chapelar e derrubar o Maluf da presidência do seu partido ?), enquanto deputado federal, que, no sudoeste paulista, p.ex., despejou malas e mais malas cheias de dinheiro vivo, de helicóptero, inclusive apoiando candidatos a prefeito em parceira com o próprio Temer, como, p. ex., na cidade de Itapeva, que venceram às eleições à base de muito dinheiro, cujo total da grana aplicada e a verdadeira origem ainda é um grande mistério ? Vamos permitir que o PP, do Paulo Roberto Costa, Maluf, Mussi e Cia, façam na CEF, agora, o mesmo que fizeram na Petrobras, sabido que é que lobos perdem o pelo mas não perdem o vício ? Quem somos nós afinal de contas, Homens, ou sacos de batatas ? Aliás, se somos de fato apenas isto:batatas, tudo bem, aos vencedores as batatas. https://www.youtube.com/watch?v=h5L0ij7WlPs

  2. Temer precisa agir conforme Itamar agia. Aquele falecido ex-presidente não queria ninguém sob suspeitas em sua equipe. A pessoa precisava se afastar. Caso fosse comprovado que nada devia, retornava à equipe.

    Mas Temer pensa que engana, ou tenta fazer “cara de paisagem”. Se continuar assim, logo logo estará desmoralizado, e com um pé fora do Planalto.

    E a imprensa livre deste Brasil precisa continuar marcando em cima!

    Camarão que dorme a onda leva!

  3. Dr. Jorge Béja, o senhor ficou aborrecido comigo por eu ter repercutido a falsa declaração do Papa Francisco?

    Não fique. Não fiz por mal. Eu realmente acreditei. Estava em jornal online conhecido.

    E se o senhor trocar e-mail com o Papa, peça desculpas em meu nome. Tenho o grave defeito de dizer o que me vem à cabeça na hora. Não penso muito.

    Estou desculpada? Pelo senhor. O Papa Francisco absolve fácil.

    Abraço.

  4. “O presidente Temer já deveria ter demitido o ministro Fabiano na noite de ontem. Ao postergar a decisão, Temer somente aumenta a desconfiança sobre seu governo.”
    Temer está amarrado. Indicaram e ele não teve “peito” para mandar escolher outro. Esta arriscando o governo e o estado brasileiro.
    Quanto aos servidores da CGU, pelo tipo de ação que praticaram – lavando , xingando e gritando, estão tentando recobrar sua alma?
    Todas são pra´ticas petistas.
    Talvez não tenha enxergado os pequenos erros cometidos durantes desgovernos Lulla/Dillma.
    A cara deveria ser a mesma. Mas quando são os nossos ….

  5. Muita gente ainda tem vergonha na cara nesse país, todos os cargos de chefia e de confiança da AGU foram entregues e ninguém obedecerá as ordens do guardador de sujeiras.

    ” Servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) anunciaram nesta segunda-feira (30) que não vão cumprir ordens do novo ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, e dizem que não o consideram como seu chefe. “Ele está ocupando o cargo de maneira ilegítima. Não consideramos Fabiano ministro da CGU”, disse ao Congresso em Foco o presidente do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical), Rudinei Marques, servidor da controladoria.

    Em protesto contra Fabiano Silveira, chefes de 23 representações estaduais da CGU e outros 200 ocupantes de cargos de direção e assessoramento superior (DAS) anunciaram a entrega de seus cargos. Eles afirmam que não trabalham com o novo ministro e cobram a imediata saída de Fabiano, flagrado em conversa gravada orientando o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado a se defenderem na Operação Lava Jato.

    Cerca de 300 servidores da CGU estão acampados em frente à sede do órgão, no Setor de Autarquias Sul, em Brasília. Eles impediram a entrada do ministro ao cercar o veículo que o transportava e promoveram uma “lavagem”, com água e sabão, na entrada do prédio e do gabinete dele. Além de pedir a demissão imediata de Fabiano, os manifestantes querem a retomada do status de ministério independente da CGU e a aprovação de uma proposta de emenda à Constituição (CGU) que dá mais poder ao órgão de fiscalização e controle.
    ( Congresso em Foco ).

  6. Modelo Temer, o vigarista que recebeu mais de R$ 370 mil da Universidade estadual do Maranhão resolveu fazer ‘cortes’…

    Waldir Maranhão passou a tesoura nas bolsas oferecidas para estagiários na Câmara.

    A partir de agora serão pagos 1 120 reais a quem participa do programa de estágio. Antes, o valor chegava a 1 760 reais.

    Com a crise batendo também à Câmara, sobrou para os estagiários a primeira cota de sacrifício.

    A expectativa é que o corte das bolsas gere uma economia de 105 mil reais por mês.

  7. Esse Temer, coitadim, não sabe o que fazer. Deveras, demite a camarilha do Renan, cai, no ato, nas garras do outro… O pior é que virão novos vazamentos, tudo na medida para desestabilizar o Temer. Pode detrás, quem? Elementar, meu caro Jararaca, V. Exa, mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *