Silêncio de Dilma sobre seu líder Delcídio é ensurdecedor

O fim de uma grande amizade. Pelo menos, foi bom enquanto durou.

Carlos Newton

A prisão de Delcídio Amaral é constrangedora não somente para a presidente Dilma Rousseff, que nunca escondeu sua admiração pelo envolvente parlamentar do Mato Grosso do Sul, a ponto de indicá-lo líder do governo no Senado, mas também para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que retirou o nome dele da lista de parlamentares a serem investigados por inquéritos no Supremo Tribunal Federal. Na época, choveram críticas a Janot, inclusive aqui na Tribuna da Internet, porque já havia muitas evidências da participação de Delcídio Amaral em irregularidades na Petrobras desde o governo FHC, quando ainda estava no PSDB, partido a que esteve filiado entre 1998 e 2001.

Quando era tucano, foi diretor de Gás e Energia da Petrobrás, entre 2000 e 2001, exatamente na época do superfaturamento do gasoduto de Urucu, quando se tornou amigo e companheiro de Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa, dois dos principais envolvidos na Operação Lava Jato.

Em 2001, Delcídio se aproximou do PT em Mato Grosso do Sul, filiou-se ao partido, foi nomeado secretário de Infraestrutura do então governador Zeca do PT, e na sequência, apoiado por ele, elegeu-se ao Senado em 2002. Era um dos neopetistas mais prestigiados, até ser abatido pelos gravadores do jovem Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor Internacional da Petrobras.

NENHUMA PALAVRA…

Até agora, nenhuma palavra do Palácio do Planalto sobre a prisão de DelcÍdio Amaral. Até quando vai durar este ensurdecedor silêncio da ainda presidente Dilma Rousseff em relação a um de seus parlamentares preferidos, que a representava diretamente no Congresso Nacional, na honrosa condição de líder do governo?

Dilma também não se defenderá da gravíssima acusação de Nestor Cerveró, que em suas anotações registrou que ela sabia de tudo sobre o escândalo de Pasadena? Na época, Dilma presidia o Conselho de Administração e convocou a reunião extraordinária para comprar a sucateada refinaria americana, um dia depois de a Diretoria ter recomendado que se fechasse negócio. Nunca antes na História da Petrobras o Conselho havia sido convocado extraordinariamente com tamanha urgência.

E agora, como Dilma pode continuar imitando Lula e dizer que não sabia de nada? Para a meia dúzia de iluminados que ainda acreditavam na “inocência” dela (todos os petistas são culpados, menos a “presidenta” Dilma…), é uma decepção terrível. Mas a vida é assim mesmo, traz uma decepção atrás da outra.

28 thoughts on “Silêncio de Dilma sobre seu líder Delcídio é ensurdecedor

  1. Agora os petistas se dão conta que o Delcídio era do psdb. Com certeza o pete foi enganado pelo psdb que “plantou” o Delcídio no partido, apenas com o intuito de causar problemas. E pensar que esses gênios da política e do planejamento estão no governo há 13 anos e o país ainda não quebrou!

  2. Ah se este País tivesse oposição de verdade, a DilmAnta já teria sido impichida. Mas, como já previ, e antevi, seu fim de mandato, está próximo, tchau Dilma, tchau Lula e tchau PT, já vão tarde, e nunca mais voltem. Viva o Brasil

  3. A declaração de Rui Falcão, presidente do PT, certamente está influenciando a presidente Dilma quanto ao seu silêncio constrangedor, de não se manifestar a respeito da prisão do seu líder no senado.
    “Nenhuma das tratativas atribuídas ao senador tem qualquer relação com sua atividade partidária, seja como parlamentar ou como simples filiado. Por isso mesmo, o PT não se julga obrigado a qualquer gesto de solidariedade”, diz Rui Falcão, o covarde, o traidor!
    Dilma, que no passado conheceu perfeitamente bem o significado de traições, delações, abandonos de companheiros em batalha dissimula, finge, como se a prisão do senador petista e líder do governo não merecesse qualquer pronunciamento seu a respeito de, pela primeira vez, um senador foi preso em pleno mandato e, do PT, seu partido!
    Deve imaginar na sua mente limitada que, menosprezando o seu companheiro de partido, o seu “governo” se manterá ileso dos respingos da lama fétida e podre deste episódio, então a sua quietude, o seu silêncio.
    Mas, a presidente tem poucas luzes, e desconhece a expressão “quem cala consente”.
    Falcão, o predador, o covarde, se antecipou e renegou Delcídio, porém se expôs. Dilma, no entanto, citada nas gravações, receia que qualquer palavra neste momento poderá prejudicá-la ou vinculá-la em definitivo à questão do petrolão e, seu líder, NÃO AGIA SÓ, MAS EM NOME DE MAIS GENTE, E IMPORTANTES!
    Dilma deve ser impedida de governar, assim como o Congresso deve ser fechado e novas eleições convocadas, a meu ver, diante de tantos e contínuos escândalos graves que impedem Executivo e Legislativo pelos menos fingir que trabalham, ainda mais considerando a gravíssima informação que Eduardo Cunha tem consigo CENTO E OITENTA DENÚNCIAS contra parlamentares envolvidos em uma rede de prostituição!!!
    E agora?

  4. A Carta Capital informa: “Em 1998, Delcídio assinou sua filiação ao PSDB, mas seu ingresso no partido não chegou a ser homologado.” Ela agora também faz parte do PIG?
    Os mav petistas já encheram o saco tentando sempre mudar o foco das falcatruas do PT.
    Qualquer ser pensante sabe que os partidos atualmente no Brasil são formados por uma maioria imensa de oportunistas, coronéis, sindicalistas famélicos por benesses, que formam uma corja que afunda a economia paulatinamente. Todos os partidos. Em maior ou menor grau.
    Porém quem está no governo há 13 anos é o PT! Quem tem a caneta é o PT! Quem coloca as pessoas nos cargos com poder econômico é o PT!
    Portanto o foco agora diante de uma crise sem precedentes no país é retirar este tumor do poder e, aproveitando o momento, modificar as regras políticas para evitar que a corja estabelecida em todos os partidos continue mandando.

  5. QUANDO O GATO SE AUSENTA, OS RATOS FAZEM A FESTA!
    No caso do Brasil, o gato é a JUSTIÇA, que, aparentemente, retornou depois de mais de 500 anos ausente.
    Se os MAGISTRADOS honrassem a toga e o importante “papel esterilizador” que desempenham na sociedade, todos os anos sobraria dinheiro nos cofres públicos, menos pessoas perambulariam pelas ruas e viveríamos todos em um país melhor!

  6. Mas, só um otário acredita que a Dilma não sabia de nada.Como uma pessoa, que preside um conselho de uma estatal não sabia do que estava acontecendo?Ora, vá contar essa ao bispo!
    Aliás, o Cerveró afirmou várias vezes que, a presidente sabia do imbróglio.Tanto ela como o Lula.

  7. PT apodrecido, vai largando os pedaços pelo caminho.
    Quem não tem origem de nascimento, os adotados, correm sérios riscos. A diferença entre Dirceu, Vaccari e Delcídio, deixa clara a questão. Dillma também foi adotada e sempre teve resistências nas alas radicais.
    Se o impeachment andar, podem aproveitar para livrar-se, também, dela.
    Alguém ouviu algum comentário dos históricos petistas? Maria do Rosário, Marco Maia (na mira), Fontana e outros?
    Só um que outro, acusando o golpe no fígado, argumentou que “Na avaliação dos parlamentares, não houve flagrante e o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu um precedente “perigoso”. “É um clima de apreensão. É a primeira vez na República que acontece um fato como este”, afirmou o deputado Afonso Florence (PT-BA). Ainda de acordo com o deputado, o episódio é “politicamente” gravíssimo e Delcídio deve ficar no mínimo uns dois dias preso. “Imagina daqui para a frente o que os juízes de primeiro grau vão fazer”, previu o deputado. De acordo com Damous, se esse tipo de prisão acontece com “um poderoso, imagina com o cidadão comum”.
    Tem de se assustar mesmo. Até aqui, só a safadeza podia ser realizada sem limites. É preciso mais agilidade e precisão para pegar ratos. Certamente eles gostariam de ser avisados com antecedência, proporcionando-lhes oportunidades para eliminar provas, escondê-las ou eliminar testemunhas.
    O crime organizado, em todos os setores, precisa ser combatido por estruturas inteligentes e legislações que garantam direitos aos honestos. Desonestos agem nas sombras. Usemos “lanternas atômicas”.
    Quanto a Dillma, se, mais uma vez, disser que não sabia de nada, está na hora de acordá-la e mandá-la embora. Não foi contratada para dormir no serviço!

  8. Fallavena, meu amigo,
    Simplesmente brilhante o final do teu importante comentário acima:
    “Quanto a Dillma, se, mais uma vez, disser que não sabia de nada, está na hora de acordá-la e mandá-la embora. Não foi contratada para dormir no serviço!”
    Um forte abraço.

  9. Tenho alguns questionamentos sobre a validade legal desta gravação, será que alguém poderia responder?
    (1) Gravações feitas sem o consentimento de todos os presentes e sem autorização judicial (o que parece ser o caso) são válidas como prova aqui no Brasil?
    (2) A polícia (ou juiz) pode prender alguém apenas se baseado em informações obtidas nestas gravações?
    Não estou justificando nenhum dos lados, o que eu queria é confirmar se a acusação/provas são legais e se os culpados podem (ou não) se safar pela maneira como elas surgiram. Grato

  10. Carlos Newton, primeira coisa: Janot retirou o nome de Delcídio mas, depois que percebeu que tinha gente dentro da procuradoria vasando informações para Cunha, revisou o que tinha sido delatado e indiciou novamente o senador.

  11. Os Sem Memória do PT se esqueceram que o Delcídio foi o presidente da CPI dos Correios, onde sumiram vários documentos, que poderão vir a tona ?

    O Papel da finan$$iada Globo de encobrir as citações sobre o Cerveró em que ele diz que a Dilma era informada de tudo o que ocorria sobre Pasadena está abjeto. Além de abjeto inútil, pois com a premiada do Cerveró isso irá aparecer, fora que vários jornais já publicaram e a Record brigou com o governo.
    Temos de desmascarar essa cínica estocadora de vento.

  12. Carlos Newton, Dilma segundo Kennedy Alencar, disse ontem às 12h que Delcídio cometeu um erro grosseiro e acabou caindo em uma armadillha . Adotou uma atitude indefensável.

    • Virgilio, também me causou estranheza o empenho do senador pelo PDT haver defendido com tanta ênfase mas pouco convincente argumento o voto secreto. Só podemos pensar que ele estava mal intencionado. Pode ser que ele seja cúmplice da quadrilha e esteja com medo do voto aberto quando for a vez dele. Pobre e desfigurado PDT !

  13. Ao ilustre comentarista Virgilio Tamberlini – Telmário Motta é o símbolo, o padrão desse atual PDT. Cristovam e Reguffe não permanecerão nesse antro de estultice e baixa política. Devem cair fora, o quanto antes, para não macularem suas honradas biografias. Deixa o PDT para Lupi, Mané Dias, Carlos Correia, Telmário, Gurgacz e outros menos notórios, os bagrinhos.

  14. É fato. O tal Telmário, do PDT do Lupi – o faxinado – não sabe, sequer, ler o texto que lhe colocam nas mãos. A atuação do gajo é dramática e causa vergonha alheia, em vermos no senado da república um sujeito tão despreparado. Brizola, revira-se no túmulo, puto da “vida”. É o ocaso do PDT do Lupi “Dilma eu te amo”, que vai perder seus últimos e derradeiros melhores quadros, e ficar com o restolho !

  15. O pilantra que serviu 20 anos a ditadura queria achacar pedindo 150 mil. Malandro de Mais se atrapalha. Aquele crime só prescreve em 2028 um dos que falou qualquer coisa que não ficou bem claro, sai em Fevereiro de 2016. Se ele concordar em conversar comigo, eu vou saber a verdade. Se for o que penso. O pilantra vai em cana. É gente minha que já está de sobreaviso. Não tem acôrdo com ninguém é cana dura. Faço questão de ir junto para ver a cara do canalha, traiçoeiro. Participa com nome trocado.

  16. O outro levou bolachas do Lupi e fica falando abobrinhas. Eu não sei o que é armário. O Cesar diz que ele é “lésbico” e tem que sair do armario. Essa dúpla quando morrer o corpo vai em uma caixa de fósforo e alíngua em UMA CARRETA, EU DISSE CARRETA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *