Situação de Marisa Letícia causa constrangimento até ao juiz Sérgio Moro

Resultado de imagem para instituto lula charges

Charge do Sponholz (sponholz.arq.br)

Carlos Newton

Três comentaristas atuantes criticaram o juiz Sérgio Moro aqui na Tribuna da Internet, por ter aceitado a denúncia criminal contra Maria Letícia, mulher do ex-presidente Lula da Silva.  Na opinião de Antonio Santos Aquino, por exemplo, “foi covardia do juiz Moro tornar dona Marisa ré. Dona Marisa desde garota trabalhou em casas de famílias, tendo inclusive trabalhado na casa da família de Ricardo Lewandowiski. Não tem cultura nem esperteza para envolver-se em lavagem de dinheiro. Acho uma tremenda covardia”.

Francisco Bendl também acha que ela sequer deveria ter sido indiciada pelo Ministério Público Federal, pois na condição de esposa e mãe dos filhos de Lula, cabiam-lhe duas opções: ou acompanhava o marido ou o abandonava.

“Desta forma, o juiz Sérgio Moro vem tendo muitos cuidados com esta senhora, e não poderia ser diferente, pois o magistrado tem pleno conhecimento de que Lula é uma pessoa amoral, que não titubeia em envolver terceiros em busca de seus objetivos, mesmo sendo a própria família. E foi assim que o petista enredou a esposa e filhos”, assinalou Bendl.

E o comentarista Virgilio Tamberlini foi mais prático: “O Dr. Moro, em sua decisão, deixou claro que não sabe se houve dolo nas ações da Galega… Ao contrário do que muitos pensam, não estou defendendo o Lula. Ao contrário, acho que uma acusação sem provas fortes beneficia o réu”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Concordo com todos os três comentaristas, mas peço licença para analisar a posição do juiz. O problema é que Marisa Letícia tomou a frente do negócio do tríplex, foi ela que assinou a compra do imóvel, cujo contrato está rasurado. Foi ela também que depois exigiu à OAS a reforma do seu jeito, com a mesma cozinha personalizada que a empresa instalou no sítio de Atibaia. Portanto, teve participação mais do que ativa. O filho mais velho também se meteu, exigiu materiais de primeira qualidade etc. e tal. E agora Marisa Letícia está até processando a OAS. É claro que ela terá de prestar depoimento sobre tudo isso, será uma cena deplorável. Certamente vai acabar complicando Lula ainda mais, porque ela não trabalhava, o dinheiro da família vinha todo de Lula. Ou seja, é o velho problema do novo rico. Uma família ignorante, que enriquece rápida e ilicitamente, só poderia fazer besteira. E o juiz Moro está até tentando aliviar, mas é difícil, diante da arrogância com que se comporta a família Lula da Silva. E como ensina o jurista Jorge Béja, juiz não pode se deixar levar por sentimentos, tem de cumprir a lei. (C.N.)

36 thoughts on “Situação de Marisa Letícia causa constrangimento até ao juiz Sérgio Moro

  1. É até engraçado. A Galega foi empregada doméstica, assim como o Lula foi metalúrgico. E daí? Depois de tantos anos convivendo com tantos políticos, empreiteiros, sindicalistas, viajando pelo Brasil afora e pelo mundo todo, ainda tem gente achando que esse pessoal é simplório? Ora, façam-me o favor. A Galega dá rasteira até em cobra. Não tem nada de moleza não. Ninguém está dodói para ser responsabilizado pela roubalheira desenfreada. Cadeia nessa bandidagem.

  2. Como disse o Eduardo Paes no grampo ” espirito de pobre ” .
    O desespero maior será o depoimento , conheço a Galega, falando é um desastre.
    O Moro deve saber , tanto que disse que não sabe se houve dolo , a gravação entre a nora e o filho do Bittar mostra como é a ajuntadora…

    • A presença de Virgilio Tamberlini neste blog é de grande importância. Atento a tudo que acontece, Tamberlini informa em cima da hora. Foi lendo este curto comentário dele e estas 6 palavras “A PF está na casa do Mantega” é que fiquei sabendo desta outra operação da Lava Jato. Virgilio, virgilante, acerte lá o seu nome. Está estampado “virgili”. E obrigado pelas informações, seguras e sem atraso. Não é a primeira vez que, pelo menos eu, ficamos sabendo do que está acontecendo lendo os comentários de Virgilio Tamberlini. Obrigado.

  3. Newton, se você estivesse no lugar de Sérgio Moro, inocente e fatal, já teria mandado prender dona Marisa. Eu fico pasmo com esse teu furor. Será que é o desejo de fazer justiça ou uma força superior te faz enveredar por caminho tão tortuoso, que eu, como teu admira dor fico estupefato.

    • Amigo Aquino, no texto, concordei contigo, não há furor algum, apenas constatação. Se eu tivesse de mandar prendê-la, lamentaria profundamente. Não conheço a fundo os autos, não sou juiz. O que sei é que Lula não somente corrompeu a mulher, dois filhos e o sobrinho, mas também fez com que se tornassem cúmplices diretos. No caso da mulher, Lula mandou colocar o tríplex no nome da dela. Para se livrar de culpa, ela agora tem de afirmar isso perante a Justiça e dizer que só cuidou da decoração. Se ela continuar tirando onda ao depor, vai dançar e será uma pena. Mulher de criminoso não pode ser presa por usufruir dos crimes do marido. Se fosse assim, a mulher de Al Capone teria ido em cana. O mesmo raciocínio se aplica à mulher de Cunha, que se formou em jornalista, mas tem cérebro de minhoca.

      Abs.

      CN

      • Parabens CN. analise perfeita e lucida.
        A falta de raciocinio logico e justo, nem sempre prospera nesta TI infelizmente.
        Mas, são importantes pois, delas podemos fazer novas analises e termos um melhor discernimento.

  4. Senhores, a Lei não pergunta se você a conhece, ela foi publicada (divulgada) para conhecimento, se a infringirmos, estamos sujeitos a punição.
    O grande problema do Brasil, são os componentes dos legislativos, cuja maioria não tem competência para legislar, formando um “bando” de mal caráter, (esse enxerto do caixa 2) não nos deixa mentir, elegendo seus Presidentes corruptos, em razão do Cidadão eleitor, não honrar sua consciência e VOTO, reelegendo Amorais e ladrões notórios do cofre público, por migalhas ou desinteresse, em prejuízo da Nação, por isso sou contra o Voto obrigatório, formador de currais eleitorais, de jovem de 16 anos, que não tem maturidade para essa ATO, que considero sagrado, por suas consequências, em nosso dia-a-dia.
    Como seres humanos, nos penalizamos, como o Juiz Moro, articulistas e comentaristas desse Blog maravilhoso, que nos dá a oportunidade, de expressarmos nossos sentimentos.
    O Brasil, muda o sistema político que ai está, ou continuaremos a dar razão, a Rui Barbosa, Olavo Bilac, e outros grandes brasileiros, nesse sistema, só há renovação de bandidos a roubar o cofre público, por saberem que ficarão impunes, pela prescrição, pelo foro especial e os passos de cagado do judiciário.
    87 anos, próximo a retornar ao Mundo da Verdade, para a prestação de contas de minhas obras, aliás, acontecerá a todos nós, a porta do tribunal, o túmulo, se abrirá, para adentrarmos na Paz e Luz, ou o Ranger de Dentes, a vida continua, nossa alma é imortal, acreditemos ou não, é Lei Divina.
    Roguemos a Deus por um Brasil decente e justo, a 3 mil anos, o Pai da República, Sócrates: o que temos deixaremos, o que somos levaremos.

  5. Existe um ditado antigo que diz:”Quando a esmola é demais, o santo desconfia”.
    Quando alguém ver pessoas próximas, a enriquecer
    muito rapidamente, só tem uma coisa a imaginar.
    O enriquecimento é ilícito e se passa também a usufruir do roubo, é cúmplice, não existe outra palavra na língua portuguesa para nomear a prática.
    Como co-participante deve ser penalizado como o autor.
    Já basta a história de um ministro do supremo que achou muito feio um pai ser preso junto com o filho, mandou soltar os dois.
    Justiça é para todos, pelos menos é que se imagina.

  6. Dentre as citadas opiniões dos 3 comentaristas e a de Carlos Newton, eu concordo muito mais com a deste último.

    Por todo o contexto da longa história envolvendo as propriedades de luxo, fica bastante claro que Marisa Letícia “desejou” imensamente tudo aquilo, e que também “trabalhou” (com muito esforço!) para que boa parte do “seu gosto” fosse efetivamente concretizada!

    É natural que muitos fiquem com pena dessa senhora que tem até exalado ingenuidade constantemente, na sua história ao lado de Lula.

    Mas a lei é para todos…

    • Falou tudo. A impunidade era normal. Agora está mudando. E alguns vão ter que começar a sofrer com isso a começar pela família do Lula, que poderiaser até insipiente, mas no fundo sabia que agia fora da lei, pois nada vem fácil, e a dona Marisa deve saber muito bem disso.

  7. Essa mesma “família ignorante” vem sendo cultuada há décadas e governou o país por 13 anos.
    Nesse tempo todo se alguém abrisse a boca falar qualquer coisa de tão impoluta família seria tachado de um monte de impropérios.
    Ainda hoje há quem defenda. O nível dessa senhora observa-se nos telefonemas grampeados.
    Agora, vai se fazer de vítima. Se tiver prova que se condene, do contrário. libere-a.
    Agora, de bobinha ela não tem nada. Ela vem se comportando como quem se acha acima das leis como o próprio maridão.

  8. É preciso saber qual argumentação ela acatou para justificar colocar o triplex em seu nome e o fato de mobiliar um sítio que não é seu. A resposta a essas questões nos dirá quem ela é. Torço para que seja inocente. Do contrário, cumpra-se a lei.

  9. Peço desculpas aos comentaristas”iluminados”,mas
    o doutor,doutor mesmo Sergio Moro,não é nenhum
    neófito,possui amplo conhecimento da cena destes
    atores..Como digo a mais 4 anos,os misseis exocet
    apontados para Lula-PT,ainda não foram acionados
    Obs: O grande escriba CN,cita o Min. Teori. O pior
    está por vir….

  10. Observo que alguns colegas não entenderam a posição daqueles que são contrários ao indiciamento da esposa de Lula, eu sou um deles, porque entendem que a lei sendo transgredida a pessoa deve responder por esta ofensa.

    Marisa não era presidente do Brasil. Jamais participou dos envolvimentos de Lula. Certamente não tinha conhecimento de como seu marido atuava nos bastidores, seus acordos espúrios, alianças imorais, a sua corrupção e desonestidade para com o País e povo!

    Marisa, na condição de esposa e mãe, acompanhava Lula, e devia dar-lhe apoio, incentivá-lo, exatamente a função da mulher para com o seu homem.

    Errado?
    Não. O sentimento que une um casal é também de cumplicidade, de amizade inquebrantável, de uma relação sólida, poderosa.

    Imperioso é eu afirmar que não partiu de Marisa as falcatruas de seu marido! Sequer a sua mente teria condições de planejar os roubos contra a Petrobrás e demais instituições, portanto, por que acusá-la, indiciá-la?

    Penso que as mulheres deveriam ser melhor consideradas neste aspecto político, e não responder a processos como seus cônjuges, haja vista que a maioria não tem ideia do envolvimento de seus maridos em corrupção e desonestidade, e se aproveitaram o dinheiro roubado, certamente não possuem a dimensão do ato ilícito, a sua consequência.

    E escrevo sobre esta senhora, Marisa Letícia, absolutamente à vontade, pois sempre fui um dos críticos mais cáusticos do PT neste blog, mas eu não poderia me aproveitar desta circunstância para também exigir a prisão dessa senhora simples, esposa, mãe, porque muito antes dela devemos pleitear a condenação de Dilma e de todos os parlamentares petistas, sem exceção, pois foram eles os autores de o Brasil estar nesta situação de desemprego recorde, e de gente sem poder pagar as suas contas nunca antes registrado na história nesta quantidade de inadimplentes!

    Marisa não teve nada a ver com essas dificuldades hoje enfrentadas pelo povo, razão pela qual o nobre juiz Sérgio Moro não deve condená-la, a meu ver!

    Ou, por acaso, Marisa Letícia, é mais criminosa que Gleisi Hoffmann? Maria do Rosário? Fátima Bezerra? Jandira Feghali? Vanessa Grazziotin?
    O núcleo de defesa petista, que não queria que a incompetente e corrupta Dilma fosse impedida de governar?!

    Penso que está faltando um pouco de compreensão à situação da esposa de Lula, que por acompanhar o seu marido não deve ser punida, mas infinitamente menos culpada que qualquer político petista, por favor!

  11. Francisco Bendl.
    Admiro-o demais da conta.
    Aceito a alegação do Sr. mas, não concebo aceita-la
    São cpf´s diferentes, cada um com seu livre arbítrio, não irão juntos no mesmo caixão.
    A ignorancia não é predicado a praticar ilicitos, consciente ou não.
    No cancer serei solidario a a Dna. Marisa, do contrario a repugnancia.
    Imagine o Sr. quantos, necessitados poderiam ser atendidos com esse misero desvio de recursos publicos.

    • Caliman – Sorocaba – SP,

      Muito obrigado pela consideração!

      Concordo em gênero, número e grau com o que disseste.

      Mas, tem um porém:

      Em princípio não podemos perder o objetivo da denúncia, que foi o tríplex, tão somente.

      Se a questão era o dinheiro que Lula recebeu na forma de um apartamento, depois a sua reforma e nova cozinha, convenhamos, Caliman, comparar esses três milhões de reais – valor da causa, se não me engano – com os bilhões roubados da Petrobrás e somente desta estatal estamos fora de qualquer parâmetro por mais racional que seja!

      Será que Marisa sabia que este apartamento era propina?

      Sabia que a reforma e cozinha sob medida faziam parte da “comissão” de Lula em algum contrato com a construtora envolvida?

      Pensa bem:
      Uma mulher que se casa tem plena consciência do quanto deve se manter fiel a seu marido, guardar seus segredos, ser a sua companheira diuturnamente – evidente que a recíproca é verdadeira!

      Dito isso, apesar da diferença entre os cônjuges, Marisa não participou dos planos do PT e de Lula para enriquecerem e se manter no poder permanentemente.

      Marisa não tinha qualquer apelo político, era uma senhora estranha no ninho petista, era esposa do chefe, simplesmente.

      Evidente que esses recursos – repito, três milhões de reais, do que está sendo acusada – fazem falta para os necessitados, no entanto, os parlamentares ROUBAM de nós mais de TRINTA E CINCO MIL REAIS POR MÊS A TÍTULO DE INDENIZAÇÕES PESSOAIS, DENOMINADAS DE “MANUTENÇÃO À FUNÇÃO PARLAMENTAR”, e fazemos o quê?!

      NADA!

      Sequer reclamamos, quanto mais exigirmos que tal crime contra o povo e os NECESSITADOS sejam abolidos!!!

      Observa:
      NENHUM PARTIDO POLÍTICO DEVOLVEU AS “DOAÇÕES” advindas dos roubos contra as estatais, BNDES, fundos de pensão, erário, EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS, e queremos que a esposa de Lula seja presa?!

      Uma mulher simples, que não articula uma frase com sujeito oculto?!

      Neste caso não se trata de a ignorância servir como escudo à lei afrontada, não, mas de provar que esta senhora DESCONHECIA os atos ilícitos do marido, e mesmo que soubesse deles era sua esposa, e não a mentora intelectual dos crimes praticados por Lula!

      Exatamente nestes detalhes que me baseio para defendê-la, de esposa e de não atuar politicamente, então por que condená-la?

      Deus meu, tratemos de buscar os BILHÕES roubados e citados acima, mas acusar a senhora Marisa e na mesma proporção de Lula é uma clamorosa injustiça, na minha ótica.

      Grato pelas tuas palavras.
      Um forte abraço.
      Saúde e Paz!

      • Francisco Bendl.
        Carissimo.

        Perdoe-me, sou incapaz de debater com tão sapiente ser, mas, continuo discordando, apesar de suas alegações.
        O Dr. Sergio MOro acaba de revogar a prisão do Sr. Guido Mantega.
        Confirma sua tese, em nome da humanidade de ser bonzinho, interferimos no justo, no correto.
        Pau é pau pedra é pedra, nós Brasileiros precisamos aprender e a praticar apenas o que é correto aso pobres e ricos.
        Quantos casos inonimados que ocorrem no mundo tal igual ao de Dna. Marisa e a indiferença é praticada.
        Quem é a dna. Marisa melhor que as outra mulheres e que nem sabem o que é cozinha milionaria ou uma estrela no jardim do Palacio, ou suportar a dor de uma traição.
        Se aguenta ser traida emocionalmente, traição financeira é agradavel pois um triplex é melhor que uma favela.
        Perdoe-me a sinceridade, se eu, ou um parente errar, que pague, não aceito bondades e ignorancia.

        • ET.
          Nosso pais deixou de ser o do futuro.
          Perto de ser septuagenario se Deus assim o permitir.
          Sou obrigado pelas minhas crenças, carater, ombridade, procuro aninhar-me , donde como utopia possa existir.
          Saio este fim de semana a procura da utopia.
          Procuro passárgada.
          Fui precipitado.
          grato novamente.

          Saude e paz ao sr. sua familia e as TI.

        • Esses casos não são ou não foram o juiz Moro que julgou, Caliman – Sorocaba – SP.

          Há juízes e juízes, advogados e advogados, como em todo o resto da população.

          Moro não é um deus, mas tem demonstrado sobriedade, como disse alguém, já não lembro quem.

          Enfim, após um breve recesso, os heterônimos se foram e voltaram à TI os comentaristas originais.

    • Meu prezado Souza,

      Rose é Rose, Marisa Letícia é Marisa Letícia!

      A primeira agia, elaborava laudos falsos, inventava currículos e cursos universitários inexistentes;

      A segunda apenas acompanhava o marido, jamais participou ativamente no PT ou no governo.

      A comparação é indevida, meu amigo, além de injusta.

      E o comportamento da esposa de Lula neste caso foi exemplar, do suposto romance do petista com a secretária do gabinete da presidência em São Paulo, e quanto as viagens internacionais custeadas pelo povo brasileiro para uma mulher corrupta e desonesta, a Rose!

      Marisa poderia ter vindo à imprensa e ter feito um escândalo, no entanto, manteve-se discreta, calada, quieta, comprovando que não participava dos enleios, acordos, alianças e planos maquiavélicos de seu marido.

      Culpá-la e condená-la por quê?!

      Que Lula apodreça na prisão junto com seus cúmplices, os petistas, sem exceção, mas a sua esposa pagando na mesma moeda porque companheira do criminoso é simplesmente violentar os sagrados laços do matrimônio, é romper com a intimidade de um casal, é interromper abruptamente a sua privacidade, atitude que o juiz Moro certamente não levará a efeito, penso!

      Um forte abraço, meu amigo Souza.
      Saúde e Paz!

      • Querido Bendl, respeitável conterrâneo
        que brilha dia à dia nesta Tribuna.
        Permita-me discorda-lo,mesmo sem ter
        acesso aos autos.Dr.Moro,não comete-
        ria tal heresia,se não tivesse razões pa
        ra tanto…
        Mas,respeito admiro a sua formação –
        humanística. Salud..!!!!!!!!

  12. Sérgio Moro certamente conhece muito bem os motivos pelos quais também aceitou denúncia contra Dona Marisa!

    Ou seja, mesmo que tenha manifestado certo constrangimento pelo que precisou fazer, tais motivos são BASTANTE fortes.

    Mesmo assim, aguardemos pelas “cenas dos próximos capítulos”, como é dito nas novelas da Globo.

    (Pelo menos era dito assim, antigamente, nas novelas. Será que isso continua ainda hoje??? Não assisto mais às novelas…)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *