Só falta um voto para aprovar o impeachment na Comissão

Charge do Jota A., reprodução do Portal O Dia

Deu no Estadão

De acordo com levantamento do Estadão, dos 65 deputados participantes da Comissão Especial, 32 se manifestaram favoravelmente ao impedimento da presidente Dilma Rousseff; 20 contra; 10 estão indecisos e três deputados não quiseram revelar o voto. Importante lembrar que essas posições ainda não são definitivas – e que existe muita negociação em curso no Congresso. São necessários 33 votos para que a comissão referende o parecer do relator.

Ontem, o relator do processo na Câmara, Jovair Arantes (PTB-GO), deu parecer favorável ao procedimento. E o deputado Paulo Maluf (PP-SP) que já havia definido voto contra o impeachment, declarou que, agora, se sente livre para votar favoravelmente (ele acusa o governo de comprar deputados do PP com cargos). Ainda assim, Maluf não deixou claro qual será sua posição.

Os votos do seu partido estão divididos: Jerônimo Goergen (RS) e Júlio Lopes (RJ) estariam a favor do impeachment; já Aguinaldo Ribeiro (PB) e Roberto Brito (BA) se manifestaram contrários. Uma flutuação no PP pode definir a votação.

NO PR E NO PMDB

O PR vive situação semelhante ao PP. Dois deputados já se posicionaram do lado do Planalto (José Rocha, BA; e Vicentinho Junior, TO). Outros dois parecem aguardar os próximos passos. Quintela Lessa (AL) diz ainda estar indeciso, já Edio Lopes (RR) não foi encontrado.

No PMDB, que oficialmente deixou o governo, seus deputados oscilam: quatro são a favor; três se dizem indecisos e um (Leonardo Picciani, RJ) é contra.

Bancadas do PSDB e do DEM estão fechadas a favor do impeachment. PT, PC do B e PSOL votam pela manutenção do governo. O deputado Jhonatan Jesus (PRB-RR) não quer revelar seu voto e também não se declarou indeciso.

O relatório será votado até segunda-feira. O parecer é uma orientação ao plenário. Seja qual for a decisão da comissão, ela terá de ser submetida à votação por todos os deputados.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A matéria do Estadão confirma a previsão da Tribuna da Internet, indicando que só falta um voto para aprovar o impeachment, com 10 indecisos e três que não revelam o que farão. Isso significa que a aprovação tem 12 chances contra apenas uma. Mesmo assim, o Estadão ainda diz que “uma flutuação no PP pode definir a votação”. Francamente… O PP pode até votar em peso contra e o resultado não mudará. A Comissão vai aprovar o impeachment. (C.N.)

 

7 thoughts on “Só falta um voto para aprovar o impeachment na Comissão

  1. Não podemos esmorecer agora na decisão por pênaltis ! A hora é agora ! Concentração em Brasília !!!
    RECADO IMPORTANTE:
    Os movimentos pró-impeachment estão organizando caravanas rumo à Brasília para o dia do juízo final. Entrem em contato.
    A operação “Invasão à Brasília” começou !!! \o/

  2. “E o deputado Paulo Maluf (PP-SP) que já havia definido voto contra o impeachment, declarou que, agora, se sente livre para votar favoravelmente…”

    Bandido é bandido. E quem confia nele é otário!
    Ele só quis valorizar o preço de venda do voto dele.

  3. Sobre o que seria o depoimento que o Brahma deu a tarde na PF / DF ??? O MPF abriu um grupo de trabalho exclusivo para analisar as suas relações com o BNDES…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *