Só Lula vence Bolsonaro em 2022, indica uma pesquisa do novo Instituto oriundo do Ibope

Defesa de Lula vê processo 'corrompido' e diz que liberdade é 'urgente' |  VEJA

Acredite se quiser! Lula tem mais aceitação e menos rejeição

Deu no Correio Braziliense

Em pesquisa de opinião que mede o potencial de voto de dez possíveis candidatos nas eleições presidenciais de 2022, apenas o ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva demonstra ter mais capital político que o atual ocupante do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro.

No levantamento, feito pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), novo instituto de pesquisas da estatística Márcia Cavallari (ex-Ibope), 50% dos entrevistados disseram que votariam com certeza ou poderiam votar em Lula se ele se candidatasse novamente à Presidência, e 44% afirmaram que não o escolheriam de jeito nenhum. Bolsonaro aparece com 12 pontos porcentuais a menos no potencial de voto (38%), e 12 a mais na rejeição (56%).

PESQUISA ESPECIAL – Não se trata de levantamento que avalia um possível confronto entre Lula, Bolsonaro ou outros concorrentes. Enquanto uma pesquisa de intenção de voto mostra como está a corrida eleitoral, a de potencial busca medir o piso e o teto de aceitação de cada um dos possíveis candidatos.

Há outro fator determinante no caso do petista: Lula está impedido pela Lei da Ficha Limpa de concorrer em 2022, pois tem condenações penais proferidas por órgão colegiado.

Seus advogados têm buscado anular as sentenças que envolvem imóveis em Guarujá e Atibaia, mas, em entrevistas recentes, ele negou a intenção de se candidatar.

COM CERTEZA OU NÃO – Na pesquisa de potencial, em vez de apresentar uma lista de candidatos e pedir ao entrevistado que aponte seu preferido, o instituto cita o nome de cada possível concorrente e pergunta se o eleitor votaria nele com certeza, se poderia votar, se não votaria de jeito nenhum ou se não o conhece suficientemente para responder. A soma das duas primeiras respostas – “votaria com certeza” e “poderia votar” – é o potencial de votos.

Atrás de Lula e Bolsonaro no ranking de potencial de voto estão Sergio Moro (31%), Luciano Huck (28%), Fernando Haddad (27%), Ciro Gomes (25%), Marina Silva (21%), Luiz Henrique Mandetta (15%), João Doria (15%) e Guilherme Boulos (10%).

Todos esses – com exceção de Moro, cuja taxa de rejeição é de 50% – são descartados como opção de voto pela maioria absoluta do eleitorado.

EMPATE NA REJEIÇÃO – Empatados tecnicamente com os 56% de Bolsonaro no quesito “não votaria de jeito nenhum” estão Marina (59%), Huck (57%), Doria (57%), Ciro (53%) e Haddad (52%).

A pesquisa do Ipec também mostra em quais segmentos do eleitorado os candidatos têm mais apoio. Bolsonaro encontra mais simpatizantes entre evangélicos (53% de potencial de voto), moradores da região Sul (46%) e na faixa de renda entre dois e cinco salários mínimos (45%). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Há um engano nesta matéria. Na semana passada, 15 dias depois de anunciar o nome de Fernando Haddad pelo PT, Lula mudou de ideia e confirmou que é candidato à Presidência. Detalhe: não se sabe se ele está bebendo demais ou de menos. (C.N.)

22 thoughts on “Só Lula vence Bolsonaro em 2022, indica uma pesquisa do novo Instituto oriundo do Ibope

  1. O mais provável é que ele seja vice do Haddad, tal como Cristina Kirchner. Fórmula que deu certo.
    Lula está empenhado em solidificar o PT ao contrário de uns e outros.
    Tanto assim que os que saem do PT logo em seguida mostram seus reais objetivos.

    • Mesmo não tenha propósito de votar em Lula, ainda que ele fosse o único Plano-B, contudo, acredito que, à proporção que for sendo desmatelado o julgamento especioso e pandemônico ao qual ele se submeteu; Lula tende a disparar na preferência eleitoral. Inclusive, pode até se beneficiar com os simpatizantes decepcionados de Bolsonaro e Moro, os dois “anjinhos inocentes” que seriam elevados com a desgraça do líder petista!

  2. Embora eu não acredite, mas vale o alerta: cuidado Lula, apenas esse alarme falso, já é o suficiente para os militares ressuscitarem o Dops, Doi-Codi, Ciex, Mão-Branca e até o AI-5 preventivo!

  3. a ABJ Fundada em 2009 em Brasília – Df, para todos os Jornalistas / Imprensa e Blogueiros do Brasil, a ABJ emite a Carteira de Jornalista da ABJ ( Identificação de Jornalista ) – com validade nacional, dentro da lei de imprensa no Brasil, ABJ tem o Jornalista Claudio Abramo ( Bemerito da ABJ ), a ABJ vem crescendo muito pela Liberdade de Imprensa no Brasil – Site – http://www.assbrasiljornalustas.org

  4. Presidente Antônio Vieira ( ABJ ), Jornalista Luis Nassif, Jornalista Mino Carta ( Carta Capiral ), entre outros São Filiados na ABJ. Pela Liberdade de Imprensa, Opinião e Expressão no Brasil. 2021.

  5. Obs. Jornalista Carlos Newton ( Tribuna da Internet ), Ex.Jornal Tribuna da Imprensa – Rio ( Impresso ), até Já Seja filiado na ABJ Pode responder.?

  6. Parabéns Jornalista e EditoR Carlos Newton ( Conselheiro da ABI ), mas nada impede de ser filiado na ABJ e Obter a Carteira de Jornalista da ABJ ( Identificação de Jornalista ) – pela liberdade de Imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *