Sondado para o Planejamento, Serra prefere continuar no Itamaraty

Temer convidou, mas Serra está satisfeito no Itamaraty

José Carlos Werneck

O presidente Michel Temer perguntou ao ministro José Serra se ele gostaria de trocar o Itamaraty pelo Ministério do Planejamento. Surpreso, o chanceler indagou o porquê da pergunta. Temer então contou que o presidente do Senado, Renan Calheiros, havia sugerido sua transferência do Itamaraty para o Planejamento, que está vago desde a saída de Romero Jucá, na última segunda-feira. E um dos motivos é que, em razão de sua condição de senador, Serra poderia ajudar muito na aprovação de medidas econômicas de interesse do Governo no Congresso Nacional, que era uma das funções de Jucá.

ESTÁ SATISFEITO

Serra respondeu que está muito satisfeito no Itamaraty e não gostaria de ir para o Planejamento, ministério do qual foi titular no primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso. E disse que está ajudando também a articular a aprovação do pacote econômico no Congresso, onde esteve no início da noite da votação da meta fiscal.

Depois, em conversa com amigos, ele repetiu que já fez muitos planos para aprimorar a atuação do Itamaraty e por isso que não vai para o Planejamento, enfatizando: “Nem o Michel quer que eu vá”.

Serra já agendou sua segunda viagem internacional como chanceler. Ele seguirá para uma reunião da OCDE na Europa, na próxima semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *