Sonegação de impostos, na realidade, é de longe o maior problema brasileiro

http://www.municipiosbaianos.com.br/painel/noticias/imagens/fotos/A%20CHARGE%20DO%20BRASIL%20E%20A%20SONEGA%C3%87%C3%83O.jpg

Charge do Nani (nanihumor.com)

Pedro do Coutto

Em seu editorial da edição de quarta-feira, O Estado de São Paulo, em que é destacado o equívoco da Fiesp em, indiretamente, tentar lançar uma sombra sobre o fato de um de seus diretores ser individualmente o maior devedor de impostos do país, atingindo a escala de 6,9 bilhões de reais, está também assinalado o fato de que os tributos em atraso e os sonegados em todo o país atingem a estratosférica cifra de 1 trilhão de reais.Assunto, inclusive, em relação ao qual gostaria de receber o comentário dos companheiros deste site Flávio José Bortolotto e Wagner Pires, especialistas em análises econômico-financeiras. Wagner Pires, em texto recente, lembrou que as dívidas de empresas para com o INSS elevam-se à altura vertiginosa de 1 trilhão e 800 bilhões de reais.

Somadas as duas escalas de sonegação e dívidas não cobradas, as quais atravessam o tempo, chegamos a um Everest total de 2 trilhões e 800 bilhões. Para se ter uma ideia plena do que tal montante representa, basta dizer que equivale à metade do Produto Interno do Brasil.

Assim constata-se que 50% da produção brasileira anual, um das maiores do mundo, abrange um endividamento colossal, porém o problema do endividamento não é só este causado por sonegadores. Envolve igualmente o governo federal, cujas dívidas superam o volume de 2,8 trilhões de reais, distribuído em notas do Tesouro Nacional colocadas no mercado financeiro a juros anuais de 14,25%.

NA ESTRATOSFERA… – Dessa forma, fazendo-se um exercício de convergência, verifica-se que as dívidas brasileiras alcançam, tanto as públicas quanto aos privadas, a escala impressionante de 5 trilhões e 600 bilhões de reais, e sem contar a dívida externa de estados, municípios e empresas privadas. De onde se conclui que toda produção econômica do Brasil repousa num processo crônico de endividamento. Um círculo vicioso do qual o ministro Henrique Meirelles tentará livrar o governo. Mas como ele próprio sustenta, exigirá alguns anos, pelo menos. Talvez uma década.

Outro confronto que deve ser feito é em relação às dívidas frente aos salários. As folhas salariais brasileiras são praticamente iguais à fração de 40% do PIB, portanto algo em torno de 2,2 trilhões anuais. Colocando-se o tema diante do espelho da realidade, chega-se a conclusão de que, para acertar as contas públicas, o fundamental é enfrentar os endividamentos e não aprovar uma reforma previdenciária capaz de diminuir as despesas da Previdência Social.

SEM DÚVIDAS – A comparação entre os números produz essa certeza, capaz de anular quaisquer dúvidas existentes no elenco de soluções que o presidente Michel Temer busca encontrar para comprimir um déficit orçamentário projetado em 170 bilhões de reais para 2017.

Quais despesas poderão ser reduzidas em comparação com as sonegações e dívidas tributárias?

Muito poucas, em relação ao montante que desafia o governo e a equipe de Henrique Meirelles. É muito melhor o caminho de cobrar do que o caminho para cortar direitos.

38 thoughts on “Sonegação de impostos, na realidade, é de longe o maior problema brasileiro

  1. Sonegar é uma atitude criminosa.
    No Brasil o que atenua a sonegação é :

    O empresário que sonega investe os valores sonegados no próprio país e possibilitando saúde a empresa e mantendo os empregados mesmo diante dos ACHAQUES do estado enquanto quem recolhe TODOS os impostos vai à falência demitindo país de família e vendo os políticos roubando a investindo em Miami.

    PS
    QUEM NASCEU PRIMEIRO, O OVO OU A GALINHA ?

    O PAÍS NÃO DESENVOLVE PORQUE SONEGAM
    OU
    SONEGAM PORQUE OS POLÍTICOS ROUBAM ?

  2. “O empresário que sonega investe os valores sonegados no próprio país e possibilitando saúde a empresa e mantendo os empregados”

    Dinheiro proveniente de sonegação não pode ser investido pois é caixa 2, como uma empresa vai declarar um investimento de caixa 2?

    Sendo o imposto alto é porque existe sonegação.

    Caso todos pagassem suas obrigações até poderiam ser reduzidos os impostos.

    Concluindo: quem paga o imposto é o consumidor, no caso dos impostos das empresas. O imposto já está embutido no preço

    Achaques X ofertas quem veio primeiro?

  3. Temos uma receita federal rigorosa com o povo brasileiro, mas lenta em cobrar de grandes fortunas, quem tem sonega e quem não tem até o pouco paga os impostos, não sonega, isto tem a ver com a nossa justiça, lenta, morosa, que nada faz para parar esta sonegação.
    São verdadeiras fortunas que vai pelo ralo da corrupção, alem das remessas ilegais que deixam o país, enquanto isto o povo vai sofrendo com uma carga tributária altíssima, desumana, o Brasil tem que mudar, até a previdência social sofre, depois querem fazer a reforma da previdência, mas não cobram os desvios praticados por todos os governos, a previdência social brasileira parece a ” CASA DE MÃE JOANA”, todos metem a mão nesta instituição que deveria ser comandada pelo trabalhador e não pelo governo.

  4. Nesta questão de sonegação de impostos entre empresários e governos, onde ambos devem esta quantia imensa publicada, de trilhões de reais, evidentemente quem se lasca é o povo brasileiro, como sempre!

    Sem poder fazer o mesmo que faz o sonegador, que lhe arrecada os impostos na fonte, mas não os remete à União, além de cobrar as outras taxas embutidas nos preços das mercadorias que se compra diariamente, o governo não paga seus fornecedores e deve fortunas em termos de juros às dívidas que contraiu, elevando os juros dos bancos, em decorrência, e obrigando o consumidor já prejudicado e lesado, a agravar-lhe a vida através do sistema financeiro!

    Morto por ter cão, morto por não ter cão!

    A lamentar profundamente, que o povo não possa sonegar, fazer o mesmo que fazem com ele, restando-lhe tão somente NÃO PAGAR AS SUAS CONTAS bancárias ou de cartões de crédito, suas únicas opções.

    Não pode fugir do Leão, FGTS, INSS, os empréstimos consignados ILEGAIS E INCONSTITUCIONAIS porque o STF admite que a Carta Magna seja cuspida pelo governo e banqueiros, resta ao povo se negar a pagar seus débitos bancários e suas aquisições feitas mediante “dinheiro de plástico”, restando-lhe alguns trocados para sobreviver no mês.

    Errado?

    Quem neste país tem MORAL para apontar o dedo e acusar quem quer que seja?!

    Os Tribunais Superiores, que soltam criminosos e os mandam prender em hotéis de luxo, PARA QUE NÓS AINDA TEMOS DE PAGAR POR ESTA DEFERÊNCIA A LADRÕES?!

    O governo, corrupto e desonesto, teria como nos mandar pagar o que devemos?!

    O parlamento, antro de irresponsáveis, ladrões, omissos, perdulários e vagabundagem?!

    As igrejas, que se transformaram em balcão de negócios para se conseguir a “salvação”?!

    A verdade é a seguinte:

    FALIMOS ÉTICA E MORALMENTE!!!!

    Prova:
    As pesquisas dizem que LULA, repito, LULA, vence qualquer candidato no primeiro turno!!!

    Se o povo não pode sonegar impostos, pode ROUBAR a perspectiva deste País ter futuro, concedendo a manutenção do poder ao PT seguir dilapidando o patrimônio nacional, roubando o erário, fundos de pensão e estatais!!!

    A vingança não poderia ser mais trágica e avassaladora, o pior é que vota contra ele mesmo, inculto e incauto!

    • Mas não venceria no segundo, Bendl. Dizem as pesquisas. A não ser que as urnas votem sozinhas.

      Também, você já viu os outros candidatos? Você se anima a votar em algum? Eu pensava no Ciro, já não voto mais, me convenceram de que não vale a pena.

      Aliás, não sei se votarei, falta muito pras eleições. E se conseguir chegar até lá, me arrastando, anulo. Mas as urnas eletrônicas podem votar por mim.

      Se esse sistema de votação fosse bom, os EUA já estariam usando faz tempo.

      • Bom dia.
        Conheço essa área bem de perto, assim posso afirmar com certeza que se essa ‘frouxidão’ na cobrança de tributos fosse em algo favorável aos pequenos empresários, ela já não existiria há muito tempo.
        Nunca vi uma grande empresa ser executada em primeira instância em qualquer Vara da Fazenda, já as EPPs e Mês o são a toda hora, aliás a maioria das Mês nem fecham, somem e depois de um tempo os seus donos tem as suas contas bancárias penhoradas on-line .
        Que advogado , a não ser o Dr. Béja, vai querer ficar 10 anos com uma causa de R$ 10 ou 15 mil ?
        Já se os grandes pagassem o devido, a carga tributária poderia cair para todos.
        Agora veio mais uma .

        http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2016/07/irmaos-schincariol-sao-processados-por-montar-organizacao-criminosa.html

        • Está provado
          Eleição não resolve: É FARSA.
          Judiciário não resolve: SÃO CÚMPLICES.

          DESOBEDIÊNCIA CIVIL JA.
          DO CAOS PODE NASCER A SOLUÇÃO.

          CASO CONTRÁRIO QUEM SACA DEZ MIL NO BANCO TERÁ QUE SE EXPLICAR NA RECEITA ENQUANTO SE DESVIA BILHÕES (VIDE PETROLAO) SEM PROBLEMA.

      • Ofélia,

        Não existe candidato possível para ser eleito se partir do Congresso Nacional, seja por ladrão ou mal intencionado ou, se ligado a ele, um político qualquer, portanto.

        A solução para o Brasil é um candidato fora deste ambiente promíscuo e comprometido com a corrupção e a desonestidade, e que reúna as aspirações e necessidades do povo em torno do seu nome.

        E digo mais;
        Somente a menção do seu nome – porque fora desta política imoral e antiética – esmagaria todos os os demais candidatos, inclusive o de Lula, quanto mais daqueles que se dizem oposição ou situação, e de qualquer partido político.

        Pode ser um jurista, juiz, advogado, professor, médico, empresário (evidente que não sonegador), até mesmo um jogador de futebol ou de vôlei, enfim, cujo nome esteja distante deste mar de lama que nos tornamos.

        Ciro Gomes, que eu te peço não vote nele, se assim eu pudesse, é a prostituta política, aquela que roda a bolsinha à espera de clientes que lhe paguem mais por horas de um suposto prazer, em face da troca de partidos que este profissional da política já frequentou.

        Como confiar em um cidadão que fala e depois pensa no que disse?

        Raivoso, irado, inconsequente?!

        Ora oposição ora situação ora de centro ora de esquerda ora de direita, Ciro jamais se identificou com alguma bandeira política, salvo consigo mesmo, de estar na mídia, de ter alguma função pública.

        O dom que possui da oratória perante uma nação de incultos e incautos, admito que impressiona, mas e daí?

        Aonde estão as obras de Ciro, no Ceará, quando governador daquele Estado?

        Como ministro?!

        O que fez Ciro para o Brasil e povo que o torna elegível à presidência da República, salvo que seus discursos são inflamados, e mais nada?!

        Enfim, Ofélia, estamos embretados, como se diz no Sul, pois ou avançamos ou seremos derrubados pelos que vêm atrás e, desta forma, seremos esmagados!

        A crise brasileira não é singular, mas plural, diante de qualquer área analisada aparecer problemas, e graves, principalmente a Judiciária, ontem ainda um fio de esperança para a cidadania ultrajada, hoje a certeza de ser íntima desse meio ilícito que une governantes e empresários em assaltar o País, pois solta criminosos envolvidos em roubos ou os manda prender em hotéis luxuosos ou as suas “punições” serão pagas em seus castelos ou mansões!

        Evidente que a solução final estaria nos aeroportos ou rodoviárias, através de voos internacionais ou viagens para fora deste País, respectivamente, e com a minha bênção aqueles corajosos. No entanto, para a grande maioria que não tem dinheiro para ir trabalhar, temos que ter fé que apareça algum nome interessante para Presidente da República, e temos de votar neste nome para sepultar de vez possíveis candidaturas que teimam em nos ligar ao PT/PMDB, os dois partidos culpados pelo caos atual e que perdurará por muito tempo ainda.

        Um abraço, Ofélia.
        Saúde e paz!

        • Sabe, Bendl? Eu estou naquela do ceticismo absoluto. Não acredito em nada. O candidato de que você fala – um médico, jogador, etc e tal – ainda não sabe, como dizia o Millôr, o que é o poder.

          Quando souber, ele muda. É assim que penso hoje, infelizmente.

          Estou esperando o resto da delação do MO, que não vem.
          Apesar de toda a falação, pouca coisa mudou, a não ser pro Cunha, que vai habitar apartamento funcional velho, ao contrário do que ele pediu, veja só..

          Sem poder, ele não dá mais as cartas, não sei qual será o seu fim. Ninguém está ligando.

          Poder é poder, por isto Cunha brigou muito pra ter dinheiro e projeção política.

          Aguardo, curiosa, a delação completa do MO. Ela virá?
          Sei lá, acho que Lula nunca será preso. Penso mesmo assim.

          Que Deus proteja você e a sua saúde, estou lutando pela minha

          Abraço
          Ofelia

  5. Muitos que , com razão, reclamam dos roubos do governo, defendem o roubo da sonegação. Bela coerência , parece apenas uma ” revolta dos excluídos ” da mamata oficial !

  6. Se formos pensar de certa forma, um empresário sonegador não pode nem se queixar da polícia quando é assaltado ou quando um camelo coloca uma barraca em frenta ao seu estabelecimento, não está pagando mesmo….

  7. A sonegação dos grandes empresários é péssima para os pequenos, pois além dela elevar a carga tributária, quando um grande empresário é pego ele tem bala na agulha para enrolar o caso por décadas com recursos, já o pequeno tem os seus bens arrestados logo , pois não tem grana para sustentar advogados por muito tempo.

  8. O grande e experiente Jornalista Sr. PEDRO DO COUTTO lança luz nesse Artigo, sobre a Cobrança Judicial de Impostos em andamento.
    O assunto chamou atenção quando se deu publicidade de que a maior Cobrança Judicial de Pessoa Física é de um Diretor da FIESP orçada em R$ 6,9 Bi, e que as outras Cobranças Judiciais atingem um Total de mais de R$ 1.000 Bi.
    Como muitos Colegas acima já ressaltaram, isso se deve a um Código Tributário e suas Leis Complementares muito complexo, e a Justiça que demora, e dá muitos Recursos aos “em Julgamento”.
    Aqui, existe tudo misturado, coisas Legais, Ilegais e Neutras. Tem-se que separar o joio do trigo. É complexo.
    Tem toda razão o grande Jornalista Sr. PEDRO DO COUTTO em ressaltar que antes de tudo, deve se equacionar esse problema de “Eficiência na Cobrança Tributária”, e só depois equacionar os outros problemas como o Deficift Previdenciário, etc,etc.

  9. Até que enfim,Sr. Pedro Couto reconhece na sonegação um câncer maligno da economia.
    Nada como dia após outro…..
    Paradoxal os ditos aludidos,tem viés privativista
    elege CLT,INSS-trabalhadores e aposentados como vilões..
    Gostei do ultimo parágrafo”é muito melhor o caminho de cobrar do que o caminho para cortar direitos.

  10. Lista dos 500 que mais devem para o governo federal tem megaindústrias
    Na relação divulgada pela União constam também envolvidos na Lava Jato, empresas públicas e muitos bancos

    O governo federal decidiu aderir à moda da divulgação de listas, mas não é nada do tipo 100 lugares para visitar antes de morrer. O Ministério da Fazenda publicou a relação dos 500 maiores devedores para a União. Fazem parte da lista empresas e pessoas físicas e os débitos se referem a impostos não recolhidos e multas aplicadas por sonegação ou outras irregularidades. A continha não é baixa. O saldo dos 500 maiores devedores chega a R$ 392 bilhões – o valor é 13 vezes maior do que o rombo de R$ 30 bilhões no orçamento do governo.
    (…)…No topo da lista de devedores está a Vale, com quase R$ 42 bilhões, sendo que a maior parte está em contestação judicial. Na sequência estão a Parmalat e a Petrobras. É grande a quantidade de bancos, como Bradesco, Santander e Itaú, que bateram recorde de lucro em 2014, e estão na relação divulgada pelo governo. Empresas do ramo de combustível e de cigarro aparecem com frequência, assim como nomes amplamente conhecidos pelo público, como Casas Bahia, Sadia, Renault, Volkswagen e Unilever. E até o Clube Atlético Mineiro e o governo de Minas Gerais figuram no rol de quem deve muito dinheiro para a União. Dentre os envolvidos na Operação Lava Jato se destacam a empreiteira Mendes Junior e uma empresa de câmbio e turismo pertencente ao doleiro Alberto Yousseff.
    (…)…A ONG Contas Abertas calculou que o total do valor inscrito em dívida ativa chega a R$ 1,5 trilhão – o que representa mais de 50 vezes o dinheiro que o governo federal precisa para cobrir o rombo no orçamento. Gil menciona que o governo federal chegou a divulgar que “venderia” algumas dívidas – prática que está sendo realizada por governos estaduais e está sendo alvo de contestação judicial. “Se o governo não consegue cobrar, por que a iniciativa privada conseguiria?”, questiona Gil. Para ele, falta investimento em estrutura na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional para cobrar as dívidas.
    Quem concorda é Aldemário Araújo Castro, que por três anos atuou no setor de dívida ativa da União. Ele afirma que faltam instrumentos para conseguir cobrar as empresas.
    Depois de 90 dias de atraso no recolhimento de um imposto, começa um processo administrativo de busca pelo pagamento. A empresa é notificada e, se não paga nem tenta negociar o débito, o valor é inscrito em dívida ativa e inicia um processo judicial de cobrança. (KB)
    Colaborou Gabriel Krambeck
    http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/lista-dos-500-que-mais-devem-para-o-governo-federal-tem-megaindustrias-5y8hquogbxcuvo3mbekg9tae9

  11. Os devedores da União inscritos em dívida ativa são cobrados via judicial em aćão de cobrança. Os valor e inscritos em dívida ativa englobam, além dos créditos tributários os valor e das multas lançados pela própria Fazenda. Na maioria das vezes as multa superam várias vezes o valor do crédito tributário.

    É um erro contar com o montante desses recursos porque na maioria dos casos eles serão reduzidos por decisão judicial ou nem mesmo serão recuperados pela Fazenda uma vez que as pessoas físicas ou jurídicas não terão condição financeira de suportar o ônus. Em muitos casos, nem bens para serem arrestados*.

    Então a maior parte desses recursos não serão reavidos pelo Tesouro.

    A União deveria lançar uma provisão para reconhecer a perda da maior parte de sua dívida ativa – pro visão para devedores duvidosos. É o mais sensato a se fazer.

    Por exemplo, o Rio de Janeiro tem cinquenta e quatro bilhões de reais em devedores inscritos na dívida ativa do estado, porém, contabilmente já fez provisão reconhecendo que é impossível receber a maior parte dessa dívida inscrita e que só é possível recuperar, de todo o montante, apenas dezessete bilhões de reais através de ação de execução na justiça.

    Ou seja, só é recuperável, 31% de todo o montante da dívida ativa do Estado.

    A mesma coisa deve ser feita com a União, como manda a boa técnica contábil.

    O Brasil precisa vencer a inércia e fazer a tão necessária reforma tributária, de modo a diminuir a carga e distribuí-la melhor sobre o setor privado.

    Do jeito que está a carga tributária está sobrecarregando os micro, pequenos e médios empresários e favorecendo a evasão e a elisão fiscal dos grandes empresários.

    A reforma tributária praticamente colocaria um ponto final nesse problema.

    O problema da reforma é encontrar um meio de agradar os Estados e os Municípios, isto é, evitar a queda de arrecadação destes entes sub nacionais.

    Isso é, praticamente, impossível com uma reforma ampla, geral e irrestrita. É por isso que é tão difícil fazer a tão necessária reforma tributária.

  12. Os planos perfeitos do Cascão e Cebolinha;
    Plano Cruzado I,………. nada de reforma tributária
    Cruzado II,………..nada de reforma tributária
    Bresser,….. Verão, Collor I, Collor II, Real……. nada de reforma tributária!
    Próximo plano ???????.. nada de reforma tributária
    Gasolina a M$ 3,50 o litro, como é “batizada” com 25% de álcool o litro da porcaria custa na realidade +/- R$ 3,90 ou, R$ 520,00 o barril contra R$ 150,00 o barril de petróleo,…. preço para quem não tem no “fundo do quintal”.
    No império onde é importado a maior parte do petróleo os consumidores pagam cerca de R$ 340,00 pelo barril de gasolina com 6% de tributos indiretos, enquanto os comerciantes pagam 50% de tributos diretos sobre os lucros…….. MUDA PRÁ LÁ, IDIOTA!!!!!!!!!!!

      • “Muda prá lá”, não é isso que dizem quando alguém compara a banania com o império?
        Se os primeiros comandos infiltrarem elementos para elaborarem leis criminais “serão essas e para todos”, simples assim?

  13. nunca jamais HOUVE HÁ HAVERÁ CRISES etc na verdade os mais de 99,999% da população brasileira está pagando pelos ROUBOS ASSALTOS 171 GOLPES FRAUDES NEGOCIATAS etc dos outros menos de 00,001% os MEGA SONEGADORES CORRUPTOS etc POLÍTICOS EMPRESÁRIOS EMPREITEIROS BANQUEIROS etc como ””” Dívida de família de diretor da Fiesp(Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) SONEGOU SONEGA para o FISCO FEDERAL chega a R$ 23,1 bilhões neste sentido obs que a RECEITA FEDERAL é IMPLACÁVEL com os pequenininhos porém é CEGA SURDA MUDA CONIVENTE OMISSA etc com os MEGA SONEGADORES CORRUPTOS etc como neste caso e de vários outros etc”””
    =
    pois só teremos CERTEZA que estamos numa VERDADEIRA CRISE só bem depois que mesmo quando1000%de cada centavinho dos TRILHÕES ANUAIS IMPOSTOMETROS SONEGÔMETROS RIQUEZAS RECURSOS NATURAIS etc mesmo sendo investidos aplicados internamente no BRASIL porém 1000% só á favor do NATIVO POVO BRASILEIRO etc e como também os JUROS TAXAS BANCÁRIOS CARTÕESCRÉDITOS FINANCI ADORAS etc serem igualzinho á INFLAÇÃO ANUAL
    =
    hoje a inflação anual está em menos de 10% e os BANCOSetc como uma AGIOTAGEM 171 OFICIAL cobram mais de 400%900%JUROS TAXAS ANUAIS coisas inexistente nem mesmo nos paises com os piores IDH’S do mundo BURUNDI SOMÁLIA HAITI VENEZUELA CORÉIADONORTE AFEGANISTÃO etc juros da época da HIPERINFLAÇÃO OVERNIGHT 1964á1994 e mesmo assim todo o povobrasileiro ficarem numa situ ação como é hoje em dia ano2015 16 aí sim de verdade estaremos em CRISES agora o que nos fizeram acreditar átravés da MÍDIAemGERAL foram só um montão de FALÁCIAS MENTI RAS ILUSÕES BLEFES 171
    =
    pois tudoetodos átravés da MÍDIAemGERAL sempre viveram vivem dizendo que tudo é culpa efeito da CRISE ROMBO FINANCEIRO pois até hoje sempre estivemos e estamos ainda pagando pelos EFEITOS CON SEQUENCIAS RESUTADOS mas da total falta ausencia total de FISCALIZAÇÃO etc daí sempre ádveio ádvém todos os tipos variações de CORRUPÇÕES SONEGAÇÕES ENRIQUECIMENTOS-ILICITOS NEGOCIATAS PROPINAS SUBORNOS LAVAGENSDEDINHEI RO CAIXAS0102 1000 máfias facçõescriminosas milicias etc anualmente em trilhões de reais no BRASILeounoEXTERIOR etc porém nada ou quase nada em seus nomes tudo em nome de LARANJAS etc sempre prejudicando os mais de 99,999% e beneficiando sempre os outros menos de 00,001% da população brasileira
    =
    obs que no BRASIL sempre teve tem milhões de POLÍTICOS PARTIDOSPOLÍTICOS SISTEMASPOLÍTICOS etc defendendo todos os tipos que se imagina ou não de IDEOLOGIAS PLATAFORMAS ELEITORAIS etc uns de fendem o COMUNISMO SOCIALISMO PATERNALISMO POPULISMO SALVADORESdaPÁTRIA IDOLATRIAS á POLÍTICOS a…b…c…outros o LIVRE COMÉRCIO EMPREENDEDORISMO etc outros as TRADIÇÕES FAMILIARESounão outros defendem os trabalhadores outros os LGBT etc etc porém nenhum deles tem nas suas plataformas eleitorais nada que se refere á FISCALIZAÇÃOetc
    =
    aonde tenha nem que seja direto indiretamente úm único centavinho dos trilhões anuais IMPOSTOMETROS RIQUEZAS RECURSOS NATURAIS etc investido aplicao á nível FEDERAL ESTADUAL MUNICIPAL DISTRI TAL FILANTROPIA OSS OS AUTARQUIA FUNDAÇÃO ONG EMPRESAPÚBLICAouMISTA TERCEIRIZADA QUINTEIRIZADA etc e como no EXTERIOR via BNDES TESOURONACIONAL etc pois cada centavinho BNDES TE SOURONACIONAL IMPOSTOMETRO etc tudo ali veio direto indiretamente do bolso de todos os PAGADORESdeIMPOSTOS CIDADÕESBRASILEIROS etc
    =
    os únicos e verdadeiros donos das RIQUEZAS RECURSOS NATURIAS NIÓBIO TERRAS RARAS TANTALO ZIRCONIO BAUXITAS TITANIO OURO DIAMANTE PRÉSAL ÁGUA ENERGIAELÉTRICA etc então por mais boa von tade que tenha o tal POLÍTICO por nada ali ser ter FISCALIZAÇÃOetc ali ele não pode fazer nada de nada mesmo, então é aonde todos os seus ELEITORES VOTOS CIDADÕES etc acabam tendo só decepçõ es enci ma de decepções etc pois ali já tem instalado há séculos verdadeiras máfias facçõescriminosas milicias etc ou o NOVATO POLÍTICO faz o que está na CARTILHA DELES PRÉESQUEMAS ou então…..
    =

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *