STJ deve julgar recurso de Flávio Bolsonaro sobre as ‘rachadinhas’ na próxima semana

Charge do Pelicano (Arquivo Google)

Fernanda Vivas e Márcio Falcão
TV Globo — Brasília

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Felix Fischer comunicou a colegas que vai levar para julgamento, na próxima semana, o recurso da defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) que pede para paralisar as investigações sobre o suposto esquema de “rachadinhas”.

O tema poderá ser analisado na sessão da Quinta Turma do tribunal, marcada para terça-feira (15). A Quinta Turma é formada por cinco ministros e é especializada em direito penal.

NEGADO DUAS VEZES – O pedido chegou em abril deste ano e já foi negado em duas decisões individuais do ministro Felix Fischer, o relator – uma em abril e outra em maio.

Flávio Bolsonaro é investigado por suspeita de peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Ao STJ, o senador alegou quebra de sigilo fiscal e bancário na comunicação feita pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre suas movimentações atípicas. No mesmo processo, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) contestou as alegações do senador.

A INVESTIGAÇÃO – Segundo o Ministério Público do Rio, Flávio foi chefe de uma organização criminosa que atuou em seu gabinete no período em que foi deputado estadual, de 2003 a 2018, quando cumpriu quatro mandatos parlamentares consecutivos.

A estimativa é que cerca de R$ 2,3 milhões tenham sido movimentados em um esquema de “rachadinha”, no qual funcionários do então deputado devolviam parte do salário que recebiam na Alerj.

O dinheiro, segundo a investigação, era lavado com aplicação em uma loja de chocolates no Rio da qual o senador é sócio e em imóveis.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG É impressionante o número de recursos ao Supremo, ao STJ, ao Tribunal de Justiça do Rio e ao TRF-2, apresentados por quem se diz inocente e ainda nem é réu, pois está apenas sendo investigado. Como dizia o macaco no programa “O Planeta dos Homens”,  eu só queria entender… (C.N.) 

8 thoughts on “STJ deve julgar recurso de Flávio Bolsonaro sobre as ‘rachadinhas’ na próxima semana

  1. Rachadinha tem recurso? Ou será a corrupção em curso para livrar a pele do filhão? Não é á toa que o Jair Messias da Gamboa quer se aproximar do Judiciário.

  2. Dá pra entender o desespero do Bozo pai nessa situação.
    Sim, Bozo pai. Pois os filhos fazem aquilo que o pai manda; então uma pessoa com 2 neurônios sabem muito bem que o desespero do Flávio nada mais é do que o desespero do pai Bozo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *