Supremo praticou ativismo de altíssimo grau, diz Reale Jr.

http://www.pelotas13horas.com.br/i/3/noticias/noticia/foto/320/1b/1b1a6291-de15-4966-b88c-786052810b25/292/original/1411813415/1401850862.jpg

Reale Jr. diz que Supremo resolveu “legislar”

José Carlos Werneck

Para o jurista Miguel Reale Júnior, um dos signatários do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, recentemente acolhido pela Câmara dos Deputados, o Supremo Tribunal Federal está praticando”ativismo jurídico” a favor do governo petista ao acatar a tese do Palácio do Planalto na votação do rito do processo. Junto a Reale, também assinaram o pedido o ex-deputado petista Hélio Bicudo e a professora de Direito da USP, Janaina Paschoal.

“Está sendo praticado um ativismo de altíssimo grau no STF. O Supremo não está contente em julgar e quer legislar”. salienta o ex-ministro da Justiça, acrescentando também que a Corte não seguiu o mesmo rito de impedimento de Fernando Collor. “Como pode uma maioria simples do Senado destituir uma maioria de 2/3 da Câmara?”, indaga, dizendo que a Câmara deveria ser responsável por decidir se abre ou não processo contra a presidente.

A Corte julgou uma representação feita pelo Partido Comunista do Brasil, que questionou o rito adotado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, permitindo a participação da chapa avulsa na eleição da Comissão Especial do Impeachment, formada pela Oposição e dissidentes da base e eleita por 272 votos contra 199 em votação secreta.

43 thoughts on “Supremo praticou ativismo de altíssimo grau, diz Reale Jr.

  1. O aparelhamento proporciona este tipo de coisa. Foi seguida fielmente a tese do Garrincha, combinaram com os russos, como seria votado. Uns poucos foram escalados para ser contra, já outros, para não caracterizar arranjo, na sua maioria votaram a favor. Dai este resultado favorável ao governo. Eu passo a acreditar, que o tema Impeachment já era. Daqui para frente, sera rezar para a “senhora”não afundar mais o pais, porque teremos que atura-la por mais três anos, não tem escapatória.
    Venceu o bolivarianismo, agora é aguardar o “efeito Orloff”, porque a Argentina se libertou do julgo esquerdista e nós ainda teremos um bom tempo para “curtir” os “cumpanhero”.
    Nossas atenções, devem ser as eleições de 2018, porque os atuais governante saindo impune deste episódio, certamente se acharão forte o bastante para continuar. Farão um “diabo” bem maior do que já feitos até aqui.
    O Brasil esta de luto, morreu a democracia, nem ao bispo pode-se recorrer, a CNBB esta engajada, é o lamento possível que se pode ainda fazer.
    Acho que também vou jogar a toalha, espernear já não adianta mais. É o fim.

  2. Caro Werneck,
    Um ativismo jurídico explícito, escancarado!
    Todavia, acho que entendi o recado dado pelo STF.
    Lá pelas tantas, o ministro Celso de Melo em um aparte, foi claro ao dizer da preocupação que balizaria o seu voto quanto à possibilidade de uma guerra civil, de enfrentamentos entre a população.
    De um lado petistas e, do outro, brasileiros, a conclusão é minha, por óbvio.
    E esse temor se alastrou, a ponto de a nossa mais Alta Corte ter rejeitado o belo trabalho do Relator, mudando as regras do jogo na Câmara dos Deputados, e tornando aquela Casa definitivamente inútil – agora oficial.
    Fazer o quê?
    Tomara que falte dinheiro para pagar Suas Excelências, pois esse é o destino do País, ir à ruína, então que os ministros não venham reclamar mais tarde, pois terão de ouvir poucas e boas.
    Nessas alturas, que a Dilma cumpra com o seu mandato.
    Acabe conosco de uma vez, não sobrando qualquer chance para seu criador, que está se investindo como salvador da pátria em 2018.
    Cínico, hipócrita, mentiroso, corrupto até a medula, imoral, antiético, desonesto, Lula teria de CONTRIBUIR PARA DESTITUIR A PRESIDENTE, se, na sua ótica, o Brasil está afundando, e não esperar até as eleições, de modo que mais danos e prejuízos tenhamos ao longo desses TRÊS anos que ainda nos restam de martírios!
    Enfim, folgo em ver que as minhas afirmações que, o STF, havia sido transformado em apêndice do Executivo se mostraram corretas, lamentavelmente.
    Um forte abraço, Werneck.

    • Aécio do” pó pó pó pará ” e do helipo é sem dúvida, o melhor para o Brasil. Bem, se este nao puder, por motivos óbvios, quem sabe o picole alckmin de chuchu, ou aquela figura abjeta, traidor do serra nosferatu ou a empregadinha das casas reais europeias, marina da floresta? Estamos bem demais, ou nao estamos?

      • Não amola, Fraga!
        Sabes muito bem que a saída de Dilma não coloca os tucanos no poder.
        Quem levará o Brasil até 2018 será o aliado íntimo do Planalto, Temer, então para com essas bobagens de Aécio e PSDB.
        Agora, se queres a verdade, o PSDB FOI INFINITAMENTE MENOS NOCIVO E PERNICIOSO À NAÇÃO QUE OS PETISTAS!
        Tu só tens história do PT de roubos, assaltos, escândalos, desvios de verbas, alianças espúrias, aparelhamento do Estado, inflação, desemprego, desequilíbrio fiscal, mensalão, Rosegate e, o maior de todos os crimes, Fraga, que não adianta vocês se esconderem onde quiser:
        A DESTRUIÇÃO DA PETROBRÁS DIANTE DE TANTOS ROUBOS, cambada de criminosos, de ladrões, de traidores da Nação!
        Te orienta, Fraga.

    • Francisco Bendl, corretíssimo seu comentário. Reitero com outras palavras o
      comentário que fiz no artigo do Pedro do Couto: Se a Presidente Dilma, pegou
      o país numa situação razoável, e por incapacidade levou o país a essa crise que estamos
      vivenciando, como reverter essa situação, considerando-se que ela já demonstrou sua
      incapacidade de governar, sua popularidade despencou, perdeu a legitimidade e credibilidade, o que se pode esperar desse governo? Com decisão do STF a Presidente tem grandes chances de se livrar do impeachment e, se isso acontecer, o STF será também responsável pelo caos que poderá se instaurar no país. Essa hipótese não pode ser desconsiderada, haja vista o desemprego, a inflação e a carestia afetando a todos os brasileiros, não há dinheiro para a saúde, educação nem para pagar os juros da dívida interna. A crise é pior do que se pode imaginar.

  3. Pode parecer bobagem, mas ainda acredito e muito.
    Andei lendo regimento câmara e o Cunha achará saída. Repito: no campo de luta que está sendo usado, o combate é entre espertalhões. Neste, nós, os honestos, não podemos entrar. As regras são deles. No resultado final, se vencerem os bandidos que usamos, teremos uma chance. Já se vencerem os outros, nos ferramos. Não esqueçamos: todos eles lutam por suas vidas. Nós pelo país!

  4. O fluxo da economia flui inexoravelmente. Portanto em pouquíssimo tempo a deterioração da vida financeira da população, que somente os que andam em carros refrigerados e têm empregados para fazerem suas comidas não percebem, causará um tsunami fukushímico na vida social do país.
    O PT será defenestrado pela revolta anárquica que não terá líderes. Serão saques, assaltos, violência, greves, paralisação de estradas, além da lava-jato e os furúnculos da corrupção irrompendo como um carnegão de assaltos..
    Ficará tatuado no PT a INCOMPETÊNCIA na condução da economia.
    Não será preciso impeachment pois a dilma antonieta na sua versalhes-brasília acordará um belo dia e verá o país em ruínas, principalmente em seu feudo eleitoral, o nordeste, que será o mais sacrificado.
    Aí, nem dom lula conseguirá acalmar famélicos e famintos que acreditaram no estado-mãe que prometia do nada nutrir eternamente corruptos e miseráveis.

  5. Os profetas do caos, gritam desde 2006 que o Brasil quebrou, e a cada ano,apesar da dificuldade da maior crise mundial da historia, onde o mundo perdeu 34 trilhoes de dolares ate 2013, o Brasil vai bem melhor nesse milenio, depois que as pragas financeiras deixaram os cofres, temos hoje metade do desemprego que tinhamos em 2002, apesar da maior crise mundial que quebrou a Islandia, temos um salario minimo de 200 dolares muito maior que o de 2002 que era de 55 dolares, apesar da maior crise mundial, que quebrou Portugal, temos reservas no Banco Central em torno de UM TRILHÃO E QUINHENTOS BILHOES DE REAIS, 12 vezes maior que os 120 bilhoes de dolares que tinhamos em 2002, apesar da maior crise mundial que quebrou a Irlanda e varios outros paises da Europa inclusive a Grecia

    • Frequente um supermercado, ande na supervia, conheça a baixada fluminense, trabalhe para ganhar o seu sustento sem o apoio estatal.
      Lave seus pratos e seu banheiro sem uma mucama moderna para servi-lo.
      Leve seus familiares numa OPA pública, procure uma vaga numa creche, ande às 10 horas pelas ruas olhando as estrelas.
      Você vive aonde? No reino encantado da Mortadela?

    • A inflação do governo Lula e Dilma é a menor media dos ultimos 50 anos, media de 5,87%, cumpriu ate essa data toda a meta de inflação por 13 vezes, diferente do energumeno de FHC que em 8 anos quebrou a meta por 4 vezes e o Pais por 3 vezes. Querem essa Herança Maldita de volta?
      Fui ao supermercado e comprei um litro de oleo de soja a 2,38 reais, em 2002 cheguei a pagar maos de 4,00 reais, é essa a inflação que voces querem que volte?

      • Não conheço suas fontes mas a minha é esta:
        http://www.anpec.org.br/encontro2003/artigos/D61.pdf
        ANÁLISE DOS EFEITOS PREÇO E CÂMBIO SOBRE O PREÇO DO ÓLEO DE
        SOJA NA CIDADE DE SÃO PAULO / pág.5

        Neste trabalho acadêmico o preço médio do óleo de soja na cidade de São Paulo em 2002 foi de R$ 1,75.
        Se você pagou R$ 4,00 deve ter sido em alguma delicatessen em Ipanema aonde os burgueses petistas amam de paixão.
        Eu apresentei minha fonte. Apresente a sua ou cale-se.

        • nov/02 2,43

          dez/02 2,51 preço medio do oleo de soja em S Paulo,, não vou discutir comn os valores de 4,00 reais a lata, que comprei no interior e não em S Paulo, mas pegamos o valor medio da lata de oleo de soja em 2002, R$ 2,51? hoje em 2015 com toda a conversa fiada da inflação disparando R$ 2,38.
          Leite em 2002 R$ 0,80 hoje R$ 1,70,
          litro da gasolina 2002 R$ 2,25 hoje 3,70?
          compare agora com o salario minimo de 2002 e de hoje 2015. Mas com honestidade, não com os truques de FHC

      • Chico, não deturpe… As antas petistas conseguiram colocar o Brasil no abismo, de onde o plano real, em que o PT era contra, tirou.

        Se você diz que a média está na casa dos 5, a inflação atual de mais de 10, e subindo mais, demonstra a sua falávia.

        Quer uma dica? Comente no brasil247 ou carta capital, lá só tem anta mesmo!

  6. A Dilma não seguindo os conselhos de Lula, quis agradar uma parte da Fiesp e colocou o Levy no Ministerio,aconteceu o que Malam fazia na economia,so burrada,que nos deixou com saudades de como a economia do Brasil navegava sem turbulencias. Ainda bem que tiraram o Levy, o que lula queria fazer desde sempre. Le y tem horas que mostrava boas intençoes, mas agora que ele caiu, contou uma historia que ele encontrava resistencias em fazer o Imposto de Renda progressivo,o que acho que não é verdade, pois nunca li nada desse “esforço” na midia amiga do Levy do Cunha e de Fhc. Portanto Levy quer sair posando que teria interesse em uma equação voltada para o social, o que não fez durante um ano.

  7. Quero ver esse teatrinho de fantoches continuar. As oposições já protocolaram, em regime de urgência uregentíssima, a mudança da forma de escolha da Comissão de Impeachment… Os pelegões das togas vão impedir o Legislativo de Legislar ? A votação será em fevereiro.

  8. A cada dia o processo no TSE, sobre as maracutaias da campanha dela tem mais provas. Principlamente na negociata do Bumlai com um ex garçom do restaurante São Judas, que virou o maior fornecedor da campanha. Ou vai de um jeito ou vai de outro…

  9. Werneck, Miguel Reale Junior de convicção “integralista”, trás nas veias o sangue golpista. Ele mesmo disse que Eduardo Cunha devia renunciar para não enfraquecer o pedido de “impeachment”. Portanto, o recebimento da ação por Cunha era um ato de imprudência. Uma ação de tamanha responsabilidade ser recebida e encaminhada por quem está acusado com provas substânciais e de ter mentido na CPI da Petrobrás, está sujeita a qualquer interpretação. Comparar esse caso com o de Collor é querer fazer os brasileiros de burros. Collor foi denunciado pelo próprio irmão. Tinha com seu apanhador de dinheiro sujo PC Farias relação direta. Confiscou as poupanças da Caixa Econômica causando inclusive SUICÍDIOS. Tinha um escritório com secretária para fazer pagamentos pessoais com dinheiro de corrupção. Chegou ao ponto de comprar em seu nome um carro ELBA com cheque de corrupção, que denunciado pelo motorista ocasionou o processo de “impeachment”. Teve ainda a “Operação Uruguai” da sobras de campanha. Um falso emprestimo, que levou o intermediário a ser processado e condenado. Reale não pode desconhecer isso. Nem dizer que não é ligado ao PSDB e que foi Ministro da Justiça de FHC.

  10. Tem mais Werneck, o julgamento nem começou e Reale já está reclamando? Se ele não deu interpretação passível de ser contestada por quê, acha que não pode ser vitorioso em sua pretenção? Se sua fundamentação está estribada em argumentos jurídicos consistentes, Dilma pode ser impichada.

  11. Lula / Ciro Gomes – Livro O Chefe.

    Ora, se o todo-poderoso ministro da Casa Civil, braço direito de Lula, disse a
    Delúbio Soares não fazer, fica implícito que a prática já fora pensada, discutida e era de
    conhecimento do chamado “núcleo duro” do governo. Destaca-se que Delúbio tinha
    relação histórica com Lula. Jefferson continuou o seu relato à Folha, envolvendo outros
    importantes auxiliares do presidente.
    Se os mencionados não conheciam os fatos, ficaram com a obrigação de
    encaminhar as denúncias a Lula, assim que foram informados. Afinal, o presidente não
    poderia permanecer alheio a um esquema de entrega sistemática de dinheiro a
    parlamentares. Isso, claro, se já não soubesse muito bem o que acontecia
    Jefferson levou informações sobre o mensalão ao ministro da Integração
    Nacional, Ciro Gomes. Da mesma forma que Dirceu, deveria contar tudo o que lhe foi
    relatado ao presidente. Assim, providências enérgicas impediriam o prosseguimento da
    prática de suborno. Independentemente das convicções do ministro. Conforme
    Jefferson, Ciro disse que não acreditava na história da transferência de dinheiro de caixa
    2 para a base aliada.

  12. Mesmo que Reale, Bicudo e a addvogada não tenham propósito golpista. Cunha, Temer e a cúpula do PSDB se aproveitou para tentar um golpe, que ainda pode acontecer. Werneck, você não é bobinho e sabe como funciona o subterrâneo da política. Não fora o “Lava Jato” o golpe estaria consumado. “E a serpente golpista ainda está viva” e pode picar Dilma mortalmente”. O Momento não é de comemoração e nem de suicídio. É de espectativa.

    • Pois é, que bom seria se não houvesse oposição, se toda a imprensa elogiasse o governo, como fazem os jornalistas ‘independentes’ patrocinados por estatais. Seria tudo perfeito, já que tudo de mal só existe por causa da oposição…
      Mas quando os petistas faziam suas manifestações de “Fora Sarney”, ‘Fora Collor’, “Fora FHC”, tudo bem, isso não era golpe, já que o petistas são sempre a única fonte da virtude e da verdade…

  13. O SR. MIGUEL REALE – Durante o Estado Novo — aqui eu preciso explicar um pouco —, nos últimos anos do movimento integralista, enquanto Plínio Salgado, de certa maneira, mostrava certa reserva para com o Presidente Getúlio Vargas, eu achava que o Integralismo poderia ser uma força auxiliar, não do Estado Novo em si, mas para dar a ele um conteúdo que não tinha. Talvez Getúlio Vargas soubesse desse meu entendimento. O certo é que os acontecimentos me transformaram em uma espécie de colaborador de Getúlio Vargas.

    Para compreender isso, é necessário que eu reconte um fato fundamental na minha vida, que não tem nada de política. É que, quando eu me vi vítima da vida política, resolvi voltar à minha tendência natural ao magistério e me preparei para um concurso à Faculdade de Direito de São Paulo, para a disciplina Filosofia do Direito, aberto em 1939. Foi então que escrevi minha tese Fundamentos do Direito, que foi publicada em 1940, para o concurso então realizado. Eu venci esse concurso. Mas, por um duplo ódio, filosófico e político, o meu concurso foi anulado, muito embora eu tivesse sido aprovado, com distinção, pelos 3 professores de fora, e reprovado com 6,85 pelos 2 mestres da Casa que faziam parte da banca.

    Foi nessa ocasião que procurei o Presidente Getúlio Vargas, para fazer um apelo no sentido de que meu recurso para o Conselho Federal de Educação não sofresse influência política, por meio da intervenção pelo então Interventor de São Paulo, Adhemar de Barros, pressionado pelos professores paulistas. Nessa ocasião, Getúlio Vargas me disse: “Não haverá intervenção política. Se o Conselho entender que o senhor tem razão, o seu posto será garantido”. E efetivamente o Conselho Federal de Educação acolheu, praticamente por unanimidade, o meu recurso, e foi restabelecida a validade do concurso por mim vencido. E foi assim: graças à neutralidade de Getúlio Vargas, eu pude ser Professor da Faculdade de Direito de São Paulo.

  14. O Brasil deveria adotar um novo modelo de Corte Constitucional que fosse mais independente de fato, como nos países europeus, ao invés do modelo atual, copiado da Suprema Corte dos Estados Unidos, que já está completamente desacreditado, e quando digo isso me refiro ao original americano, que já há muito tempo vem praticando um indiscutível ativismo, agindo como uma terceira casa legislativa federal não eleita e reescrevendo na prática a Constituição norte-americana conforme as idéias dominantes em cada época. Além disso, os juízes da Suprema Corte dos Estados Unidos´há muito tempo vem deixando claras suas inclinações políticas e sua ‘eterna gratidão’ para com os partidos dos presidentes que os indicaram. Isso ficou óbvio no caso da conturbada eleição de 2000: todos os juízes da Suprema Corte dos Estados Unidos que decidiram por dar posse a George W. Bush haviam sido indicados por Reagan ou por George Bush, pai. Hoje todo mundo nos EUA já sabe como os juízes decidem, com base em que os indicou.
    Todos esses defeitos estão sendo evidentemente incorporados à realidade brasileira.

  15. “Marco Aurélio Mello [ministro do STF] já não é mais o
    mesmo desde que sua filha Letícia, de apenas 37 anos, foi nomeada por
    Dilma Rousseff como desembargadora do TRF2.”

  16. Jacob,
    Perfeito o teu raciocínio com relação à crise política e econômica que vivemos, corroborada pela falta de autoridade moral da presidente Dilma, mentirosa, manipuladora, incompetente, mal intencionada e vingativa!
    Diga-se de passagem, Jacob, que foi agora chancelada nesses seus defeitos gravíssimos pelo STF, que afastou o impedimento em definitivo, última esperança que tínhamos de tirar o País desse momento funesto.
    Inegavelmente, apenas sabemos que o nosso destino será ruim, e que precisaremos de muito tempo para resgatar o orgulho nacional, a economia, dar credibilidade à política, escorraçar do Planalto a corrupção e tornar um Legislativo útil ao povo, e não tão somente perdulário, irresponsável, traidor da Nação, fisiológico, imoral, antiético, desonesto e deletério.
    Quanto aos ministros do STF, houve medo de uma reação popular, caso confirmasse o rito de Cunha, que não era ilegal, apenas não foi a forma levada a efeito pelo presidente da Câmara que os ministros queriam, portanto, meramente interpretativo.
    Em outras palavras:
    Suas Excelências optaram pelo “laissez faire, laissez aller, laissez passer”, que significa literalmente “deixai fazer, deixai ir, deixai passar”.
    Irresponsabilidade do STF?
    Não.
    Omissão de terem nas mãos os destinos da Pátria, medo, temor, receio.
    Suas Excelências agiram como Pôncio Pilatos, simplesmente lavaram as suas mãos no suor e sangue dos trabalhadores explorados pelo PT, e a elite que mais os petistas protegem e enaltecem, os bancos, com seus juros escorchantes e extorsivos, que dilaceram qualquer orçamento de um cidadão brasileiro.
    Um abraço, meu caro amigo. Jacob.

  17. A perfeição dos raciocinios estupidos ficam flagrantes ao vermos os PIBs da França nos anos de
    2008……. -0,1
    2009……. -3,1
    2012……. 0,0
    Agora Islandia
    2008….. 1,2
    2009…. -6,6
    2010…. -4,1

    USA
    2008… -0,4
    2009….-3,1
    2010… .2,4
    2011… 1,8
    Espanha que nos anos de Fernando henrique deitou e rolou com seu crescimento do PIB
    2008… 0,9
    2009… -3,7
    2010…. -0,3
    A Grecia depois que os similares tucanos administraram lá, ficou assim:
    2008… -0,2
    2009… -3,1
    2010… -4,9
    2011… -7,1
    2012… -6,4%.
    Esses beocios que so assistem a Globo e a Veja, acham que a crise é no Brasil, e seus herois continuam sendo Jeferson, tucanos, Cunha e agora entraram na lista Fachin e Temer.

    • Mas, os números positivos, quando existiram, eram mérito exclusivo do Lula e da ‘super-gerente’ Dilma que teriam resolvido magicamente todos os problemas do país, mesmo quando as economias, mesmo quando as economias de outros países exibiam números muito melhores, não é?

  18. Pedro numeros melhores a China mostrava nos anos que FHC governava nosso pais, exemplo de crescimento tinha a China que eram superiores a 10% e FHC não aproveitava a onda, nos Estados Unidos era superior a 5% a Alemanha tambem crescia acima de 5% assim como Japão e Coreia todos acima dos 5% enquanto FHC quebrava o Pais.
    Somente no governo Lula o Brasil cresceu mais que os Estados Unidos mais que o Mexico mais que a Alemanha mais que o Japão mais que a Coreia mais que a Holanda, todose esses paises que citei cresciam bem mais que o Brasil ate 2002

    • Só me explique como crescemos tanto, na sua análise, e continuamos anões como a Venezuela.

      “Somente no governo Lula o Brasil cresceu mais que os Estados Unidos mais que o Mexico mais que a Alemanha mais que o Japão mais que a Coreia mais que a Holanda, todose esses paises que citei cresciam bem mais que o Brasil ate 2002”

      Cara, a mortadela tá fazendo mal para os seus neurônios…

    • Que me lembre os preços das commodities estavam lá embaixo na época de FHC (em quem nunca votei) e dispararam no tempo de Lula. A América Latina quase toda estava em crise nos anos, uma das poucas exceções era o Peru, mas isso provavelmente porque os números do tempo de Alan Garcia foram tão ruins que para piorar seria preciso que o país se acabasse de vez. Os preços das commodities dispararam neste começo de século, e beneficiaram muitos países, mas naturalmente isso deve ter sido mérito do PT.

  19. É dificil debater com esses “desneuronizados” pela Globo, todos seus comentarios nada trazem de interessante, uns mais idiotas falam em Mavs outros com uns quatro neuronios, falam em mortadela. Coloquei em debate o crescimento do pais de 2003 ate hoje, quando o Brasil que estava em 16º lugar na economia mundial, que Fernando Henrique com sua corrupção desenfreada derrubou a economia brasileira em 7 posiçoes, pois havia pego o governo do honesto Itamar em 9º lugar na economia mundia, posição que ja ocupava nogoverno Sarney Collor e dos Militares, e com sua politica arrasa terra, entregou junto com a Herança Maldita, a economia em 16º lugar atras de países como Mexico, Coreia, Holanda, India, Russia, Australia e Espanha. Ja Lula com seu novo ordenamento economico trouxe a economia brasileira para a 6ª posição. Vai doer os cerebros dessas antas querer entender isso.

  20. Nem fiquei indignado com o julgamento no Supremo, porque já esperava tal resultado. Concordo plenamente com Miguel no ponto em que 2/3 de aprovação na Câmara são mais do que suficientes para a instauração do processo, como o foram na destituição de Collor. O que aqui assistimos é manobra pura, distorce-se a Constituição de modo a disfarçar uma alteração da mesma de julgamento. Tudo com a finalidade de salvar a própria pele, pois ministros nomeados pelo PT correrão risco de perder seus respectivos cargos caso o Impeachment se efetive.

    Nem tudo está perdido, a oposição ainda possui algumas cartas na manga. A primeira é manobrar na Câmara de modo a protelar o Impeachment ao máximo e contar com a paralização e piora da crise para gerar um maior apoio popular pró-impeachment, o que colocará pressão sobre os envolvidos.

    A outra carta na manga da oposição são as investigações da PF, sobretudo a Zelotes e a Lava Jato. A delação premiada de Delcídio pode ser a espinha dorsal de uma estratégia que derrubaria o governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *