Supremo retoma julgamento e Barbosa não pede desculpas a Lewandowski

André Richter
Agência Brasil

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) retomaram hoje (21) a sessão de julgamentos dos recursos da Ação Penal 470, o processo do mensalão, comentando a discussão ocorrida entre o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, e o ministro Ricardo Lewandowski, na semana passada.

Em um breve discurso, Barbosa pediu a palavra para defender a celeridade dos trabalhos do tribunal. Para o ministro, como presidente do STF, deve “zelar pelo bom andamento dos trabalhos”. “Justiça que tarda não é justiça. Todas as minhas decisões estão impregnadas desta visão”, disse.

O ministro Ricardo Lewandowski considerou o bate-boca um “episódio lamentável” e disse que foi confortado com manifestações de apoio de associações de magistrados e de jornalistas. “Quero deixar este episódio de lado e considerá-lo ultrapassado. O tribunal é maior que cada um de seus membros e a somatória de todos os seus integrantes”

O ministro mais antigo da Corte, Celso de Mello, defendeu a livre manifestação dos integrantes do STF e disse que os votos divergentes devem ser respeitados. “A história tem registrado que nos votos vencidos algumas vezes reside a semente das grandes transformações”.

Após as intervenções dos ministros, Barbosa voltou a pedir a palavra para reafirmar que não teve a intenção de impedir a livre manifestação de Lewandowski. “Longe de mim cercear a livre expressão de qualquer membro. Reafirmo o que tive como norte, como direção daquele episódio. A minha deliberação foi no sentido de evitar maiores delongas na conclusão deste processo, que é de extremo interesse da sociedade brasileira’, declarou.

O ministro Marco Aurélio também se manifestou a favor da livre manifestação dos ministros.

Na semana passada, Barbosa e Lewandoswski tiveram divergências o recurso apresentado pelo ex-deputado federal Bispo Rodrigues (PL-RJ), atual PR. Ele foi condenado a seis anos e três meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A sessão foi suspensa após o bate-boca.

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Como era previsível, Barbosa não pediu desculpas a Lewandowski, embora o tenha acusado de fazer chicana, uma expressão extremamente pejorativa para advogados e juízes. Tudo indica que Barbosa vai mesmo disputar a Presidência da República, e vários partidos já lhe ofereceram legenda. (C.N.)

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

16 thoughts on “Supremo retoma julgamento e Barbosa não pede desculpas a Lewandowski

  1. O ministro Ricardo Lewandowski considerou o bate-boca um “episódio lamentável”.
    O ministro Joaquim Barbosa considerou a procrastinação do julgamento um “episódio lamentável”.
    O cidadão, pelo que se tem observado, reputa muito menos nocivo para o país o bate-boca do que o “episódio lamentável” da procrastinação do julgamento, objetivando deixar impunes os delinquentes.

  2. Certíssimo o Joaquim Barbosa: não há porque escusas… Juízes como Lewandowski, Dias Toffoli, Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Teori e Barroso estão lá somente para “advogar” e “acobertar” as patifarias de quem os indicaram. São portadores de discurso à bazófia. Bom será o dia que o povo for para a porta do STF… assim esses tais magistrados se convencerão e curvarão ao poder de fato, a vontade do povo brasileiro. Urge suprimir esses convescotes e melífluos pelos quais atuam os tais ministros do Supremo

  3. E quem esperava que o Dono da Verdade, o maior que Deus, fosse se desculpar? Ele gosta é de pisar. Lamentável um cara desse como Presidente do STF. Tenho asco só de ouvir a voz dele – o Infalível, o Vaidoso, o Orgulhoso, o Prepoente!

  4. …JB é , hipocrita, grosso, mal educado, autoritario, ditador, deslumbrado, prepotente, vaidoso, orgulhoso, nao respeita, nem seus pares, imaginem, o que seria de gente simples. Vejam como dirigiu-se ao presidente de entidade de classe, eleita por “todos”, mandando que baixasse a voz pois estava na sala do presidente do stf. Que tamanha grosseria!
    JB nunca teve pressa nenhuma em resolver, esses processos, exceto esse que tem a intençao de,atingir, prejudicar o PT e seus membros. O mesmo JB, sentou por varios anos no processo do mensalao mineiro, (7 anos) mais antigo que o deste, chamado mensalao. Agora ja em 2012, abandonou a relatoria do mensalao mineiro, passndo a outro relator, que vai começar tudo zero. Aí, muitos dos crismes ja prescreveram. Mas, eu sei, essa pressa toda, só pode ser remorso, pelo longo tempo perdido. Cade a pressa do BArbosa, noutros casos? A propria TI tem processo ganho. Por que o Barbosa nao apressa? HF nao pode esperar mais tanto tempo assim. Uma tremenda injustiça com HF, pois nao liberam o que tem de direito…para colocar a
    TI ezcrita de novo nas bancas.

  5. JB, o povo está ao seu lado e apoia sua postura! Chega de data vênia pra cá e pra lá, a verdade deve ser escancarada…. Lewandowisky, cale-se,você é um chicaneiro petista! Toffoli, estude bem, passe na prova de Juiz se quiser ser algum um dia. Aos demais, avisamos que estamos de olho!

  6. Creio que os altos céus não vai permitir que a nação Brasileira seja governado por um
    soberbo ( já não nos bastou FHC ? ), IDIOTA, GROSSO, MANIPULADOR, LINGUA SOLTA,
    PIRRACENTO, FALSO MORALISTA, E DEMAIS PREDICADOS..QUE MUITOS JÁ SENTIRAM QUE ESSE
    “ministrinho”..carrega em sua “personalidade”.

    Precisamos de um Presidente ESTADISTA…e onde eu sei, um ESTADISTA …jamais foi
    manipulador, grosso e deselegante no trato interpessoal politico. Chega de elegermos
    UM “herói” fabricado em nossas mentes degradadas pelo senso de meninice..Precisamos
    neste momento como nação de um Politico ( nosso problema é polItico..nos falta um projeto
    politico, como já nos dizia o saudoso Professor CELSO BRANT…) CHEGA ..de pensarmos que
    nossa esperança de uma NAÇÃO PUJANTE E FORTE ..vai se dar ao elegermos essa figuraça
    que mais se parece como um trapalhão..aculturado…com seus titulos de “bosta”..que nem
    sabe distinguir os limites da ética , do respeito e de como lidar com administração de
    pessoas..( notem seu comportamento como “presidente”..toma atitudes..impróprias e se mete
    em contendas..inutéis..como se fosse..uma mulher fofoqueira que vive a discutir..).

    2014, se pela GRAÇA ETERNA CHEGARMOS LÁ…é o ano que devemos ao menos BUSCAR um novo
    PRESIDENTE..que seja acima de tudo um ESTADISTA POLITICO…estamos em hora de unirmos
    em TORNO de um PROJETO POLITICO NACIONAL…onde não há LUGAR para SOBERBA E VANGLÓRIAS
    “sutilmente escondidas dentro de um juiz PREVARICADOR E COVARDE …como vimos há algum
    tempo atrás…no processo do nosso AMIGO E JORNALISTA – HELIO FERNANDES “.

    Que YAWHE esteja sobre a nação BRASILEIRA…que YAWHE possa nos livrar..de tipos como
    esse prevaricador..covarde , trapalhão, lingua solta e SOBERBO.

    YAWHE SEJA LOUVADO…EM TODOS OS SEUS ELEITOS POR SUA GRAÇA ETERNA ….

    Carlos de Jesus – Salvador -Bahia

  7. Prezado Sr. Carlos Newton,
    por falar na candidatura de Joaquim Barbosa, o senhor tem noticias da Rosemary Noronha? E os comparsas da gang? Sabe deonde estão? Por quê esquecemos tão rápido, assunto tão saboroso? Queremos Rose, no cardápio da Tribuna da Imprensa.
    Será que Rose está presa? Está em Portugal? E as senhas dos cofres? Em Portugal, deve ser: Abre te sésamo! O Garotinho parau de falar no assunto, o que aconteceu? E o Lula, “operário padrão” está candidato?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *