Supremo vai decidir se manda prender Aécio Neves e o deputado Rocha Loures

Resultado de imagem para rodrigo janot

Rodrigo Janot diz que as provas são abundantes

Deu no Correio Braziliense
 Agência Estado

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, recorreu da decisão do ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, que negou a prisão preventiva do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). Janot pede que o ministro reconsidere a decisão ou leve com urgência o caso para o plenário, com intuito de que os 11 ministros da Corte analisem a possibilidade de prisão dos parlamentares.

Os dois já foram afastados do mandato por Fachin na última quinta-feira, quando foi deflagrada a Operação Patmos, com base nas revelações de empresários do grupo J&F em delação premiada. Segundo Janot, a prisão preventiva é “imprescindível” para garantia da ordem pública e instrução criminal, diante de fatos gravíssimos que teriam sido cometidos pelos parlamentares.

NAS GRAVAÇÕES – Aécio e Rocha Loures foram gravados por Joesley Batista em negociação de pagamento de propina pelo empresário. Depois, ambos foram alvos de ações controladas pela PGR. Um interlocutor de Aécio e o próprio Rocha Loures aparecem nas filmagens recebendo dinheiro em espécie.

Ao pedir a prisão dos parlamentares a Fachin, Janot apontou que a situação era “excepcional”: “No tocante às situações expostas neste recurso, a solução não há de ser diversa: a excepcionalidade dos fatos impõe medidas também excepcionais”.

Janot argumenta no recurso encaminhado ao STF que as gravações ambientais e interceptações telefônicas demonstram que Aécio e Loures “vêm adotando, constante e reiteradamente, estratégias de obstrução de investigações da Operação Lava Jato”.

COM O DINHEIRO NA MÃO – De acordo com a Procuradoria, a prisão só não foi decretada no momento do flagrante do pagamento de propina para que os investigadores pudessem coletar provas ainda mais robustas contra os congressistas.

“Nesse sentido é importante destacar que a ação controlada requerida no bojo da Ação Cautelar 4315 não objetivou apenas monitorar o pagamento da propina destinada ao senador Aécio Neves, mas também os repasses de valores espúrios ajustados entre Joesley Batista, o presidente da República, Michel Temer, e o deputado Rodrigo Loures”, afirma Janot.

Devido à influência e poder dos dois parlamentares, Janot considera que a liberdade dos dois pode gerar “uso espúrio do poder político” e “manter encontros indevidos em lugares inadequados”.

HÁ PRECEDENTES – Ao determinar o afastamento de Aécio e Rocha Loures do mandato, sem autorizar a prisão, o relator Fachin já havia indicado que eventual recurso seria encaminhado ao plenário do O Supremo Tribunal Federal.

Existe precedente, porque o STF já mandou prendeu dois congressistas no exercício do mandato – o então deputado Natan Donadon (PMDB-RO), em 2013, e mais recentemente, por decisão unânime da 2ª Turma do Tribunal, o então senador Delcídio Amaral (PT-MS), concretizada após ser autorizada pelo plenário da Casa.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGNas conversas que gravou em março de 2016 com o então ministro do Planejamento,  senador licenciado Romero Jucá (PMDB-RR), o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado fez uma declaração premonitória. “O primeiro a ser comido vai ser o Aécio”, disse Machado, e não deu outra coisa. (C.N.)

10 thoughts on “Supremo vai decidir se manda prender Aécio Neves e o deputado Rocha Loures

  1. Prezado CN … desculpas, hein!!!

    Porém, o primeiro a ser comido foi o próprio Jucá … nem esquentou a cadeira como Ministro do Planejamento … e olha que era (e é) a melhor figura do PMDdoB para tal Ministério!!!

    Se nossa Economia não está pior … é graças ao que Jucá conseguiu mudar em Leis que chegavam ao Senado!!!

    Abrs.

  2. Gostaria que alguém me explicasse por que o Aécio, que tem foro privilegiado, pode ser preso preventivamente e o Lula, sem foro – mas já indiciado -, continua solto.
    Agradeço, antecipadamente, a quem puder me explicar.

  3. Diante das recentes revelações sobre Aécio Neves, como devem estar os operadores da Lava Jato, delegados e procuradores, que chegaram até a manter um grupo de apoio ao mineirinho na internet, e o tinham como queridinho?

    https://goo.gl/7zq7BX

    • Excelente texto do Marcelo Auler,
      repórter investigativo de primeira.
      Seguem dados curiosos sobre ele:
      “Processos na Justiça
      Desde o início de sua carreira como repórter investigativo Auler foi vítima de diversos processos judiciais. O caso mais recente ocorreu em maio de 2016, onde por ordem da Justiça ao menos dez reportagens sobre a Operação Lava-Jato e a Polícia Federal do Paraná publicadas desde novembro do ano passado no site do jornalista (www.marceloauler.com.br) foram retiradas do ar no início deste mês.

      Os textos tratavam de vazamentos de informações (supostamente por parte de delegados e procuradores) e grampos em celas e dependências de presos.

      As ações haviam sido movidas pelos delegados Mauricio Moscardi Grillo e Erika Mialik Marena, da Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná. Já as decisões foram proferidas pelos juízes Nei Roberto de Barros Guimarães, do 8º Juizado Especial Cível, e Vanessa Bassani, do 12º Juizado Especial Cível, ambos de Curitiba (PR).

      No caso da delegada Erika, a alegação para o processo foi de que duas reportagens publicadas por Auler colocaram em dúvida a idoneidade da delegada federal atuante na força-tarefa da Lava-Jato.

      Diversos profissionais e veículos de imprensa manifestaram apoio a Auler, repudiando a iniciativa que remete aos tempos da censura prévia da ditadura militar.” WIKI
      E mais:
      “…é um jornalista e escritor brasileiro. Trabalhou para os principais jornais do país nas cidades do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo em equipe (1992) e o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa (1993).” WIKI

  4. Jamais deixa-los livres, jamais! O pau que dá em João dá em Tião. Cadeia!
    Mas falta o Molusco que deve estar arrumando as malas para se mandar para Cuba!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *