Temer e Aécio disputam para saber quem substituirá Dilma

http://jornaldehojecdn.s3.amazonaws.com/media/00000_41.jpg

Michel Temer e Aécio Neves agora só pensam naquilo…

Carlos Newton

Esta quinta-feira, 30 de abril, foi um dia especial para a definição da política brasileira, uma espécie de marco divisor. Até então, quem acalentava o sonho de ocupar a Presidência da República no lugar de Dilma Vana Rousseff era apenas o vice Michel Temer (PMDB-RJ). Mas agora também o senador Aécio Neves (PSDB-MG) passou a ter idênticas possibilidades de substituir a chefe do governo, que está cada vez mais perto de ser afastada do cargo.

Quando foi anunciada vitória da chapa PT/PMDB, Temer estava mais eufórico do que a própria Dilma, porque já antevia o que iria acontecer com o desenrolar da operação Lava Jato. Aécio Neves, ao contrário, entrou em profunda depressão, porque perdeu por causa do mau desempenho em Minas Gerais, onde era franco favorito. Se tivesse conseguido 60% dos votos dos mineiros, o que até seria de se esperar, o candidato tucano teria vencido a eleição.

Desanimado, sumiu do Congresso, deixou crescer a barba, demorou a se recompor. Mas agora está recuperado, porque a ação que o PSDB impetrou na Justiça Eleitoral contra a eleição de Dilma está a pleno vapor, e o ministro-relator João Otávio de Noronha já decidiu ouvir o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, para esclarecerem se houve uso de dinheiro do esquema de corrupção na campanha presidencial. Detalhe: Noronha vai ouvir também um funcionário do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que denunciou a ocultação de dados econômicos negativos durante a campanha.

IRREGULARIDADES NAS CONTAS

Ainda nesta quinta-feira, véspera do Dia do Trabalho, Aécio recebeu outra explosiva notícia, com o ministro-relator Gilmar Mendes revelando que a prestação de contas de Dilma Rousseff tem graves irregularidades e está sob investigação, por ter pago R$ 24 milhões à Focal, uma empresa de montagem de palanques que tem como um dos sócios administradores um ex-motorista. O caso é fedorento e deixa muito mal o ministro Edinho Silva, tesoureiro da campanha.

É claro que o PSDB vai anexar esse fato à denúncia, assim como as acusações sobre propinas colhidas e repassadas ao partido pelo então tesoureiro João Vaccari Neto, com destaque para o caso da Gráfica Atitude.

Todas essas denúncias, é claro, significam que aumentam as possibilidades de que Dilma e Temer sejam cassados por crime eleitoral , conforme anteviu aqui na Tribuna da Internet o jurista Jorge Béja, três meses atrás.

VÁRIAS POSSIBILIDADES

No impeachment de Fernando Collor, a possibilidade de substituição era única. Se ele deixasse a Presidência, o cargo seria imediatamente ocupado pelo vice Itamar Franco, conforme aconteceu.

Agora, as possibilidades são múltiplas. Se apenas Dilma for cassada, quem assume é o vice Temer. Mas se os dois forem cassados pelo Congresso, na primeira metade do mandato, o presidente da Câmara assume e convoca eleições em 90 dias. Se forem cassados na segunda metade do mandato, o Congresso elege indiretamente um presidente para mandato-tampão. Porém, se a cassação for feita pela Justiça Eleitoral, a chapa Dilma/Temer perde o resgistro e quem assume é o candidato derrotado, no caso, o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Como se vê, parece uma novela de TV, que pode terminar de várias maneiras. Entre elas, a hipótese mais difícil de ocorrer é Dilma escapar do impeachment no Congresso e também da cassação na Justiça Eleitoral. As duas possibilidades têm cada vez mais chances de se concretizar, pois as provas são abundantes nos dois casos. Mas apenas uma delas prevalecerá, claro, porque nenhum mandato pode ser cassado duas vezes.

13 thoughts on “Temer e Aécio disputam para saber quem substituirá Dilma

  1. Estou lembrando do velho Maracanã: “E atenção, desportistas ! A ADEG informa. Substituição na equipe do Planalto: Titica no lugar de Cocô. Substituição efetuada”.

  2. Talves voce Newton, um experiente jornalista, pssa explicar por que os donos da grafica, que segundo o “triunvirato” moro, pf e procuradores, emitiram notas fiscais frias, ainda nao foram presos?
    Mas uma perguntinha Newton, por que o Duque, que segundo as boas linguas roubou quase um bilhao, anda sem algemas, e o Vacari só anda algemado?
    Com esses dois pesos e duas medidas, eu acho que é um grande incentivo aos grandes roubos, nao é mesmo? Rouba-se muito e anda-se sem algemas.

  3. Estou no celular e nao da para postar , mas a Epoca publicou que o MP esta investigando o Bebum por trafico internacional de influencia. Investiga tambem os mais de R$ 4 bi que o BNDES ‘ emprestou’ aos ditadores para a Odebrecht fazer as obras.

  4. Aos homens de fé, já em novembro do ano passado, previ o impeachment da Dilma, pois tenho uma intuição muito aguçada, e toda vez que me fie nela, tive sucesso; e digo mais, a todos de boa fé, esta eleição foi escandalosamente roubada, os frouxos do PSDB, como expoente maior Fernando Cagando nas Calças, que não entenderam nada.

    • Também acho, não, sei que foi roubada. Dias Tofolli ganhou a eleição para Dilma. Nossa oposição se submeteu pacificamente àquela contagem secreta, sem presença de partidos, com 30 pessoas escolhidas a dedo. É quando choro a falta que um Carlos Lacerda faz! Ele não se calaria ao ver a contagem; ao ver Aécio ganhando e em meia hora a DilmANTA passa na frente! Pode? Todo mundo sabe que houve maracutaia.

  5. Caro Newton, diante dessas noticias alvissareiras, vou, agora mesmo, solicitar a suspensão da minha passagem de ida (sem volta) para o Paraguai, porque bagunça por bagunça, prefiro o original.

  6. Estou impressionado com a intuição do Sr. Valter, olha, nem os mais renomados paranormais conseguiram prever o impeachment da Dilma. Quando foi mesmo que isso aconteceu?

    Com relação as eleições, é possível que tenham sido escandalosamente roubadas, mas, não em São Paulo onde o PSDB ganhou, lá foram limpas, né não?

    Ainda: o Aécio está prontinho para substituir a Dilma, tem que ser rápido, pois ele já foi substituído no PSDB para concorrer em 2018.

    • E por direito deve ser ele – Aécio – pois estava ganhando no voto! Ai Dias Tofolli resolve uma apuração secreta sem presença de partidos, com 30 pessoas escolhidas. Meia hora antes, Aécio estava na dianteira!

  7. HA..HA…HA… o Prezado amigo CN ..moderador e homem de visão jornalistica..tá no minimo “viajando” na mais pura “maionese Hellmans”
    ao continuar na saga louca de “impedimento e golpe ” contra a presidente eleita com 55 milhões de votos…. E isso muito me admira e me espanta partindo essas “premonições” de um nobre jornalista exp e vivido no podre ambiente politico deste nosso amado Brasil.

    E nesta “saga dos insensatos” há até comentaristas “pitonista” vomitando besteiras do tipo eu “previ..isso ” HA..HA..HA..HA..HA..
    ( Royalties para HF ..).

    Bem há de se fazer o quê com tanta bobagem …. tenho que aceitar afinal isso é mais pura Liberdade de Expressão… Mais que é uma grassa bobagem isso não resta duvidas…

    Ainda que TODAS as bombas atômicas deste mundo explodissem e ficassem estes dois degenerados malditos ..vivos ainda assim estes objetos dignos de uma …… ( auto censura ) jamais seriam presidente do Brasil .

    Podem escrever…. JAMAIS estes dois merdas serão presidente do Brasil …. nem com golpe…pois se assim agirem não assumem o mandato … Lembrem-se de Marcos Freire… e de Tancredo…

    YAWHE SEJA LOUVADO… POR TODOS…

    Carlos de Jesus -D, Caxias -RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *