
FHC deu bobeira e Jobim já está de olho no poder
Carlos Newton
Não faltam candidatos à sucessão do presidente Michel Temer, para o mandato-tampão até 2019. Havia uma tendência de que escolher um congressista (deputado ou senador), mas as negociações principais seguem caminhos diversos, porque este pressuposto escantearia muitos supostos candidatos, como Henrique Meirelles, Nelson Jobim, Geraldo Alckmin, Joaquim Barbosa, Cármen Lúcia, Ciro Gomes e Fernando Henrique Cardoso, que dá entrevistas diárias e luta incessantemente para ser indicado pelo PSDB, tentando desalojar o senador Tasso Jereissati que tem apoio de muitos tucanos.
PT ESTÁ DE FORA – Quando ao PT, insiste em pedir eleições diretas, nem ousa lançar candidato e no final vai apoiar qualquer um que se disponha a continuar combatendo a Lava Jato. Detalhe: tudo depende das circunstâncias e essa posição do PT pode significar até apoio ao candidato do DEM, deputado Rodrigo Maia, que vai assumir por 30 dias no lugar de Temer e só pensa naquilo.
É certo que outros candidatos podem até se lançar, mas somente para marcar presença e ganhar visibilidade política, de olho em 2018, como Jair Bolsonaro (PSC), Álvaro Dias (Podemos, ex-PTN), Ronaldo Caiado (DEM), Ciro Gomes (PDT) e Cristovam Buarque (PPS), entre outros que sonham com o poder, mas o certo é que, na disputa atual, todos estão fora do páreo.
PMDB É FAVORITO – Não importa quem venha a ser candidato na primeira eleição presidencial indireta da História do Brasil, o PMDB é quem corre com mais chances, embora não tenha candidato. Motivo: quem está no poder agora, formando a base aliada do atual governo, com toda certeza quer manter os espaços conquistados. Isto significa que, se o candidato do PMDB (maior partido do Congresso e atual detentor do poder) tiver jogo de cintura e fechar acordos, dificilmente será derrotado.
Na ilusão de voltar à Presidência, FHC tem usado todas as armas. Além das entrevistas quase diárias, busca encontrar apoio entre os políticos e os empresários, corteja abertamente o PT, mas comete erros realmente primários. No dia seguinte ao escândalo da JBS, publicou um texto nas redes sociais em que defendeu a renúncia de Temer. Disse que, caso as alegações da defesa dos implicados na delação da JBS não fossem convincentes, estes “terão o dever moral de facilitar a solução, ainda que com gestos de renúncia”, referindo-se claramente a Temer.
Na empolgação, bancou o idiota e ligou para Nelson Jobim, o ex-ministro e ex-presidente do Supremo, pedindo-lhe para dar início a uma articulação com o PT para eleger o substituto de Temer. A tese ilusória de FHC é de que, em 2018, todos poderão se enfrentar, mas agora o momento é de união.
PERFIL DO CANDIDATO – FHC pensa que será eleito indiretamente pelo Congresso, porque tem o perfil do candidato ideal para conquistar a maioria dos votos. Como se sabe, para ser sucessor de Temer, os pressupostos exigidos são os seguintes, não necessariamente nesta ordem: 1) Ser corrupto, mas parecer honesto; 2) Ter trânsito nos partidos da situação e da oposição; 3) Prometer boicotar a Lava Jato, mas sem dar na vista; 4) Fazer acordo com os banqueiros e líderes empresariais.
É claro que FHC preenche, com louvor, todos os pré-requisitos. E acrescenta a longa experiência político-administrativa, mirando-se no exemplo do lendário Konrad Adenauer, que foi eleito para governar novamente a Alemanha aos 85 anos, exatamente a idade que FHC tem hoje.
Mas acontece que o guru do PSDB esqueceu um detalhe fundamental – há outros políticos que preenchem os mesmos pressupostos. E o principal deles chama-se Nelson Jobim, a quem FHC ingenuamente delegou poderes para negociar a sucessão de Temer em nome do PSDB, vejam como a política brasileira é enlouquecida a necessita sempre de tradução simultânea.
JOBIM, IMBATÍVEL – Dispondo da carta-branca de FHC para fechar acordos, o trêfego e corrupto Nelson Jobim tornou-se fortíssimo candidato à sucessão e o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, espertamente já passou a atuar como cabo eleitoral dele.
Renan passou a defender abertamente a eleição indireta pelo Congresso, e se declarou disposto a apoiar os nomes de ministros do Supremo, citando Joaquim Barbosa, Nelson Jobim e Gilmar Mendes, que seriam “candidatos naturais”, mencionando também Geraldo Alckmin e “algum governador do Nordeste”. Por coincidência, entre os citados por Renan, o ex-ministro Jobim é o único que deve disputar a eleição.
O fato concreto é que Temer está acabado, é carta fora do baralho, e Nelson Jobim, o protetor dos banqueiros, que fraudou a Constituinte para garantir o pagamento da dívida pública aos bancos, almoçou nesta quarta-feira com 200 dirigentes de instituições financeiras, negou ser candidato, alegando que sua mulher não deixa, mas já mandou fazer um terno novo, para tomar posse.
###
PS – O problema de Jobim é que não conhece a maioria dos congressistas, ao contrário de Rodrigo Maia, que os chama pelos nomes. Na certeza da vitória, Rodrigo Maia também já tirou as medidas para um terno novo, porque a ansiedade faz com que ele esteja engordando cada vez mais. Na verdade, ninguém sabe quem será o novo presidente. O que se sabe é que não será melhor nem pior do que FHC, Lula, Dilma e Temer. Será mais do mesmo, como dizia nosso amigo Carlos Chagas. Como o assunto é preocupante e até decepcionante, voltaremos a ele amanhã. (C.N.)
O pior de tudo é que sob a égide da república 171 dos me$mo$, o Brasil não tem mais jeito, não tem mais salvação, já foi pro saco, posto que falta-lhes idealismo, desprendimento, são todos elle$ só ambição, transitando na contramão daquilo que realmente interessa ao país e à população que é um novo consenso em torno de Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação, como propõe a Revolução Pacífica do Leão.
Tiramos a Dilma Bolada, tiramos o Vamp Temer, e logo conheceremos o próximo tirano que iremos tirar….
Vai ser uma substituição pior que de 6 por meia duzia!
E o pior, por mais que questionem a violencia,
do jeito que vao as coisas no Brasil, enfiarem la um mais do mesmo, que governa em prol do capital e nada faz pelo social, pode ser jesus Cristo, o pau vai quebrar…
E, mesmo com exercito na rampa, pode acontecer de um desses presidenciáveis acabarem sentados num trono, banco ou cadeira, de rodas….
O principal PERFIL DO CANDIDATO no momento será a sua aceitação popular, que não haverá trégua….
O rastro da fome na linha do Tempo.
“Vejo chegando o dia em que plantar no jardim de casa
Será contra a lei
A democracia não governa o mundo
É melhor você entender isso na sua cabeça
Este mundo é governado pela violência
Mas acho que é melhor não ser dito
Da Broadway à Via Láctea
É muita terra mesmo
E um homem vai fazer o que tiver que fazer
Quando ele tem uma boca com fome para alimentar”
– Bob Dylan
Esse Bob Dylan fez coisas maravilhosas, mas eu não confiaria nos seus conselhos ao olhar a sua vida.
Olhar só pra musica dele ja basta, e reconhecer a grande obra.
Nobel e tudo mais.
Rodrigo Maia tem 70% de probabilidade de ser eleito indiretamente.
Escolher qualquer um desses que estão sendo anunciados como candidatos a presidente. vai ser igual ou pior que o Temer. Chegamos a uma situação que, encontrar um candidato sério,e honesto para vaga do Temer, é procurar uma agulha no palheiro.
Vai faltar alfaiate e sobrar terno. E quem pode confiar no GM?
Deus proteja o Brasil de Nelson Jobim !
Não merecemos.
Candidatos “ótimos”, cruz credo.
Jobim, o falsificador de Constituinte….
Rodrigo Maia, o corrupto, menino de recado dos poderosos…..
Chamem a dedetizadora, urgente, urgentissimo.
Eu já sei quem será o próximo presidente:
– Será outro lixo humano, pois é só isto que a cúpula da política brasileira tem produzido ultimamente.
E ele obviamente fará o possível e o impossível, geralmente nas sombras, para atingir a Lava-Jato.
Tem toda razão.
Se duvidar lançam como candidato o Joesley Batista, o novo herói nacional.
Nossos ordinários congressistas, de tramóias nunca fartos, tão espertos, tão malandros, vez ou outra por puro interesse, chegam ao cúmulo de defender… o que está explícito na Constituição.
O sucessor constitucional do Presidente Michel Temer é Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados. Portanto, ele é o mais provável sucessor do presidente e o que tem as maiores chances porque conhece os parlamentares e lida com eles diariamente e ele já demonstrou quer quer o cargo.
É Interessante NOTAR!
O Meirelles era o Presidente do Banco da JBS ao tempo que esta lambança toda aconteceu. Logo, homem de confiança dos irmãos que controlam o grupo JBS.
Este senhor não dispõe de condições ético-morais para ser aventado para a Presidência da República.
Será que este País e os seus políticos continuam não aprendendo e querem a perpetuação da bagunça que aí esta?!
De todos os citados acima, podem tirar os honestos (se é que tem algum), eles querem colocar lá alguém que estanque a LAVA-JATO.
Nelson Jobim faz parte do conselho deliberativo do banco BTG Pactual, de André Esteves, um dos envolvidos na Lava-Jato.
Nesse caso, é preferível Fernandinho Beira-Mar ou Marcola para presidente perpétuo do Brasil.
Hummmm como assim a PRIMEIRA ELEIÇÃO INDIRETA DA HISTÓRIA DO BRASIL ???
Quando Jango caiu ocorreu o que ? Os seus sucessores até a eleição de Collor de Mello foram eleitos como ?
Essa não entendi….
Não foi eleição, aquilo la, ‘ôrra mêu!’
Foi ordem!
até o Figueiredo…
e pelo jeito vai ser ordem novamente…
O recado chegou no Planalto hoje (leia post posterior a este: “Para empresários e investidores, a melhor solução é Temer sair o quanto antes”),
O PODER QUE MANDA NO PODER VAI ESCOLHER….
E O VERDADEIRO PODER QUE EMANA DO POVO, VAI SE PhODER…
Daniel, é a primeira eleição indireta, dentro da lei, com liberdade de candidaturas, é claro.
Abs,
CN
ai o brasil afunda de vez.
e lula pq não??? hehe . . . esqueçam pessoal, temer completa o mandato, fora d qualquer duvida. é a melhor opção p o BRASIL neste momento.
e lula pq não??? . . . hehe. esqueçam pessoal. apesar dos mortadelas enfurecidos, rede globo, corporações d servidores e alguns “intilikituais”, temer completa o mandato. é o melhor p o BRASIL no momento
Nelson Jobim, não esqueçamos, é aquele que fraudou a Constituição Federal, colocando texto, na redação final, que não tinha sido aprovado pelo Congresso Nacional.
Revelou isso na maior cara de pau quando era presidente do STF, lembram?
Só sei de uma coisa: com essas orelhas, se pegar um vento de popa, levanta voo.
nada está tão ruim que não possa piorar.