Temer estreia impedindo a convocação da CPI do BNDES

Temer está de volta ao palco principal da política

Deu na Agência Brasil

O requerimento de criação da comissão parlamentar de inquérito (CPI) do BNDES, no Senado, foi retirado pelo líder do DEM, senador Ronaldo Caiado (GO). Ele tinha apresentado a proposta de criação da CPI ontem com 28 assinaturas, mas hoje seis senadores retiraram o apoio. Para ser aprovado, o requerimento precisaria ter no mínimo 27 assinaturas. Assim, se fosse lida com número menor, seria arquivado.

Caiado disse acreditar que esses senadores podem ter sofrido pressão para retirarem suas assinaturas. Agora, a estratégia dele será negociar com o PSB para tentar obter o apoio oficial do partido à criação da CPI. “Eu vou buscar entendimento maior agora com o PSB. É fundamental para nós. Se o PSB deliberar essa matéria na sua executiva e autorizar a assinatura, nós teremos, aí sim, condição de ter o número mínimo necessário. E aí contando com parlamentares que, acredito, não irão mais retirar as assinaturas”, disse.

FUNDOS DE PENSÃO

Outra CPI que teve o requerimento de criação apresentado ontem foi a que pretende investigar irregularidades nos fundos de pensão de funcionários de empresas públicas como Banco do Brasil, Petrobras, Caixa Econômica Federal e Correios. As assinaturas de apoio foram mantidas e o requerimento para criação da comissão foi lido no plenário na sessão de hoje. Com isso, fica aberto o prazo para que os partidos indiquem seus representantes e a comissão possa ser instalada.

Ontem foi apresentado também requerimento para a criação de uma terceira CPI no Senado, que irá investigar as denúncias provenientes da Operação Zelotes, da Polícia Federal. A operação desvendou um esquema de pagamento de propinas a conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, órgão máximo de decisão sobre processos relacionados a questões fiscais e tributárias. O requerimento tem o número suficiente de assinaturas, mas ainda não foi lido no plenário. Os senadores terão até a meia-noite do dia da leitura para retirar os apoios, se for o caso.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A manobra foi atribuída a Michel Temer, que precisa mostrar serviço em sua estreia como articulador políticos do governo. Todos os seis senadores que retiraram assinaturas são de partidos da base aliada: Rose de Freitas (PMDB-ES), Ivo Cassol (PP-RO), Otto Alencar (PSD-BA), Omar Aziz (PSD-AM), Zezé Perrella (PDT-MG) e Fernando Ribeiro (PMDB-PA), que é suplente de Jader Barbalho (PMDB-PA), que havia assinado o pedido enquanto exerceu o mandato, mas o titular já retornou. (C.N.)

10 thoughts on “Temer estreia impedindo a convocação da CPI do BNDES

  1. Eu fico imaginando qual o tamanho do rombo no BNDES cujo ativo é maior do que o da Petrobras, e com muito, mas, muito mais liquidez que a Estatal.

    Uma autarquia de patrimônio suculento…

  2. Agradeço de coração à Tribuna da Internet que aceita os meus comentários livremente. Muita coisa que eu gostaria de comentar nos blogs petistas/governistas eles não aceitam… e olha que a grande maioria das minhas postagens fala de religião…

  3. Por falar em Temer:

    Ao comentar o fato de Michel Temer ter assumido a coordenação política do governo federal, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi irônico e disse, em entrevista coletiva, que a presidente Dilma Rousseff não governa mais o Brasil; “O que assistimos a partir desta decisão da presidente é uma renúncia branca. Hoje quem governa o Brasil não é mais a presidente Dilma”; Aécio afirmou, ainda, que Dilma terceirizou a gestão da economia ao ministro Joaquim Levy, da Fazenda; a resposta não tardou; “o Aécio precisa entender que é ele quem não governa mais Minas Gerais”, disse o deputado estadual Rogério Correia; “Perdeu Minas, para sorte dos mineiros, e só agora está se dando conta de que também perdeu o Brasil”, completou.

  4. CHEGA DE CPI PARA SÓ PARA APARECER NA MÍDIA.
    PERGUNTO CPI CACHOEIRA,EMPREITEIRAS,HSBC,TRENS,METROS,AQUARIOS,SISTEMA FINANCEIRO E TANTAS OUTRAS QUANDO SÃO INSTALADAS SÓ SERVE PARA MOSTRAR QUE NÃO QUEREM APURAR NADA E SIM APARECER E DESVIAREM ATENÇÃO DO FOCO DOS NOSSOS PROBLEMAS.CHEGA DE PAHLAÇADA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *