Tempestade em Brasília faz a democracia se aproximar da faixa de risco

Resultado de imagem para bolsonaro

Normalidade democrática depende de Jair Bolsonaro

Pedro do Coutto

O incidente que colocou em posição de choque o ministro Augusto Heleno e os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, sem dúvida fez acender o primeiro sinal de risco para o processo e o regime democrático do país. As palavras do ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional foram de grande contundência, acentuando um episódio difícil de superar.

Só o tempo, na minha opinião, poderá ultrapassar a área de atrito e mesmo assim através de uma operação que vai exigir uma reaproximação não tão veloz como é o desejo do Parlamento e também da maioria esmagadora da população brasileira.

DEPENDE DE BOLSONARO – Essa reaproximação vai exigir também a presença do presidente Jair Bolsonaro, que, afinal de contas, é o chefe do governo.

Os sinais de que poderiam surgir problemas começaram a se fazer sentir recentemente em Brasília com atitudes temperamentais de Bolsonaro e também em decorrência da nomeação do general Braga Neto para articulador político em substituição a Onyx Lorenzoni.

A reportagem de Naira Trindade, Isabella Macedo, Amanda Almeida e Thais Arbex, O Globo de quinta-feira, focaliza com nitidez a existência de uma trilha de pólvora que necessita ser apagada urgentemente, deixando claro o compromisso de Bolsonaro com a Democracia.

PÓS-DITADURA – Os riscos do passado recente voltam a estar presentes na caminhada institucional do Brasil depois de 21 anos de ditadura político-militar. Eu disse político-militar porque o partido do governo, a Arena, tentava coonestar os atos de arbítrio. Tais atos chegaram ao ponto de criar a figura do senador biônico e de culminarem com a proibição do ballet Bolshoi, 200 anos de arte, porque era então um ponto de cultura soviética.

Mas isso ficou no passado. Como a propaganda política que foi congelada nas emissoras de televisão e rádio pelo governo Ernesto Geisel.

DEMOCRACIA REAL – Agora estamos numa escala em que o regime democrático parecia estar, como tudo indica, consolidado com a vitória de Jair Bolsonaro nas urnas de 2018. Legítimo seu mandato, portanto não necessita de legitimação.

Mas o que exige ações legítimas são os atos e pronunciamentos do governo que incluem tanto o presidente quanto sua equipe ministerial. Sinal de alarme tocou mais forte esta semana com o duelo Augusto Heleno contra Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre. Aliás, para ser exato, surgiu até um pouco antes com a baixa ofensa do presidente à repórter da Folha de São Paulo. De tão rude o episódio merece um lugar abominável na história do relacionamento do poder com a imprensa.

O panorama político do país, portanto não é dos melhores. Quando colisões graves começam a ocorrer deve ser sinal de preocupação de todos e não somente do governo.

14 thoughts on “Tempestade em Brasília faz a democracia se aproximar da faixa de risco

  1. Democracia democracia democracia democracia só se fala nisso hoje aqui nesse país vagabundo. Gente estupida gente estupida gente estupida. Esse país foi dizimado dizimado dizimado pelos comunistas corruptos pelos comunistas corruptos. Ninguém falava em democracia democracia democracia. Além desses políticos vagabundos muito além o que existe de pior aqui nessa pátria de ladroes é essa imprensa. Aí eles gritam democracia democracia democracia. Um país que tem três figuras como Botafogo Batoré e o Amigo do Amigo do meu pai quer que tenha DEMOCRACIA, só rindo mesmo. AH PAÍS VAGABUNDO. Aliás chama aí o fuleragem do Arruinado Azedo para dizer DEMITA-SE SÉRGIO MORO, Suicide-se Bolsonaro, cassem o mandato do Eduardo e Flávio BOLSONARO. Só mesmo aqui nessa porcaria de país.

  2. Mais importante do que os rapapés entre o Planalto e o Congresso para debelar a grave crise que estamos vivendo é a recuperação e a estabilização da economia, que Bolsonaro deixou nas mãos ineptas de Paulo Guedes.
    Sem isto, as crises se repetirão cada vez mais contundentes e perigosas.

  3. O sério e competente Pedro do Coutto aborda um tema que tem sido muito usado pela oposição contra Bolsonaro, antes mesmo de ter vencido as eleições:
    Democracia.

    Se, por acaso, a nossa falsa democracia ou o que resta dela está em jogo, indiscutivelmente a responsável é a OPOSIÇÃO!

    a) jamais a esquerda aceitou o resultado das urnas;

    b) as acusações contra Bolsonmaro têm sido absurdas, depreciativas, ofensivas, a maioria inventadas para desacreditá-lo tanto interna quanto externamente;

    c) nunca antes na História do Brasil, um presidente foi tão enxovalhado como estão fazendo com Bolsonaro;

    d) a liberdade é tanta no país, que, se o Planalto quisesse agir em defesa da lei e da ordem, a metade do parlamento deveria ser cassada por falta de decoro;

    e) a turma LGBTEFGHKVZY … goza de liberdade tão extremada, que se tornou libertinagem escancarada, a ponto que foi neste atual governo que o povo veio saber o que era tal “golden shower”;

    f) não houve presidente mais desrespeitado, insultado, ofendido, depreciado e vítima de mentiras torpes, como o parlamento tem feito com Bolsonaro;

    g) a oposição, principalmente o PT e demais quadrilhas, que se identificam com o ladrão e genocida Lula, querem e trabalham para que tenhamos graves distúrbios sociais, pois é a chance de a esquerda tomar o poder com a destituição de Bolsonaro;

    h) a democracia está em risco, em face das desigualdades sociais absurdas, onde um professor da rede estadual de Ensino recebe em torno de 2.000 reais por mês, porém com atraso e parcelado seus vencimentos, afora em seis anos não ter tido um centavo de reajuste, enquanto um parlamentar embolsa 100 vezes mais para ser corrupto e incompetente;

    i) a democracia estar mesmo em risco, pois anteontem, 5ª feira, os VAGABUNDOS E ESTELIONATÁRIOS parlamentares encerraram o “expediente”, e voltam a “trabalhar” somente no dia 3 de março, após 12 dias de completa ociosidade, recebendo salários milionários integrais, e ainda cobrarão indenizações pessoais pelas despesas durante o carnaval;

    j) a democracia não pode existir no Brasil porque um senador, se achando no direito de resolver impasses de grevistas, lança-se a bordo de um trator para esmagar quem estivesse na sua frente. O teatro foi tão ruim, a encenação foi tão deprimente, o espetáculo foi tão absurdamente ridículo e mal feito, que Cid alegando que levara dois tiros, saiu caminhando em direção a um veículo que o levaria para o hospital. Não bastando a comédia, na camisa NÃO EXISTE O “FURO” da bala, pois se fossem os projéteis de calibre .40, conforme o irmão do ator e senador Cid afirmara, o parlamentar estaria sendo velado;

    k) os tiros que alegadamente o insano político recebeu, que teriam sido de frente (?!), o vidro que é estilhaçado do trator É O LATERAL;

    l) a democracia está mesmo em risco porque interessa à política deletéria e deprimente que temos, a instabilidade social, enquanto as castas roubam, exploram e manipulam o povo e país;

    m) a democracia está em risco, pois o povo não suporta mais ser injustiçado, maltratado, humilhado, como têm feito os parlamentares conosco e, agora, até o judiciário tomando “partido” contrário aos interesses populares. O glabro ministro Alexandre, afirmou categoricamente e com um semblante sério, que era inaceitável a situação no Ceará. Sua Excelência omitiu comentar que, inaceitavelmente, é o trabalhador sofrer, padecer, para ser extorquido através de impostos que o deixam na condição de escravo por maio ano do governo, enquanto os ministros se refestelam alimentando-se de iguarias e bebidas finas e especiais, onde o preço de cada refeição beira 1.000,00 reais, valor do salário “mínimo” atual!

    n) se a democracia está mesmo em risco, deve-se às castas nacionais e os antidemocráticos petistas e quadrilhas que se identificam, essa possibilidade aventada pelo correto Pedro do Coutto,

    Finalizo, afirmando que, se a democracia está em risco, o jornalista autor desta matéria, em tela, tem plena razão.

    A vontade do povo tem sido tanta em sanar os problemas brasileiros, que a única solução é fechar o legislativo, e mudar o processo de escolha para ministros designados para os tribunais superiores.

  4. A imprensa comunista não sabe o que é democracia, nem respeita a vontade da população.

    Bolsonaro venceu. Se a imprensa comunista não esta satisfeita, então espere até a próxima eleição.

  5. Maravilha senhor Francisco Bendl; não poderia escrever o que o senhor escreveu, mas, é exatamente o que sinto e penso.
    No Brasil existe a democracia deles. Na realidade são castas e isto, não entendo como Democracia.
    Mas, o povo é pacifico e não passivo e o militares são disciplinados por formação e a hora que o povo assim quiser tenho certeza que eles não deixarão de agir.

  6. Pereira Filho,

    Grato pelo comentário, pois postei também o que penso da atual situação nossa.

    Evidente que o governo de Bolsonaro não é uma “brastemp”, pois tem problemas, erros, falta de planejamento …
    No entanto, torna-se escancarada, explícita, a má vontade dos demais poderes para com o presidente eleito!

    Desde o início tenho escrito que, a campanha contra Bolsonaro, extrapola a questão política, para abranger também o lado pessoal e familiar.

    O parlamento, antro de venais, vagabundos e corruptos, estelionatários safados, encontra-se mais uma vez gozando a ociosidade que lhe caracteriza.
    Volta somente na 3ª feira, 03 de março.
    Nesse meio tempo, embaixo de coloridos guarda-sóis em prais internacionais, óbvio, e custeadas pelo povo, claro, tramam táticas e estratégias para desestabilizar o governo de tal forma que, das duas uma:
    ou Bolsonaro renuncia ou os militares tomarão conta do poder NECESSARIAMENTE!

    Ou anulamos o poder legislativo, causa de nossos males, crises e caos no país ou, então, irão aumentar os focos de insatisfação popular de tal maneira, que “suas excelências” deverão se mudar para dentro do congresso, pois não poderão sair às ruas, pelo fato que correrão sérios riscos físicos!

    Como postei anteriormente, o povo está na iminência de explodir!

    Abração, Pereira Filho.
    Saúde.
    Excelente feriado de carnaval.

  7. Prezados ..prezados ..prezados … Esquecem a era PT …vcs todos parecem crianças MIMADAS . Estamos vivendo a era do Animal que vcs elegeram , e o resultado estamos vendo aterrorizados onde até doentes são taxados de ‘custosos” aos cofres da nação …e isso foi dito pelo ASNO QUE VCS MESMOS votaram , e que há dias de forma irresponsável ridicularizou a esposa do Presidente de uma Nação, e mandou o povo fazer poucas cagadas …portanto meus caros ..vamos olhar para frente …chega de falar pt..pt..pt… comunistas ..comunistas como se nossos problemas reais só fossem por causa deles… Parecem comentários de idiotas e irracionais …degenerados imbecis que insistem em ficar olhando para o retrovisor da História (a era PT), ao invés de olharem para o futuro e verem que o atual sistema está semeando raizes de uma guerra civil entre os Brasileiros, propagando idéias seccionistas da mesmissima forma que os confederados fizeram pré guerra civil nos EUA .

    Muito me admira ver comentários imbecis de pessoas que ao meu ver tem uma certo nivél de escolaridade, desbancando para o ódio insano de que tudo agora que estamos passando é só culpa da era PT, e de pseudo comunistas. Com argumentos imbecis iguais a estes realmente me leva a crer que alguma cousa vai dar errado.

    Estamos vivendo dias em que o atual grupo está dilacerando a paz social , desrespeitando regras básicas de civilidade racional , menosprezando a sociedade como um todo , mercantilizando ainda mais o sistema já mercantilizado da saúde pública , desprezando nossa segurança institucional como naçao, TRAINDO nossa pátria …ao se submeter de forma irresponsável a nação Ianque…desnacionalizando nossas indústrias , empobrecendo nosso povo e arruinando a esperança do futuro de nosso jovens e por extensão nosso povo …e isso estamos vendo AGORA NESTE GOVERNO QUE VCS MESMO DERAM SEUS VOTOS , E por tudo isso e muito mais que este atual governo vem realizando em suas barbas ..vcs me veem coma lenga lenga …de pt…pt..pt.. comunistas ..comunistas…blás..blás…imbecis de idiotas adultos .

    Acordem pessoal vamos em frente ..vamos ajudar o CN e este blog da liberdade com debates sérios e coerentes com a História e momento presente de nossa pátria ..inserida neste contexto mundial tenebroso que ora estamos passando .

    SALMO 103 A TODOS …

    YAH SEJA LOUVADO SEMPRE .

  8. Para o adeptos do Bolsonaro, os que não o apoiam são todos comunistas.
    Quem é pior: o legislativo ou o executivo?
    O problema é o sistema que permite esse tipo de executivo e legislativo. Entretanto, se não fosse o legislativo, mesmo ruim como é, fazer a reforma da Previdência, a do governo seria muito pior, o trabalhador perderia muito mais direitos e seria jogado nas mãos dos banqueiros. Digo mais, quem deve fazer as reformas administrativa e tributária é o Congresso, pela incapacidade do executivo
    Fechar o Congresso e colocar o Bolsonaro como ditador, seria um ditador muito pior do que todos os ditadores que passaram pelo Brasil, haja vista seu lado ideológico, seus pronunciamentos sobre tortura e matança.
    O problema do Brasil e a falta de educação do eleitor, principalmente a política, elegeram os parlamentares ruins e levaram ao segundo turno os dois piores candidatos. Isso faz parte do sistema, precisa manter o povo na ignorância política

  9. Não compreendo a pena quando o pt comprava e vendia deputados e leis, a democracia prosperava de vento em poupa, e agora que não se compra e não se vende ela está em perigo????????
    Devo estar enlouquecendo, alguem me ajude a entender essa teoria.

    • Ah, clandestino, não te faça di desentendido..

      A rebelião do congresso,contra o primeiro ministro Heleno, é o quê.??

      Promessa de compra e venda,o Planalto está indo as compras,mas, não está “horrando”,os compromissos..

      O congresso,leia se,Alcolumbre,o Botafogo,querem resgatar as promissórias..

      Por,isso a quebra di braço..

      Deixa ser Maria vai com as outras,e
      Te liga no tabuleiro do Xadrez político.

      Entendeu, Entendeu, Entendeu,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *