“Tenho profundo respeito pelo magistrado”, diz Fux, ao ser indagado sobre as mensagens

Resultado de imagem para fux

Luiz Fux não aceita as críticas e acusações ao ex-juiz Sérgio Moro

Bernardo Mello
O Globo

Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, em seminário na Escola de Magistratura do Rio (Emerj) nesta segunda-feira, que uma das qualidades que devem ser mantidas por juízes é a de serem “olimpicamente independentes”. A fala ocorreu durante a abertura do evento “A Magistratura que Queremos”, que teve como um de seus coordenadores o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão.

Após o evento, Fux evitou comentar o conteúdo vazado dos diálogos entre o atual ministro da Justiça Sergio Moro e o coordenador da Lava-Jato Deltan Dallagnol, publicados pelo site “The Intercept Brasil”.

INDEPENDÊNCIA – Em um dos diálogos, Dallagnol afirmou a Moro que havia ouvido de Fux um apoio à Operação Lava-Jato. Moro, então, responde com a frase em inglês “In Fux We Trust” (“Em Fux nós confiamos”).

– Esse caso não quero comentar, até porque tenho profundo respeito pelo magistrado (Moro). Não quero me imiscuir na independência dele, assim como não gostaria que ele se imiscuísse na minha – disse Fux aos jornalistas.

Fux também defendeu, em sua participação no seminário, que juízes tenham “conhecimento enciclopédico”, “nobreza de caráter” e “a arte de fazer uma justiça caridosa se tornar uma caridade justa”.

VALORES DA SOCIEDADE – O ministro do STF argumentou ainda que há casos em que juízes precisam levar em conta “valores morais da sociedade” e “razões públicas” na hora de proferir decisões. Em julgamento na última quinta-feira, Fux foi um dos oito ministros da Corte a votar a favor da criminalização da homofobia.

– Em alguns casos, o magistrado julga de acordo com sua consciência. Em outros, estão em jogo valores morais da sociedade, razões públicas – afirmou Fux.

– No meu modo de ver, nesses casos, como descriminalização das drogas, homoafetividade e a idade em que crianças entram na escola, o juiz deve levar em conta como pensa moralmente a sociedade, para verificar se a decisão condiz com o sentimento constitucional do povo – argumentou o ministro.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Sem a menor dúvida, Fux é um dos melhores ministros do Supremo e merece confiança. Além de juiz, é faixa-preta de Jiu-Jitsu. Certa vez, Gilmar Mendes tentou ridicularizá-lo no Supremo, Fux ameaçou “finalizá-lo” e ele botou o galho dentro, como se dizia antigamente. (C.N.)

14 thoughts on ““Tenho profundo respeito pelo magistrado”, diz Fux, ao ser indagado sobre as mensagens

  1. Eita !

    Novo requisito ou um plus para ser ministro do supremo, faixa preta ?

    E esta ameaca de finalizac,ao do outro! Isto nao parece atitute adequada de um juiz do supremo.

    E vcs batem palmas!

    Todos merecem vaias – voces e este juiz.

  2. Ué …me corrija Sr. CN …Não foi o Sr. Mesmo que fez há anos atrás na nossa querida TI…em sintonia com Mestre HF… Uma reportagem sobre esse degenerado deste traira …. ( que todos sabem vivia atrás do pessoal do PT..aqui do rio para ser indicado ao STF..)… que fez uma LAMBANÇA PROCESSUAL só para beneficiar a TELE-SENA do degenerado Sr. SS… ..UMA VERGONHA DE ESCÂNDALO QUANDO ESTE TRAIRA estava no STJ ? – Não foi isso mesmo Sr. CN …? Tu me mesmo ajudou-nos DENUNCIANDO com informações deste caso tenebroso e vergonhoso que …verdade ou não ..?
    Como o Sr. agora nos diz textualmente que este degenerado é um excelente juiz(ministro ) ?
    Puxa Sr. CN … A COUSA TÁ FEIA MESMO … MUDASTE seu olhar critico ou tem algo mais no reino das forças ocultas ? HA..HA..HA..
    Vi Elogios seu destinados a ELIANA CALMON …FUX , ..BARROSO …. etc.. HA..HA..HA..Todos na sua visão ” ótimos ” juizes HA..HA..HA..
    YAWHE SEJA LOUVADO …sempre …

  3. Boa noite , leitores (as):

    Senhores Bernardo Mello (O Globo ) , Carlos Newton e Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) , defendeu, em sua participação no seminário, que juízes tenham “conhecimento enciclopédico”, “nobreza de caráter” e “a arte de fazer uma justiça caridosa se tornar uma caridade justa”.
    Quantos Ministros / Juízes seus colegas do Supremo Tribunal Federal – STF , estão enquadrados nos pressupostos acima mencionados , uma vez que mal e porcamente o papel ” CONSTITUCIONAL DE VOCÊS ” ?
    Vocês levaram 25 anos para tomar e julgar uma questão de interesse público , e muitíssimos hábeis e imediatistas para salvar criminosos ricos e influentes , apesar de toda estrutura e rios de dinheiros públicos á disposição de vocês .

  4. O Mundo inteiro faz avanços muito bem-vindos na utilização do Hemp, que chamamps de Cânhamo.
    As casas mais confortáveis hoje na Europa são feitas com o talo do canhamo picado misturado á cal, num processo limpo e de resultado extremamente eficiente.

    Imagino o que um governo bozolado como esse diria se tentassemos inserir essa tecnologia no Brasil…
    Petista, maconheiro, vermelho, comunista, blac bloc, o escambau…..
    Cânhamo é a melhor fibra do planeta, 1 hectare produz 4 vezes mais fibra que o Algodão.
    Na arquitetura nem utilizamos a fibra, mas o talo da planta…..
    Quem pode plantar cânhamo no Brasil?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *