Teori Zavascki manda inquérito sobre Lula e Delcídio para a Justiça Federal do DF

O ministro-relator Teori Zavascki continua fatiando a Lava Jato

André Richter
Agência Brasil

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou esta sexta-feira para a Justiça Federal no Distrito Federal um inquérito em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-senador Delcídio do Amaral são acusados de tentar impedir o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró de assinar acordo de delação premiada com a força-tarefa de investigadores da Operação Lava Jato.

Na decisão, Zavascki entendeu que o processo deve ser remetido para a Seção Judiciária de Brasília porque a suposta tentativa de embaraçar as investigações ocorreu em Brasília. Além disso, o ministro entendeu que outro inquérito que envolve os acusados tramita na Corte.

O entendimento do ministro diverge da manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que solicitou a remessa da investigação para a 13ª Vara Federal em Curitiba, comandada pelo juiz federal Sério Moro, responsável pelas investigações da Lava Jato na primeira instância do Judiciário.

ESTEVES E BUMLAI – Além de Lula e Delcídio, o ex-controlador do banco BTG Pactual, André Esteves, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai, também são investigados no inquérito.

No dia 13 de junho, Zavascki decidiu remeter ao juiz Sérgio Moro outras duas investigações sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato.

Com a decisão, foram enviadas para Curitiba as apurações sobre a compra de uma cota de um apartamento no Guarujá (SP) e sobre benfeitorias em um sítio frequentado pela família de Lula em Atibaia (SP).

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG  – Como  se vê, o ministro-relator Teori Zavascki continua fatiando a Lava Jato. Agora, este inquérito de Lula e Delcídio vai cair com o juiz Vallisney de Oliveira, que não é de brincadeira e está conduzindo a operação Zelotes, que investiga dois filhos de Lula, Fábio e Luís Cláudio. Parodiando o velho ditado, a família que se corrompe unida pode ser condenada unida.  (C.N.)

7 thoughts on “Teori Zavascki manda inquérito sobre Lula e Delcídio para a Justiça Federal do DF

  1. Bom ver Juízes que não estão no holofote de vaidades. Isso demostra que estamos na UTI do STF, mas pode ter vida depois dessa fase. Sobre os pagamentos de aviação de viagens dos homens da toga ninguém falou ninguém viu.

  2. Eu só acredito na justiça brasileira quando acabar o foro privilegiado de políticos e ministros, sobretudo do Supremo. Não tem lógica em democracia, uma instituição que não se submete a julgamento qualquer que seja institucional e que exerce o papel de juiz supremo.
    Isso beira ao fascismo jurídico. O que estes juízes têm decidido em nome da lei, não passa de ativismo político-partidário. Mas o que impressiona é a audácia de subestimarem a inteligência do povo!

    • Cara VERA, assino em baixo. acabei de fazer um comentário no artigo Juiz Moro demonstra…
      O cidadão eleitor, vota com consciência e Dignidade, para tirar as instituições na podridão em que se encontra, ou vai bancando o idiota, do voto obrigatório, fazedor de currais, o inicio é mandar as urnas eletrônicas, fraudáveis, para o lixo, e voltar ao voto papel, fiscalizado pelo cidadão delegado dos partidos na apuração, a eleição de Dª DILMA, por ordem do Toffoli, foi secreta, nem os ministros do TSE, podiam entrar na sala, sem fiscalização, portanto o resultado é falso e hipócrita.
      Que DEUS nos ajude e proteja o JUIZ SERGIO MORO E EQUIPES MPF E PF, QUE SÃO EXEMPLOS DE DIGNIDADE, na lavagem da corrupção galopante, e que os juízes sejam JUÍZES, respeitando
      E HONRANDO A Srª JUSTIÇA.

  3. Concordo Theo,
    Sobretudo, que precisamos enviar boas energias ao juiz Moro e àqueles que se unem a ele nessa àrdua missão de lutar contra o crime organizado que saqueia o erário.
    Peço também muita luz para o supremo, a julgar pelas últimas decisões, estão precisando.

  4. Nada impede que o juiz de Brasília entenda que a competência é o do Juiz Moro e encaminhe os autos para lá! Certamente o Moro não vai suscitar conflito negativo de competência! Pelo contrário!

  5. Faltou o filho de Cerveró. O juiz devia fazer acareação entre eles para saber quem está mentindo mais que outro. Uma coisa podemos deduzir: Cerveró não recebeu os 250 mil reais. E a gravação foi programada para pegar quem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *