Mário Assis Causanilhas
Na parte final de seu estudo, o antropólogo Flávio Gordon explica como o filósofo Olavo de Carvalho insere a China como peça fundamental da Nova Ordem Mundial, na qual o grande capitalismo se utiliza das práticas socialistas para garantir a supremacia do capital nas relações sociais, políticas e trabalhistas.
###
ENTENDA POR QUE BILIONÁRIO CAPITALISTAS INVESTEM EM TESES ESQUERDISTAS
Flávio Gordon Gazeta do Povo
Ora, se o objetivo já não é apenas o de enriquecer, mas o de dominar o Estado, e, mais amplamente, as consciências, qual modelo de regime político levou esse domínio às raias da perfeição, desenvolvendo uma tecnologia de controle da sociedade e do indivíduo jamais vista em outros contextos históricos? O modelo socialista, por óbvio.
E é também óbvio que os metacapitalistas (bilionários capitalistas que financiam a nova esquerda) só apoiam medidas socializantes por saberem que, em termos estritamente econômicos, um regime socialista pleno é uma impossibilidade lógica e prática. Sabem disso, aliás, como a Nomenklatura bolchevique sempre soube, ao menos desde que Lenin lançou a Nova Política Econômica.
ECONOMIA DE MERCADO – A estatização completa da economia é inviável, e, para se manter de pé, todo governo de tipo socialista precisa tolerar algum grau de economia de mercado, ainda que de maneira clandestina (ver, sobre isso, “USSR: The Corrupt Society – The Secret World of Soviet Capitalism, de Konstantin Simis”).
É precisamente esse misto de economia capitalista e governo socialista que tem fundamentado a nova ordem mundial surgida com o fim da Guerra Fria. Numa espécie de acordo tácito com os comunistas, os metacapitalistas do Ocidente chegaram à conclusão de que seria preciso criar alguma forma de síntese entre o dinamismo econômico do capitalismo liberal e a eficiente tecnologia de controle social e imposição de consenso manejada pelos regimes socialistas.
EXEMPLO DA CHINA – Não é à toa que, como protótipo dessa síntese, a China esteja se alçando à posição de potência hegemônica na ordem mundial contemporânea.
Com a tolerância, quando não mesmo o endosso, dos metacapitalistas. Como sugeriu o intelectual chinês Di Dongsheng, que mencionei em artigo anterior, Pequim sempre exerceu forte influência sobre Wall Street, e voltará a exercer a partir da posse de Joe Biden.
E, muito embora tudo isso ainda soe inconcebível para a maioria das pessoas (a exemplo dos meus amigos liberais), a verdade é aquela que, há 100 anos, escreveu o grande romancista britânico H. G. Wells (um notório socialdemocrata): “O grande negócio não é, de forma alguma, antipático ao comunismo. Quanto mais cresce, mais se aproxima do coletivismo”. Bingo!
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Trata-se de enésima versão da teoria conspiratória mais conhecida – a Nova Ordem Mundial. Como suas antigas previsões – iniciadas séculos atrás – jamais se concretizaram, os teoristas foram providenciando alterações através dos tempos. As mais recentes fizeram um contorcionismo danado para incluir a China. Até então, quando me falavam da tal Nova Ordem, eu perguntava, lembrando Garrincha: “Já combinaram com os russos e chineses?”. E isso desmontava qualquer teoria. Mas agora deram um jeito de incluir a China, para dar mais lógica.
Mas a teoria do terraplanista Olavo de Carvalho começa com uma falsa premissa. A de que bilionários capitalistas financiam as esquerdas para se livrarem da submissão ao mercado. O que acontece é que os grandes empresários são pessoas preparadas e de visão ampla. Chegam ao final da vida, sentados sobre aquela montanha de dinheiro e têm a consciência pesada de nada terem feito para melhorar o mundo. Por isso, as fundações investem em teses de esquerda, porque são mais humanitárias. É uma forma de aliviar um pouco a consciência, apenas isso, como acontecia antigamente, quando os velhos ricos doavam seus bens à Igreja, tentando comprar o perdão divino.
Quanto à China, não é protótipo de nada. Tem de ser uma ditadura sangrenta, porque é formada por várias nações que se odeiam, como na antiga União Soviética. São países e povos que têm tradições, línguas, hábitos e religiões diferentes. Se houver democracia, a China se desmembra em várias nações. Ela só cresceu assim, aceleradamente, porque aceitou acolher as indústrias poluidoras proibidas em seus países de origem e que lá foram remontadas. O famoso Rio Amarelo mudou de cor e não é mais perene, Morrem cerca de 20 milhões de pessoa/ano, por causa da poluição, mas o Comitê Central do Partido Comunista não está nem aí.
O Brasil agravou a atual crise por causa dessa teoria maluca. O terraplanista Olavo de Carvalho tentou inoculá-la na cabeça de Bolsonaro, dos filhos, do chanceler Ernesto Araújo etc., e foi um desastre. Queimou os neurônios deles, que hoje estão em outra galáxia, todos são novos normais, completamente baratinados.
O vice Hamilton Mourão e os generais do Planalto escaparam por enquanto, porque tinham sido vacinados previamente na Escola Superior de Guerra. Mas a teoria é contagiosa e alguns militares já apresentam sintomas. É aí que mora o perigo, sem novidades no front ocidental. (C.N.)
Caro Carlos Newton, parabenizo-o pela Nota da Redação. Esclarecedora e até divertida,
Olavo de Carvalho é um espertalhão que elucubra teorias malucas para enganar os incautos.
Não consigo acreditar que ele pensa isso.
1) Os primeiros imigrantes chineses chegaram ao Brasil logo depois da “Abolição da Escravatura”, instalaram-se no RJ, SP, MG e até PE e começou então o sabor dos maravilhosos pastéis…
2) O livro, A China no Brasil, conta isso e muito mais, publicado pela Unicamp, onde foi tese de doutorado.
3) O Imperador D Pedro II gostava da Filosofia Chinesa, e fez a Vista Chinesa, pequeno pagode na Floresta da Tijuca, RJ.
4) Chineses trouxeram o culto budista a Kwan Yin, Deusa da Misericórdia.
5) Vem daí a amizade sino-brasileira…
O Olavo vai ser ministro da educação? 🙂
Não
Está com muita s dividas
Grande parte desses fenômenos político-econômicos pode ser explicada pela teoria das Ondas Longas de Nikolai Kondratiev, cuja preconização está muito aquém da Era Olavo de Carvalho.
Até aceito que a China de fato é uma ditadura! Mas diferentemente da União Soviética, milhares talvez milhões de chineses tem a oportunidade de viajar e visitar países e cidades icones do capitalismo ocidental, Paris que o diga. A maioiria esmagadora deles volta para seu país, ninguém fica no Ocidente pedindo asilo pra escapar da feroz ditadura chinesa. Alguma coisa está errada na narrativa. Provavelmente nem a China é assim uma ditadura tão ferrenha assim como os grandes países ocidentais(EUA, França, Reino Unido, etc..) são de fato paraisos capitalistas. Aliás não existe paraíso na Terra, o que existe são diferentes graus de inferno, alguns mais brandos outros muito mais ardentes.
É por isso que eu sempre digo:
OS MAIORES CONSPIRADORES SÃO OS CONSPIRACIONISTAS!
O que seria dos espertos se não existissem os otários ? No brasil tem consumidores para tudo, até para delírios. Certa feita, um amigo estava meio que durango kid, e conhecedor da personalidade brasuca, de grande parte do nosso povo, tipo maria-vai-com-as-outras, típica de grande parte da população, pegou um monte de merda de cabrito, seca, deu-lhe um banho de perfume, embalou em micro embalagens douradas de ótima aparência, e levou tudo pra vender numa feira livre, vendeu tudo, e voltou para casa com os bolsos cheios de dinheiro vivo, e salvou a semana. Sobrou dinheiro até para pagar uns tragos para o meu amigo cana brava. Será que esse olavo está trabalhando de graça para os bolsonaros ?
Um “coco” este comentário!
Acho que este mundo já acabou e estamos nele de teimosos…
Não é possível …
Ou será ?
Credo !