Toffoli diz que “Brasil não pode conviver com um clima de disputa permanente”

Mesmo sem citar Bolsonaro, nota foi uma resposta a vídeo compartilhado

Reynaldo Turollo Jr.
Folha

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, afirmou em nota nesta quarta-feira, dia 26, que não há democracia sem um Parlamento atuante e um Judiciário independente, e que o Brasil não pode viver um clima de disputa permanente.

“Sociedades livres e desenvolvidas nunca prescindiram de instituições sólidas para manter a sua integridade. Não existe democracia sem um Parlamento atuante, um Judiciário independente e um Executivo já legitimado pelo voto. O Brasil não pode conviver com um clima de disputa permanente. É preciso paz para construir o futuro. A convivência harmônica entre todos é o que constrói uma grande nação”, afirmou, em nota.

VÍDEO – Como noticiado nesta terça-feira, dia 25, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) encaminhou a seus contatos no WhatsApp um vídeo que conclama a população a ir às ruas no dia 15 de março, quando está marcado um ato pró-governo e contra o Congresso.

Após a repercussão negativa do episódio, Bolsonaro escreveu no Twitter, nesta quarta-feira, que as interpretações sobre o compartilhamento do vídeo são “tentativas rasteiras de tumultuar a República”. Ele não negou que tenha encaminhado o vídeo a seus contatos.

RESERVADO –  “Tenho 35 milhões de seguidores em minhas mídias sociais (Facebook, Instagram, YouTube e Twitter) onde mantenho uma intensa agenda de notícias não divulgadas por parte da imprensa tradicional. Já no WhatsApp tenho algumas poucas dezenas de amigos onde, de forma reservada, trocamos mensagens de cunho pessoal”, escreveu.

Pela manhã, o decano do Supremo, ministro Celso de Mello, disse em nota à coluna Mônica Bergamo que, se confirmada a conclamação feita por Bolsonaro, ela revela “a face sombria de um presidente da República que desconhece o valor da ordem constitucional, que ignora o sentido fundamental da separação de Poderes, que demonstra uma visão indigna de quem não está à altura do altíssimo cargo que exerce e cujo ato de inequívoca hostilidade aos demais Poderes da República traduz gesto de ominoso desapreço e de inaceitável degradação do princípio democrático!!!”.

“DEFESA DAS INSTITUIÇÕES” – Sem citar Bolsonaro explicitamente, o ministro Gilmar Mendes divulgou no Twitter uma mensagem em defesa das instituições e da separação dos Poderes.

“A CF88 [Constituição Federal de 1988] garantiu o nosso maior período de estabilidade democrática. A harmonia e o respeito mútuo entre os Poderes são pilares do Estado de Direito, independemente dos governantes de hoje ou de amanhã. Nossas instituições devem ser honradas por aqueles aos quais incumbe guardá-las”, escreveu Gilmar.

MANIFESTAÇÃO – Líderes políticos como os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso e o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Felipe Santa Cruz, manifestaram repúdio, ainda na noite de terça (25), à iniciativa de Bolsonaro de compartilhar vídeos que convocam manifestações para o próximo dia 15.

Santa Cruz disse que o ato de Bolsonaro, se confirmado, pode abrir caminho para pedido de impeachment. “Entendo que é inadmissível, o presidente está mais uma vez traindo o que jurou ao Congresso em sua posse, quando jurou defender a Constituição Federal. A Constituição e a democracia não podem tolerar um presidente que conspira por sua supressão”, afirmou.

Segundo ele, a convocação pode se enquadrar no artigo 85 da Constituição, que diz que “são crimes de responsabilidade os atos do presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra: […] o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação”.

BOLSONARO  – Após a repercussão sobre o vídeo que compartilhou, Jair Bolsonaro orientou a sua equipe de governo a evitar endossar publicamente a manifestação marcada para o dia 15 contra o Congresso.

Em conversas na manhã desta quarta, o presidente disse a aliados e a auxiliares que não está incentivando o protesto e que apenas reencaminhou em um grupo privado um conteúdo que lhe foi enviado. Segundo relatos feitos à Folha, o presidente avaliou que o fato de ele ter compartilhado o conteúdo não é algo grave e considerou que tem havido um exagero na repercussão do episódio.

DESGASTE – Para evitar novas críticas, no entanto, a ordem repassada pelo Palácio do Planalto é para que a equipe ministerial não compareça à manifestação de março para evitar um desgaste desnecessário com o Legislativo e o Judiciário.

A manifestação do dia 15 é uma reação à fala do ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Augusto Heleno, que chamou o Legislativo de “chantagista” na semana passada.

O ato estava previsto desde o final de janeiro, mas acabou mudando de pauta para apoio a Bolsonaro e encorpando insinuações autoritárias após Heleno atacar o Legislativo.

24 thoughts on “Toffoli diz que “Brasil não pode conviver com um clima de disputa permanente”

  1. “O ato estava previsto desde o final de janeiro, mas acabou mudando de pauta para apoio a Bolsonaro e encorpando insinuações autoritárias após Heleno atacar o Legislativo.”

    Resumindo, o final desmente o texto todo.

    O ato de apoio já estava previsto, o presidente não convocou e não tem ataque ao congresso. Só ao centrão e comunistas. kkkk

    A imprensa é a maior fonte de fake news.

  2. Artigo mal escrito, remendo de colagens diversas, apenas para fazer uma livre interpretação de culpa para o Bolsonaro.

    Bolsonaro , provável seja tudo o que se pensa e se imagina, mas o saco está enchendo com todos estes cara de paus diversos , o tempo inteiro literalmente cagando leis.

    neste caso, nas leis.

    Aqui no sul, estamos preparados para estes agentes , existe um produto muito popular Jimo Cupim, usado para tratar cara de pau.

    pelo amor de Deus, fazer colagens, com chamada para Tofolli ( Sim voce nao está enganado Tofolli, como fonte de guardião da constituição e da democracia, sim Tofolli) para encurralar mais um pouco Bolsonaro??

    Vamos parar com esta tortura.

    O que devemos fazer?

    cancelar o voto em Bolsoanro e chamar a quadrilha de volta??

    Assim a democracia não correrá riscos???

    Tá bom,, vou indicar a seção eleitoral e a urna que votei e vou pedir arrependimento oficial.

    Chega ??

    Ou devo me açoitar em praça publica ?/

    Volta Lula, Volta Dirceu, Dilma, Cabral, Nestor, Duque, Preto, Palocci, ….

    O brasil precisa de voces

  3. Resolvi assistir o tal vídeo que o Bolsonaro compartilhou no seu WhatsApp pessoal.
    Fiquei perplexo. É surreal. Só em terras brazucas mesmo. Será que os que tanto comentam, viram?
    O vídeo é uma convocação para um ato de apoio ao presidente contra seus INIMIGOS. Só fala isso. Nenhuma palavra contra congresso, deputado, juiz, ministro, democracia, nada. Aonde isso é afronta à democracia? Enlouqueceu a mídia toda? Não existe nenhuma micro menção à golpe, fechamento de congresso, de STF.
    É como se alguém interpretasse a marcha da maconha como um ato à favor do CV, TCP e PCC. Pela libertação do fernandinho beira-mar.
    É a degradação semântica interpretativa no seu mais baixo nível.
    A mídia-ativista vai vencer. Como dizia Nelson Rodrigues: “Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos… ”
    Aí vai o link da própria Vera Magalhães, para quem ainda não viu o subversivíssimo vídeo:
    https://brpolitico.com.br/noticias/bolsonaro-manda-video-convocando-para-ato-anti-congresso/

    • Caro leitor e comentarista Jose Augusto Aranha,
      Eu já havia assistido esse vídeo algumas vezes, e a exemplo do leitor não vi NADA nele da forma com que a extrema imprensa está apregoando.
      De fato, não se fala ou se escreveu congresso nacional, não é citado nenhum nome de deputado, nem de ministro, NADA.
      Recentemente, no Circo Voador, na Lapa, Rio de Janeiro, na comemoração dos 40 anos de fundação dessa agremiação política dos trabalhadores que não trabalham e dos estudantes que não estudam, o Deputado Federal pelo PSOL/RJ Marcelo Freixo BRADOU para a militância que “NÓS TEMOS QUE DESTRUIR O GOVERNO BOLSONARO”.
      Ele pode assim se manifestar porque é de ESQUERDA, já os de DIREITA não podem.
      Entendi.
      Engana que eu gosto.
      Acuse-os daquilo que vocês são.
      Quanta DESFAÇATEZ!
      Quanta HIPOCRISIA!

      • Bem oportuna a sua lembrança do urro de extermínio do Freixo junto com seus aliados do PT, PCdoB, etc.
        Outro Psolista, glauber, também pode chamar reiteradamente o Ministro da Justiça de miliciano, capanga e ladrão que ninguém vê ataque à democracia.
        Afinal, exterminar um Presidente eleito (de acordo com as regras, urnas e apurações que ELES gerenciam) ou caluniar e difamar um Ministro (SEM a mais remota prova apresentada) é legal, bom, permitido, correto, normal e corriqueiro (para eles).

  4. Este toffoli é uma besta.
    Despreparado, reprovado duas vezes no exame da ordem dos advogados, um advogado de última categoria, é o exemplo claro de quem não pode ser membro de tribunal nenhum.
    Não tem caráter , pois nunca se deu por impedido ao julgar assunto de interesse do famigerado pt, do qual foi advogado.
    É um crápula.

  5. Essa declaração de Celso de Melo (o juiz de merda, conforme Saulo Ramos) mostra claramente o nível de preconceito dos figurões do STF contra o presidente Bolsonaro. Aposto que esse puxa saco da esquerda nem sabe direito o que o PR fez e já vai condenando.

    É a mesma mentalidade de Rosa Weber, que deu um exemplar da Constituição para Bolsonaro insinuando de forma desrespeitosa que ele não respeitaria a Constituição.

    Interessante é que é o STF que vive sapateando em cima do direito e da Constituição e essa cambada de “defensores” da democracia não diz nada!

  6. Uma Nação que depende de análises, palavrórios inúteis, pensamentos, gestos ou conselhos de gente da “qualidade ruim e duvidosa” de Tofolli, Celso Melo, Lula, Maia, Lewandovski, Gilmar Mendes, Ciro e Cid Gomes(dupla espoleta diarreicas cerebrais), Zé Dirceu, Humcerto Bosta(senador diarreico pernambucano),Paulo Câmara, Geraldo Júlio, Tadeu Alencar(troika lulopetralha pernambucana) e outras coisitas de “gênero e grau ruins” é porque passou do fundo do poço, a lama se espalha por todos os lados. Que Democracia é essa que o Cidadão de bem não pode protestar pelo nível criminoso e ruim dos Poderes Legislativos e Judiciário dessa Nação que foi assaltada impunemente, cinicamente. criminosamente, em 20 anos de crimes e genocídios grandiosos(redundantes pelas filas de miseráveis dormindo pelas ruas do Brasil) pela “Cumplicidade Total dos 3 podresres” e nenhuma dessas Casas e desses “Juristas Fétidos e Estupradores de Leis e da Constituição” fizeram nada por esse Povo e essa Nação(Soltaram e Protegeram o seu Chefe e Comandante da Organização Criminosa que destruiu o Brasil) e nos deixaram chegar a esse Estado de Degradação Humana, Econômica, Financeira, Social, Política, Histórica, Moral, Ética e Existencial ???? Estão com ódio ao Povo que já os não suportam, acharam pouco os roubos e mais de 15 milhões de desempregados e mais de 40 milhões sem procurarem emprego por que a Base Econômica do País foi roubada, destruída por essa sociedade de canalhas dos 3 Podresres dessa Nação em Decomposição Moral, rastro e legado desses “podres agentes do crime organizado” que fingem vivermos numa democracia ,quando somos sequestrados e reféns dos maiores bandidos da História Republicana Brasileira. Tenham Vergonha na cara e deixem o Povo Gritar, Chega de Chantagens e Crimes contra o Brasil e seu Povo !!! O General Heleno falou e desabafou tudo o que o Povo Brasileiro quer dizer e vai dizer aconteça o que acontecer !!!!!

  7. Demorou, só faltava ele. Lula Petrolão, FHC Privataria, Gilmar Habeas, Botafogo, Alcolumbre Calheiros e finalmente, Tófolli Amigo. Pronto, o time dos maiores canalhas do país está formado. O time tem excelentes reservas.

  8. Tófoli é um bandido egresso do PT que pensa que pode apagar o que fez no passado não tão distante. Bolsonaro, apesar dos pesares, foi eleito pelo povo por maioria, e Tófoli foi eleito por quem? Por Lula e a quadrilha, para segurar as pontas quando a casa caísse. Essa é a verdade. Quem quiser dar ouvidos a Tófoli, que dê, mas deve saber que está sendo enganado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *