Toffoli tem uma recaída petista e manda soltar Paulo Bernardo, seu amigo pessoal

Bernardo consegue escapar da cadeia, por enquanto

Deu no Estadão e na Folha

O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli mandou soltar nesta quarta-feira o ex-ministro Paulo Bernardo que atuou no Ministério do Planejamento no governo Lula e na pasta de Comunicações durante a gestão Dilma, detido durante a Operação Custo Brasil.

O ex-ministro havia sido preso preventivamente na quinta-feira passada (23) com outros 10 alvos da investigação sobre o esquema Consist – empresa de software que teria desviado R$ 100 milhões de empréstimos consignados no âmbito do Ministério do Planejamento durante a gestão de Bernardo.

A investigação mostra que o advogado Guilherme Gonçalves, estabelecido em Curitiba, teria atuado como repassador de propinas do esquema Consist para o ex-ministro e teria, ainda, bancado despesas da mulher de Bernardo, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), na campanha de 2010. A parlamentar e seu marido negam ter recebido valores ilícitos.

SEM JUSTIFICATIVA? – Toffoli afirmou que não há elementos no processo que justifiquem a manutenção da prisão preventiva, como uma possível fuga de Paulo Bernardo para o exterior ou o risco de interferência nas investigações e cometimento de novos crimes se colocado em liberdade.

O ministro determinou que a Justiça de São Paulo –responsável pela operação – avalie a necessidade de aplicação de medidas cautelares alternativas, como prisão domiciliar e uso de tornozeleira eletrônica.

Em sua decisão, o ministro criticou o uso das prisões preventivas, que podem representar antecipação da punição, e chegou a citar o caso do mensalão como exemplo.

“Aliás, nem mesmo no curso da AP nº 470, vulgarmente conhecida como o caso “mensalão”, conduzida com exação pelo então ministro Joaquim Barbosa, houve a decretação de prisões provisórias, e todos os réus ao final condenados estão cumprindo ou já cumpriram as penas fixadas”, escreveu Toffoli.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O ministro Dias Toffoli, que deve sua carreira ao PT, parecia ter se tornado um juiz independente. Mas como se vê, subitamente teve uma recaída petista. Por ser amigo pessoal de Paulo Bernardo, deveria ter se declarado suspeito para julgar, mas parece que esse cuidado está fora de moda na Justiça brasileira. Se a decisão de Toffoli virar norma, a Lava Jato estar´pa desmoralizada. (C.N.)

34 thoughts on “Toffoli tem uma recaída petista e manda soltar Paulo Bernardo, seu amigo pessoal

  1. Quando o Sr. Carlos Newton elogiou esse Juiz do PT, disse que tinha descoberto a jogada deles no STF. Uns jogam certo e outros, na maioria se queimam. Depois eles trocam de posição e assim, ganham credibilidade por um tempo.
    E também disse que isso foi iniciado desde o mensalão. Quem não lembra da atuação do Fux apoiando Barbosa ? Barbosa parece ter se acovardado e pediu penico, mas Fux que saiu “bem na fita” passou a jogar com o time e Toffoli e mais comunista de todos ele, o Fachin, passaram a fazer o jogo dos que estão se afastando do PT. Vamos ver agora, qual deles vai passar a assumir o papel de “mocinho” perante a opinião publica.
    Sr. Carlos Newton, “tá tudo dominado” !

  2. Toffoli, o cachorrinho obediente do PT, não surpreendeu ninguém. Todos sabem da ração extra que esses totós petistas ganham por abanar o rabinho pros donos. Essa merda de país é realmente uma vergonha! Intervenção Militar Já, aos moldes de 64!

  3. Ah, isso era visto que aconteceria. No Brasil a preocupação com o criminoso é enorme. Tem-se todo o cuidado que o autor do crime receba todas as garantias facultadas pela lei. Nada pode ser negado ao autor do crime, que possa arranhar a sua defesa.
    Já a vítima, é logo esquecida, nem 100 milhões de reais tirados dos “argolados”, justificam manter por um tempo maior na cadeia, quem é
    acusado da prática de crimes. O argumento é sempre o mesmo, prisão preventiva não pode ser antecipação de pena, que até pode não vir.
    Se a nossa justiça tivesse ao menos uma agilidade mais racional, poderíamos até aceitar, mas ela em matéria de velocidade, perde até para um cágado e sempre bom lembrar também que certos “julgadores” utilizam como lema o dito,”para os amigos o favores da lei, já para os inimigos, os rigores da lei.
    Para um pais como o nosso, ter sido decretada a
    prisão do bernardão, mesmo que por poucos dia, já foi um avanço.

  4. O Sr. Carlos Newton alia a serenidade de um juiz Sérgio Moro à do presidente da Comissão do Senado Benedito de Lira na edição dessa Tribuna.

    Que nunca desanimem quando do cruzamento de generosidade com sabedoria advenha a severidade do imponderável da história fruto dos homens, conscientemente ou não.

    A coordenação e atuação competente de comentaristas e colaboradores de valor fazem desse espaço um local aberto para todos que buscam força e disposição para atravessar os seus próprios Rubicões.

    Temos a clara certeza de que todos os dias ao pousar sua cabeça para o repouso estará tranquilo em relação ao que lhe competia fazer.

    alea jacta est
    a sorte está lançada

  5. Agora os desdobramentos: outro no mesmo barco pede pra sí a mesma condescendência tida com PB. O argumento usado por Toffoli tem de valer para todos ou vale o ditado modificado: cada cara, uma sentença?

  6. VISITA OU INDULTO PRESIDENCIAL ?????

    Oposição fala em manobra para salvar Cunha.
    ——————————————–
    Por: Severino Motta 29/06/2016 às 14:01
    Partidos de oposição acreditam que o movimento para salvar Eduardo Cunha cresceu nos últimos dias.
    Deputados que antes diziam ter certeza da cassação, hoje já não apostam todas as fichas na expulsão de Cunha da Câmara.
    ( Radar Veja )

  7. Briguei contra a Dilma e asseclas para ver se iriam dar uma limpeza nesse país, não para manterem 80% da quadrilha e colocarem uma plaquinha : ” Casa da Noca , Sob Nova Direção ” !

  8. A prisão foi ilegal. Toffoli continua sendo parceiro de Gilmar Mendes. Deu o “habeas corpus” pois é gritante a arbritariedade praticada. Tem o “dedo político” que ninguém desconhecer. Se o acusado está há um ano pedindo para prestar depoimento e não foi chamado e de surpresa é preso, a arbritariedade está comprovada.

    • Roubar 100 milhões dos pobres consignados (isso só o que foi descoberto) é legal, não? Tenho curiosidade de saber o que o Sr. acharia se descobrisse que estão roubando o seu dinheiro!!

  9. Infelizmente o prognóstico não é nada animador!
    Se Toffoli tivesse um mínimo de decoro, se declararia impedido de votar devido à sua amizade e intimidade com Paulo e Gleisi.
    Nosso desespero é porque a princípio, não há saída dessa situação dramática! Estamos de fato nas mãos do crime organizado!
    É estarrecedor!
    A impressão é que todos os políticos corruptos se deram as mãos em um amplo acordo mediado por um judiciário também comprometido com o crime organizado!
    Desamparo total!
    Não há alternativa além da submissão a essa situação aviltante, humilhante e caótica??Onde está a Justiça???

  10. CARO NEWTON, NR PERFEITA, ASSINO EM BAIXO, MAS… ÚLTIMA FRASE; DESMORALIZAÇÃO DA LAVA JATO, NÃO, A DESMORALIZAÇÃO É DO STF, O TOFFOLI, REPROVADO DUAS VEZES PARA JUIZ DA 1ª INSTÂNCIA, ALÇADO MINISTRO PELO PT, POR SERVIR AO PT, SE DESMORALIZA, E O STF, QUE NÃO GOZA DA CONFIANÇA DO ZÉ MANÉ, MERGULHA MAIS NO OCEANO DE LAMA QUE GRASSA NO PAÍS. ELE CITA JOAQUIM BARBOSA, INDICADO PELO PT, MAS, FIRMOU “SABER” E “CUMPRIU SER DEVER DE FAZER JUSTIÇA, ENQUANTO TOFFOLII, ESTUPRA E VILIPENDIA A SRª JUSTIÇA, EM AGRADECIMENTO AO EMPREGO LHE DADO POR BONS SERVIÇOS AO PT, A JUSTIÇA QUE SE DANE JUNTO COM ZÉ POVINHO. AFINAL ELES SE CONSIDERAM SEMI-DEUSES.
    DEUS, POR AMOR, NOS AJUDE.
    TOFFOLI, EXISTE UMA JUSTIÇA, QUE NÃO FAZ DISTINÇÃO, MAS ALCANÇA A TODOS NÓS, ALÉM TÚMULO, POR NOSSAS OBRAS(AÇÕES).
    87 ANOS, ASSISTI, TANTA FALTA DE CARACTER, É DUREZA!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *