Tofolli acumula dever de julgar com o direito que se atribuiu de também investigar

Resultado de imagem para TOFFOLI CHARGES"

Charge do Sponholz (sponholz)

Pedro Coutto           

Manchete principal da edição de quinta-feira da Folha de São Paulo, reportagem de Reynaldo Tourollo e Thais Arbex revela que o Ministro Dias Tofolli, presidente do STF, determinou ao Banco Central lhe fornecer dados sigilosos de 600 mil pessoas físicas e jurídicas. Em números redondos os dados se referem a 450 mil pessoas e 150 mil empresas.

A iniciativa inédita na política administrativa brasileira levou o procurador geral da República, Augusto Aras, a representar ao plenário da Corte Suprema sobre a legitimidade da medida. Legitimidade à primeira vista contraditória porque como está no título deste artigo o presidente da Suprema Corte resolveu acumular as funções de juiz com a tarefa de investigar o universo dos depósitos e movimentações nas contas que totalizam 600 mil. 

DUALIDADE – Na minha opinião, além da dualidade que Tofolli criou existe também a impossibilidade de conferir os dados sigilosos de contribuintes do Imposto de Renda. A determinação de Tofolli estende-se à Receita Federal. Não creio que haverá tempo para investigar volume tão amplo de dados sigilosos, incluindo a percepção de depósitos e também ao histórico dos saques nas contas e recebimentos financeiros. Ou seja, o que pretende Toffoli com essas informações? 

O presidente do Supremo que recentemente suspendeu todas as investigações junto ao antigo COAF e conseguiu pautar no STF a nova apreciação das prisões em segunda instância foi também o autos do despacho que suspendeu todas as investigações do Ministério Público, com isso livrando Fabrício Queiroz de ter que depor na PGR. 

CONTRADIÇÃO – Não sei realmente qual o objetivo de Tofolli. Mas fica clara a contradição: ele preside o Supremo e com seu ato transforma-se de fato no investigador geral do país. Tarefa hercúlea já que ele não poderá obter as informações que deseja sem cruzar os dados sigilosos dos recebimentos e saques de número tão grande de contribuintes.

Finalmente, o que pretenderá decidir quando estiver de posse de todos os cruzamentos de contas bancárias e também dos pagamentos em moeda corrente?

OUTRO ASSUNTO – Em medida provisória enviada ao Congresso, projeto de emenda constitucional de Bolsonaro, com base em iniciativa do ministro Paulo Guedes, desobriga o poder público de construir novas escolas no país. O objetivos, assinala o repórter Bernardo Caran, é reduzir os custos da administração pública e ampliar o raio de ação no ensino privado.  Para mim esse novo projeto de emenda constitucional deve causar perplexidade.

Basta comparar a média salarial das famílias brasileiras com os custos cobrados pelas escolas particulares. 1/3 da mão de obra brasileira recebe o salário mínimo. E mais de 55% ganham até 3 pisos salariais. Não é possível famílias de baixa renda inscreverem seus filhos e filhas nos estabelecimentos privados de ensino.

19 thoughts on “Tofolli acumula dever de julgar com o direito que se atribuiu de também investigar

  1. O Brasil está PODRE….

    Caem marquises, passarelas e viadutos.
    Caem governos e entram outros balangandando para cair também.
    Ministros da Economia então, enxurrada…

    O pior dessa podridão é a população.
    Não vota livremente, quando vota erra, engole o maior sapo e paga como pode.

    Quando irão lembrar que o governo está aí para prestar-lhes serviços?????

    EDUCAÇÃO GRÁTIS, EM TEMPO INTEGRAL

    Essa é a bandeira, o partido que falta, o consenso popular que mais falta.

    Quando a população brasileira for bem educada nao haverá mais ministros vagabundos, governos balangandando, marquises, passarelas e viadutos caindo…

    Quando comparo as imagens daqui da Inglaterra e as do Brasil, só de ver as fachadas das edificações, percebo o motivo de tudo aqui estar bem arrumado e no Brasil as paredes estarem caindo aos pedaços,
    NAO É QUESTÃO DE GRANA, MAS DE EDUCAÇÃO.

    Agora virou moda comer bem, valorizar a culinaria nacional, todo mundo posta imagens do que come, etc.
    Aí está a coisa, quando esse povo entenderá que ele é o ingrediente principal (dono dos impostos) e deixará de ser o produto mal servido para o Mercado devorar, para político explorar?

    Sem o povo nao existe Estado.
    Povo sem educação gera este Estado de podridão.

    Povo sem educação nunca põe a mão nos seus direitos, daí surgem Bozocraudios e tudo de podre que vem acontecendo no Brasil.

      • Óóinc! Ta pedindo AI5?
        Eu sei onde tem!
        Vá a uma hipica, procure um quadrúpede por lá, denominado Cavalo.
        Ca-va-lo.
        Entendeu?
        Quando encontrar cavalo, procure bem, sabe contar até 5? Então, procure um que esteja tendo uma ereção, conte um dois tres quatro cinco, é esse!!!!!
        Peca pra ele te dar o AI5 que voce pediu!

    • Como assim? So mudou o nome do Coaf?
      Bozoinércia ainda não conseguiu mudar o nome do INPE para PIZZA ???
      Dá um bozódio…grrrr!!!

      E de ver esses doentes bozolados faando em AI5 como o enchurrado lá em cima nos comentarios, vêm a certeza de que se esse governo continuar a Amazonia será substituída por cana….
      Governo fascinora!
      Ao inves de promover tinha que meter todo mundo em cana!

  2. Bordel sem pimp vira zona. Foi isso que aconteceu com o Brasil: elegemos um presidente frouxo, sem iniciativa nem competência para se impor. Um homem íntegro com bastante testosterona seria enérgico e probiria o abuso desse juiz folgado, mas parece que o presidente age femininamente, talvez devido á predominância de outros hormônios. Impossível conceber outra razão a não ser a biológica – a menos que outras coisas recônditas existam…

    • Esfregar muito chao de quartel..
      O motivo de tre escolhido quartel…
      Aboletar-se num quartel, mens only…..
      Gerir uma nação só falando em troca-troca…
      Rondar um princepe boitola…
      Ter cria com uma RogÊria….
      Fixação em Parmito…
      Trabalhar com 2 ou 3 colados na bunda…
      Churro…
      a lista vai longe.

  3. Veja como uma boa educação faz falta.
    Qual será a média de faixa etária dos usuários de Facebook no Brasil?

    Foi por ler mais um doido falamdo em AI5 que consultei um amigo no Brasil perguntando como andam os ânimos, nas conversas, nos bares…
    Respondeu dizendo que AI5 é um dos tópicos mais falados na plataforma atualmente…

    De certo, ninguém deve fazer a menor idéia do que significa pra estarem falando tanto nisso…

    Penso que o melhor a fazer agora é cortar o mal pela raiz, urge de ser feito antes que mais inocentes acabem morrendo.

  4. A informação que corre é que esses arquivos irão parar no PT, nas mãos de Lula, José Dirceu e outros de caráter semelhante, pois se trata de arma potente para constrangimentos e negociações privilegiadas.

    Será a implantação da “suja a jato” – oponente da lava-jato ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *