Tribuna da Imprensa, de Carlos Lacerda a Helio Fernandes

Pedro do Coutto

Hoje, 27 de dezembro, há exatamente 62 anos surgia mais um jornal no país, a Tribuna da Imprensa, fundada por Carlos Lacerda, aproveitando título de coluna que assinava no Correio da Manhã. Nasceu para ser oposição e representar a opinião pública no confronto com o poder.

Um jornal apaixonado, corajoso, sempre pronto a enfrentar tempestades, e foram várias em sua história. Em 1962, Lacerda a vendeu a Nascimento Brito, que a revendeu a Helio Fernandes.

Jornalista mais preso, perseguido e censurado da História do Brasil, personagem e testemunha, Helio Fernandes ampliou ainda mais a marca de Lacerda. Esteve sempre ao lado da liberdade, em todos os sentidos, incluindo os direitos do trabalho humano contra a corrupção que uniu, através do tempo, políticos e empresários sem escrúpulos. Espécie dupla que cresceu enormemente nas últimas décadas.

A Tribuna, agora na internet, continua o seu destino. Deveria ter Helio Fernandes em suas páginas. Pois HF não está entre os heróis cansados, de Jules Dassin. Ao contrário, um herói da vida real, um espadachim da democracia, dos direitos humanos, da liberdade. Combater a seu lado é uma honra para qualquer um.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *