Tribuna da Internet novamente com “problemas técnicos”

Carlos Newton

Mais uma vez, para variar, a Tribuna da Internet está com dificuldades de acesso e com problemas internos, conforme relata o comentarista Francisco Bendl, por todos conhecido.  Vejam a mensagem que nos enviou:

Caro Newton,

Vieram à minha casa dois técnicos: um do micro, outro da antena da Internet a rádio. Função: Descobrirem as razões pelas quais os três navegadores que uso, Explorer, Chrome e Mozzila, NÃO DÃO ACESSO à Tribuna!

Tenho logrado êxito através de um navegador inexistente no Brasil, porém lento, apesar da vantagem de irrastreável!!! É com ele que tenho postado meus comentários.

Dito isso, a causa desse impedimento deve-se AO TEU BLOG, QUE IMPEDE O MEU IP ABRIR O SITE DA TRIBUNA!!!

E deve ser assim com muitos outros, pois é visível a perda de comentaristas que temos, certamente por não acessarem o blog E TU NÃO TENS COMO FICAR SABENDO, SALVO COMO FAÇO, POR INTERMÉDIO DE E-MAIL PARTICULAR!!!

Assim, deves consultar o teu operador, e comunicar-lhe que vários comentaristas não conseguem abrir a Tribuna, pois a página para com o endereço eletrônico do blog, mas não abre, não dá acesso, e o problema é teu, do site do blog, pois impede que o meu IP e de vários outros frequentadores não possam abrir a Tribuna porque bloqueados!!!

Peço que providencies algum registro de chamada técnica e relate o problema que estamos vivendo, de modo a saber se tem algo para ser feito ou não, se é um procedimento sofisticado dos hackers e muito bem feito, dessa vez.

Ainda bem que tenho este navegador, cujo ícone é uma cebola, que me possibilita entrar em contato.

Grato pela atenção.

Um abraço.

Chicão

HACKER CONHECIDO

Por coincidência, há duas semanas tentei entrar no meu e-mail do UOL, que é o hospedeiro de nosso blog, e não consegui. A senha havia sido trocada. Tive de me comunicar com a direção técnica do UOL, que me relatou o modo utilizado pelo invasor, que tinha todos os meus dados pessoais. É triste relatar este fato, porque o invasor era pessoa de minha confiança, filho de um veterano comentarista do blog e que se havia oferecido para nos auxiliar gratuitamente, prestando assessoria nas questões de informática.

Como não gosto de serviços gratuitos, propus que ele colocasse anúncios do Google no blog e dividíssemos a renda. Mas ele usou sua própria conta bancária para receber os pagamentos, não me prestava contas, repassava algum dinheiro eventualmente. Não gostei do relacionamento e cancelei os anúncios.

Agora me surpreendo ao saber que ele trocara minha senha no UOL para ter acesso à administração da Tribuna e direcionar todo o acesso de Facebook para sua página no Facebook, com objetivo de se beneficiar com nossa audiência. Quando se fazia o acesso pelo Facebook, aparecia a foto e o nome dele, que omitirei em respeito a seu pai, a quem considero um amigo e não pode ser responsabilizado pelos malfeitos do filho.

Pouco dias depois de termos recuperado a senha do UOL, aparece esta denúncia de Bendl, para nos entristecer ainda mais. E a administração do blog  está muito lenta, nos três navegadores – Google, Mozzila e Explorer. Parece coincidência ou será que nosso personal hacker está aprontando de novo?

BENDL E FALLAVENA

Essas contrariedades ocorrem justamente quando Bendl e Fallavena surgem com idéias maravilhosas para o Blog. Uma delas é o lançamento de um livro contendo os principais artigos de nossos colaboradores, com os exemplares da edição divididos entre eles e cada um deles promovendo uma noite de autógrafos em sua cidade. É uma iniciativa muito boa, que serve para um congraçamento interno de nossa equipe.

Bendl e Fallavena se preocupam também com a manutenção do blog, sabem que não sou eterno e posso sair desta para a melhor sem aviso prévio. Eles têm a intenção de criar uma associação, que passaria a gerir e editar o blog, dando uma folga a este locutor que vos fala, que passaria a ser apenas um colunista.

Estou fazendo a relação dos comentaristas mais assíduos, para que Bendl e Fallavena entrem em contato e vocês troquem idéias.

BALANÇO DE NOVEMBRO 

Como sempre fazemos, vamos divulgar as contribuições feitas em novembro em nossa conta da Caixa Econômica Federal, agradecendo muito àqueles que nos possibilitam manter o blog:

DIA     REGISTRO        OPERAÇÃO       VALOR

03        004021         DEP DINH AG      100,00
03        031124         DEP DINH LOT       23,00
04        041341         DEP DINH LOT       25,45
04        700020         DOC ELET             100,00
05        800019         DOC ELET               31,00
09        000209         DEP DINH AG       100,00
09        090854         DEP DINH LOT        40,00
12        120947         DEP DINH LOT      100,00
13        131400         DEP DINH LOT        19,02
16        004021         DEP DINH AG        100,00
23        002915         DEP DINH AG        100,00
25        251806         DEP DINH LOT      230,00
30        002915         DEP DINH AG        100,00

E na conta do Banco Itaú foram feitos os seguintes depósitos:

03        TBI 2958.07601-6 TI         30,00
03        DOC 033.4210 ROBER    150,00
09        TBI 3841.30313-0 TI         50,00
18        TBI 0406.49194-4 C/C      50,00
30        TBI 9368.46169-6 TI         40,00

 

 

 

24 thoughts on “Tribuna da Internet novamente com “problemas técnicos”

  1. Tudo parece girar em torno de dinheiro. Sugiro abrir um BOLETIM DE OCORRÊNCIAS, e solicitar a obrigatoriedade de descobrir de onde vêm os ataque. Este é um princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, do sigilo de dados, etc.

    É só colocar o Ministério Público em acionamento, pois este é um Direito Coletivo.

    Enquanto houver possibilidade de punição até a sentença, ficarão com cagaço.
    Como descobriram os ataques dos Estados Unidos para o Brasil?
    Vamos agir e ajudar para este país não seja o país da impunidade.
    Este País vai possuir seu lugar na História, continental e maravilhosamente gostoso para viver.

  2. Infelizmente esse serviço sujo é bem maior do que se pensa. Há um verdadeiro batalhão de computadores escravos agindo. Em uma manhã tentaram invadir o meu micro doze vezes, todas com IPs da empresa Predialnet, situados dentro de uma repartição federal localizada na Rua Passos da Pátria, o problema só foi resolvido quando troquei de servidor.
    Usam várias formas e canais de invasão, uma delas é através de um malware chamado ‘doubleclique’ que foi comprado pela Google. Já quem tem e-mail Gmail deve ter muito cuidado com o Google +, pois eles mandam mensagens que nunca abrem e invadem o seu computador. O navegador que mais ‘gruda’ lixos é o Chrome, por isso aconselho sempre limparem os históricos. Mesmo tendo o meu micro, um bom sistema de segurança, para acessar o Estadão tenho que fazer login de forma constante e muitas vezes passar o programa Spybot.
    Google e PT, tudo a ver, basta ver o Google News… Mero acaso ?
    “ “Ex-lobista do Google trabalha no Planalto.
    Fernando Rodrigues 15/07/2013 15:08
    subchefe da Casa Civil foi diretor do Google Brasil de 2008 a 2011
    O subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Ivo da Motta Azevedo Corrêa (foto ao lado), ilustra como funciona a porta-giratória dentro do governo federal.
    Segundo extensa reportagem no jornal “Correio Brasiliense” de hoje (15.jul.2013), Ivo Corrêa fez a seguinte carreira:
    1) formou-se advogado pela USP e especializou-se em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública. Aprovado em um concurso público no governo federal, foi nomeado para o cargo efetivo de especialista em políticas públicas no Ministério do Planejamento. Antes, havia “ocupado diversos cargos no setor público (no Ministério da Justiça, na Presidência da República, no Senado Federal, bem como na Câmara dos Vereadores e na Prefeitura de São Paulo)”, diz seu perfil no Comitê Gestor da Internet no Brasil. Ou seja, Ivo Corrêa entendia de assuntos governamentais;
    2) em maio de 2008, trocou o conforto do cargo público por uma “proposta de um salário ainda maior”. Aceitou convite do Google Brasil para ser de diretor de Relações Governamentais desse gigante da internet. No Brasil, a expressão/função “diretor de relações governamentais” é um eufemismo para lobby;
    3) ficou no Google Brasil até 2011. Aí voltou para o governo federal. Está hoje na função de subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.
    No desempenho de sua função atual, cabe a Ivo Corrêa representar o governo do Brasil no Comitê Gestor da Internet no Brasil, o órgão que comanda a web.
    A reportagem do “Correio” levanta dúvidas sobre a entrada e saída de pessoas na administração pública: “De interlocutor com o governo indicado pelo Google a negociador do governo com o Google e outros atores do ciberespaço, a mudança de posições de Corrêa pode suscitar questões se considerar a batalha bilionária de interesses comerciais divergentes de operadoras de telefonia e multinacionais poderosas”.”
    http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2013/07/15/ex-lobista-do-google-trabalha-no-planalto/

    • Esqueci…. Para verem como a Google é tão ‘boazinha’ com o governo, o seu buscador até ordena as informações de acordo com os interesses governamentais. A maior prova disso é a de que se ‘buscarem’ o meu nome em primeiro lugar estará uma matéria do ‘notório especialista em jornalismo’ Nassif, publicada em 30/11/2014, bela ordem cronológica. Nessa matéria o ‘notório jornalista’ depois de chafurdar a minha vida, chegou a ‘profunda conclusão’ de que sou um troll. Acho que essa ‘ brilhante conclusão’, justifica a sua contratação, sem licitação, por R$ 55.000,00 mensais feita pela EBC….

  3. Carlos, e Bendl,
    Não tenho encontrado nenhuma dificuldade em acessar o blog, nem pelo Safari no iPad (que tenho usado com maior frequência) nem pelo Firefox, Microsoft Explorer ou Microsoft Edge no Windows 10.
    É pouco provável que o blog esteja bloqueando alguns usuários especificamente, isto só poderia ser feito pela programação interna do blog reconhecendo os usuários pelos seus IPs e fazendo o bloqueio.
    Inversamente, é frequente que um site seja bloqueado, seja no computador do usuário por seu firewall ou antivírus (mas aí o Bendl deveria alguma mensagem quando isso acontecesse) ou pelo provedor de internet do usuário (não sei qual é o do Bendl) pjor ter seu sistema de proteção recebido alguma denúncia contra o site ou contra uma faixa de IP do provedor que hospeda o site (neste último caso outros usuários do mesmo provedor de internet enfrentarão o mesmo problema).
    Como o Bendl consegue acessar o blog através do navegador Onion, que mascara o IP do usuário (foi feito para permitir a usuários de países que censuram a internet, como a China, acessarem os sites bloqueados para eles pelos seus provedores) é possível que isso esteja acontecendo (bloqueio imadvertido pelo provedor dele, ou bloqueio de algumas faixas de IP do provedor dele por parte do sistema de segurança do UOL).
    Se o Bendl informar a você qual o provedor de internet dele, e qual o IP que o computador dele esteja usando num momento em que ele não consiga acessar o blog pelos navegadores normais (ele pode saber isso acessando o site meuip.com.br e anotando o número que aparece na tela) você poderia conversar com o UOL, informando estes dados, para que se for o caso eles entrem em contato com o provedor dele para resolver o problema.
    De qualquer jeito, não me parece provável que se trate de um ataque de hacker, pelo menos não contra o blog.
    Um abraço do
    Wilson

    • Tem razão. Aliás, os dois técnicos que o visitaram bem poderiam tentar o acesso de sua própria casa usando outros meios (Smartphone, Ipad, Tablet …) para eliminar de vez a hipótese de ser o IP (claro que em se tratando de Ip fixo). Um antivírus bom talvez fosse melhor.

        • Bendl, justamente por ser provavelmente um bloqueio do teu IP é que nenhum aparelho, seja smartphone, tablet ou outro computador, que use os navegadores comuns vai conseguir acessar o blog se estiver utilizando a internet da tua casa. Um smartphone deveria conseguir se a tentativa for feita usando a rede de telefonia da prestadora dele (o 3G ou ou o 4G dele) e não a tua internet. Se ele conseguir assim, ficará claro que o problema é um bloqueio de faixa de IP em algum lugar da cadeia da servidores entre sua casa e o blog, faixa esta que inclui o teu. Não acredito que seja o site do Blog em si.

  4. Newton,
    Agradeço a divulgação do problema técnico, que continua.
    E, o que mais me preocupa, é que estamos comentando e postando artigos contundentes com relação ao impeachment de Dilma e os ataques que sofreremos, em consequência.
    O UOL deve investigar e resolver como derrubar a barreira que o Estado Tirânico Petista ergueu em torno da Trubuna da Internet, e que impede o acesso através dos navegadores acima citados, justamente os mais utilizados no Brasil.
    Consegui me manter conectado em face de um amigo meu, gênio da Cibernética, conhecer um navegador alternativo, que sigo utilizando, irrastreável, e que me possibilita om contato com o blog, caso contrário desde sábado retrasado eu estaria sem acesso à Tribuna, assim como imagino outros colegas devem estar na mesma situação.
    E temos de nos reunir, Newton, de modo a ultimar os detalhes que publicaste quanto ao livro e outras ideias de levar a Tribuna adiante, para que não fique tanto na dependência da consideração alheia, que prestigia este espaço democrático, porém deixando aquém a importância do blog sobre contabilizar receita que fosse possível a sua manutenção apropriada e condizente à sua relevância.
    A lamentar a falta de colaborações mais efetivas, de mais gente, e que não se trata de o Mediador se beneficiar dessas quantias, mas de o blog se manter e poder contratar profissionais que amenizassem o teu trabalho altamente elogiável no sentido de nos propiciar um espaço extraordinário na WEB, e que tem sido tão útil ao País e seu povo.
    Desta forma, urge que uma equipe disposta a dar continuidade à tua tarefa extremamente dedicada e desinteressada de remuneração, embora imprescindível, seja nomeada para encaminhar as propostas oferecidas, e a Tribuna siga na sua jornada de informar, debater, de se fazer presente na vida nacional.
    Um forte abraço, e meu reconhecimento e admiração pela existência deste espaço democrático e blog incomparável, graças à tua disposição e boa vontade, cidadania e exemplo de conduta cívica, em nos propiciar a chance de nos manifestarmos sobre os temas postados, meu caro amigo Carlos Newton.

  5. Caro Wilson,
    Os navegadores registram a solicitação, mas não abre o site do blog.
    Portanto, o prolema não o meu IP estar bloqueado, impressão inicial, mas a Tribuna não me dar acesso.
    A solução foi a que divulgaste, apesar da lentidão, mas eficiente em me liberar o contato com o blog.
    Amanha, o técnico virá à minha casa, e fornecerei as tuas informações de como proceder, e se verificar a causa efetiva dessa dificuldade, que, repito, não é do meu micro, mas na abertura do blog.
    Grato pela sugestão, caro Wilson.
    Um abraço.

    • Bendl, não é a Tribuna que não te dá acesso, o bloqueio parece ser uma questão de provedores.
      Mande email para o Carlos com o nome do seu provedor e o seu IP (não precisa esperar o técnico, entre você mesmo no site que indiquei, mas sem usar o navegador Onion, porque ele esconde o seu IP verdadeiro, use um dos que não estão conseguindo acessar o blog) e a primeira coisa que aparece é o seu IP, não precisa fazer nada, simplesmente anote e mande para o Carlos, que assim ele pode começar a movimentar o UOL para procurar uma solução.

      • Bendl, uma sugestão, se o técnico for à tua casa, e se ele souber fazê-lo (nem todos sabem) peça-lhe para configurar teu roteador de internet para utilizar um outro servidor de DNS, diferente do que ele estiver usando ( por exemplo, o OpenDNS). Às vezes um problema como o teu pode estar numa mudança do mocanismo de resolução de DNS (é a programação que pega o endereço de um site, por exemplo http://www.tribuna da internet.com.br) e o transforma num endereco IP, que é uma sequência de números que os servidores ao longo da internet entendem para se conectarem).

  6. Grande chefe/líder CN e Tribunários
    Tirando o cabo telefônico do meu fixo (roubaram… roubam tudo neste país), tenho acessado com tranquilidade. Sugiro que façam “rastreio e busca por virus em seus computadores”.
    Também reparei na redução e sumiço de alguns companheiros. Estou enviando (por dentro) sugestão ao Newton para não perdermos os contatos.
    Faz muito que me sinto um “lixeiro” brasileiro. Temos de varrer e colocar nos aterros sanitários o máximo que pudermos. E a política tem muito disso.
    minutos atrás, ouvindo comentários em rádios, lembrei-me da frase: “a política brasileira é nós!
    Temos de, urgentemente, iniciar processo de despoluição, desratização e ajudar na limpeza.
    Um ótimo domingo e NÃO VAMOS NOS DISPERSAR!
    Abraço e saúde Newton, Bendl e demais amigos.

  7. Newton, não deves investir na auto estima. Dizer que não é eterno é natural. Mas imaginar que já está com data marcada não. Esse momento de turbulência, acredito seja, o te faz estar abatido. Mas isso passa, é muito cedo para ir embora. Não creio que nenhum político; por mais admiração ou repulsa, mereça de nós preocupação exagerada com seus destinos. O Brasil como se fora um barco enfrenta mar revolto. Mas não vai afundar porque não existem condiçoes tão adversas.

    • Meu amigo Aquino, agradeço por suas palavras amigas. Mas a preocupação com o futuro do blog não é apenas minha. Pessoalmente, não gostaria que a internet perdesse um espaço como este, quando eu tiver de pedir as contas. Fui eu quem o criou, no formato que ele tem, é claro que me orgulho disso. Ao mesmo tempo, fico decepcionado com o baixo nível de alguma discussões. Mas depois me reanimo e sigo em frente.

      A ideia do Bendl e do Fallavena de organizarem livros com comentários do Blog é maravilhosa. Espero que consigam concretizar e tenha como destaque um artigo teu sobre o trabalhismo, corrente política que tanto te entusiasma, Aquino, e a mim também.

      Forte abraço,

      CN

  8. Eu imagino tudo isso caro Newton, e lamento por vezes, contribuir para tua decepção. Mas, ainda como sociedade, não atingimos a convivência imaginada por você e por muitos de nós. Infelizmente não será para os nossos dias esse tipo de sociedade. Você é um profissional consagrado e foi preparado para refrear sentimentos. Diferentemente de nós outros com as exceções da regra, que marcados por sentimentos fortes de convicção, brandimos armas traduzidas em palavras candentes, rispídas e muitas vezes ofensivas. Entretanto nada disso desmerece teu trabalho. Pelo contrário, engrandece no sentido que realça teu arraigado amor à democracia. Que sabes ser a convivência, se possivel, respeitosa entre os contrários.Quanto a ideia de Bendl e Fallavena é muito interessante. Mesmo assim declinarei respeitosamente da participação, por motivos íntimos, que gostaria de não tê-los. Nada em relação aos companheiros que tiveram a brilhante idéia. Você há de entender. Espero que a idéia se materialize. Um abraço respeitoso.

  9. Bonitas Palavras do Sr. ANTONIO SANTOS AQUINO, elogiando o nosso EDITOR/MODERADOR, incansável e meio-Mágico, grande e experiente Jornalista, Sr. CARLOS NEWTON. Ele, através do NOSSO Jornal onLine Diário TRIBUNA DA INTERNET, edita bons Artigos de vários Jornalistas/Escritores, e nos proporciona, a TODOS NÓS, de todo o espectro Político, excelente Forum de Debates sobre os mais diversos Temas Nacionais. Digo que nosso Editor-Moderador 7 x 24 Sr. CARLOS NEWTON é meio-Mágico, ou Mágico inteiro, porque com a Arrecadação de Mensalidades/Pagamentos que obtém, é um milagre que o Jornal T I onLine ainda exista.

    Como LIBERAL-NACIONALISTA, ciente que “Não existe almoço grátis”, eu sempre sugeri que se pagasse Mensalidade de R$ 20 depositadas nas Contas descritas acima à direita. Mas até agora, não temos tido eco.

    Se TODOS cooperassem com um pouco, EM MASSA, nós começaríamos a fazer JUSTIÇA, coisa pela qual gritamos muito aqui no T I onLine, com nosso Editor-moderador Sr. CARLOS NEWTON.

    Comecemos e passemos numa Lotérica CEF e paguemos na Conta 323-4 Ag 0211 ou Banco ITAÚ Conta 12318-6 Ag. 6136. Muito Obrigado.

    • Todo pai deve defender o filho, Ricardo. Não esperava outra posição sua. Eu faria o mesmo que você. Todo mundo erra, eu cometo todo tipo de erro.

      Vamos seguir em frente, faça-me esta gentileza.

      CN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *