O Tempo
Por que Dunga? Tenho o hábito de tentar compreender as razões das atitudes humanas, mesmo quando as acho absurdas, ridículas, mas a escolha de Dunga me deixou perplexo, surpreso. Não entendi nada. Já a de Gilmar Rinaldi, para coordenador das seleções, dá para explicar. Ele, como informou PVC, era frequentador dos corredores da Federação Paulista, dirigida por Marco Polo Del Nero, presidente eleito da CBF e que já divide o poder com Marin.
Por que Dunga? Não foi somente porque ele e Gilmar estiveram juntos na Copa de 1994. Dunga teve a aprovação de Marin e de Del Nero. O estranho é que os dois dirigentes, políticos, espertos, acostumados com troca de favores, tenham escolhido um técnico rejeitado pela maioria, rude, rígido, irritadiço, que não vive atrás de boquinhas, como vários ex-atletas, e que acabou com os privilégios na seleção. Tratou mal a todos.
Por que Dunga? No campo, ele não é melhor, pior nem diferente de Felipão e de outros treinadores. É um bom técnico, padrão, com uma estatística favorável, como todos os outros da seleção, por motivos óbvios. Para Dunga, o futebol se resume a ganhar ou perder. Por isso, disse, tempos atrás, que não entendia porque o time de 1982, que perdeu, é tão elogiado. Ele nunca vai entender.
Por que Dunga? Será que Marin, Del Nero e Gilmar querem um técnico durão, que não permita tantas pessoas nos treinos nem a descida de helicópteros com celebridades, para fazer entrevistas especiais? Será que eles associaram a Granja Comary com a bagunça de Weggis, na Copa de 2006, e, por isso, escolheram Dunga, novamente, para moralizar a seleção? Penso que foram duas situações diferentes. Não faltou comprometimento aos jogadores nesta Copa.
O marketing enganoso e exagerado também contribuiu para o fracasso. David Luiz é um bom exemplo. Ele se tornou um herói nacional, um fenômeno como garoto propaganda, uma mistura de anjo barroco com artista pop, antes de ser campeão. Tudo por causa de algumas boas atuações, embora tenha dado dezenas de lançamentos longos inúteis, e por seu jeito extrovertido, além de seu discurso de bom moço, preocupado com a felicidade de todos.
Ele acreditou em tudo isso. Com as ausências de Neymar e de Thiago Silva, David Luiz, além de capitão, quis ser zagueiro, armador e atacante. Suas atuações contra Alemanha e Holanda foram péssimas. Agora entendo porque Mourinho, no Chelsea, o colocava na reserva de Gary Cahill, que tem muito menos talento.
A seleção precisa de um técnico que una conhecimento científico com a sabedoria de um bom observador, a gana de vencer com o prazer de jogar bem, de uma maneira agradável, e que tenha independência e criatividade, sem esquecer o pensamento cartesiano. Esqueça! Tive apenas uma fantasia. Passou. A realidade é outra, triste. A realidade é Dunga. Vamos lá, Brasil!
Caro Tostão
È o fim do futebol brasileiro, acabou a “arrogância e prepot~encia de dizer que “brota craques á cada ano no nosso Páis”.
Vamos mudar, vamos revolucionar o futebol brasileiro.
Ai os cartolas sacam da cartola para a Seleção a Volta do Dunga, e no Flamengo ressuscita o “envelhecido e agora jogador compulsivo de pôquer ” Luxemburgo.
E eu pensei que estávamos no fundo do poço
A continuar assim, acho que os filhos do marinho vão ter de adotar outra postura com relação ao Campeonato Brasileiro…
Vejam que interessante, em outros tempo Santos e Fluminense quando se enfrentarvam era um jogo de lotar estádios por este Páis afora, com belos espetáculos que nos proporcionavam
Domingo, na inicio do Campeonato Brasileirinho da Globo, Santos e Fluminense entraram em campo apenas para cumprir tabela
Apenas 3.750 pagantes (almas penadas), para um publico total de 4.789, com renda de R$ 52.480.
Não cobre, nem a água , energia eletrica , funcionários do Estádio, o que dizer dos sal[ários astronomicos como do atacante fred-cone que segundo dizem chega a casa do 1 milhão de reais por Mês, (no filé)……..
Deixa dunga pra la e vamos falar no retorno da prefeita………………
O texto é de quem conhece e muito futebol…
Um craque.
Um campeão do mundo.
Nesse quesito Dunga, partilho com Tostão, de cada linha do comentário, mas permito-me a arriscar uma única opinião: a impressão que passa é que a CBF quer acabar com futebol penta campeão do Brasil e estão se esforçando para isso…
Estão os colegas mal informados,ou…………………..?????????
A lei Pelé,esvaziou os clubes,qualquer jogadorzinho via “empresário”,já estão na Europa,Japão,Ucrania,etc….
Em relação ao Tostão,João Saldanha tinha razão,sofre de miopia.Ora…ora….ora…ora…
no seu texto diz “não faltou comprometimento”ha……ha……ha…….ha….,sim senhor faltou
dinheiro “bicho”que não foi acertado, os craques fizeram corpo mole,estavam morrendo em campo. Alemanha não fez 20 a zero porque não quis,olha podia ser mais.
Olha,Argentina. O Mal do tostão é ciumes,nunca foi jogar na Europa. Tosco Dunga foi,foi
titular em determinado tempo. Outra na seleção 70,quem tinha cérebro era Gerson,Piaza,C.Torres,Pelé,q.q outro perna pau(olho),ficaria famoso.
Dr. nunca quis ser treinador,é melhor ser CORNETEIRO.
Como dizia saudoso Francisco Milani,(não me venhas com churumelas).
ADMIRO O DR. TOSTÃO. GOSTO DOS SEUS COMENTÁRIOS. ELE SABE O QUE ESTÁ FALANDO, POIS FOI UM GRANDE JOGADOR, TRI-CAMPEÃO MUNDIAL E ESTUDIOSO DO ASSUNTO. SÓ UMA COISA NÃO ENTENDO: O PAÍS DO FUTEBOL NÃO TEM UM TÉCNICO DE ALTO NÍVEL A PONTO DE SER COBIÇADO PELO FUTEBOL INTERNACIONAL. O TÉCNICO MAIS EXALTADO ENTRE OS NOSSOS PELA IMPRENSA ESPORTIVA FOI O TITE, QUE SAIU DO CORÍNTIANS, PORQUE IA DE MAL A PIOR. EU GOSTARIA DE ENTENDER ISSO.
Olha,meu caro,ponha ele na seleção de técnico,faz abaixo assinado.
Como médico,que fez para povo BH ?????????????????? nada.
Outra o Everaldo Gauchão tbem.foi tri campeão. Na época a seleção foi 3 vezes campean,nada de tri……é seguido.
Por,derradeiro,é só entender do sub-mundo do futebol e da política.Aí Srºsaberás.
Tostão : já que vc gastou um tempinho para falar do David Luiz, permita-me apenas uma observação. Ele foi endeusado pela imprensa como um dos símbolos da renovação etc etc.
Veja os gols da Alemanha. No primeiro, ele poderia ter contado o cruzamento com um pequeno pulo e desviado a bola de cabeça. Nos demais, apenas no primeiro tempo, ele assiste a troca de passes na área brasileira ” caminhando ” . Num deles, ele fica com ” as mãos na cintura” . Repito, veja a gravação sem olhar para a bola. Acompanhe os deslocamentos deste craque.