Tudo começou com FHC

Luiz Carlos Gomes

Jornalista, ontem o Jornal Nacional exibiu um mapa com os países da América Latina que tiveram a sua constituição modificada para que houvesse a reeleição, citando também os respectivos Presidentes da época. Entretanto, não citaram o Brasil nem tampouco FHC, daí surgiu-me a pergunta: Houve modificação na constituição?

Comentário de Helio Fernandes
Lógico, Luiz Carlos, todas as Constituições e até “constituições” proibiam a reeeleição. Desde a primeira, de 1891, só permitiam a volta do presidente ao Poder, depois de um mandato que não o dele. Isso vigorou até 1930, quando Vargas instalou sua ditadura. Com a Constituição de 1946, o mandato presidencial passou de 4 para 5 anos, ótimo, porque as eleições deixaram de se realizar no mesmo dia.

Juscelino, eleito em 1955 e empossado em 1956, passou o cargo a Jânio, e se lançou para voltar em 1965, que infelizmente não existiu na nossa História.

Em 1961 assumiu o “trêfego peralta”, que pretendia o Poder total e ininterrupto, (tipo Chávez), só que acreditava tanto em si mesmo, quem pensava (?) que podia saltar, que estava com “rede de segurança”, caiu no vazio.

Com Jango nova ditadura, mas mesmo os “generais-presidentes”, não admitiam reeeleição, o que era certo, pois nenhum deles fora eleito. FHC foi o primeiro de toda a história, a COMPRAR NOVO MANDATO. Escrevi muito com ele no PODER, pagava 500 mil por cada voto. PARA MODIFICAR a Constituição e mantê-lo mais 4 anos como presidente.

Durante a COMPRA do novo MANDATO, com ele no cargo, todo poderoso, combati o escândalo, diariamente. Lógico, a reeeleição valeu para Lula, que proporcionalmente poderia ficar 12 anos. FHC eleito para 4 anos, ficou 8. Lula eleito para 8, pode tentar 12, sem nenhuma violência ou inconstitucionalidade.

Não vi o “Jornal Nacional”, mas de acordo com o que mandou, ficaram faltando Menem e Fujimori, que também COMPRARAM o segundo mandato, e queriam o terceiro.

Ortega não foi REEELEITO. Eleito pela esquerda ficou muito tempo no governo, teve que sair. Passou para a direita, se ligou aos EUA, se elegeu. Esse mandato acaba em 2011. Mas já trabalha desde já para a reeeleição. Como está altamente subservientes aos americanos, deve conseguir, tranquilamente.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *