Fernanda Odilla
Folha
A juíza Leila Cury escreveu numa decisão com data desta quarta que, além dos dias trabalhados, os cursos de “introdução à informática e internet” e de “Direito Constitucional” feitos por Genoino na cadeia se enquadram às exigências para remissão da pena.
Segundo a decisão da juíza, deliberações sobre a mudança de regime para os condenados no mensalão estão sendo analisadas pelo Supremo. Por isso, ela remeteu a decisão ao novo relator do caso, o ministro Luís Roberto Barroso.
Na semana passada, a defesa de Genoino havia pedido a regressão do regime do semiaberto para o aberto. Apesar de faltar um mês para o cumprimento de um sexto da pena, exigência legal para a progressão de regime, os advogados de Genoino pleiteavam a remissão de 32 dias de trabalho e estudo dentro da penitenciária.
PASSANDO MAL…
Condenado a 4 anos e 8 meses por corrupção ativa no regime semiaberto, Genoino começou a cumprir pena no complexo da Papuda em novembro de 2013. Passou mal dias depois e obteve direito a prisão domiciliar provisória por problemas no coração. Ele voltou ao presídio em 1º de maio. Com base em laudos médicos, o então ministro Joaquim Barbosa entendeu que não havia necessidade de continuar a se tratar em casa. O plenário do Supremo referendou a decisão, dizendo que o ex-deputado não poderia ter “tratamento diferenciado” em relação a outros detentos.
Na ocasião, o ministro Luís Roberto Barroso lembrou que Genoino teria direito a pedir progressão para o regime aberto a partir do dia 24 de agosto. Agora caberá a ele analisar a antecipação dessa data.
“Fica a cargo do Supremo a decisão dele voltar ou não para casa para cumprir o restante da pena em regime aberto”, explicou o advogado Luiz Fernando Pacheco.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG - O esquema para libertar os mensaleiros foi muito bem montado. Primeiro, aceitar os embargos infringentes. Depois, inocentar os mensaleiros da formação de quadrilha, como se cada um deles tivesse cometido o crime individualmente. Ou seja, não teria havido conluio entre José Dirceu, o chefe da quadrilha, José Genoino, o presidente do PT, que assinava os cheques, o Soares, Tesoureiro do PT, que levava os cheques para Genoino assinar, e João Paulo Cunha, deputado que recebia o mensalão a pretexto de “pagar a TV por assinatura”. E ainda chamam isso de Justiça. (C.N.)
Só faltou o Zé Dirceu ser condenado a 7 anos, 11 meses, mais 29 dias, 23 horas e cinquenta e nove minutos. Parece que a Katia Rabello montou uma quadrilha sozinha. A SPapuda deve fazer bem, pois o ‘invalido’ Genoíno trabalhou….
NR SINTETIZA a que ponto chegou à Srª Justiça, estuprada e vilipendiada por quem tem o DEVER de HONRÁ-LA. Foram condenados por formação de quadrilha, logo depois, com firulas, os 6 descobriram, que no processo não tinha CNPJ e Registro na J. Comercial, portanto não tinha, quadrilha, e foram inocentados, amigos do Rei e da Rainha, não formam quadrilha, os outros não amigos, continuaram na formação de quadrilha, pegaram penas pesadas, e sem privilégios, a isto chamam justiça e suprema corte.
Pobre Brasil, a que situação chegaste, Rui Barbosa morre todo dia no túmulo, de VERGONHA. Aos 6 já se juntaram MAIS 3, e na saída do JB, mais um amigo será nomeado, com certeza, e ficará, o que o rei ou rainha mandar, faremos todos.
Rui, to contigo, tenho vergonha de ser honesto, e De Gaulle, não consigo te desmentir, a única esperança, de moralizar o País, é NÃO REELEGER para executivos e legislativos, faxina geral é preciso.
Por um Brasil decente e justo. EÇA DE QUEIROZ NA CANALHADA, PARA ACABAR COM A POLITICA DA SURUBA BACANAL.
Bom dia Théo. A ‘disputa’ para o lugar do Barbosa complicou. A Dilma tinha prometido muita coisa para o Cardoso, porém com a reabertura de um processo contra o Lula no STJ, o Gonçalves ganhou força.
O nosso Poder Poder Judiciário é uma PIADA…
Atenção, atenção, a Pizzaria está funcionando a todo vapor.
COMO VALE A PENA SER CANALHA NESSE PAÍS, DESDE QUE SEU COLARINHO SEJA BRANCO.
Srs. cheguei, aos 85 anos, “fiz meu dever de casa”, e os sonhos juvenis e adultos, não aconteceram, só vejo pobreza e miséria MORAL e MATERIAL, HOJE, COM UMA CORRUPÇÃO DESENFREADA EM TODOS OS CAMPOS DO “SABER”.
Os que estão nos 3 Poderes, escapam da justiça dos homens, mas da Divina, ninguém escapa, pois o Tribunal está em nós, a Consciência, que nos julgará com a Prestação Contas: A Cada um segundo suas Obras, e “Pagarás até o último ceitil”, Artigos do Código Universal; acreditemos ou não.
Façamos nossa parte no BEM, a omissão, nos torna solidário com o mal.
Mais na frente vamos ficar sabendo se os demais presos em idêntica situação, vão pedir “isonomia” ao decidido pelo Justiça para o genuíno mensaleiro…
Ih! É tanta corrupção, tanto “malfeito”, tantos cúmplices para agradecer, tanto “cala boca”, tanta nomeação, tanto toma lá dá cá…e nós, patrocinando essa ópera bufa! Tem que ‘cavar’ mais vagas para o stf: aposentadorias, óbitos, sei lá.
Diário do Poder 30 DE JULHO DE 2014
JANOT OPERA PARA NOMEAR AMIGO NA VAGA DE BARBOSA
Procurador-geral da República, Rodrigo Janot opera, nos bastidores, para nomear Eugênio Aragão ministro do STF na vaga que será aberta com a aposentadoria de Joaquim Barbosa. Janot anda com prestígio em alta no Planalto após ter arquivado representação que pedia investigação do Conselho de Administração da Petrobras, chefiado pela presidenta Dilma na compra superfaturada da velha refinaria de Pasadena (EUA), em 2006.
Logo que tomou posse na Procuradoria-Geral, Rodrigo Janot nomeou o amigo Eugênio Aragão no cargo de vice-procurador-geral eleitoral.
• FEZ AQUELA MÉDIA
Também foi bem visto por Dilma o recálculo sobre planos econômicos apresentado por Janot, que rasgou parecer de 2010 de Roberto Gurgel.
• JUNTOS NA CAUSA
O parecer de Janot vai ao encontro da tese do governo, favorável aos bancos. O julgamento do caso no STF deve ficar para depois da eleição.
• PRETERIDO
Eugênio Aragão, que circula bem entre núcleos petistas, já tentou virar ministro no Superior Tribunal de Justiça, mas acabou preterido para vaga.
É que tem mais candidato que vaga…
Sob alguns aspectos, me sinto recompensado. Presidente do partido, tesoureiro, ministro. Puxa, quanto “cabra grandão” na cadeia, num só momento. E todos do PT, o partido puro, sério, que mudaria tudo para melhorar. Prometiam dar exemplo de conduta, de moral e ética.
Em pouco anos, transformaram as bandeiras de lutas em mentiras e a bandeira-símbolo em pano de chão! A estrela, sem ser cadente, caiu em desgraça. E a esperança, bem, a esperança virou canção.
Dos fundadores e militância, perderam cabeças boas, pensantes: muitos que ajudaram a criá-lo pularam do barco. Olham, com vergonha, no que se transformou o “sonho sonhado por muitos”.
E o mensalão chegou, se instalou e explodiu com tudo. Denúncias, processo, julgamento, condenação e prisão. Democratas e republicanos agora estão atrás das grades. E o que isto significou? Muito, muito mesmo.
Um dia, apenas um dia na cadeia e já seria suficiente para “marcar no osso”, na “paleta”, alguns daqueles que, durante anos, vomitaram e arrotaram idéias, soluções, juízo de valores e moral para todos os outros. Eram eles e somente eles, os donos da verdade, do mundo, de tudo!
Agora, Genoino vai para casa. Sem problemas. Mas onde está Genoino? Em hotel, com amigos, amigas? Onde? Na Papuda! Estes senhores que tinham muito papo, só poderiam parar lá.
Um dia na cadeia e agora cumprindo pena em casa. os crimes cometidos foram de pequena monta, principalmente para aqueles que ainda acreditam na inocência dele e dos demais. Lulla, é o maior deles: continua declarando que o “mensalão não existiu”. Por mais engraçado que possa parecer, Genoino e os demais continuam presos, presos à história.
E depois de soltos, sempre serão ex-presos. É uma marca que jamais será retirada, nem como plástica, nem com banda de música.
Só por isto, vale a pena viver neste período.
Aliás, em relação as condenações deles, tudo valeu a pena.