TV Record fez denúncia grave contra a TV Globo, mas cometeu um erro colossal

Resultado de imagem para record e globo charges

Arte: Rafael Machado (reprodução do Google)

Carlos Newton

A Rede Record exibiu na noite deste domingo, em horário nobre, a prometida “reportagem-bomba” que fora anunciada no site de emissora e imediatamente ganhou expressiva repercussão na internet. A matéria foi feita pelo ex-repórter global Luiz Carlos Azenha e exibida no programa “Domingo Espetacular”, que concorre com o “Fantástico” e o “Programa Silvio Santos”. A denúncia da Record realmente tem substância e atualiza antigas denúncias sobre sonegação tributária da Organização Globo, uma prática que parece institucionalizada nas grandes corporações do país.

Desta vez, a denúncia foi renovada com fundamento em pequena nota publicada na coluna “Radar”, da Veja, editada por Maurício Lima. A informação do colunista dava conta de que a delação do ex-ministro Antonio Palocci comprometia a Globo, e a reportagem de Azenha foi procurando o fio dessa meada.

EMPRESAS DE FACHADA – O mais impressionante da denúncia da Record, que se baseou em investigações da Polícia Federal, foi ter revelado o esquema de empresas-fantasmas montadas no exterior pela Globo para sonegar impostos no alto faturamento obtido com a exclusividade na cobertura das Copas do Mundo.

O repórter Azenha atualizou as antigas denúncias da sonegação de impostos e mostrou como a Rede Globo conseguiu uma saída jurídica, aproveitando-se da aprovação no Congresso da Lei 12.996/2014, que  concedeu um perdão total de multas sobre os valores originais para quem pagasse à vista. Trata-se de uma benesse vergonhosa e triste, porque estimula a sonegação no longo prazo, mas neste ponto, como diriam os geniais compositores Haroldo Barbosa e Luiz Reis (no samba “Notícia de Jornal”, que Chico Buarque regravou), “a notícia carece de exatidão“.  Realmente, na ânsia de incriminar a Globo, a Record acabou extrapolando.

LIBEROU GERAL – Na incriminadora matéria, ficou parecendo que a MP foi criada para beneficiar a Globo, mas na verdade favoreceu indistintamente todas as sonegadoras.

Três anos depois, está em marcha novo favorecimento aos sonegadores da Receita Federal, beneficiando inclusive empresas pertencentes ao relator da MP na Câmara, deputado Newton Cardoso Júnior (PMDB-RJ), responsável pela ampliação do perdão às multas e juros.

Portanto, a ilação foi um exagero da Record, a reportagem já estava explosiva demais, não era necessário extrapolar.

Outra overdose da matéria foi dar a entender que Palocci estava se referindo à Globo quando falou em uma grande empresa de comunicação prestes a falir. Desculpem os colegas da Record (que já estiveram duas vezes em minha casa me entrevistando sobre irregularidades cometidas por Roberto Marinho no caso da TV Paulista), mas esta foi a grande mancada da denúncia. Ao depor, Palocci estava se referindo ao grupo SBT, de Silvio Santos, não estava citando a Rede Globo, altamente superavitária, jamais esteve ameaçada de falência, isso só pode ser Piada do Ano.

MANCADA DA RECORD – No depoimento ao juiz Sérgio Moro, Palocci contou o milagre, mas não citou o santo, como se dizia antigamente. Ameaçado com a iminente falência do Banco PanAmericano em 2009, Silvio Santos foi ao Planalto e conseguiu ser salvo  pelo então presidente Lula da Silva, que mandou a Caixa Econômica comprar por R$ 739,2 milhões parte da massa falida do PanAmericano (49% das ações ordinárias e mais 20,69% das ações preferenciais).

Considerando os dois tipos de ações, a Caixapar passou a deter 35,54% do capital total do banco, que só não sofreu intervenção do Banco Central por ter se tornado uma instituição financeira estatal – portanto, imune à falência. Na época, isso deveria ter sido um escândalo enorme, mas a mídia estava silenciada pela generosidade de Lula com a propaganda oficial.

Resumindo: a matéria da Record foi importante, impactante e relevante, mas pecou também pelo exagero. Não é assim que se faz jornalismo.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGEm 2009, eu consegui informações exclusivas sobre o escândalo da estatização do Banco PanAmericano, procurei diversos jornais e revistas, ninguém se interessou. O escândalo é muito pior do que vocês pensam. Depois eu conto, como dizia Ibrahim Sued. (C.N.)

14 thoughts on “TV Record fez denúncia grave contra a TV Globo, mas cometeu um erro colossal

  1. Não fosse Luiz Inácio, SS estaria vendendo canetas na barca RJ-Niterói novamente para sobreviver! Teria perdido não só o banco mas todo seu império! Cana para os dois!!!!

  2. Essa história é conhecida. Se o Pallocci vai conseguir a delação premiada com essa coisa fajuta, o MPF tá afrouxando demais.
    Quanto ao deputado que nos causou o tremendo prejuízo, foi reeleito com o voto dos cariocas? O Cabral foi, o Pezão foi, o Maia foi.

  3. Só sei que quem tem poder neste país pode tudo, pode ter financiamentos nos bancos oficiais com juros de pai para filho, pode influenciar no poder judiciário, para inibir investigações ou para dar prosseguimento, infelizmente sabemos que a rede globo sempre se priviligou-se do seu poder, há décadas todos sabem do poder deste canal de comunicação, mas não é só ela, os outros também recebem financiamentos do governo, porque agora assistimos claramente a igreja evangélica na política, tudo tem um fundamento, é o torto falando do aleijado, todos que tem poder se privilegiam do erário público, o único que não tem estes privilégios é o povo trabalhador brasileiro, este vai trabalhar até morrer ou se aposentar com uma merreca, país mais desigual, o famigerado do “BOLO” nunca foi cortado, cresceu mas o povo pega apenas as migalhas.

  4. Assisti ao programa. Simplesmente, o sujo falando do mal lavado. Acreditar na Globo é acreditar em Papai Noel, em duendes, contos de fadas. A Record, por outro lado, tem suntuosos templos em capitais do país. construídos com o dizimo dos pobres que acreditam que se não doarem vão padecer eternamente no fogo do inferno. Certa vez, entrei de propósito numa igreja do bispo Macedo. Ao final da cerimônia o pastor pedia: quem tiver tanto $$$$ para doar venha aqui na frente; a quantia era muito grande e ninguém . Foi diminuindo o valor e sempre algum fiel se levantava para doar; até que chegou no valor mínimo, e foi aquela multidão.Um dos auxiliares que ficam espalhados pela igreja me disse que a entidade precisava dinheiro para pagar luz, água, etc.
    Você sabia que está pagando imposto de renda da Globo,com a doação de Criança Esperança?
    Quem doa não tem direito à dedução porque Criança Esperança é nome fantasia. Mas a Globo ao repassar para UNICEF, sim, tem a devida redução. “doação feita a Unicef no valor de (tantos milhões) Vem Renato Aragão, emocionado, com o sucesso de Criança Esperança, enquanto milhares de crianças continuam abandonadas nas ruas.
    Quem sabia bem dos irmãos Marinho era o Brizola que em uma de suas tiradas, disse uma vez que, em dúvida a respeito de como agir em uma conjuntura complicada, bastava observar para que lado a Globo ia. O certo era fazer o oposto.
    “O Brizola dizia assim: ‘Quando me eleger presidente da República, eu vou entrar nessa TV Globo.’ Era uma espécie de ameaça do tipo ‘vou cassar.
    Fé e religião são importantes na vida das pessoas. Há bons e maus pastores, bons e maus padres. Sou contra a exploração $$$ de qualquer uma delas.

    • Alverga,
      Excelente observação.
      E eles adoram fazer bonito com o dinheiro dos outros.Eles mesmo não fazem nenhuma obra meritória nem ajudam os mais carentes.

    • É pouco dinheiro, não interessa à Globo.
      Uma só eliminação de qualquer um da casa do BBB rende muito mais pra Globo.
      Um BBB inteiro deve render uns 30 Criança Esperança – ou mais.

  5. CN,
    Parece que vc não soube que a Globo quebrou no segundo governo FHC pois até ela acreditou que o tucano não mexeria no câmbio e endividou-se pesado em dólares para adquirir e desenvolver sua TV a cabo. Ao cabo da maxidesvalorização do real, contida pelo FMI por determinação do Clinton, que aviou um empréstimo-ponte de US$40 bi garantidor da reeleição fernandista, a Globo quebrou e teve que se ajoelhar aos pés do Slim e vender participação da Net. No primeiro governo Lula, Palocci, ministro da fazenda, socorreu sim a Globo com o BNDES. Portanto, a reportagem da Record está correta, até pq o salvamento do banco do SS se deu fora da gestão Palocci.

    • Você está mais por fora do que umbigo de vedete, como se dizia antigamente. Quem socorreu a Net foi o governo FHC, a Globo jamais teve dívida com o BNDES. Teve com a Caixa Econômica, também no governo FHC, pagou com permuta de publicidade. A Globo pediu dinheiro ao BNDES, que abriu uma linha de crédito para todos os órgãos de comunicação, em 2004, o único que se interessou foi o SBT. Órgãos de comunicação não gostam de pagar empréstimos, mesmo com juros subsidiados. Palocci saiu do cargo (ministro da Fazenda), mas continuou atuando no governo como operador de Lula e do PT, na condição de intermediário com grandes empresários.

      Paulo, você é uma pessoa que tem vergonha do sobrenome, não sabe nada sobre as dívidas da Globo, é ignorante no assunto, fala por “ouvir dizer” e fica querendo criar uma realidade paralela. A internet, infelizmente, é cheia dessas “verdades”.

      CN

  6. Está maldita Rede Globo, juntamente, depois, com TODAS as redes de televisão e outros mafiosos, os quais estão e SEMPRE estiveram acima da lei [!], mandou instalar, com a conivência do então presidente Fernando Henrique Cardoso e a omissão criminosa de TODAS as autoridades deste país, um aparelho de escuta CLANDESTINA, SEM autorização judicial, na cobertura acima de meu antigo apartamento (que, deprimido, acabei perdendo por dívidas acumuladas), há pelo menos uns 20 anos! Mesmo no novo apartamento, agora alugado, essa perseguição criminosa e bárbara continua! MALDITOS! Verão o mundo afundar aos seus pés! Vem aí uma NOVA TERRA! TODOS – REPITO, TODOS! – os homens “importantes” (leia-se imorais covardes!), celebridas, jornalistas, autoridades policias, políticos, viados, lésbicas, ETs etc., sabem de minha situação e NÃO fazem nada! TUDO bem: ESTE PAÍS FICARÁ CADA VEZ PIOR, MAIS BÁRBARO, MAIS PODRE, MAIS INÓSPITO! MALDITOS! Hão de me pagar um dia, com suor, sangue e lágrimas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *