Uma corrida futura, que já começou animada

Charge do Tacho, reprodução do Jornal NH

Carlos Chagas

Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra são candidatos à presidência da República, mas só um deles pelo PSDB. Os dois que sobrarem buscarão outros partidos. A disputa, por enquanto, restringe-se ao âmbito da legenda. Aécio tem a vantagem de ter sido candidato nas últimas eleições, mas tanto Alckmin quanto Serra também já foram igualmente derrotados.

Buscar um quarto pretendente não dá, dispostos os três a contar quantos tucanos poderão apoiá-los. Um entra com a maioria da bancada no Congresso, outro com a potência do governo de São Paulo e o terceiro com o governo federal. As primeiras escaramuças já se fazem sentir entre eles.

No PMDB, apesar das negativas, Michel Temer continua parte na equação. Em dois anos, tudo pode acontecer, até o presidente adquirir popularidade. Como tudo dependerá de Henrique Meirelles acertar com a política econômica, eis outra alternativa. Por enquanto, o maior partido nacional parece vazio de candidatos, apesar de  Roberto Requião imaginar que sua vez chegará.

Ciro Gomes entrou no PDT confiando em que será lançado. Diverge dos acima referidos por já possuir um plano de governo

Fala-se de outras hipóteses, embora por enquanto menos promissoras, como Ronaldo Caiado e Jair Bolsonaro, empenhados em exprimir uma banda ideológica singular. Alvaro Dias mudou de partido para poder apresentar-se.

Faltou um ser citado, que apesar dos percalços sofridos nos últimos meses, pode ocupar a pole position: o Lula está sendo bombardeado precisamente por isso.

7 thoughts on “Uma corrida futura, que já começou animada

  1. Pre\ado Carlos Chagas, meu candidato a Presidente da República em 2018 é o deputado federal (PPS-PR) Rubens Bueno , que tem liderança, que está capacitado, que tem as mãos limpas da sujeira que tomou conta dos parlamentares. Precisamos dar divulgação, força e estímulo a esta candidatura.

  2. Se Rubens Bueno sair candidato a presidente é sem dúvida melhor que esses políticos ultrapassados que estão se apresentando nesse momento,, nenhum deles representam os anseios da sociedade.

  3. O próximo presidente (ou a próxima) será aquele (a) que conseguir cativar a maior parte do eleitorado, o que deriva de processo fortemente influenciado por emoções e , portanto, imprevisível. Ao menos, que seja politicamente competente e que as nossas instituições se encarreguem de obrigá-lo (a) a ser honesto (a).

  4. Caiado já foi candidato a presidente. Aparecia montado em um cavalo branco com chapéu do cowboy.Tem pela frente Carlinhos Cachoeira que já sinalizou que poderá fazer delação se fizer Ronaldo Caiado será o primeiro a ser denunciado.

  5. Alvaro Dias que trocou o PSDB pelo PV estava junto com Sérgio Guerra e Sirkis do PV na CPI da Petrobrás em 2009, que foi abafada, depois que Sérgio Guerra exigiu e recebeu 10 milhões de propina. Qualquer hora Álvaro Dias aparece em uma dessas relações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *