Uma música especial, que virou uma peça teatral, depois um filme e uma novela

O Ébrio - MPB CIFRANTIGA

No filme, o cantor Vicente Celestino, caracterizado como “O Ébrio”

Paulo Peres
Poemas & Canções

O cantor (tenor), ator e compositor carioca Antônio Vicente Felipe Celestino (1894-1968) lançou um estilo caracterizado pelo romantismo exacerbado, comovendo e arrebatando um grande público durante a primeira metade do século XX, através do teatro, do rádio, de discos e do cinema nacional.

A letra dramática da música “O Ébrio”, repleta de desventuras e imagens beirando a pieguice, era uma perfeita sinopse para o enredo de um filme, desde o prólogo falado à parte musical propriamente dita. Nesta, o contraste da primeira parte, no modo menor, com a segunda, no modo maior, contribui para ressaltar a tragédia do protagonista. “O Ébrio”, lançado em 1946, com Vicente Celestino no papel principal, obteve recordes de bilheteria.

A canção “O Ébrio” gravada por Vicente Celestino, em 1936, pela RCA Victor, também inspirou naquele ano uma peça de teatro e, em 1965, uma novela na TV Paulista.

O ÉBRIO
Vicente Celestino

Nasci artista. Fui cantor. Ainda pequeno levaram-me para uma escola de canto. O meu nome, pouco a pouco, foi crescendo, crescendo, até chegar aos píncaros da glória. Durante a minha trajetória artística tive vários amores. Todas elas juravam-me amor eterno, mas acabavam fugindo com outros, deixando-me a saudade e a dor. Uma noite, quando eu cantava a Tosca, uma jovem da primeira fila atirou-me uma flor. Essa jovem veio a ser mais tarde a minha legítima esposa. Um dia, quando eu cantava A Força do Destino, ela fugiu com outro, deixando-me uma carta, e na carta um adeus. Não pude mais cantar. Mais tarde, lembrei-me que ela, contudo, me havia deixado um pedacinho de seu eu: a minha filha. Uma pequenina boneca de carne que eu tinha o dever de educar. Voltei novamente a cantar mas só por amor à minha filha. Eduquei-a, fez-se moça, bonita… E uma noite, quando eu cantava ainda mais uma vez A Força do Destino, Deus levou a minha filha para nunca mais voltar. Daí pra cá eu fui caindo, caindo, passando dos teatros de alta categoria para os de mais baixa. Até que acabei por levar uma vaia cantando em pleno picadeiro de um circo. Nunca mais fui nada. Nada, não! Hoje, porque bebo a fim de esquecer a minha desventura, chamam-me ébrio. Ébrio…

Tornei-me um ébrio e na bebida busco esquecer
Aquela ingrata que eu amava e que me abandonou
Apedrejado pelas ruas vivo a sofrer
Não tenho lar e nem parentes, tudo terminou
Só nas tabernas é que encontro meu abrigo
Cada colega de infortúnio é um grande amigo
Que embora tenham como eu seus sofrimentos
Me aconselham e aliviam os meus tormentos
Já fui feliz e recebido com nobreza até
Nadava em ouro e tinha alcova de cetim
E a cada passo um grande amigo que depunha fé
E nos parentes… confiava, sim!
E hoje ao ver-me na miséria tudo vejo então
O falso lar que amava e que a chorar deixei
Cada parente, cada amigo, era um ladrão
Me abandonaram e roubaram o que amei
Falsos amigos, eu vos peço, imploro a chorar
Quando eu morrer, à minha campa nenhuma inscrição
Deixai que os vermes pouco a pouco venham terminar
Este ébrio triste e este triste coração
Quero somente que na campa em que eu repousar
Os ébrios loucos como eu venham depositar
Os seus segredos ao meu derradeiro abrigo
E suas lágrimas de dor ao peito amigo

7 thoughts on “Uma música especial, que virou uma peça teatral, depois um filme e uma novela

  1. Apesar de um tom melancólico, nostálgico e até escatológico da letra acima. Ainda assim, nem de longe, pode ser comparada à “extrusão de esgoto” alcunhada de funk: hino de bandidos e trilha sonora das vidas malparadas.
    Nós, brasileiros, temos a ideia fixa de criticar políticos; aos quais atribuímos todos os nossos fracassos. Porém, esquecemos que por ninguém fomos degradados, e sim nos autodegradamos: optamos, deliberadamente, por esgarçar os nós interdependentes do tecido, guardião da nossa estampa de gente e cidadão. Cuja ruptura não ocorre da noite pro dia: ela se dá ponto a ponto, com tempo suficiente para refletirmos e darmos meia volta.
    A inobservância desses parâmetros leva por água abaixo ética coletiva e individual, valores familiares e religiosos etc.
    Quanto a nossa preferência musical, percebe-se que, a cada dia, as pandorgas vão-se sobrepondo às verdadeiras musicas, regidas pelo trinômio: ritmo, compasso, melodia e algo mais…….
    Vicente Celestino com a sua voz pujante e bela lustrou um momento áureo da nossa história orféico. Ele, que para muitos, era gaucho e não carioca!

  2. Os versos de o Ébrio não me causam bons sentimentos nem admiração. Vejam essa:
    “Tornei-me um ébrio e na bebida busco esquecer
    Aquela ingrata que eu amava e que me abandonou”.
    Um espécime que se embriaga porque não entende que o amor é compartlhado, não passa de um pobre coitado. O único mérito dessa canção é o autor reconhecer ao fim que o seu personagem era apenas um ébrio louco.
    1946 era o tempo das Big Bands americanas, tempo de Glenn Miller (In the Mood), Duke Ellington (In a Sentimental Mood, Take the A train), Benny Goodman (Sing Sing Sing). Tanta coisa boa para curtir e o cara vai se embebedar por uma mulher? Give me a break!

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