Uma pergunta a ser respondida: quem enfrenta Bolsonaro no segundo turno?

Resultado de imagem para MARINA CIRO E ALCKMINPedro do Coutto

Com base nas entrevistas e nos debates entre os candidatos às eleições de outubro, a pergunta fica no ar. Bolsonaro mantém 18% e nenhum de seus adversários, exceção de Marina Silva consegue dele se aproximar. A campanha está apenas começando, entretanto, tendências vão ficando nítidas. Somente a mesma Marina Silva, Geraldo Alckmin e Ciro Gomes têm possibilidade de transferir a decisão de 7 para 28 de outubro.

As divisões são muitas. Agora mesmo, reportagem de Demétrius Dantas, O Globo de ontem, destaca a reação do ex-governador de São Paulo quanto a perspectiva de ser apoiado por Michel Temer. “O presidente nem gosta de mim”, afirmou Alckmin, temendo o desgaste que o presidente da República acarretaria a sua campanha.

RECURSO DO MDB – Aliás, por falar em campanha, o MDB pediu a impugnação de Alckmin com base na formação de coalizões que se chocariam com a lei eleitoral. Alckmin reagiu e disse que o partido de Henrique Meirelles está tentando ganhar no tapetão.

Sem se entrar no mérito da questão o recurso do MDB, partido de Michel Temer, acentua sem dúvida uma divisão das legendas situadas no centro do embate político. O MDB, que exprime uma tendência conservadora, choca-se com a coligação, também conservadora, que se cristalizou em torno do candidato do PSDB.

Por menos votos que o MDB possa retirar do PSDB, o que vai depender da campanha, a divisão do centro, mesmo em parte desiguais, pode influir na disputa pelo segundo lugar, o que deslocará as eleições do primeiro para o segundo embate final.

PEQUENA MARGEM – Basta lembrar que foi pela margem de 1% que Lula derrotou Brizola em 1989, derrota que praticamente afastou o ex-governador gaúcho do cenário da política brasileira. As disputas são assim, como ocorreu nos Estados Unidos na sucessão de 60, quando Kennedy derrotou Nixon por 0,6% da votação.

São diferenças assim que as vezes decidem o rumo da história das Nações. Não se deve subestimar ou rejeitar apoios que aparentemente são insignificantes. Muitas vezes as diferenças partidárias são decididas por estocadas no momento certo.

MARINA NO DEBATE – Na busca para inscrever seu nome no segundo turno, Marina Silva, no debate da Rede TV. fez questão de polarizar sua imagem enfrentando Bolsonaro. Não porque desejasse desconstruir a posição do candidato sabidamente direitista. Mas sim para estreitar o debate de forma que possa medir forças com ele no turno final de 28 de outubro.

Para Marina Silva, interessa a manutenção de Bolsonaro no páreo porque isso lhe dá oportunidade de se apresentar ao eleitorado como a candidatura mais forte para se opor ao candidato do PSL. A pergunta contida no título fica aqui exposta: só o tempo na campanha poderá responder.

52 thoughts on “Uma pergunta a ser respondida: quem enfrenta Bolsonaro no segundo turno?

  1. Se um desses três passar para o 2 turno e ganhar vai nos testar o seguinte:
    Marina – o país não vai sair da crise e vai piorar, e Lula será solto e não vai haver combate a corrupção, aborto aprovado;
    Alkmin – Medidas impopulares serão aprovadas, a corrupção será pouco combatida, Temer não será mais investigado, e Lula poderá ser solto, a economia vai ficar como está;
    Ciro – tudo é possível, mas para pior.

  2. Em princípio, LAMENTO PROFUNDAMENTE que os candidatos ao Planalto sejam esses!!

    Se o meu voto até o presente momento é de Bolsonaro, trata-se da sua plataforma, que combaterá a violência e a corrupção, mas o cara é um elefante numa loja de cristais, a verdade é esta.

    Bom, mas a pergunta é quem será o seu possível adversário no segundo turno;

    Marina não pode e não deve ser.
    Falsa, comunista, sem qualquer preparo, uma pessoa amorfa, sem dinamismo algum;
    Alckmin é tucano, um predador, e precisamos de gente que construa e não destrua;
    Meirelles é a cara do dinheiro. O seu patrimônio milionário causa até mesmo dúvidas sobre as razões de ser candidato, pois estaria em idade para gozar o que possui, e não arrumando problemas para si;
    Boulos é o pior de todos.
    Basta pensar em alguém abjeto, deletério e demagogo, e temos o cara do Psol;
    Ciro Gomes, deveria ser o candidato do PDT, a meu ver.
    Infelizmente, as pesquisas atestam que Ciro não chega ao segundo turno, e por erros cruciais de sua campanha, principalmente pela insistência de aproximação com o PT.
    Eu gostaria de assistir Bolsonaro e Ciro nos debates, de modo a verificar quem seria o primeiro a perder a paciência, a ser intolerante, agressivo, e chutar o balde.
    Aliás, em termos de polidez, Ciro e Bolsonaro são exemplos de como não se deve ser, e se projeto ambos como presidente da República, o povo terá saudades de Nini!

    Mas, tenho um pressentimento que será Bolsonaro e Alckmin ou, então, Marina, lamentavelmente!

    • Bendl, muito bom. O ideal para mim seria o Amoedo, mas não terá chance nessa eleição. Acredito que Bolsonaro será o “basta” em muita coisa ruim que está acontecendo no Brasil, e para a próxima, com o Brasil mais em “ORDEM”, o Amoedo. Mas isso é sonho. Tudo é possível. Ouvi um comentário hoje de manhã na Joven Pan, onde o jornalista falou que o brasileiro prefere os “velhos diabos” do que o “novos”, para não ter surpresas, mesmo que o velhos não façam nada ou piore. Como já disse em outro comentário, o problema do Brasil é de difícil solução, e para mudar rápido, só se mudassem os eleitores.

      • Daniela, minha prezada,

        O eleitor assimilou o mesmo processo da política, ou seja, agredir e difamar quem ele não gosta!

        Logo, escolheremos mais uma vez o menos ruim, apesar de todos serem sofríveis.

        Agora, Marina, Boulos, Haddad, pelo amor de Deus, mas esse pessoal deve ser rejeitado nas urnas de forma inclemente!

        Se sobrar Meirelles com um desses, serei cabo eleitoral do ex-presidente do BC!

        o PT radicalizou a política de tal forma que, ou se é petista ou contra ou se elege um crápula petista ou aliado ou se será contra o povo!

        Bolsonaro é visceralmente contra o PT, logo, reúne sobre si a fúria dos manipulados pela quadrilha de Lula, então a eleição sai dessa condição para ser um embate, uma luta, um confronto!

        Abraços.

    • Bendl,
      Corretíssimo, mas quanto a ciro, a globo (as grandes mídias) o escolheu como candidato veremos um festival de noticias em prol dele, o pt e psdb vao se abraçar, e morrer juntos.
      Ciro deve ir para o 2º turno e vai te satisfazer a curiosidade.

    • Caro Bendl, creio que grande quantidade dos votos indecisos na verdade já tem dono. Muita gente que votará no capitão, não declarará seu voto publicamente com medo de represálias. Também tem a tendência de votos que de pouco a pouco estarão saindo do armário, como dos empresários, desportistas e artistas. Isso ainda vai crescer.

  3. Os tempos dos votos de papel acabaram. Por isso, quando “ter a certeza” de algum prognóstico, pense no Celso Russomanno, que ganharia no primeiro turno.

    Abraços.

  4. Para mim uma vaga no segundo turno já é do PT, infelizmente. Lula é bandido mas é tido como herói por miseráveis, analfabetos e oportunistas vagabundos. Acredito que o segundo turno será uma GUERRA entre direita e esquerda entre Bolsonaro e Haddad com o país novamente dividido. Ou melhor, RACHADO!!!!

    • Perez,

      Haddad não tem esta força pessoal, mesmo sendo indicado por Lula!

      Mais um poste petista o povo não aguenta.

      Não creio que o segundo turno se decidirá com qualquer candidato desta suposta esquerda que temos.

      Abraço.

      • Prezado Bendl, espero sinceramente que o Sr esteja certo. O problema é que no Brasil temos vários tipos de “povo”. Há o “povo” que como eu não quer nem ouvir falar em PT, o “povo” que não quer saber de outro poste do Lula mas ha também o “povo” menos esclarecido (que é a maioria dos eleitores segundo pesquisa recente) que votará em quem Lula indicar. A pequisa do perfil do eleitor por escolaridade é de chorar!!! Em primeiro lugar disparado na frente estão os eleitores com ensino fundamental incompleto. É de lascar!!!

        • Os 30% de eleitores históricos da esquerda vão se dividir entre Haddad, Boulos, Ciro e até Marina. Com essa fragmentação dificilmente um deles superará o tomaládácá da coligação do Alckmin. Mas como disse o Francisco Vieira acima, os tempos do voto em papel acabaram.

        • Perez,

          Justamente por isso que educação no Brasil é tabu!

          O povo inculto, incauto, analfabeto absoluto e funcional, precisa existir, pois manipulado e conduzido pelos partidos que se dizem sociais!

          Como a maioria da população brasileira é composta pelos que citei acima, pobre Brasil, que continua exatamente como aqueles que votam no PT e aliados, pobre!

          Abraço.

  5. Grande a movimentação entre os evangélicos e cristãos em geral contra a Marina Silva diante de seu posicionamento dúbio em relação à descriminalização do aborto.

    E tem gente que acha que esta petista falsa e dissimulada ganhou o embate contra o Boçalnauro. Perdeu muitos votos dos eleitores cristãos.

    As opções são péssimas e desanimadoras.

    É a escolha do menos ruim. Triste.

  6. “quem enfrenta”, não seria quem enfretaria????
    A educação foi a primeira baixa na guerra travada pelos partidos esquerdista contra a democracia. A segunda foi a verdade.

  7. A maioria dos eleitores do Bolsonaro, foram eleitores envergonhados do PSDB em 2014.

    Quanto ao país RACHADO, segundo um comentarista, foi o PSDB que não aceitou a derrota em 2014 e racharam tudo…..

    • Caro Observando … quem rachou foi quem ficou de olho nas prefeituras do MDB … então, foi o MDB quem rachou, meu caro!!!

      Que cada um cuide do que tem, né???

      SDS.

      • O que rachou, foi o pt querer roubar a parte do pmdb no butim.
        O pte achou que tava com a bola toda e podia mandar no jogo, esqueceu que o pmdb tá nesse campo a muito tempo, e conhece todas as jogadas, e tem muita carta na manga, o pt se deu mal achou que ia ganhar tudo só que não.

    • Rachou principalmente com o “nós” contra “eles” repetido diuturnamente por Lula anos a fio. Lula colocou empregados contra patrões, negros contra brancos, nordestinos e nortistas contra o resto do Brasil, pobres contra ricos. O PSDB não aceitou a derrota porque o PT jogou baixo na eleição mentindo do começo ao fim e por conta dos votos atrasados em função do fuso horário que Toffolli referendou sendo 90% deles para Dilma. Não sou e nunca fui filiado a partido algum mas se alguém rachou o país esse alguém chama-se Luiz Inacio Lula da Silva. Toda vez que subia bêbado em algum palanque esbravejava contra tudo e todos que o criticassem ou denunciassem malfeitos seus ou de seus familiares $$$$. Atacava o tempo todo a tal “elite”. “Elite” essa a qual faz parte pois declarou (fora o que tem não declarado em outros países ou mesmo por aqui em nome de laranjas) patrimônio de mais de 8 milhoes de reais a justiça eleitoral. Toma vinho de 6 mil reais a garrafa. Um hipócrita vagabundo. Deveriam colocà-lo em presídio comum. Cela individual já que o problema é a segurança do meliante. Sem TV ou visitas de amigos. Por mim com trabalhos forçados pois ele conheceria um mundo (o mundo do trabalho) até aqui desconhecido para esse picareta!

    • al e Observando, meus caros … a força do MDB está nas Prefeituras e depois nos Estados … a do PSDB está em SP … e a do PT em MG … perdem feio para o MDB na regionalização!!!

      Aí começaram a acontecer reuniões e reuniões em Brasília com Prefeitos (sem chamarem também os Governadores).

      Ficou muito claro para o MDB!!!

      Só costumo ler as páginas Políticas kkk KKK kkk

      Cansei de comentar sobre o avanço sobre o MDB!!!

      Dois apertos de mão!!!

      • Com certeza o pmdb é um grande câncer já espalhado pelo pais, vai ser uma batalha herculana tirá-los do poder, e o pior dessa confusão toda é esse tal de poder mudar de partido, são lobos mudando de pele a toda hora, isso é uma coisa que deveria acabar, se o camarada se filiou ao partido que morra nele, se ele não consegue convencer os seus partidários não deveria nem tentar convencer outras pessoas. e nem deveria existir coligação.

    • Todos estão com medo da democracia, já tem as pesquisas que interessam, pesquisas particulares, onde nem os pesquisadores tem acesso aos reais resultados, o sistema agora vai alavancar o melhor para eles e elegeram ciro gomes, o menos pior, imaginem quando adade assumir o púlpito em um debate, vai apanhar até não poder mais, vai ter de responder para o lula, vai ser uma comedia, e só agora pensaram nisso, não o lula sabia que o encontro com o psdb estava no caminho, o ciro só não vai pra o segundo turno se ficar com dozinha do pte.
      A hora do ciro ganhar vaga no 2º turno é agora, começar a bater no pt e nao parar mais, demonstrar aos ptistas que o lula traiu a causa e só pensou no poder para si mesmo, tanto é que não criou nenhum outro iluminado no próprio partido.

  8. Se os candidatos fossem carros:

    Cabo Daciolo: Opala de arrancadão – só faz barulho, mas não serve pro dia a dia!

    Ciro Gomes: Ambulância – ajuda, mas ninguém quer andar com ela!

    Bolsonaro: Jeep – Foi feito pro exército, mas impõe respeito na cidade!

    Henrique Meirelles: Landau 1979 – todos admiramos, mas ninguém confia para uma viagem longa!

    Marina: Carro no GNV – faz bem pra natureza, mas quando precisa de força não tem!

    Alckmin: Rolls-Royce – Um Clássico, mas custa muito caro manter!

    Álvaro Dias: Carro Tunado – Só de olhar pra lata vc vê que foi alterado!

    Amoedo: Tesla – moderno e tecnológico, mas todo mundo tem medo de deixar a direção com ele!

    Boulos: Saveiro rebaixada de escape aberto – ninguém sabe pra que serve essa merda mas tem quem gosta!

    Lulla: Veículo com a documentação irregular, tá apreendido!

    • !!!

      Cabo Daciolo: cajado e sandália com sola de pneu!

      Ciro Gomes: Carro do Serviço Publico? Placa branca Brasil? Ou placa branca Ceara?

      Bolsonaro: Dkw Vemaguette bichada, Passou os últimos 28 anos encostada no escritório do despachante…
      Abandonada desde que o dono foi expulso de certa corporação.

      Henrique Meirelles: Airbus, no qual fugirá pra Irlanda quando os podres dele forem divulgados na imprensa

      Marina: GURGEL, era bom demais para ser verdade, e não foi mais…

      Alckmin: Tatuzão do METRO que só funciona em marcha ré…

      Álvaro Dias: MP LAFER marrom, com a Elke Maravilha no assento do passageiro.

      Amoedo: quem é esse? uma almôndega?

      Boulos: Sandália Havaiana moderna, das que soltam as tiras

      Lulla: boléia de caminhão pra voltar a PQP de onde nunca deveria ter saído.

  9. Pedro do Coutto, o segundo turno será entre o candidato do PT e quem o PT escolher para vencer. Infelizmente, o candidato mais preparado, Ciro, não deve chegar ao segundo turno. Faz campanha apresentando ideias e propostas, as melhores, e apelando para a racionalidade do brasileiro, que está disposto a votar com o fígado, não com o cérebro (embora muitos não consigam usá-lo). Logo, a campanha de Ciro está fadada ao fracasso. Bolsonaro, que apela para irracionalidade, ignorância e raiva, tem grandes chances. Os ignorantes se identificam e, infelizmente, somos um país de ignorantes.

    • Com toda certeza! Basta ler teu comentário que chegamos a esta conclusão! Muito apropriada a tua frase de que “os ignorantes se identificam” . Você é um dos líderes?

    • Franco,
      Francamente vc tem razão, ( infelizmente, somos um país de ignorantes.)
      Por esse motivo nos encontramos na atual situação.
      E ciro não vai ao segundo turno porque é um vacilão, ficou esse tempo todo debaixo do pé de lula, se si posiciona-se desde o inicio, já teria ganho os votos que estão voando a muito tempo. e quem sabe não estaria até a frente do BOLSONARO

  10. Franco,

    Acho que devem parar as ofensas àquelas pessoas que abriram o seu voto para Bolsonaro!

    Critica, ofende, agride, faz o que quiseres com o candidato, menos espraiar o teu conceito para os eleitores que entendem diferente de ti.

    Nessas alturas, se eu sou ignorante junto com outros comentaristas, é melhor do que votar em projetos quixotescos e mal elaborados, além de candidatos reconhecidamente corruptos e incompetentes!

    Mais um pouco e o debate no campo das ideias não terá mais lugar e, sim, um ringue, onde iremos nos digladiar por patifes!

    Cada uma …

    • Caro Bendl, parte dos eleitores de bolsonaro são ignorantes, sim. E outra parte, leia o comentário com atenção, são os que estão votando com raiva esqucendo a razão. Bolsonaro foi deputado por 28 anos. Desprezível e desprezado. Não aprendeu nada. Nos debates sua inferioridade intelectual fica evidenciada. Até cabo Daciolo, com todo seu fanatismo religioso, mostra-se mais inteligente e preparado que Bolsonaro. Fato. Mais também ha os que votam no PT sem nenhuma reflexão, no PSDB, etc. Sendo contra o voto obrigatório, sempre me abstive. Comprarecer à urna seria dar legitimidade a um sitema que sou radicamelte contra. Nestas eleições, diante da situação em que o pais se encontra e da possibilidade de termos um presidente radical, sem preparo, projetos e ideias não poderei me abster. Voto em Ciro. Tenho assistido, palestra de Crio em Universidades do Brasil e do exterior. Sabatinas para todos os tipos de público. Tenho também assistido de todos os outros candidatos. A superioridade de Ciro é enorme. Como não consigo entender, como alguém conhecendo Bolsonaro, e sendo instruido e educado, não reconhece nele um boçal, concluo que seus votos deve vir em grande parte de pessoas ignorantes, violentas e radicais, tal como ele. Não tive a intenção de te ofender, nem no individual nem no coletivo. Mas, o voto em Bolsonaro, definitivamente não vem da racionalidade.

      Abs.

      • Onde estavam esses ignorantes e violentos fascistas quando elegeram o FHC, o lula e a Dilma?
        -Será que essa “ignorância” não teria sugido apósterem sido traídos pelo PT e pelo PSDB?
        Tem gente que acha que a TRAIÇÃO gera ódio!

      • Franco,

        Muito obrigado pelo comentário.

        Eu sabia que trato com um cavalheiro, uma pessoa educada e que respeita as demais.

        Acho que tens razão sobre uma boa parte dos votos de Bolsonaro, a raiva!

        Raiva da corrupção, da incompetência, de roubos, de exploração, da violência, de sempre os mesmos estarem no Planalto, da nossa situação como povo e país, da nossa estagnação econômica, de terem desaparecido a moral e a ética nos governantes, de um congresso venal, de organizações criminosas travestidas em partidos políticos … a raiva conduz muitos votos para Bolsonaro.

        Agora, discordo que não seja racional, pelo contrário, jamais o raciocínio foi tão usado neste caso.

        Mas, respeito quem votará em Ciro, de fato bem preparado, e reitero que já escrevi a respeito.

        Ora, então por que não voto em Ciro, se ele é melhor preparado do que Bolsonaro?!

        Pela sua aproximação com o PT;
        se eleito, Ciro concede o indulto a Lula;
        Ciro governará do mesmo modo que seus antecessores;
        Não combaterá a violência como deve ser atualmente;
        Não lutará contra a corrupção.

        Mas, temos que debater essa questão, pois ainda existe tempo tanto para eu mudar o meu voto quanto tu fazeres o mesmo.

        Abração.

      • “Caro Bendl, parte dos eleitores de bolsonaro são ignorantes, sim.”

        -Entendo. Os eleitores do lula e da Dilma é que são intelectuais em toda sua totalidade!

        • Meu caro xará, de Brasília DF,

          Lamento profundamente que por causa de políticos abjetos e deletérios estamos nos digladiando na TI desnecessariamente!

          Bolsonaro, Ciro, Álvaro, Alckmin, Meirelles, Marina … valem a pena a gente se se tratar como inimigo, enquanto eles vão muito bem, obrigado?

          Se de fato fossem tão bons candidatos, o Brasil estaria nesta situação de falência que nos encontramos?

          Aonde estavam seus partidos políticos que não combateram às más administrações anteriores?

          O fim do mundo os comentaristas se ofenderem, se atacarem, se agredirem por uma meia dúzia de salafrários, que deveriam estar presentes na vida nacional há tempos, trazendo suas propostas e sugestões de como sairmos desse caos que nos encontramos.

          Enfim, essa é a suprema ignorância, o povo sendo inimigo do próprio povo em favor de quem é nosso inimigo!!!

          Abraços.

      • Franco,
        Perdoeme o pitaco na sua conversa com Bendl, continuo a ser franco com vc, vc está coberto de razão o eleitor do Bolsonaro pode ser ” ignorantes, violentas e radicais, tal como ele” , mas ele representa o contrario do que ai está é esse o significado, ir contra o estado atual das coisas, é isso que ele representa, e mesmo ele na sua ignorância, imbecilidade, e boçalidade, percebeu isso, e como já era contra muitas das coisas só agregou valor a ele, e ele chegou a onde chegou sozinho sem conchavos, e como diz o ditado em terra de cego quem tem olho é rei, ele tomou a liderança dessa multidão que quer mudança de rumo.
        Ciro Gome, sim capacitado, entendedor com ideias nacionalistas, aparentemente seria uma boa opção. Maaas, toda via porem com tudo sua submissão ao lula, o atrapalhou, ele já poderia ter assumido um lugar de destaque e relevância e liderança, se não fosse vacilante como é, e submisso ao lula, esse é o grande pecado dele. E pra piorar para o lado dele a grande mídia o tomou como o capacitado de parar o Bolsonaro, vai lhe cair a pecha de candidato do mercado, a muito o ciro perdeu o trem do protagonismo de sua vida, apesar de inteligente e capacitado falta a liderança, e se desligar dos maus elementos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *