Universo da comunicação impressa e digital cresceu mais de 6% no ano passado

Resultado de imagem para redes sociais

Ilustração reproduzida do Arquivo Google

Pedro do Coutto

Os dados são do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e serviram de base para reportagem de página inteira da edição de ontem da Folha de São Paulo. O IVC, antes da mudança, chamava-se Instituto Verificador de Circulação. Mas agora, com o extraordinário avanço do meio digital, alterou sua denominação. O crescimento registrado é superexpressivo, principalmente porque o crescimento percentual é várias vezes superior ao crescimento da população brasileira. Falei em população e acrescento que isso deve ser levado em conta quanto ao crescimento do Produto Interno Bruto, no cálculo da renda per capita. 

A Folha de São Paulo, no ano passado, liderou o volume mensal da comunicação impressa, registrando 328 mil exemplares contra 323 mil de O Globo e 242 mil de O Estado de São Paulo.

LEITORES DIGITAIS – No universo digital a FSP registrou um acesso de 236 mil leitores, seguida de O Globo, com 223 mil, e de O Estado de São Paulo, 141 mil. Com base nesses números tem-se uma ideia de como está crescendo o mercado digital. Porque os números comparam a circulação de unidades impressas com os meios digitais. Mas essa comparação só pode ser feita pelos proprietários dos jornais nas bancas e assinaturas.

Enquanto isso, país a fora multiplicam-se os sites e as redes sociais, cujo acesso evidentemente é muito mais difícil de medir porque a quantidade de informações veiculadas diariamente através das redes sociais eleva-se a um altíssimo número de mensagens. Porém, com base nos índices de crescimento do universo digital apontado pela Folha, pode se fazer uma ideia do avanço da comunicação projetada nas telas modernas dos computadores. 

REDES SOCIAIS – Uma viagem que supera milhões de passageiros nas redes sociais à disposição geral. É verdade que os jornais citados na pesquisa possuem também acessos gratuitos e aqueles pagos. A comunicação gratuita não abrange todas as matérias publicadas.

Mas os números revelados pelo IVC são extremamente importantes para avaliação de um mercado que se expande de forma acelerada. O fato do índice de crescimento superar a taxa demográfica acentua nitidamente uma procura intensa e permanente pelas informações e opiniões que gravitam no espaço da comunicação.

2 thoughts on “Universo da comunicação impressa e digital cresceu mais de 6% no ano passado

  1. Existe um erro no dados citados em relação a circulação impressa. Na matéria publicada na própria Folha ela diz: “Já no ranking que computa apenas a circulação impressa, O Globo liderou a média mensal de 2019, com 109.820 exemplares, seguido de Estado (100.838) e Folha (92.379). ”
    Portanto ela não lidera na circulação impressa. Lidera na soma digital + impressa de circulação paga. A informação da folha é confusa pois ela considera o acesso digital também como “exemplares” pagos. O termo deveria ser outro. A confusão dos dados é proposital pois a folha quer provar que não sofreu abalos com as críticas do governo.

  2. O grande e experiente Jornalista Sr PEDRO DO COUTTO ( 86), ao longo de sua brilhante e longa carreira, ( Jornais Correio da Manhã, Tribuna da Imprensa, Jornal do Brasil, O Globo, etc, Programas de Rádio e TV, Autor de Livros entre os quais: “O Voto e o Povo – 1966); ” O Fracasso do Conservadorismo – 1989″; e “História Política do Rio de Janeiro – 1994”; Pioneiro e Especialista em Pesquisas Políticas de Opinião Pública, etc, e escrevendo entre outros Veículos para nosso “TRIBUNA DA INTERNET ONLINE”, viu muita água passar debaixo da ponte da COMUNICAÇÃO.

    Neste Artigo nos mostra que a Imprensa Impressa em papel estagnou, e mesmo tende a diminuir, embora sem acabar, mas que o acesso aos Jornais via Internet paga, cresce a taxa de 6%aa e tende a se acelerar. E se acrescentarmos os acessos aos Jornais on Line ainda gratuitos, embora nós achemos que vale bem uma Mensalidade de R$20, como nosso TRIBUNA DA INTERNET ONLINE, a taxa de Acessos cresce exponencialmente.

    E a Internet nos coloca ao alcance a Imprensa do Mundo Todo via Língua Inglesa. É coisa fantástica. Além do que, além de receber podemos EMITIR. Tudo isso a Preço módico com viés de Baixa.

    Abração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *