Uso da imagem e toque de florete sobre imposto fazem Hillary vencer debate

Resultado de imagem para debate hillary trump

Hillary colocou Trump na defensiva e levou a melhor

Pedro do Coutto

Na minha opinião, foram os fatores principais para a vitória de Hillary Clinton na noite de terça-feira contra Donald Trump. Aliás, encontram-se destacados, entre outros pontos, na reportagem de Henrique Gomes Batista, correspondente de O Globo em Nova Yorque, na edição de 29. Estão programados mais dois outros confrontos nos canais da CNN e da Bloomberg, um a 9 de outubro, o último da série no dia 19, a quinze dias das urnas de novembro.

Mas eu falava do uso da imagem e do toque de florete quanto ao Imposto de Renda. Hillary apresentou-se com vestido vermelho expondo a sua figura na tela. Trump de terno escuro, o que contribui para obscurecer sua figura no plano visual. Acerto de Hillary, erro de Trump, inexplicável para ele por sua experiência na televisão.

TIPO CIDADÃO KANE – Outro aspecto: Trump esqueceu que a câmera que transmitia o duelo mantinha de forma quase permanente o foco por igual nos dois personagens. Não levou em consideração. Dessa forma expôs seguidamente sua fisionomia marcada pelo mau humor e agressividade.

Hillary, ao contrário, mesmo sem usar palavras ou interromper o adversário, alterava suas expressões na grande maioria dos casos utilizando os olhos e o sorriso para demonstrar descrédito com as colocações do republicano. Donald Trump não percebeu o processo que lançava sobre ele uma atmosfera negativa, transformando-o no Cidadão Kane.

IMPOSTO DE RENDA – Quanto ao toque da ponta de florete, foi o seguinte: Hillary cobrou de Donald Trump a abertura de sua declaração de Imposto de Renda, prática usual entre os candidatos à Casa Branca. E Hillary acentuou que a omissão poderia representar sua disposição de não pagar o tributo. Trump foi inábil e caiu na cilada, respondendo: então, estou sendo inteligente. Falou em tom de humor. Só que parte dos 100 milhões de telespectadores não interpretou assim.

O tema da fronteira com o México e a política de restrição aos imigrantes, propósitos da campanha de Trump, foram encaixados pela candidata do Partido Democrata. Levou o republicano à defensiva. Afinal, milhões de imigrantes adquiriram a cidadania e, portanto, o direito de voto. Outros ainda não.

Neste momento, o Google entrou em ação, assinala Henrique Gomes Batista. Registrou que cerca de 100 mil latinos moradores nos EUA solicitaram, em consequência do temor despertado por Trump, pedir seu direito de voto. Quer dizer: mais votos para Hillary, em síntese.

EM TERMOS VISUAIS – Retornando ao problema da imagem nas telas da CNN e Bloomberg, a reportagem que saiu no Globo apresenta uma foto a cores, aberta em oito colunas da página 30, destacando a exposição da figura de Hillary Clinton, muito mais forte, em termos visuais, que a de Donald Trump.

Trump reconheceu a derrota e afirma que nos próximos dois confrontos, será mais agressivo do que foi terça-feira. Mas para especialistas em comunicação política, agressividade é um lance negativo, porque desanima, intimida os telespectadores, como aconteceu com o personagem Kane, magistralmente interpretado por Orson Welles no passado. Porém, a intimidação é um tema eterno de todas as épocas da história universal.

6 thoughts on “Uso da imagem e toque de florete sobre imposto fazem Hillary vencer debate

  1. O grande e experiente Jornalista Sr. PEDRO DO COUTTO viu bem, HILLARY CLINTON ganhou o 1º Debate com folga. No conteúdo e na forma. Nos ataques e na Imagem.
    O bilionário da construção ( Capital de +- US$ 3 Bi ), DONALD TRUMP, de comportamento “completamente POLITICAMENTE Incorreto” em sua campanha, ofendeu todo mundo.
    Ele que covardemente, via Atestados Médicos evitou a Guerra do Vietnan, insultou Veteranos e Heróis de Guerra, a começar pelo seu Colega de Partido Republicano, Sen MCCAIN, só porque este teve seu avião de caça derrubado e “puxou 6 anos de “Hanói Hilton” naquelas gaiolas. Herói nada disse TRUMP, Herói é quem não cai prisioneiro e ganha a Guerra.
    Insultou uma Família “Golden Star” ( Famílias que perderam Filho numa Guerra dos EUA, e ainda Muçulmano, os Latinos, (especialmente os Mexicanos), os Afro-descendentes, os Asiáticos,
    etc. As mulheres, ( exemplificado no caso da Miss Universo, uma Venezuelana lindíssima) do qual TRUMP, que detinha os Direitos do Concurso, acusou grosseiramente de: depois de ter ganho o Título, comer glutonamente, ENGORDAR e estragar a imagem, prejudicando seus negócios. Que as Mulheres não tem stâmina para aguentar o tranco, etc.
    Ofendeu toda uma Religião Muçulmana, +- 1.600.000 Membros, prometendo negar Visto de Entrada nos EUA a TODOS eles.
    A IMPRENSA, acusando de ser toda ela comprada, etc, etc.
    É gabola, fanfarrão e arrogante ao extremo, a ponto do próprio Presidente BUSH pai, um dos Pilares do Partido Republicano dizer que votará em HILLARY CLINTON do Partido Democrata.
    E contudo isso e muito mais, a Eleição ainda não está decidida.
    É que boa parte dos Americanos, principalmente os Brancos Trabalhadores ( Blue Collars ) não Universitários, estão tão apavorados com o fim do “American Dream” para eles, que no desespero, votarão de qualquer jeito em DONALD TRUMP.

  2. Em mais de 30 pesquisas, Trump ganhou DISPARADO o debate. Somente na pesquisa da CNN amestrada e na opinião do Pedro do Coutto, a imprestável Hillary ganhou. Desculpe, Sr. Coutto, não dá para comparar Hillary com Trump. É como comparar Juscelino com Dillma….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *