Venezuela considera “insolentes e amorais” as declarações de Serra sobre o país

José Serra

Serra não devia se meter em assuntos internos da Venezuela

Deu na Folha

A ministra de Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodríguez, rebateu nesta terça-feira (5), em tom ríspido, as reiteradas críticas do colega brasileiro, José Serra, contra o governo chavista. “A República Bolivariana da Venezuela rejeita as declarações insolentes e amorais do chanceler em exercício do Brasil”, escreveu Rodríguez no Twitter, em meio às comemorações pelo 205º aniversário da independência venezuelana.

“Serra se soma à conjura da direita internacional contra a Venezuela e viola princípios básicos que regem as relações internacionais”, postou a ministra, uma das colaboradoras mais próximas de Maduro.

Desde que assumiu o Itamaraty, em maio, Serra vem acusando a Venezuela de violar princípios democráticos e de ser responsável pela escassez generalizada de alimentos e remédios que inferniza o dia a dia da população. Serra também apoiou publicamente o plano da oposição venezuelana de convocar o mais rápido possível um referendo para tentar revogar o mandato do presidente Nicolás Maduro.

GOLPE NO BRASIL

Rodríguez voltou a dizer que o afastamento da presidente Dilma Rousseff é um “golpe de Estado” contrário à “vontade de milhões de cidadãos que votaram [nela].”

O Brasil anunciou uma guinada na política externa sob comando do presidente interino, Michel Temer. Entre as mudanças mais palpáveis está a relação com a Venezuela, que já vinha esfriando ao fim do governo Dilma.

Nesta terça, Serra esteve em Montevidéu para falar com o presidente uruguaio, Tabaré Vásquez, do mal-estar gerado no Mercosul com a iminente transmissão da presidência rotativa do bloco, do Uruguai para a Venezuela.

O Paraguai se declarou abertamente contrário à presidência venezuelana, que, em tese, deve começar no dia 12. Chanceleres do bloco se reunirão na próxima segunda-feira (11) para tratar do tema.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Deslocado de posição, Serra foi um excelente ministro da Saúde. Mas agora, como chanceler, mais parece um macaco em loja de louças. A Venezuela é (ou era, até recentemente) um grande parceiro econômico do Brasil, que só perdia para a China nas importações venezuelanas. O Brasil não tem de se meter em questões internas de outros países, não importa qual. Como dizia o secretário de Estado Foster Dulles, “países não têm amigos, têm apenas interesses”. Foi uma sábia confissão a respeito da política externa dos EUA. (C.N.)

57 thoughts on “Venezuela considera “insolentes e amorais” as declarações de Serra sobre o país

  1. Newton, sem querer criticá-lo, apenas uma observação sobre a frase de Foster Dulles: Os Estados Unidos da América não têm amigos, têm interesses.Quanto as outras observações estás certissímo. Serra quando do golpe de 1964 ao asilar-se na Embaixada da Bolívia, juntamente com Paulo Alberto (Artur da Távola) e Marcelo Cerqueira, depois de uns dois mêses fizeram acordo com os militares: Sairiam da Embaixada para Bolívia com o compromisso de romperem relações com Brizola e Jango. Assim fizeram. Serra que andava grudado nos testículos de Brizola, já na Bolívia pede a Santayana que diga a Brizola no Uruguai que desistira de tudo e ia viver outra vida: Foi para o Chile depois para os Estados Unidos e aprofundou os compromissos. Atur da Távola líder da juventude do PTB nunca deu satisfação, morreu sem falar com Brizola. Serra hoje é lacaio dos EUA. Veja: Quer mandar na Bolívia, Venezuela, Equador, Uruguai e paises do Caribe. Tudo como os americanos querem.

  2. Não procede a indignação da Ministra de Relações Exteriores da Venezuela contra o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, porque esse falou nas deliberações do MERCOSUL em Montevidéu. A maioria dos Membros do Mercosul já tem um consenso em relação ao Governo da Venezuela que coincide com as declarações do Ministro das Relações Exteriores do Brasil.

  3. Aê redator, o Serra está certíssimo!Não é por causa de dinheiro que vamos nos calar diante de assassinatos e privações desumanas que o governo sanguinário comunista madurista,Lulista,Cubano,subjuga o povo venezuelano.Tiranos!Você tá me parecendo que lacrou 13.Toma vergonha!

  4. Bom, primeiro eu só queria saber do Antonio o que tem a história de Serra durante a ditadura com o fato dele ter feito declarações contra a Venezuela.

    Depois, eu acho um pouco de exagero dizer que Serra está meio perdido como ministro das Relações Exteriores por causa de declarações contra o regime venezuelano. Queriam que ele elogiasse? Que apoiasse a Venezuela como presidente do Merdosul?

    • Também fiquei surpreso com o comentário do Carlos Newton sobre o Serra nesse caso.
      Serra de fato não angaria simpatia de ninguém!

      Serra é, como todo maçom trabalhando sistematicamente a favor da Nova Ordem Mundial, do ‘Diálogo Interamericano’ do Soros (que Lula e FHC assinaram), um indivíduo em permanente ‘estado criminoso de falsidade ideológica’, tanto como TODO MARXISTA, que jura defender os interesses da PÁTRIA ao assumirem cargos públicos que assim o exigem, mas é pego sistematicamente defendendo outros interesses inconfessáveis devido aos seus juramentos à Maçonaria e à Internacional Socialista!

      Serra é, nesse aspecto, um agente com falsidade ideológica tripla, e, assim como FHC, pessoas totalmente INCONFIÁVEIS!

      Entretanto, seu posicionamento e exposição, refletiram coerência com o que se espera das pressões a serem exercidas por qualquer estado democrático, contra outros que se mostram totalitários.

  5. No caso da Venezuela a questão tem de ser vista no seu verdadeiro contexto. O governo venezuelano nada tem a reclamar da atuação do governo do Brasil, visto terem sido eles que se meteram onde não lhes compete quando falam que dilma está sendo retirada do poder por um golpe. Todas as instituições brasileiras estão sendo acionadas neste caso, a saber: Judiciário, Congresso e ainda a grande maioria do povo. Fariam melhor se ficassem calados, ou então que aguentem o troco sem reclamar.

  6. Serra está indo muito bem.
    Parabéns a ele e à diplomacia brasileira que está deixando de ser um “anão diplomático”.
    Ademais o Brasil tinha relações comerciais com A Venezuela, não com essa ditadura babaneira que empobreceu o páis é jogou seu povo na miséria.
    Todo respeito ao povo venezuelano que está sofrendo nas mãos de ditadores bolivarianos (socialismo do século XXI). Zero para os maduros.
    Novamente, parabéns Serra.

  7. Me dou muito bem com uma pessoa que foi um dos principais assessores do Serra quando prefeito de São Paulo, ele é assim mesmo um enorme desagregador e sem nenhuma educação, basta ver o banho de vinho que levou.
    A Dilma se graduou em economia ( por incrível que pareça ) na UFRS, já o Serra se graduou onde mesmo ????

  8. Palavras ao vento, defendidas pela mídia, ora, para um lado, ora para outro. Dá um cansaço…

    A situação da Venezuela é calamitosa, um sofrimento. E não sou bolivariana, tenho horror, é um atraso. O sacrifício de toda uma população em prol de um projeto de poder.

    Mas também devo reconhecer que a mídia não é isenta. NUNCA foi, em nenhum período da nossa história.

    Então, vocês, colegas da TI, que sabem tanto mais do que sei, sabem responder?

    Para quem trabalha a mulher do juiz Moro? É advogada e não vou dizer o que li, não quero ser porta voz de injustiças e inverdades, ou o contrário.

    Também gostaria de saber qual o parentesco da repórter (ótima, por sinal) Andréia Sadi com político de expressão, mineiro.

    Tudo mentira? Ou há verdade nas palavras soltas por aí?

    Fico irritada. Acho que Moro faz um grande trabalho. Querem destruir a reputação dele, da mulher? Ou há um fundo de verdade nessa história?

    Essa incerteza também gera sofrimento.

    Quem soube, por favor, nos diga.

  9. Até onde alcancei, nesse caso específico do Mercosul, as decisões da Venezuela estão afetando diretamente as questões econômicas no Brasil.
    Em assim sendo, Serra não teria outra alternativa a não ser defender o país!

  10. Me perdoe a discordância ao comentário do blog quanto a importância da parceria comercial com a Venezuela, esse país é conhecido por sistematicamente dar calote ou atrasar em muito os pagamentos aos exportadores do exterior em razão dos importadores venezuelanos não conseguirem obter no Banco Central de seu país os dólares necessários para liquidação dos compromissos e tal fato junto com a falência da produção de alimentos na exemplar nação bolivariana é o motivo da escassez de alimentos no país.

      • Ofelia, o RR Soares não é um missionário, mas um visionário. Ele tem a visão de onde está o dinheiro. E a turma do Papa, também. Todos exploradores das fraquezas humanas. E, o Brasil, do STF, sempre apoiando os visionários tanto faz de que cor, partido ou religião. Se, é ladrão, tem proteção. Parece que no Brasil tem gente que nasce com um salvo-conduto para roubar.

        • Pois é, Paulo2. Mas o que diz a lei? Ela entra nesses meandros interpretativos? Assisti a vídeos que comprometiam o cunhado do RR Soares. Todo mundo viu na TV. Não deu em nada.
          Só podemos nos basear pela lei. Não importa o que RR Soares representa.

          Fazer o quê? Lutar para modificar a lei.

          Aliás, estou juntando o que eu gostaria fosse modificado.

          Urnas eletrônicas não dá mais.
          Se nos EUA eles contam votos, por que aqui não podemos contar? Preguiça? Pressa? Desonestidade?
          Os americanos não usam urnas porque sabem que podem ser violadas. Viu em que a Hillary se meteu ao usar e-mail pessoal, não autorizado pelo serviço secreto?

          Não sai da minha cabeça aquele final de apuração a portas fechadas na última eleição da Dilma.

          Precisamos mudar muitas coisas, lutar para que isto aconteça.

          Não às urnas eletrônicas, não ao voto obrigatório, não a passaportes diplomáticos para as igrejas em geral. O Brasil é laico.

          Tem muita coisa pra mudar. E não precisa ser na força.

          Se bem que a lei é sempre tão desrespeitada, não é? E as igrejas tão ricas… Não pagam nada…

          Daí o desânimo de tantos.
          Vamos em frente, como diz o Newton.

      • Ofélia, há uma confusão nesse caso dos passaportes para aIgreja Católica. Não é por ser igreja, mas sim porque seus dignatários são representantes diplomáticos do Estado do Varicano, que tem status de país e com o qual o Brasil tem relações diplomáticas. Então, do ponto de vista estritamente legal, representantes de outras igrejas não têm o mesmo direito. Não é discriminação.

        • Eu quase pensei nisso, Wilson, quando lembrei que o Papa, de outra nacionalidade, teria o seu passaporte diplomático.

          Mas agora você me lembra que o Vaticano tem status de país. Porque a gente (eu) sempre se esquece disso?
          Obrigada, Wilson.

    • Obrigada, Alverga. Eu tinha visto. Mas não consigo saber mais o que é verdade ou não. Preciso que alguém, em quem eu confie, me diga ‘pode confiar’.

      A contrainformação é muito grande, me sinto frágil para analisar.

      Você apostaria seu nome nessa informação? Acha que o Millôr, ex-marido da sua tia Wanda, apostaria?

      Se você me disser que sim, eu aceito, vou confiar no que você me diz, esteja certo.

      Mais uma vez muito obrigada por sua atenção.

  11. Em São Paulo, a Marta está recrutando o pessoal da campanha do Serra, a mando do porta voz do grupo Delta Skaf… Explodir a campanha da Marta é uma questão de apenas 3 dias de TV…. Escandalão na área de Saúde…

  12. Caraca! Que confusão! Não estou entendendo o motivo de todo esse auê! Quando os bolivarianos, inclusive Maduro, nos ameaçaram ninguém se prontificou a defender a “nossa soberania”. Agora está todo mundo descendo o cacete no Serra? Cadê a refinaria que o Morales garfou? E a grana que levaram? Ah! Até pensei em ir reclamar com o bispo, pô! Só que um amigo avisou: Não vai nessa, o bispo também é bolivariano. Olha só como usa roupa vermelha! Meti a viola no saco e fui pescar piau!

    • Ah, Anunnaki, essa história da refinaria teve ‘consentimento’, não teve?

      Não fomos roubados, no sentido exato da palavra. Foi uma transferência de bens. Bem, é o que penso. Desculpa se eu estiver errada.

      Ah: e não há com quem reclamar nada. Faz tempo. Não vê o STF?

      Fico torcendo que não seja verdade. Mas parece que é.

      E o Brasil todo comunga das mesmas dúvidas que tenho.

    • Faz tempo você reclama dessa sonegação, não é, VIrgílio?

      Pois bem. Outro dia assisti ao Entre Aspas, com a Monica Waldvogel. Dois entrevistados falaram sobre a sonegação de empresas ao INSS. Um deles falou que esse dinheiro não dá mais para cobrar porque tem muito tempo, são de empresas que já fecharam as portas.

      E aí? Ninguém paga.

  13. A Sra presidentA afastada deve ter feito faculdade por correspondencia…. Ela não tinha como estar presente, pois era (?) uma guerrilheira em tempo integral, logo, fez o curso através do rádio.
    Era só o que tinha naquela época.

    • Com prazer enorme deletei seu comentário, Alverga. Você se acha no direito de ofender o editor do blog que lhe abre espaço e não quer ser “censurado”. Deve ser a Piada do Ano.

      CN

  14. Ofélia, você tinha me feito perguntas antes, eu respondi mas meu comentário foi retirado do blog.
    Um outro comentário meu, complementar ao que foi retirado, está retido para moderação.

    Por isso vou reescrevê-lo.

    Ofélia, creio que as informações contidas no link que lhe enviei são verdadeiras. Vou lhe acrescentar mais duas informações verdadeiras: a editora chefe do Jornal das Dez da Globonews é filha do imparcial Merval Pereira, e o repórter Vladimir Netto, do impoluto Jornal Nacional, amigo do Japonês da Federal condenado pelo STJ, é filho da Miriam Leitão. Seguem links comprobatórios.
    http://portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=1167
    http://diversao.terra.com.br/tv/sala-de-tv/blog/2016/06/22/reporter-da-globo-vladimir-netto-revela-bastidores-da-lava-jato-em-livro-2/

    • O comentário estava retido, Alverga, porque agora está com a mania de me ofender gratuitamente, dizendo que protejo Aécio Neves, que eu considero um político de terceira, jamais você leu de mim qualquer elogio a ele, apenas acho que seria melhor do que a Dilma, porque qualquer um seria. Você chama o blog de “Valhacouto”, mas continua aqui. Agora diz que a Tribuna da Internet não é um blog isento e menciona o que seria um blog isento, de um Marcelo sei lá o quê, um cara ligado e sustentado pelo PT.
      Se você está desgostoso com o impeachment de Dilma, a quem tanto admira, o problema é seu, mas não vou aceitar que continue a me ofender. Aliás, por que você lê tanto a TI, quando poderia estar lendo o Marcelo sei lá o quê, tão merecedor de sua admiração? Pense sobre isso.

      CN

  15. Eu conheço a história, tenho 84 anos e vi Serra discursando no “Comício da Central do Brasil”, quando puxava o saco de Brizola e Jango. Desde 1950 quando entrei na Marinha vi e vivi todos os dramas sociais do povo brasileiro. Não sou herói nem mártir mas paguei o preço de minhas convicções. Foi só Obama dizer que a Venezuela era uma ameaça para os Estados Unidos que lacaios form uerndo soltar um político. É uma estupidez bovina achar que a Venezuela pode influir de alguma maneira no Brasil. Venezuela sempre foi uma grande parceira comercial do Brasil. Os bovinos não ntendem que o preço do petróleo é controlasdo pelos EEUU e Arábia |Saudita. Em um ano o petróleo baixou de preço 65%. A Venezuela que só tem o petróleo para exportar afundou. Brasil, Irã, Russia, Equador que não rezam pela cartilha dos EEUU se ferraram. Irã e Russia ainda tem muita banha para queimar. Suas sociedades já estão consolidadas, resistiram. Sem esquecermos que a Venezuela tem a maior jazida de petróleo do mundo depois da Russia ( o olho grande dos EEUU é no petróleo da Veezuela e do Brasil). Os bobinhos não veem isso. Infelizmente é assim mesmo. Tem gente que não pode ver um americano que corre para beijar-lesas mãos.

  16. Prezado Sr. CARLOS NEWTON nosso incansável Editor/Moderador.
    E Prof. Dr. CARLOS FREDERICO ALVERGA, nosso Colega.

    Calma, calma.

    Desde a manhã que o acesso ao TI onLine está “pesado”, depois melhorou. A pouco tive um Comentário “engolido”. Cliquei send e sumiu.
    Uma coisa é certa, O acesso ao TI onLine não está legal hoje.
    Abração.

  17. O fato de fazer críticas ao blog não significa ofender você. Dizer que você é mais rigoroso com a corrupção do PT do que com a do PSDB também não é ofendê-lo. Quanto ao uso do substantivo “valhacouto” que significa refúgio, abrigo, peço desculpas, realmente foi forte. Continuo lendo a Tribuna porque, apesar de tudo, creio que é possível a existência de um blog no qual exista efetivamente o contraditório, que abrigue opiniões diametralmente opostas, e não um samba de uma nota só. A crítica é a essência do jornalismo. Disse também que nenhum blog é isento, não só a tribuna da internet, nenhum o é, isso não é ofensa. Nem a Justiça é isenta; dizem que é cega, mas na verdade é caolha, só enxerga com o olho esquerdo. Ou existe algum político preso que não seja do PT? Não fiz ofensa a você em momento algum, o que fiz foram críticas acerbas à linha editorial que o blog assumiu de uns tempos para cá que, na minha modesta opinião, reduziu bastante o espaço para o contraditório e para a coexistência de opiniões antagônicas, mas não ofendi nem agredi pessoalmente você em nenhum momento. Se você encarou como ofensas pessoais essas críticas mais agudas, mais contundentes, me desculpe, porque você é o único na internet que publica artigos dos comentaristas. Esse aspecto, junto com o pluralismo extremo que caracterizava o blog, é que me atraíam e ainda atrai para que eu dele participe e o fato de você abrir espaço para críticas contundentes à linha editorial do blog só o valoriza, como você fez com o comentário do Kakay, dando ampla publicidade a ele. Não precisamos brigar por pensar diferente.

  18. Na verdade Newton, desconsidere tudo que eu escrevi nesses comentários que você julgou ofensivos. Retiro tudo que escrevi. Estou atravessando problemas pessoais, sou muito passional e acabo escrevendo com o fígado em vez de com o cérebro. Me retrato aqui e agora, peço desculpas e peço que me perdoe. Não mais participarei do blog. Atenciosamente, Alverga.

    • Alverga, eu me sinto culpada por você ter respondido perguntas minhas, que só li há pouco.

      Após perguntar, eu saí do computador.

      Eu gostaria muito que você não se ausentasse do blog. Newton é um cavalheiro democrata. E já disse para você ficar, apenas conter seu entusiasmo. Ele não quer que você saia, tenho certeza, essa discussão demonstra a liberdade de que dispomos aqui. O que não significa que não haja contratempos.

      Olha, Millôr estava certo com seu ceticismo. Estou tão descrente de tudo que compreendo bem como ele se sentia.
      Era infinitamente inteligente e muuuuito mais bem informado do que eu, o que não é difícil.

      Vamos nos unir, todos nós, o país precisa da gente. Não sabemos o que virá por aí, muita coisa me assusta e não apenas a mim, penso que não.

      Você é bem informado, alguém digno de nota. Fique. Vamos nos ajudar mutuamente, todos nós, embora eu não tenha muito com o que contribuir em informação.

      Li o que você me enviou, Alverga. Acredito.
      Vou me sentir um pouco órfã se você se for.

      Obrigada, e pense no que eu te disse, combinado?

  19. BRASIL, PAIS MARAVILHOSO,
    nós os velhinhos transviados, dando lições COM sangue NOS OLHOS E nas veias.
    A força e divergência de ideias, farão um País melhor com certeza, pois o futuro a Deus pertence.
    Calma e lucidez crianças, senão tiramos as chupetas.
    Fiquem em paz e muita hora nessa calma CN, Alvarenga, Moacir Pimentel, e outros nervosos, cuidado com pressão.
    Calma

  20. “A Venezuela é (ou era, até recentemente) um grande parceiro econômico do Brasil…”

    Só se for parceiro sexual. O Brasil entra com o fiofó e eles com o outro elemento.
    Quando forem investigar quanto $$$ nosso foi doado para as ditaduras companheiras saberemos quanto cada amante latino estuprou o nosso país.
    Isso aquí é terceiro mindo. É como a vida nas favelas, nas periferias, todo mundo fala da vida de todo mundo. O ministro não está inventando moda nenhuma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *