Pedro do Coutto
Ao tomar posse na presidência dos EUA Joe Biden afirmou ser preciso derrotar as mentiras e defender a verdade e a liberdade. Deixou no ar uma resposta às mentiras ditas por Trump inspiradas no falso princípio do nazista Goebbels de que a mentira repetida seguidas vezes transforma-se em verdade.
Na minha opinião a mentira não se sobrepõe a verdade, pode apenas produzir efeito em fanáticos como os nazistas e integrantes das direitas alucinadas. A reportagem sobre o pronunciamento de Biden é de Marina Dias, FSP de quinta-feira.
DISSE BIDEN – “Aprendemos mais uma vez – que a democracia não comporta atitudes extremistas que se propõem atingir o regime democrático”, disse o presidente americano, referindo-se aos acontecimentos das últimas semanas como manifestações de fundo radical e subversivos.
“Mas a democracia prevalecerá. Precisamos acabar com essa guerra incivil. Cada um de nós tem um compromisso com os ideais de nossa história desde sua independência até hoje. Vamos cumprir nossa constituição e o destino dos EUA”, acrescentou.
Penso que a tese do nazista Goebbels era e continua sendo falsa através da história. Goebbels era um fanático dirigindo-se a outros fanáticos nazistas, tentando também fanatizar correntes políticas de modo geral.
SEM FUNDAMENTO – A frase que Goebbels proferiu como um tipo de orientação para impulsionar os desavisados não resiste à menor análise. Pode ser aplicada apenas a um grupo predisposto a torpedear a lógica e o próprio pensamento humano.
Conheci ao longo do tempo pessoas que agiam na esteira do extremismo da direita. Deve-se assinalar que a tentativa de fanatizar pertence também à extrema esquerda. Ocorre, entretanto, que o extremismo da esquerda desapareceu ao longo dos anos. Mas o extremismo da direita está perigosamente vivo e até o dia 20 teve Trump como seu maior líder e porta-voz.
Aliás, apenas porta-voz, não. Incitou a invasão do Capitólio, que foi manifestação direta de um fanatismo voltado para manchar o resultado das urnas de novembro.
Assine o baixo assinado para o impeachment do Jair Bolsonaro !!
https://www.change.org/p/congresso-forabolsonaro-assine-pela-abertura-do-impeachment-e-compartilhe
Sr. Claudio, já assinei. Bela iniciativa !
Assinado e repassado muitas vezes…
Obrigado Sr. Cláudio.
Estadão,Editorial:
‘País não pode ficar refém de alguém que despreza a vida do povo’.
A foto do tal alguém é a do Bozo!
Ué, Newton, colocaram a foto do Augusto Nunes.
Biden é Genocida. Só ontem morreram mais de 4 mil americanos de Covid.
Esta é a herança do monstro Trump, que conviveu com a Covid-19 por quase um ano.
Conversaremos daqui a uns seis meses, pelo menos a metade do tempo da convivência do Trump com o vírus.
Aliás, o Trump vira sinônimo de “idiot” no Google Images.
Ele ironizava, fazia piada, um autêntico negacionista e, provavelmente, deve encarar um impeachment.
Roteiro completo.
Qualquer semelhança é mera coincidência.
O extremismo da esquerda arrefeceu entre nós porque ela foi alijada do Poder. Odeio todo tipo de extremismo, seja ele de que tipo for. É impossível dialogar com radicias, com extremistas, a verdade sempre é a deles, ou aceitamos ou somos cancelados como se diz hoje.
Goebels pregava aos seus 11 princípios, verdadeiros dogmas a serem seguidos para fanatisar o povo.
Este da mentira era o terceiro princípio.
A Globo ( que só agora passou a ser lixo), usa todos os 11 princípios para conseguir seus intentos.