Vergonha nacional: pela quarta vez, Renan preside o Senado

Renan Calheiros

Depois da eleição, Renan é cercado pelos jornalistas

Gabriela Guerreiro e Mariana Haubert
Folha

Renan Calheiros (PMDB-AL) foi reeleito neste domingo (1) para a presidência do Senado Federal. Será a quarta vez que Renan vai comandar a instituição, em um mandato de dois anos. Em votação secreta, Renan recebeu 49 votos contra 31 para o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), seu adversário na disputa. Um senador votou nulo.

Foi a votação mais apertada para Renan nas quatro vezes em que disputou o cargo. Em 2007, quando enfrentou o senador José Agripino Maia (DEM-RN), o peemedebista recebeu 51 votos – até então a sua menor margem de vitória. Neste domingo, o senador recebeu dois votos a menos.

Luiz Henrique tinha, oficialmente, o apoio de sete partidos: PSDB, DEM, PP, PDT, PSB, PSOL e PPS, além de apoios individuais em outras siglas, como PMDB e PT. Todas as bancadas somadas garantiriam pelo menos 34 votos ao candidato independente. Na prática, porém, Luiz Henrique não conseguiu garantir a unanimidade dos votos das siglas que lhe prometeram apoio.

A candidatura de Luiz Henrique promoveu um racha no PMDB, já que o catarinense decidiu entrar na disputa mesmo sem o apoio de seu partido para enfrentar o colega de sigla. Renan foi o candidato oficial, com o apoio do partido.

Após ser eleito, Renan disse em discurso que a disputa é “passado” e vai trabalhar para ser representante de todos os senadores. Dirigindo-se a Luiz Henrique, Renan elogiou sua “correção e espírito público”. O candidato, porém, já tinha deixado o plenário no momento em que o presidente do Senado discursou.

A candidatura de Renan teve o apoio do Palácio do Planalto, que mobilizou ministros para garantir sua vitória. O PT, partido da presidente Dilma Rousseff, anunciou publicamente apoio à reeleição do peemedebista –mesmo enfrentando divergências internas de um grupo pró-Luiz Henrique.

Presidente do PSDB, o senador Aécio Neves (MG) responsabilizou os petistas pela vitória de Renan. “Eu espero que ele seja mais um presidente de um poder do que um aliado do Planalto. Dentro da própria base de apoio do governo, há frustração”, disse o tucano.

LAVA JATO

Renan decidiu manter sua candidatura mesmo sob a ameaça de ser um dos políticos citados na Operação Lava Jato, da Polícia Federal. O nome do peemedebista aparece na suposta lista de políticos envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras, mas oficialmente não há confirmação do envolvimento de Renan.

Em conversas com aliados, o peemedebista disse estar disposto a enfrentar as denúncias no comando do Senado, caso seja citado. Em 2006, na presidência da Casa, Renan foi alvo de diversas denúncias depois de ter usado recursos de uma empreiteira para pagar pensão à filha que teve fora do casamento.

Na época, Renan renunciou à presidência para escapar da cassação. Mas saiu ileso dos processos a que respondeu no Conselho de Ética do Senado. Em 2013, também foi alvo de protestos de manifestações populares que pregavam o “Fora Renan”, mas encerrou seu mandato na presidência do Senado sem percalços.

28 thoughts on “Vergonha nacional: pela quarta vez, Renan preside o Senado

  1. CAROS LEITOS DA TRIBUNA,
    TUDO CONTINUARA COMO ANTES NO QUARTEL DE ABRANTES.
    Aliado da família Sarney será líder do governo de Flávio Dino no Maranhão

    O governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), anunciou na tarde deste domingo, 1º, o deputado Rogério Cafeteira (PSC) como líder do seu governo na Assembleia Legislativa do Estado. O anúncio surpreendeu a classe política maranhense, uma vez que o parlamentar é aliado histórico do grupo do ex-presidente José Sarney.

    http://atarde.uol.com.br/mobile/politica/noticias/1656826

    No século passado Giuseppe Tomasi di Lampedusa afirmava o que vemos hoje no Maranhão e no Brasil:

    Tudo deve mudar para que tudo fique como está.

    • Oi Eliana, entre os comentaristas tem gente muito mais gabaritada do que eu… penso que não vai acontecer nada… o experiente jornalista Kennedy Alencar disse hoje no 247: “Relação de Dilma com o Congresso deve ficar mais cara”, na minha ingenuidade política entendi $$$$$$$$$$$$$$$$$$.

  2. O PT não tem muito a comemorar. O Luiz Henrique teve 34 votos, quantia mais do que suficiente para qualquer pedido de CPI. Na Câmara foi um fiasco 136 votos num total de 513 válidos…

  3. Eu não sei qual foi a pior eleição, do Renan ou do Eduardo Cunha, que muitos já o tem como ídolo, mesmo este tendo o seu nome envolvido em falcatruas na TELERJ, FURNAS e CEDAE, segundo o Ciro Gomes.
    Falam em moralidade, mas, compactuam-se com qualquer um desde que este tenha um discurso de contrariedade ao governo. Não entendem que ele sendo do PMDB, vai negociar com o governo e como sempre levar alguma vantagem. Todos iguais.

  4. Eta Brasil !
    É reeleito para presidente do Senado, um calhorda, que nunca,( seria melhor
    ”nunca antes”?) num pais sério, poderia ser senador.
    Uma prova ? Renunciou ao mandato, para não ser cassado.
    E voltou, triunfalmente.
    E olha, que na PAPUDA tem vaga.
    Eta Brasil !!! Me lembrei de De Gaulle.
    Do qual, não concordo, em parte. O Brasil é sério.
    Tem gente séria sim.
    O pior é, quem está está no comando, estes sim, não sérios.
    E pior : incompetentes e desonestos.

    • Caro Gilson,

      VEJA A CARTA ABERTA DE ROBERTO PESSOA, NA ÉPOCA PREFEITO DE MARACANAÚ-CE A CIRO GOMES COM TODO TIPO DE ACUSAÇÃO. NUNCA HOUVE RESPOSTA:

      “O ex-Dep Federal pelo estado de São Paulo, o desocupado Ciro Gomes, esteve em Maracanaú no último sábado dia 29.09, num mini-comício de seu candidato moribundo, que só tem 25% nas pesquisas realizadas em 26.09, fazendo acusações à minha pessoa e acertou um tiro no próprio pé.

      Suas acusações foram dirigidas ao prefeito que foi reeleito com 88% dos votos válidos e, depois de 8 anos de mandato, ainda tem 90% de aprovação.

      Com seu destempero, desequilíbrio e mentiras de carteirinha de costume, fez várias acusações à minha pessoa, todas sem fundamento de verdade.

      Esqueceu, o vagabundo Ciro Gomes, de falar sobre seu conterrâneo e amigo ex-prefeito de Ipu, Sávio Pontes, preso por corrupção e desvio de dinheiro público, que teve o mandato cassado pela justiça.

      Também esqueceu o mentiroso Ciro Gomes de falar sobre seu amigo Mazim, ex-prefeito de Trairi, e sua esposa, pessoas da cozinha dos Ferreira Gomes, juntamente com mais 15 pessoas aliadas, foram presas por desvio de R$ 20 milhões em recursos públicos.

      Esqueceu ainda o boquirrota Ciro Gomes de dizer que a candidata a prefeita da Cariús, Natália FERREIRA GOMES, pelo partido PHS, aliada ao esquema do Governo do Estado, foi presa por 9 dias juntamente com seu marido Esivan por tráfico internacional de drogas.

      Em suas acusações o Pescoção alega que ofereci proteção à candidata a prefeita de Santana do Cariri, Srª Daniele de Abreu Machado, que ele afirma participar de quadrilha de sequestro. Ora, essa Senhora é tabeliã na cidade do Crato e respeitada em toda a região do cariri, estando com 16% à frente do candidato apoiado pelo mentiroso e pelo Governo do Estado, que representa uma das oligarquias mais atrasadas do Ceará.

      A respeito do Sr. Moraizinho, citado pelo mentiroso, o que sei é que esse senhor esteve em palanque vizinho ao de seu irmão CID, na campanha eleitoral de 2010, na cidade de Madalena. Também nas eleições de 2010 o candidato irmão do Pescoção foi visto em conversa coloquial e amigável com o ex-prefeito Ageu, de Boa Viagem, condenado a quase 200 anos de prisão por envolvimento no assalto ao Banco Central de Fortaleza, o maior da história do Brasil. De tudo isso tenho registros fotográficos

      Todo o Ceará me conhece e sabe que as acusações a mim dirigidas são levianas e mentirosas. Por isso e em respeito à minha história política, minha família, meus amigos e aos milhares de eleitores que me apoiam nos 184 municípios do estado do Ceará, estou respondendo as ofensas desse mentiroso falastrão. Não calo, porque não consinto.

      Sou empresário há 49 anos e as empresas de minha família produzem quase 1 milhão de ovos por dia, gerando 1 mil empregos diretos e indiretos no estado do Ceará. E você desocupado Ciro Gomes, sabe qual a diferença ente uma fatura e uma duplicata? De onde vem o dinheiro que financia suas viagens internacionais em jatinhos particulares, se hospedando nos hotéis mais luxuosos do mundo? Como ganhou dinheiro para alcançar um patrimônio que tem até apartamentos em bairros nobres nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo?

      Será que seus recursos não provêm de lobies junto ao Governo do Ceará e a Prefeitura de Belo Horizonte, defendendo interesses de empreiteiras e empresas de informática. Sei disso e posso provar, assim requeira a justiça ou você mesmo em debate público que pode marcar dia, hora e local.

      Além disso, como andam as apurações da denúncia feita em matéria da revista VEJA, no 2° semestre de 2010, que indica desvio de R$ 300 milhões no Ministério da Integração Nacional quando você era ministro?

      Pergunto ainda: como está a questão dos “cartõezeiros”, que envolve seu amigo e ex-patrão Arialdo Pinho?

      Agora fica minha última indagação: quem é chefe de quadrilha? Eu ou você?

      Bem a propósito, o que se escuta nas rodas sociais e políticas é que esse seu comportamento de destempero, arrogância, com olhar esbugalhado e incisivo, acusações desmedidas e mentiras ao léu, sempre ocorrem sob efeito alucinógeno de substância em forma de pó branco, que se sabe não ser sal, maisena nem goma. Isso tem sido dito inclusive por profissionais e estudiosos da psicologia e psiquiatria.

      Mas, em verdade, sobre isso saiba que meu sentimento é de preocupação e compaixão por você e que oro para que consiga se libertar dessa praga. Ofereço até os serviços do CAPS-AD de Pajuçara, que tem excelentes profissionais e conseguido grande sucesso na recuperação dessa dependência.

      Roberto Pessoa
      Prefeito Municipal de Maracanaú”

      FONTE:
      http://colunas.revistaepoca.globo.com/felipepatury/2012/10/02/prefeito-cearense-chama-ciro-gomes-de-vagabundo-e-insinua-que-ele-usa-drogas/

  5. Já era esperado. Afinal, manter na liderança do Senado um calhorda corrupto, salafra, capaz de botar panos quentes nos “malfeitos” dessa corja que esmerda a política brasileira, tornou-se o objetivo maior tanto do PT como do PMDB e penduricalhos aderentes para, quem sabe, livrá-los do chumbo grosso que vem por aí, mais provavelmente por força das ações que tramitam no exterior, com relação aos podres da Petrobrás.

    • De acordo e acrescento: passará o resto da vida tentando se agarrar ao poder, assim como os outros envolvidos nos escândalos, pois estará sempre correndo da própria sombra, sabendo que a justiça o aguardará de braços abertos….

  6. Para ficarmos cada vez mais além de entristecidos e envergonhados, e, assustados, é vermos pela Linha Legal Sucessória da Presidência da República em caso de “impedimento da ventríloqua louca” são seus “sucessores”, é a mesma coisa que trocarmos 6 por meia-dúzia, pois todos fazem parte do “projeto de poder por 20 anos da canalha petralha” !!!!!! Sintetizando, são íntimos em ação, gestos, pensamentos e agrupamento político , vergonha pura, dá nojo !!!!!!

  7. A próxima ida ao “barbeiro”, com os Aviões da FAB vai voltar com a cabeleira de Black Power…….
    Quem disse que o Brasil tem “jeito”, a resposta está ai com a eleição desse corrupto..

  8. Minhas caras Eliana e Dorothy, o Ciro Gomes foi Deputado Estadual, Ministro da Integração Social, Ministro da Fazenda, Governador do Ceará, Prefeito de Fortaleza e de novo Deputado Estadual e aí aparece um prefeito que lhe faz acusações, não é muito pouco não?

  9. Renan é mais uma vez presidente do senado, foi eleito. Agora imagina um estrangeiro , um analista político, um corresponde internacional, o que pensa de nossa república ? Deve debochar da gente, nos ridicularizar, tamanha a falta de bom senso. Ao mesmo tempo que expõe a corrupção da Petrobras, dando-lhe um prejuízo homérico, um político, que para não ser cassado por corrupção, é eleito Presidente do Senado. Agora aecim quer CPI das elétricas, vai começar pela CEMIG ? Bora ver as contas da CEMIG nos 2 governos de aecim ?

  10. Esse PSDB é muito malicioso , diz se preocupar com a corrupção na Petrobras, mas eu não vi aecim contestar a eleição de Renan. Porque aecim, da tribuna do senado, não se revoltou contra Renan como faz com a presidente ? Porque aecim não tolera a presidente, mas tolera ser presidido no senado por Renan ?

    A máscara da hipocrisia caiu !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *