Vexame: Dilma afasta do Conselho de Ética da Presidência os membros que tentaram punir Lupi e Pimentel

Carlos Newton

A presidente Dilma Rousseff decidiu não reconduzir aos cargos os conselheiros Marília Muricy e Fábio Coutinho. Motivo: Marília quis demitir o então ministro Carlos Lupi (PDT) e Fábio Coutinho defendeu a aplicação de uma pena de advertência ao atual Ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel,que embolsou R$ 1 milhão da Federação das Indústrias de Minas Gerais, simulando ter feito uma série de palestras que jamais realizou.

 Pimentel não se explica

Na reunião do dia 11 de junho, o ainda conselheiro Fábio Coutinho defendeu novamente a imposição de uma advertência a Pimentel, por conta de seus milionários negócios de consultoria. O episódio envolvendo o fretamento de um jatinho para o ministro também será apurado.

Apesar do voto favorável de Coutinho e da conselheira Marília Muricy, os demais membros da comissão optaram por pedir mais esclarecimentos a Pimentel – esta será a terceira vez que o ministro terá de dar explicações sobre as consultorias.

“Queremos saber exatamente, documentadamente, o encerramento das relações contratuais da consultoria. A comissão, como qualquer tribunal e nós somos um tribunal, enquanto não se sente esclarecida, o dever é converter em diligência pra apurar”, disse na época o presidente da comissão, Sepúlveda Pertence, afirmando que também vai pedir informações à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). A Fiemg contratou e pagou por serviços de consultoria do ministro que jamais foram prestados.

“Ele (Pimentel) apresentou as explicações e nos parece que há pontos que merecem ser melhor esclarecidos. Eu vou estabelecer no pedido de diligência o prazo (para o envio das novas informações)”, afirmou Pertence.

###
IGUAL A PALOCCI

A oposição vê semelhanças entre a situação de Pimentel e a do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci, que saiu do governo devido à denúncia de ter o patrimônio ampliado em 20 vezes após a prestação de serviços de consultoria.

Pimentel é alvo de denúncias de que sua empresa, a P-21 Consultoria e Projetos, teria faturado mais de R$ 2 milhões com consultorias entre 2009 e 2010.  A situação de Pimentel se complicou após o portal Terra revelar que o ministro viajou em jatinho cedido pelo empresário João Dória Júnior, em outubro do ano passado.

###
NOVOS MEMBROS

Esta segunda, Dilma nomeou três integrantes para a Comissão de Ética Pública da Presidência da República. O Diário Oficial da União traz a designação de Marcello Alencar de Araújo, Mauro de Azevedo Menezes e Antonio Modesto da Silveira para exercerem a função com mandato de três anos. Não há data marcada para a posse dos novos membros no colegiado.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

6 thoughts on “Vexame: Dilma afasta do Conselho de Ética da Presidência os membros que tentaram punir Lupi e Pimentel

  1. Toda atitude que envolver um pouco de decência, moralidade, pudor, dignidade, respeito, ética etc. Jamais estará nos planos de um governo cujo os valores humanos de civilidade foram esquecidos logo que chegaram ao poder.

  2. Ora, tá justo, coerente e inserido no contexto! Ou vcs acham que a Ali Bab(á)ão iria condenar algum dos quarenta ladrões, aliás no caso 39. Essa Comissão de Ética Pública é uma impossibilidade fática num governo petista tanto quanto a tal Comissão da Verdade que apura só um lado da coisa, escolhe o que é verdade, redefinindo o que é em verdade, mentira.

  3. Chegamos ao fundo do poço.. Todos os apaniguados pertencentes à essa quadrilha governamental, FAZEM O QUE QUEREM, sem um mínimo de temos à qualquer tipo de punição… Foi instituído pelo governo,um ALVO CONDUTO para promoverem todas as roubalheiras possíveis. ELES NÃO PERMITEM QUALQUER MEDIDA PUNITIVA À SEUS ATOS DESONESTOS..Somos reféns dos atos arbitrários dessa imensa quadrilha e da PASSIVIDADE ESPECTADORA DO NOSSO TÃO ENVOLVIDO “JUDICIÁRIO”. Estamos chegando à um ponto, em que NENHUMA MEDIDA DE CONTENÇÃO PACIFICA SERÁ POSSÍVEL.. É o cúmulo do absurdo, saber, que o posto mais alto no comando da nação, é conivente com escândalos e ainda obstrui a prática da justiça. Como não desejar o fim dessa vergonha? Como não desejar que mesmo com sofrimento da nossa gente,termos que enfrentar UMA REVOLTA POPULAR E ARMADA. Diante de fatos tão humilhantes… NÃO EXISTEM OUTROS CAMINHOS..

  4. Pior que o sr. EDELCIO MARTINS esta coberto de razão, a violência não é algo desejavel ou que possa resolver realmente , pois como ele mesmo disse: gera sofrimento as pessoas de bem,porém, me parece que essa situação constrangedora em que o povo esta sendo obrigado a viver, realmente revoltante. Os ditos governantes jã não fazem nem questão de esconder a sujeira toda, se protegem criando suas próprias leis sujas e injustas contra os cidadãos de bem, os que realmente trabalham honestamente e fazem o Brasil funcionar, pois o resto estão vivendo mordomias e safadezas as custas desses. REVOLTANTEEEEEEEE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *