Vitória de Haddad seria mudar em 15 dias tudo o que o eleitor demonstrou

Resultado de imagem para haddad verde e amarelo

Charge do Sponholz (sponholz.arq.br)

Merval Pereira
O Globo

No jargão dos institutos de pesquisa, quando os gráficos mostram um desenho que distancia dois competidores de maneira clara, diz-se que “abriu a boca do jacaré”. E quando ela abre, é difícil de ser fechada. O fato é que uma vitória de Haddad seria mudar em 15 dias tudo o que o eleitorado brasileiro fez no último domingo, quando varreu figuras tradicionais da política brasileira, apartidariamente, mas atingindo, inclusive, políticos do PT ou seus aliados mais explícitos, com uma ou outra exceção devido a peculiaridades da política local.

A situação é tão grave que o PT aceitou uma derrota simbólica de relevância, permitindo que Haddad apagasse de sua propaganda o rosto de Lula e, mais que isso, trocasse a cor vermelha da propaganda, pelo verde e amarelo típico da campanha de Bolsonaro.

COXINHAS – É interessante notar que desde 2013, quando das manifestações populares difusas contra “tudo o que está aí”, e depois nas passeatas a favor do impeachment de Dilma, os manifestantes que usavam o verde e amarelo, geralmente com a camisa da seleção brasileira de futebol, eram ridiculamente acusados pelos petistas de serem “coxinhas” coniventes com a corrupção da CBF.

Agora, os cartazes do petismo que quer se esconder mostram moças e rapazes com a camisa da seleção, com a mão no peito em sinal de respeito, e olhando para o horizonte, dignos do realismo socialista do tempo de Stalin na União Soviética. E o desaparecimento da figura de Lula dos cartazes lembra muito o hábito stanilista de apagar das fotos os que caiam em desgraça no regime comunista, muito antes de aparecer o photoshop.

É claro que o PT não chegou a esse ponto, e Lula continua sendo “o grande líder”.  Mas como a rejeição a ele e ao PT é grande, a ponto de o diretor do Ibope Carlos Augusto Montenegro avaliar que se o ex-presidente fosse candidato hoje poderia perder a eleição, estrategicamente escondem-no, com o consentimento do próprio.

BIZARRICE -Haddad, aliás, escreveu um livro, justamente no ano da queda do Muro de Berlim, cujo objetivo é demonstrar que a revolução comunista de 1917 não conseguiu implantar o verdadeiro socialismo.   Quando era ministro da Educação, para reagir às críticas ao livro “Por uma Vida Melhor”, que admitia erros de português como sendo uma forma espontânea de se expressar, Haddad saiu-se com essa bizarrice: “Há uma diferença entre o Hitler e o Stálin que precisa ser devidamente registrada. Ambos fuzilavam os seus inimigos, mas o Stálin lia os livros antes de fuzilá-los”.

O eleitor, na prática, fez o mesmo que Lula nas eleições de 2010 e 2012, que escalou seus adversários preferenciais para derrotar, em diversos partidos: Tasso Jereissati, do PSDB; Arthur Virgílio, do PSDB; Marco Maciel, do DEM; Heloisa Helena, hoje na Rede.

Lula fez campanha pessoalmente contra Arthur Virgilio, e disse que o povo havia dado uma lição a ele com a vitória de Vanessa Graziotin para o Senado. Hoje, Virgilio é prefeito de Manaus e Graziotin não foi reeleita. Sobre a derrota de Tasso Jereissati naquela altura, disse que o povo “fez um favor danado”. Tasso hoje é senador.  

DE VOLTA A 1989 – A proposta de Katia Abreu, vice de Ciro Gomes, para que Haddad renuncie para permitir que Ciro dispute com Bolsonaro, o único que poderia vencê-lo segundo sua opinião, lembra um episódio da eleição presidencial de 1989, que tantas semelhanças tem com a de hoje.

Derrotado por Lula por exatos 0,67% de votos, Brizola pediu que Lula renunciasse para que Mario Covas, do PSDB, que ficou em quarto lugar, pudesse enfrentar Collor, pois teria mais condições para isso que Lula. Como agora, não deu certo.

13 thoughts on “Vitória de Haddad seria mudar em 15 dias tudo o que o eleitor demonstrou

    • Uma eleição como essa, o difícil de encontrar é a verdade.
      Lembra-se da análise de rejeição feita pelos institutos de pesquisa?
      O #ele sim perdia pro Haddad, pro Coroné, até pro Picolé de Chuchu, enfim só empatava com a “Marina”.
      Foi só passar o 1º turno pra gente conhecer a verdade.

      • Cadê aqueles analistas fakes..

        Estão todos chorando naquela mansão da Avenue Foch em Paris….
        Coitada de Paris, será a maior enchente de todos os tempos de tantas lágrimas derramadas por aquelas bandas….

        Vive La France.!!!!

  1. Caro Jornalista,

    -Desta vez parece que o eleitor acertou os votos. Evidente que não acertou todos (bandido e fraudadores também votam), mas acertou em quase todos.
    -Teve muita gente boa que ficou de fora da mamata. E se não fosse pelo apoio explícito da quadrilha do PT, até mesmo o “golpista” Calheiros teria perdido o foro privilegiado.
    -O horário eleitoral e os debates na televisão mostraram, no primeiro turno, que tiveram tanto valor quanto uma lata de lixo.

    -Agora os magistrados da Lava Jato e outros que não devem favores aos LADRÕES e que jazem espalhados por este Brasil a fora, estão só esperando o início de janeiro para começar a expedir mandados de prisão.
    -Amem!

    -Como o PT e o PSDB não construíram escolas para os seus partidários, nem educaram os seus filiados, que o Bolsonaro construa presídios para metê-los lá dentro e jogar a chave fora. Com Gilmar e tudo, pois este não e santo e, brevemente, saberemos o motivo do limão ser azedo…

  2. Sempre o interesse é particular.

    A vaidade das vaidades. Tudo b. FHb. (CN b. Pode ser qualquer coisa). Só tenho oito comentários.
    É uma vergonha o FHb (bosta, babão e bussunda). Desculpe bussunda (a segunda e terceira coisa + preciosa da mulher). A primeira é o coração. …
    Sem mudar de assunto. Do vermelho mudou para (coração anil – Verde-Amarelho-Branco-Azul-Anil). Ridículos. Querem mudar o que eles não são.
    8 de FHC + 8 de LILIS + 6 Anta + 2 de MT + …(imagine de FHb novamente) é uma tragédia.
    Faltam 16 mais um dia para dar 17. Estamos nesta ou nessa. Português é complicado.

    • Amarelhei. Esque ci do amarelho.(ouro, diamante, rubi e %^&*/=_€£¥ – pedras preciosas)…(…) … Somos Pentas-Milionarios. Apenas precisamos de um Governo de Pulso.

  3. O hada/lula/pt só ganha essa eleição se levar as urnas para os sindicatos , para os recebedores do dinheiro da rauniet..os bolsas detento …bolsa família ..bolsa prostitutas …os bolsas etc !!

  4. O MILITARISMO POLITIQUEIRO ESPERTO, ALIÁS, A BANDA PODRE DA FAMIGERADA DITADURA MILITAR, QUE JOGA SUJO À BEÇA, APOSTOU NA CONFUSÃO NO IMAGINÁRIO POPULAR, contou com ajuda da CIA, da mídia e do capital velhaco, e venceu a queda de braço eleitoral por falta do contraponto ideal.
    . A irá da população, na verdade, sempre foi e continua sendo contra o $istema político podre, por Democracia Direta, mas como a esquerda, a direita e o centro, espertamente, ou malandramente, cercaram a Terceira Via de Verdade, tal seja o projeto novo e alternativo de política e de nação, o novo de verdade, que nasceu contra tudo isso que ai está, com prazo de validade vencido há muito tempo, abriu-se um vácuo de inovação no qual a esperteza militarista politiqueira dos bolsonarianos plantou o antipetismo, à moda não temos tu anti-$istema vai tu mesmo antipetismo, valendo lembrar que os bolsonarianos do militarismo politiqueiro tb jogou seus gatos pingados nas ruas, de onde tb foram expulsos, oportunidade em que apelaram para os tais black-bloc, e para a violência dos mesmos, para queimar o filme das manifestações pacíficas de Junho de 2013, difusas quanto as reivindicações, mas focada no anti-$istema, sendo sintomático a ausência dos black-bloks nas manifestações dos pombo$ pintados de verde e amarelo, um confissão de culpa dos bolsonarianos, com a ajuda da escumalha partidária do $istema podre, Skaf tb a bordo, que assim deturparam as manifestações de Junho de 2013, adaptando-as aos interesses do velho continuísmo da mesmice que já morreu, mas que continua ai enganando a população, na figura do carreirista do $istema podre, Jair Bolsonaro. O PT tem apenas uma saída, abrir espaço `para a Terceira Via de Verdade, a única que tem projeto, tem discurso, tem liderança autêntica, sincera, e kriptonita à vontade para detonar o charlatanismo bolsonariano na seara do novo de verdade, tal qual dinossauros escondidos atrás de pé de alface. O diabo é que o PT, pelo partidarismo eleitoral, prefere apostar na extrema direita xucra como preferiu apostar no golpe, ao invés de abrir espaço para a Revolução Redentora da política, da nação e da população, o novo de verdade, até porque com os dinossauros no poder eles continuam se alimentando como contraponto, alimentando a chance de voltar mais tarde, como voltaram após a famigerada ditadura militar, para continuar tudo como dantes no velho quartel de Abrante$. Direita, esquerda e centro, não abrem mão do $istema podre nem no pau, Juvenal.

  5. Bolsonaro só perde essas Eleições se o TSE e todos os Togados apaixonados por Lula e seus Amigos, Cumpanheiros Íntimos e Familiares “plausivelmente e infringentemente” elegerem Hadad !!! Seria uma afronta ao Brasil, e isso trará consequências diretas aos que perpetuarem tal crime contra o Brasil e seu Povo !!!

  6. Guarde bem seu WOW vai lhe pesar nas costas, e o fim dos computadores oficiais vai chegar, vamos rir muito de seu constante “ar diarreico” ,que não aguenta cinco minutos conversando com quem conhece e não teme suas bobagens de quem pensa em poucas palavras ser maior dos que pensam e fazem a “Lei ser cumprida diariamente”, inclusive com gente de sua índole. Sempre estaremos fazendo as Leis serem cumpridas, entendeu ????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *