Zavascki só concedeu liminar por se sentir atropelado por Lewandowski

Lewandowski e Marco Aurélio andam na contramão da História

Mônica Bergamo

O ministro Teori Zavaski, relator da Operação Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), ficou enfurecido com o anúncio feito nesta quarta-feira (4) pelo presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, de que pautaria nesta quinta a ação da Rede que pedia o afastamento de Eduardo Cunha do cargo de presidente da Câmara. A ação do partido de Marina Silva foi colocada na pauta a pedido do relator da matéria, ministro Marco Aurélio Mello.

De acordo com interlocutores de Zavaski, ele se sentiu atropelado pois já tinha sinalizado, na semana passada, que levaria em breve outro pedido de afastamento de Cunha, feito pela Procuradoria-Geral da República, para ser analisado pelo plenário do STF.

RETARDAMENTO

Zavaski ficou incomodado com a possibilidade de ser acusado de ter retardado o processo contra Cunha.

O ministro analisa desde o fim do ano passado o pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que Cunha seja afastado de suas funções.

O STF vinha sofrendo críticas por retardar a decisão, permitindo que Cunha comandasse o processo de impeachment de Dilma Rousseff e, segundo a PGR, usasse o cargo em benefício próprio, interferindo diretamente no processo de sua própria cassação, em análise na Câmara dos Deputados.

PERPLEXIDADE

A decisão de Zavaski causou perplexidade entre ministros da Corte. Por mais que os fatos apontados por ele para suspender Cunha sejam graves, poderiam ter sido discutidos na sessão marcada para a tarde desta quinta por Lewandowski.

Com a liminar, no entanto, Zavaski retoma as rédeas do assunto. Ele deve submeter nesta quinta sua decisão liminar ao plenário do STF.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Caramba! A situação do Supremo é muito pior do que se pensava. Como se vê, os interesses político-partidários e a fogueira das vaidades estão consumindo nosso mais alto tribunal antes mesmo que Lula consiga incendiar o país, com os neoexércitos de Brancaleone. Faço ideia da enorme dificuldade dos atuais professores de Direito, por terem de explicar aos alunos como funcionam nossos tribunais, notadamente o Supremo, que teoricamente existe exclusivamente para examinar inconstitucionalidades. Nem Freud conseguiria explicar. (C.N.)

11 thoughts on “Zavascki só concedeu liminar por se sentir atropelado por Lewandowski

  1. AVE, CUNHA
    Cunha tem liminar pedindo seu afastamento da Câmara. Autor Teori. Cunha deve e tem que pagar. Mas é um cara que deixa um bom legado. Não estivesse ele naquele posto, a nossa sorte seria outra. Há um imenso e crescente descontentamento pelas ruas do País. Agora, um tanto apascentado porque preferem dar uma oportunidade ao Temer. E, com a sua posse, esperam que as coisas voltem ao normal. O grande maestro dessa paz provisória é o Deputado Eduardo Cunha. Ele entrará na história como um pacificador, o São Jorge que matou o dragão e agora recolhe-se da vida pública; Lula entra para a história como um grande ladrão que ao fim e ao cabo quis jogar irmão contra irmão, numa luta que só não foi trágica porque Cunha colocou ordem na casa.

    • ENFIM, STF COLOCA O GUIZO NO SATANÁ$ QUE USAVA O NOME DE JESUS ÀS SUAS FALCATRUAS E O SANTO NOME DE DEUS PARA LUDIBRIAR INOCENTES. A CASA DE CUNHA CAIU. MUITOS OUTROS CRÁPULAS QUE TB PACTUARAM COM A CANALHICE E A MÁ-FÉ COMO MODUS OPERANDI NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA AINDA ESTÃO POR CAIR, À NOSSA DIREITA, À NOSSA ESQUERDA, E AO CENTRO, MAS CAIRÃO.

  2. Na páginas da Agatha Christie, quando diante de um mistério, a primeira pergunta que o arguto detetive Hercule Poirot fazia era:
    Quem foi beneficiado pelo crime?
    Desde aquela votação dos Mandatos de Segurança, nas vésperas da votação do impeachment na Câmara , ficou claro que o STF havia desembarcado da nave governista, excetuados os militantes Lewandowski e Marco Aurélio.
    Ontem foi a vez do Janot chutar TODOS os cachorros mortos.Hoje o réquiem apenas continua.
    Tudo bem que o STF é uma fogueira de vaidades onde os egos não cabem dentro das togas , fato que explicaria a briguinha no playground, o Teori querendo chegar primeiro.
    Mas prefiro acreditar nos narizes dos ministros , no faro político deles, na capacidade de adaptação à nova direção do vento.
    Pois esse movimento todo , ao fim e ao cabo, livrará o novo presidente de uma enorme encrenca. O afastamento de Cunha , além de
    atender um clamor do povo brasileiro, só beneficiará Temer. Ou seja, o STF continua o que sempre foi, uma Corte política.
    A pergunta que permanece é só uma: E o Renan? Até quando vão balançar o berço da criança?

  3. BOMBA, BOMBA… PF Nas ruas, seria por isso que o Pimentel nomeou a sua mulher como secretária ? Ministro Aragão houve vazamentos ???

    ” A Polícia Federal cumpre mandados do ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no âmbito da Operação Acrônimo, que investiga um esquema de corrupção envolvendo, entre outros, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT). São trrês mandados, dois dos quais de busca e apreensão de mídias e documentos. Um dos mandados foi está

    Esta fase da Acrônimo, segundo fontes do meio, está baseada em revelações e denúncias da empresária Danielle Fontelles, proprietária da agência digital Pepper Interativa, que fechou acordo de delação premiada com os investigadores.

    Rumores sobre a iminente prisão de Carolina de Oliveira, primeira-dama de Minas, levaram seu marido a nomeá-la secretária do Trabalho, a fim de conceder-lhe o foro privilegiado, no âmbito do STJ, livrando-a do alcance de juízo de primeira instância.

    A fase em andamento da Operação Acrônimo está sendo realizada em Brasília e Belo Horizonte, segundo as primeiras informações.
    ( Diário do Poder ).

  4. O golpe será dado pelos seis do SPTF, ou já está sendo executado em doses homeopáticas e seletivas?
    O Supremo Tribunal Federal é mesmo necessário para o país?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *