Paulo Cappelli e Augusto Tenório
Metrópoles
Congressistas norte-americanos aliados do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciaram uma nova ofensiva contra o ministro Alexandre de Moraes (STF). Quatro lideranças do Partido Republicano enviaram um ofício à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e, empoderados com a mudança na Casa Branca, ameaçaram cortar verba do órgão internacional caso não tome ações contra o magistrado.
A carta endereçada nesta quinta-feira (14/11) é assinada pelos deputados Christopher H. Smith, Maria Elvira Salazar, Darrel Issa e Carlos A. Gimenez.
CONSEQUÊNCIAS – No documento, eles apontam uma “contínua situação no Brasil”, com relação às ações de Moraes sobre a rede social X, o antigo Twitter. Os congressistas dizem que as decisões afetariam “milhares de brasileiros, assim como cidadãos estadunidenses que vivem ou possuem negócios no país, assim como uma companhia americana”.
O documento foi endereçado à presidente da CIDH, Roberta Clarke, e ao relator especial de liberdade de expressão do órgão, Pedro José Vaca Villarreal.
De acordo com os deputados, em maio deste ano eles foram ignorados ao solicitar informações sobre quais ações o subcomitê da CIDH tomou em relação às denúncias de violação à liberdade de expressão.
PIOR SITUAÇÃO – “Desde então, a situação no Brasil piorou consideravelmente, como visto no bloqueio ilegítimo da plataforma X no país, com Alexandre de Moraes declarando sua intenção de cercear o discurso político protegido por leis internacionais de direitos humanos”, diz um trecho da carta. “Apesar de o funcionamento do X ter sido restaurado, isso só aconteceu após as eleições, com a plataforma coagida em compliance”, concluíram os parlamentares sobre a rede social de Elon Musk.
SUPERVISIONAR – No documento, os republicanos, que serão maioria tanto na Câmara quanto no Senado dos EUA a partir do ano que vem, afirmam:
“É nosso dever supervisionar o gasto dos pagadores de impostos, incluindo o desembolsado para a Comissão e o relator especial. Vamos permanecer atentos às suas respostas, elas irão informar nossas futuras ações e postura diante de pedidos orçamentários para esse propósito”.
Em 2023, o governo dos Estados Unidos destinou US$ 7,3 milhões, por meio de um fundo, à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
INFORMAÇÕES – Eles pedem que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e o relator especial de liberdade de expressão informem quais ações o órgão tomou para “monitorar e ajudar a terminar essa flagrante conduta”.
Darrel Issa e Maria Elvira Salazar, que assinam a carta à CIDH, protocolaram um projeto que impede a entrada nos EUA de qualquer autoridade estrangeira que “promova censura contra cidadãos americanos”. A proposta foi uma reação ao bloqueio do X pelo STF. “O ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil Alexandre de Moraes é a vanguarda de um ataque internacional à liberdade de expressão contra cidadãos americanos como Elon Musk”, disse Salazar na ocasião.
Pressionado a recuar nos inquéritos que miram Jair Bolsonaro e aliados do ex-presidente, Moraes tem dito que em nada mudará a sua forma de atuar no Supremo.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Será uma vergonha o bloqueio dos vistos dos ministros do Supremo, que serão impedidos de ingressar no Estados Unidos, por desrespeitos aos direitos humanos. Agora, com Trump no poder, tudo indica que esse vexame possa mesmo acontecer. (C.N.)
Vergonha mais do que merecida.
Ninguém pode tudo pra sempre.
Alexandre Moraes é praticamente tudo o que falam dele – contra e a favor.
Ele não é presidente da República, nem da Câmara Federal, nem do Senado e nem, ao menos, do STF, sabemos todos. Mas, ele incorporou um poder extraordinário, que sua liderança jurídica suplanta, no momento, os demais poderes constitucionais.
E se pode afirmar sem risco errar que, politicamente, a nação passa hoje pelas suas mãos; e o que país for amanhã, estará profundamente impactado pelo que resultar de suas decisões ou da falta delas – tanto para o bem quanto para o mal.
Quem pela espada LUTA pela espada Morrerá…
A HISTÓRIA é a CIÊNCIA DAS CIÊNCIAS…Nada lhe escapa…Portanto…tudo desmorona mais cedo ou mais tarde…ISSO É FATO.
E o adágio acima mencionado é abonado pelos VASTISSIMOS fatos ocorridos ai longo desta maravilhosa ( Por ela registrado) CIÊNCIA…..
O resto é folclore ( Royalties para SN …RIP).
Basta o governo Brasileiro fazer o bom uso da política da reciprocidade entre os países , ou seja , o que vocês fizerem com os meus , farei o mesmo com os seus , e fim de papo .
Basta o governo Brasileiro fazer o bom uso da política da reciprocidade entre os países , ou seja , o que vocês fizerem com os meus , farei o mesmo com os seus , para o bem ou para o mal e fim de papo , com o agravante de que nossos inimigos internos nacionais e seus familiares (BR) , continuam impunes tramando e conspirando contra o Brasil e seu povo .
Que coisa! Há uns dois dias que venho passeando por esta TI e pelo X, e não sei se impressão minha ou estamos numa entressafra de bolsonaristas, será o espirito de racionalidade que baixou sobre eles, ou a Operação Contragolpe mesmo?
A minha natural modéstia me impede de publicar os cinco capítulos do meu “Que Aconteceu?” que serviram de guia motivacional e operacional à lógica das investigações.