
O mercado projetava taxa básica de juros em 15% este ano
Brenda Silva
da CNN
A ministra Gleisi Hoffmann, que comanda a Secretaria de Relações Institucionais, afirmou ser “incompreensível” a alta da taxa básica de juros anunciada pelo Banco Central (BC) na quarta-feira (18). A Selic foi elevada de 14,75% para 15% ao ano.
“No momento em que o país combina desaceleração da inflação e déficit primário zero, crescimento da economia e investimentos internacionais que refletem confiança, é incompreensível que o Copom aumente ainda mais a taxa básica de juros”, escreveu a ministra em publicação no X nesta quinta-feira (19).
Esta é a sétima vez que o Comitê de Política Monetária (Copom) eleva a Selic desde a retomada do ciclo de aperto monetário em setembro de 2024. Em comunicado, o BC sinalizou que o ciclo de aumentos será interrompido.
“O Brasil espera que este seja de fato o fim do ciclo dos juros estratosféricos”, completou a ministra.
Em maio, Gleisi afirmou que o presidente do BC, Gabriel Galípolo, está administrando os efeitos de uma “herança maldita” deixada por seu antecessor, Roberto Campos Neto.
O Brasil ocupa agora a segunda posição no ranking dos maiores juros reais do mundo, após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa Selic para 15%.
Este é o patamar mais elevado para os juros básicos do país desde maio de 2006, quando a taxa ficou em 15,25%.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Em seu comunicado, o BC sinaliza juros em 15% por tempo “bastante prolongado”. Comércio e indústria mostram surpresa e acendem alerta sobre alta da Selic. Realmente, não faz sentido, estes juros estão forçados demais, fazem a alegria dos banqueiros. (C.N.)
O que não é incompreensível nesse País aqui é um solo fértil para as aberrações
É impressionante como Lula parece perder apoio de eleitores até do Bolsa Família, o maior programa eleitoreiro do País e, certamente, do planeta.
A facção criminosa PT/STF explode a dívida pública, imprimindo dinheiro a rodo para bancar a gastança, comprar apoio político e pagar o turismo da galinha Esbanja. Aí vem a corrupta Amante e o jornalismo lulinista e joga a culpa do aumento de juros no Bozo … tem bobocas que acreditam.
Os juros altos não fazem a alegria dos banqueiros. A alegria deles é dada pelos inadimplentes que pagam com juros. A Selic alta faz a alegria dos investidores enquanto a inflação não comer o ganho. Alguém ainda se ilude que a inflação real do Brasil está muito abaixo dos 15%.
Detalhe surreal, e NÃO ESTÃO PRESOS !!!
Governo Lula e Janja gastam mais do que arrecada! União arrecadou 191 bilhões e o casal petista torraram 344 bilhões! Fica a dica!
https://atrombetanews.com.br/2025/06/19/governo-lula-e-janja-gastam-mais-do-que-arrecada-uniao-arrecadou-191-bilhoes-e-o-casal-petista-torraram-344-bilhoes-fica-a-dica/
Só não faz sentido para quem não entende ou não quer entender como a economia funciona. O aumento da Selic não tem por função apenas baixar a inflação via restrição do crédito, ela tbm acontece por que o governo precisa pagar mais para que alguém aceite lhe emprestar dinheiro.
Como o Estado vive eternamente gastando mais do que arrecada e pedindo dinheiro emprestado, tem que pagar juros altos para seus credores. Se o Banco Central baixar a Selic, no outro dia acaba as linhas de crédito do Estado.
Entendeu Sr. CN ou precisa desenhar?