Com altos e baixos, Ciro Gomes está largando na frente nessa disputa pela terceira via

Resultado de imagem para pesquisas charges

Charge do Newton Silva (Arquivo Google)

Carlos Newton

Depois da pesquisa DataFolha que em maio deu Lula e Ciro Gomes derrotando Jair Bolsonaro no segundo turno, saiu em junho o levantamento do XP/Ipespe, dando conta de Lula havia ampliado a vantagem sobre Bolsonaro no segundo turno, livrando nove pontos, com a confirmação de que o atual presidente também perderia para Ciro Gomes, com diferença de quatro pontos. É claro que esses resultados causaram enorme preocupação ao Planalto.

Nesta quinta-feira, dia 17, mais uma pesquisa foi divulgada, desta vez pelo Instituto Paraná, encomendada pelo PSL, partido que elegeu Bolsonaro e agora volta a negociar a filiação dele. E o resultado foi bem diferente.

EMPATE TÉCNICO – O levantamento do Instituto Paraná, feito por abordagens residenciais em 156 municípios, indicou que, num provável segundo turno entre os candidatos, o petista levaria a melhor por 0,2% dos votos válidos. Ou seja, empate técnico. Entre os participantes, 8,6% afirmaram que votariam em branco e 3,6% não souberam responder qual seria seu candidato.

Bem, todos sabem que as pesquisas não valem muita coisa e podem ser compradas por um punhado de dólares, como nos faroestes italianos de Sérgio Leone. Só acertam mais o alvo no Dia D e ma Hora H da  realização das eleições, para os institutos não se desmoralizarem em definitivo.

Mas determinados indicativos precisam ser levados em consideração, especialmente quando há polarização e se procura uma terceira via.

HUCK E AMODEO – Com a desistência de dois pré-candidatos (João Amodeo e Luciano Huck), a terceira via começa a se afunilar, porque outros pretendentes, como Marina Silva e Alvaro Dias, também não parecem dispostos a encarar nova campanha.

Com isso, seleção vai se fechando em três nomes – Ciro Gomes, Henrique Mandetta e João Doria, com um detalhe interessante. Somente Ciro tem legenda garantida, no PDT, pois Mandetta depende de convenção em seu partido, o DEM, ou em outra legenda, e Doria terá de disputar prévias no PSDB com mais três pretendentes – o governador gaúcho Eduardo Leite, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto e o senador cearense Tasso Jereissati.

A primeira reunião dos partidos de centro para discutir a terceira via, esta semana, já definiu que o escolhido deve ser o mais votado nas pesquisas, uma posição que Ciro Gomes vem obtendo desde 2018, quando teve 12% no segundo turno. Além disso, a rejeição a Dória é a maior entre todos os candidatos, com 57,2%, o que favorece o pedetista.

###
P.S. –
Em tradução simultânea, por enquanto Ciro Gomes está liderando a corrida pela terceira via, porque deve manter os 12% que votaram nele em 2018 e acrescentar os que votaram em Bolsonaro no primeiro turno pela tese do voto útil contra o PT e depois se decepcionaram com o atual presidente. E se Ciro Gomes for realmente apoiado por João Amoedo, Luciano Huck, Marina Silva, Álvaro Dias e pelos pré-candidatos do PSDB, a atual polarização poderá ser mesmo revertida. Mas são apenas suposições. Vamos aguardar, porque “é cedo ainda, amor”, como diria o genial Cartola. (C.N.)

23 thoughts on “Com altos e baixos, Ciro Gomes está largando na frente nessa disputa pela terceira via

  1. Certamente Ciro tem muito ais preparo do qualquer um das duas tragedias anunciadas.

    Entretanto, para mim, é pouco confiável pois tem um gênio explosivo e sem controle e também dá a impressão de alugar sua pena e ajustar seu discurso aos interesses de plantão.

    Já serviu a quase todos os movimentos, ideologias e partidos.

    Difícil saber qual é o verdadeiro Ciro e onde vai nos levar

    Mas pelo menos é um alento de que estejamos pensando em sair efetivamente desta miserável polarização.

    Oremos pois.

    • Sinceramente, não acredito na musculatura eleitoral de Ciro Gomes. Já teve no limiar da presidência e na Hora H, cometeu tantos erros de avaliação nos debates e nas entrevistas, que se inviabilizou. Sabe aquele político que cava o próprio buraco, pois bem, seu nome é Ciro.
      Lula também cometeu muitos erros, por exemplo: foi para o último debate eleitoral com Collor, despreparado, sem dormir e dizem, que tomou umas e outras. Collor deitou e rolou e ainda a Globo editou os melhores momentos, contra Lula é claro.
      Campanha eleitoral é vencida nos detalhes, como numa partida de futebol.
      O PSDB sairá ferido dessas prévias. A asa do tucano abatida impossibilitará o voo rumo ao Planalto. Se o gaúcho Leite, o cearense Tasso ou o amazonense diplomata Virgílio, um dia três vencer a disputa, o Dória irá cristianiza-los, assim como o governador de São Paulo Orestes Quercia, fez com Ulisses Guimarães. O Senhor Diretas chegou em último já eleição vencida por Collor e seu minúsculo Partido o PRN.
      Aliás, pensando nisso, observamos que os brasileiros viram em nomes, excluindo as legendas. Collor com o PRN e Bolsonaro com o PSL.
      Está claro neste momento, que a Terceira Via é um Sonho de uma Noite de Verão ensolarada.
      Entretanto, política é como uma nuvem passageira, pode mudar a qualquer momento, com o advento de um vento gelado e avassalador, como o frio que está fazendo no Rio de Janeiro.

  2. Corrigindo o texto anterior e acrescentando o parágrafo primeiro, para melhor compreensão do texto em homenagem ao leitor.

    Entre Bolsonaro e Lula, Ciro Gomes pode ser a Terceira Via, com a desistência de Luciano Hulk, apoiado pelo empresariado de Centro, os Planaltinos?
    Sinceramente, não acredito na musculatura eleitoral de Ciro Gomes. Já teve no limiar da presidência e na Hora H, cometeu tantos erros de avaliação nos debates e nas entrevistas, que se inviabilizou. Sabe aquele político que cava o próprio buraco, pois bem, seu nome é Ciro.
    Lula também cometeu muitos erros, por exemplo: foi para o último debate eleitoral com Collor, despreparado, sem dormir e dizem, que tomou umas e outras. Collor deitou e rolou e ainda a Globo editou os melhores momentos, contra Lula é claro.
    Campanha eleitoral é vencida nos detalhes, como numa partida de futebol.
    O PSDB sairá ferido dessas prévias. A asa do tucano abatida impossibilitará o voo rumo ao Planalto. Se o gaúcho Leite, o cearense Tasso ou o amazonense diplomata Virgílio, um dos três vencer a disputa, o Dória irá cristianiza-los, assim como o governador de São Paulo Orestes Quercia, fez com Ulisses Guimarães. O Senhor Diretas chegou em último na eleição vencida por Collor e seu minúsculo Partido o PRN.
    Aliás, pensando nisso, observamos que os brasileiros votam em nomes, excluindo as legendas. Collor com o PRN e Bolsonaro com o PSL.
    Está claro neste momento, que a Terceira Via é um Sonho de uma Noite de Verão ensolarada.
    Entretanto, política é como uma nuvem passageira, pode mudar a qualquer momento, com o advento de um vento gelado e avassalador, como o frio que está fazendo no Rio de Janeiro.

  3. Ciro é o único que fala abertamente de nossos problemas e tem um plano de longo prazo para o desenvolvimento sustentável do país, com as prioridades que necessitam de atenção urgente.

    Certamente suas ideias desagradam àqueles que defendem o status quo, o que estamos cansados de saber, deixam o país na mesma.

    Talvez por ser sincero nas suas análises desagrade os que querem um quadro pintado de cor de rosa, irreal. Isso é confundido com empáfia com falta de jogo de cintura.

    Se queremos algo realmente diferente, as ideias de Ciro são aquelas que poderão nos levar a caminhos melhores.

  4. Quanto ao governador João Dória, um capítulo a parte, no seu sonho de ocupar a cadeira presidencial.
    A alta rejeição do governador paulista, um político restrito ao seu Estado, tem como único mote de campanha, sua luta para trazer a Vacina Coronavac produzida pelo Instituto Butantã do Estado. No Rio temos o Vital Brasil largado de mão pelos péssimos governadores dos últimos 20 anos.
    Voltando ao Dória, é um representante da elite Paulista e serve somente a essa classe, como Bolsonaro governa para militares e policiais em primeiro lugar.
    Dória em plena Pandemia, pegou o avião para flanar em Miami. Pego em flagrante pediu desculpas.
    Recentemente foi fotografado pegando sol numa piscina de um hotel de luxo em Ipanema. Não dá para votar num cara desse, que deixa seu Estado sangrando para descansar. O que ele faria com o Brasil?
    Além disso tudo, ele, Dória não costuma cumprir os acordos políticos com deus pares. Como: ele venceu a disputa para prefeito da capital e dois anos depois abandonou seus eleitores para se candidatar ao governo do Estado.
    Também dividiu o tucanato de alta plumagem, afastando os ex- governadores José Serra e Geraldo Alkimim. Não liga para o cacique e líder maior do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, portanto, adora dar tiro no pé, por falta de humildade e fidelidade, a quem o ajudou a chegar aonde chegou, bom dia, Geraldo Alkimim.
    Elementos desse naipe, similares a Dória, deveriam ser banidos pelo povo da vida pública, por não agregarem nada ao país, somente visam suas carreiras e mais nada.
    Que fazer?

    • Carreira, poder e muita grana, mas muita mesma….
      Para ser filiado ao Partideco da Rainha da Corrupção um dos requisitos é a mentira.
      E mentir é uma das caracteristicas dessa gentalha do Partido Mais Corrupto do Universo..

      • Mais corrupto do que o PT e outros menos votados , né não.

        Pra você, no Brasil, só existe um partido corrupto, o PSDB.

        Dória é insosso, almofadinha, etc e tal,não ganha à presidência.Leva traulitada até do tiririca.

  5. 1) A meu ver, dos citados, Ciro é o mais preparado.

    2) Tem muitos defeitos, mas me parece próximo à proposta Social Democrata.

    3) Todos temos muitos defeitos, mas quem não conspirar contra o Estado de Direito vale tentar.

  6. Ciro já provou na prática que sabe governar para o bem do povo. Não governa para ninguém em particular. Governa para TODOS. Quem ama o Brasil e quer uma vida realmente melhor, certamente votará nele. Já chega de vagabundos, ladrões e amalucados tentando nos governar. VIVA CIRO !!!

  7. Concordo com todos os comentários acima, todos.

    Atingimos um patamar tão ruim na política nacional, que não há como escolhermos o melhor, mas aquele que seria menos problemático, também em tese.

    Lula e Bolsonaro concentram o que há de pior, tanto como pessoa quanto político.
    Uma terceira opção não se encontra no Brasil como o oposto do que a dupla do mal personifica, logo, temos de escolher aquele candidato que não reúna tantos defeitos.

    Que tenha os dele, mas não podem ser a concentração absoluta de mau caráter, de corrupto, explorador e manipulador.

    Nessa leva de candidatos já conhecidos Ciro tem, pelo menos, uma plataforma de governo.
    Se é impulsivo, truculento, intempestivo, agressivo, que diminua seus ímpetos, pois alguém já deve lhe ter falado ao pé do ouvido que precisa controlar seus arroubos.

    E como disse muito bem o meu amigo e professor Rocha, defeitos todos temos e muitos.
    Portanto, a lista de falhas de Ciro é menor que o rol de defeitos que Lula e Bolsonaro possuem, e que temos amplos conhecimentos.

    Votar em um ou outro, e estaremos condenando o País e o próprio povo a continuar nessa via crucis, que dura há décadas.

    Sinceramente, eu não votaria em Ciro.
    Agora, anular ou deixar o voto em branco ou não sair de casa para votar, então desde já abro o meu voto para Ciro Gomes, haja vista ser a única tentativa que temos para impedir que um ou outro mafioso vença a eleição de 2022.

  8. Ciro, apesar do seu modo explosivo de se expressar, é na realidade o único político capaz de fazer algo de bom pelo Brasil.Inteligência e capacidade política ele tem.

    • Nao vai nao, vai se espatifar da mesma forma do que nas 4 ou 5xs anteriores, vai ter inclusive menos votos do que em 2018, principalmente depois dessa burrice de se aliar ao acm neto que em 2022 vai dar uma rasteira nele e vai apoiar o atual presidente. O lula ja armou a cama de gato presse otario e ele vai cair direitinho que nem da outra vez.

  9. Brasil não aguenta outro erro vindo das urnas. Pricisamos de alguem preparado, experimente, honesto e que possua um projeto/propostas claras para o enfrentamento do país, precisamos que alguém que aponta soluções. Pensando asskm, samos sabedores que Ciro Gomes é disparado a via inteligente, sabemos que Ciro preenche todos requisitos necessários para colocar o Bradil no caminho do crescimento e para unifircar a não. 2022 darei meu primeiro voto no projeto do Ciro Gomes.

  10. De novo esse papo furado de “terceira via”?
    O comunismo europeu, desesperado com a fuga de eleitores, por conta das brutalidades e ineficiência esconômica stalinista, inventou essa trapaça de Terceira Via para enganar otários. No frigir dos ovos, inexiste diferenças ideológicas entre PSDB, PT, PSB e PDT. São todos farinha de um mesmo saco: a picaretagem marxista.
    Ainda ontem Ciro e Lula estavam abraçados. Hoje, PT e PDT continuam irmanados no Foro de São Paulo, recebendo ordens da ditadura cubana (Zé Dirceu é o maior capacho dos Castros). A despeito desses fatos (fatos! fatos!) e da histórica sabujice do Ciro Gomes ao Ladrão-mór, querem que acreditemos que ele, Ciro, seja uma “terceira via”?

    Senhores comunas, sejam ao menos originais. Essa conversa fiada de “terceira via” não cola mais (FHC foi terceira via e Lula também), mudem o nome. Que tal “caminho do meio”? É mais apropriado para o espírito religioso do nosso povo.

    • De novo com esse papo furado sobre a origem da terceira via?

      Che, mas tu não sossegas, credo!

      Ninguém, mencionou comunismo, e tu já estás com meia dúzia de pedras nas mãos.
      E, como sempre, vens com a tua ignorância histórica, de dar inveja até em Bolsonaro, que Marx era um picareta!

      Tu tens cada conceito que, nessas alturas, tua mente não tem alguns parafusos ou os têm de sobra, então são estes que te atrapalham o pensamento.

      Por outro lado, constato que gostas de retórica, apesar das idiotices e imbecilidades que publicas.
      Terceira via, caminho do meio, rumo alternativo, outra opção … não muda nada a necessidade que se tem de não eleger Bolsonaro ou Lula.

      Te oriente, Turíbio, pois a cada dia que passa e estás mais alterado que no anterior.

  11. Armando, li o seu post no YouTube. FHC não é um intelectual de esquerda, ele é social democrata. Simples assim
    As outras leituras, principalmente de Jesse de Souza, me estimularam a falar sobre Ciro, o que farei a seguir:

    Eu gostaria de ouvir de Ciro Gomes, qual o seu projeto de Brasil para reduzir a desigualdade monstruosa da sociedade brasileira pós escravocrata e o racismo nojento. O que ele pensa, sobre a inclusão da comunidade negra e dos pobres aos empregos de qualidade/ aos bens de consumo, a casa própria, aos planos médicos ou o fortalecimento do abandonado SUS.
    O que ele pretende fazer para fortalecer a Educação Básica, o Ensino Médico e as Universidades, a Ciência e a Tecnologia, abandonados pelo projeto Bolsonaro.
    O que ele, Ciro está fazendo contra o desmonte das estatais, rompendo com a Era Vargas, que vem ocorrendo desde os governos Collor/ Itamar e que está sendo entregue quase de graça para a Europa e para a Ásia?
    Não vi Ciro se pronunciar sobre o ataque de Guedes contra as empregadas domésticas, contra os filhos de porteiros entrando nas Universidades, sobre o assassinato de 28 negros no Jacarezinho?
    Agora, acabaram de votar a privatização da Eletrobrás na Câmara e no Senado, nem Lula nem Ciro falaram nada, portanto tacitamente concordam com Bolsonaro. O PDT também quedou-se inerte.
    Na prática, somente o governador Brizola, nos últimos anos, tentou mudar o quadro educacional da população pobre, construindo no Rio de Janeiro, 500 (quinhentas escolas de tempo integral)CIEPS. Ele pretende continuar a saga brizolista?
    E quanto aos títulos de propriedade que Brizola concedeu aos moradores das comunidades e que hoje está sendo gerenciado pelos milicianos, que comandam essas áreas com o beneplácito das autoridades do Estado? Lá quem manda é a milícia, que impõe suas leis sumárias.
    Os próprios governadores do PDT apoiados por Brizola ( Garotinho e Rozinha), nenhum dos dois construiu um CIEP, Zero, nada para constar na história. Estão hoje, as estruturas pensadas por Darcy Ribeiro e desenhadas pelo gênio da arquitetura, Oscar Niemeyer, sucateadas e abandonadas a própria sorte. O que Ciro acha disso?
    E em relação ao voto impresso, sonho de noite de verão de Bolsonaro e apoiado pelos caciques do Centrão? Ciro ainda não se manifestou.
    E sobre a Lei da Improbidade aprovada sob toque de caixa, sinônimo de impunidade para os ladrões dos cofres públicos e que se encontra no Senado para manifestação dos senadores. O que diz sobre isso, o candidato Ciro?
    Querendo ajudar Ciro, a ser o diferencial, a Terceira Via, faço as seguintes ponderações:
    Se o cearense Ciro não empolgar o povo trabalhador e empurrar a classe média para marchar ao seu lado, Bolsonaro irá faze-lo, aumentando o Bolsa Família, inaugurando a entrega de casas populares, e adotando Pacotes do Bem, logo no início de 2022, para empresários e povo, que são pragmáticos, logo voltarão naquele que bota comida na mesa, mesmo que essa ajuda venha no último ano de seu governo, pensando nos outros quatro anos. Quem sabe então, Bolsonaro não emenda uma nova reeleição. O Ditador da Nicarágua já está no Poder há mais de 21 anos.
    Quem viver verá?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *