Delação de Renato Duque será reforçada com provas materiais da corrupção

Resultado de imagem para renato duque depoe

Duque relata o envolvimento direto de Dilma

Robson Bonin
O Globo

Na proposta de acordo com o juiz Sérgio Moro, o engenheiro Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, reúne documentos, extratos bancários, planilhas, fotografias dele com investigados. Ele cita valores e descreve em detalhes como foi acertada a divisão de propinas milionárias que abasteceram os cofres do PT e os bolsos de dirigentes petistas.

Um dos episódios mais relevantes de sua proposta trata justamente da partilha de propinas envolvendo Lula, o PT e a Odebrecht na Sete Brasil. Segundo Duque, em 2010, com o discurso de que era preciso reativar a indústria naval e gerar empregos no país, a empresa foi criada para subcontratar empreiteiras do esquema da Petrobras.

PROPINA AO PT – A exemplo do que já ocorria na estatal, essas empreiteiras pagariam propina ao PT de 1% sobre os contratos bilionários de sondas, um negócio de R$ 200 milhões partilhado entre o PT, Lula, Palocci e Dirceu. Duque testemunhou todos esses acertos.

— Vaccari me informou que iria para José Dirceu e para Lula, sendo que a parte do Lula seria gerenciada pelo Palocci — disse Duque a Moro.

Em depoimento ao juiz Sergio Moro em maio do ano passado, Renato Duque fez uma série de acusações contra o ex-presidente Lula. O operador petista na Petrobras disse que Lula sabia da corrupção na estatal, operava em favor das empreiteiras e arbitrava a divisão da propina.

LULA ERA ATUANTE – Lula, segundo Duque, mantinha uma agenda de encontros sigilosos nos quais cobrava pessoalmente a liberação de dinheiro para as empreiteiras. O ex-diretor afirmou ter mantido três encontros secretos com Lula para tratar de assuntos relacionados ao esquema. Ele acusou Lula de ser o verdadeiro chefe da organização criminosa que saqueou a Petrobras:

— Nessas três vezes, ficou claro, muito claro para mim, que ele tinha pleno conhecimento de tudo e detinha o comando — disse Duque a Moro.

Por meio de nota, os advogados do ex-presidente Lula afirmaram que “os fatos mais recentes indicam uma desesperada tentativa de fabricar versões para prejudicar o cumprimento da decisão do STF que afastou a competência da Justiça Federal de Curitiba para julgar esses temas”.

PALOCCI OPERAVA – Além de Lula, Duque acusou o ex-ministro Antonio Palocci de ser o operador de Lula e o único autorizado a falar em nome dele sobre os negócios na Petrobras. Além de afirmar que Lula recebia propinas do esquema, Duque disse ter escutado do ex-tesoureiro João Vaccari Neto que Palocci administrava a parte de Lula nas propinas da Sete Brasil.

Segundo Duque, Lula era chamado por dois apelidos entre os operadores do esquema: “Nine” e “Chefe”. Quando não falavam diretamente o apelido de Lula, os integrantes do esquema gesticulavam com as mãos perto do rosto para simular uma barba.

DILMA PARTICIPAVA – Sobre a ex-presidente Dilma Rousseff, Renato Duque se dispõe a detalhar episódios que mostrariam a ex-presidente em franca atuação no esquema. Duque contaria, por exemplo, que, em meados de 2012, durante o primeiro mandato de Dilma, ele decidiu deixar a Diretoria de Serviços da Petrobras.

Na ocasião, foi chamado ao Palácio do Planalto para ter uma conversa com Dilma. No gabinete presidencial, Duque disse ter ouvido de Dilma um pedido para que ficasse porque ele “seria o arrecadador” da campanha petista nos próximos anos.

A assessoria de Dilma informou que só vai se manifestar quando iver acesso aos depoimentos. Procurados, os advogados de Renato Duque informaram que não comentariam o assunto.

11 thoughts on “Delação de Renato Duque será reforçada com provas materiais da corrupção

  1. ” O Power Point(sic) do Dalagnon(sic) ,mais uma vez, confirma a veracidade das ações deste bandido.”
    Hilário!
    Os comentaristas deste blog, afundam cada vez mais no descrédito e inevitavelmente, em sua própria vergonha.
    Suas bases são formadas por indivíduos como Palocci e Duque, cidadãos acima de qualquer suspeita quanto á honestidade, já não bastava o Cunha como herói.
    O título avisando que delações serão reforçadas com provas……jisus!

    • Hilário é ainda ter alguém que defenda os bandidos do Mensalão, Petrolão, BNDESão (cuja conta apareceu para ser paga pelo cidadão contribuinte), BB, Fundos de Pensão, Correios, CEF e o listão não acaba nunca. Além de hilário é ridículo. Um bom psiquiatra, talvez, ajude a resolver o problema de falta de honestidade.

      • ” La Chapelle-d’Alagnon é uma comuna( não confundir com comunista,rsrsrsrsrs) francesa na região administrativa de Auvérnia-Ródano-Alpes, no departamento de Cantal. Estende-se por uma área de 9,08 km². Em 2010 a comuna tinha 239 habitantes (densidade: 26,3 hab./km²).[1] ” WIKI
        Quem é o imbecil aqui?
        Os comentaristas primevos deste espaço eram pessoas cultas e muito bem educadas, aos poucos como não poderia deixar de ser, rufiões da pior espécie vem de forma truculenta impedir a troca de ideias, conceito basilar da política, através da burrice em sua forma mais grosseira.
        Nélson R. já dizia que seriam maioria.
        Desculpe-me, mas nós sofremos com a ignorância bruta exposta por indivíduos, termo que de forma alguma se aplica ao que não raciocinam por si só, e que nos resta?
        As gargalhadas envergonhadas…..

  2. Psiquiatras não possuem competência sobre o assunto citado.
    No seu caso sugiro leitura…..muita leitura, pois é o melhor remédio para ignorância.
    Quanto a falta de educação, somente uma reencarnação.

  3. Gostaria de esclarecer ao “distinto” público que não existe a figura do procurador Dalagnon!
    Se estiverem querendo dizer DALLAGNOL aí a coisa muda de aspecto.
    É um dos procuradores responsáveis pela operação Lava Jato e pessoa da maior integridade.
    Os bugres precisam se informar melhor!

  4. Será que os “5 cavaleiros do apocalipse lulopetralha” vão deixarem essa delação passar ?? será que vão destruir as provas e dizer que é tudo mentira e que Lula nem sabia que estava governando o país quando aconteceram esses roubos trilionários?? Será que vão dar habeas eterno ao maior ladrão da História da República Brasileira e sua Quadrilha ????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *