No desespero, a defesa Lula entrou com três habeas corpus seguidos no STJ

Resultado de imagem para triplex charges

Charge do Jader, reproduzida de O Correio

Deu no Yahoo

A defesa do ex-presidente Lula entrou com três pedidos de habeas corpus nesta terça-feira, dia 9, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), recorrendo de decisões do Tribunal Regional Federal da 4ª Região que contrariam pedidos anteriores feitos pelos advogados. Os pedidos foram feitos às 17h40, 18h04 e 18h39. O primeiro pede que o STJ considere o juiz Sérgio Moro suspeito de julgar a ação penal. No segundo, a defesa argumenta pelo direito de gravar todo o depoimento do petista com uma equipe independente e no último, eles solicitam o adiamento do depoimento, além de “pleno acesso aos documentos” e, depois disso, 90 dias para análise. Os três autos foram remetidos para a 5ª turma do STJ e serão relatados pelo ministro Félix Fischer.

O depoimento do ex-presidente ao juiz Moro está marcado para esta quarta-feira, dia 10, às 14h, em Curitiba. Um forte esquema de segurança foi montado para garantir a integridade de todos. A Secretaria de Segurança Pública do Paraná, em parceria com as forças policiais, realizará fiscalizações e controle de fluxo nas estradas no entorno da capital paranaense. Helicópteros ajudarão a patrulhar as ruas e bloqueios estão programados.

Quem se atrever a entrar na área demarcada sem a devida autorização pode receber multa de R$ 100 mil, de acordo com a Justiça do Paraná. A montagem de estruturas e acampamentos também será punida com multa de R$ 50 mil. (Com informações do jornal O Globo)

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGConforme o jurista Jorge Béja previu aqui na Tribuna da Internet, a defesa da Lula entrou mesmo com habeas corpus no STJ, para evitar que Lula apenas compareça à 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba e diga ao juiz que o tríplex não é seu. Em tradução simultânea, isso significa que há réus e advogados que não têm medo do ridículo. (C.N.)

16 thoughts on “No desespero, a defesa Lula entrou com três habeas corpus seguidos no STJ

  1. Deus do Céu, o que esta acontecendo com a mídia brasileira?

    Qualquer cidadão que olhe os jornais nas bancas ou online vera imagens da POLICIA FEDERAL protegendo a população de Curitiba ao impor uma operação pente fino nos ônibus carregando a tropa do Stedile….

    Armas Longas (sabe-se la o que e isso), Facas, Facoes e Rocadeiras estao sendo apreendidos, afinal quem leva consigo rocadeiras e facoes em areas urbanas….

    E as 09:02 de hoje estava la o Boechat, bradando na BANDNews que o posto policial do KM57 da rodovia Regis Bittencourt estava parando os onibus e “impedindo” de continuarem viagem….
    Chegou a fazer analogia, se fossem onibus com pessoas a favor da prisao de Lula, e chegou a falar em ditadura!

    Tirando as redes sociais e o celular, que canais de mídia que temos no Brasil ?
    A OLIGARQUIA midiática composta por 4 canais somente, GLOBO, BAND, SBT e RECORD (o resto é o resto)…

    Esse argentino Boechat ancora da BAND passou dos limites…
    Que agenda é essa???

    • Acho que a midia esta MORRENDO DE MEDO do que Lula pode falar.
      Tanto e que já começou a “piciqueizs” contra a Lava Jato pela mesma mídia que antes a apoiava..
      Essa do Estadao, de hoje:

      “A importância relativa da Lava Jato
      É perniciosa a tentativa de transformar a operação na panaceia nacional; além de não tirar o País da crise, modo de conduzi-la inviabiliza saída da crise”

      Haja bolso dilacerado em meio ao lamaçal de m* que estamos vivendo…
      Haja otário que se sinta seguro em casa…
      Haja povo frouxo, que não faz é nada, só assiste…
      mas como não se pode julgar, não é?

      TOME JEGADA!!! Lula vai pra casa de learjet tomando uma gelada, e pra vocês, nada….

    • Como pessoa experiente aconselho o Molusco Babão a ir de fraldas para a entrevista com o Moro. Nervosismo e temor exagerados pode levar a descontrole funcional imprevisível.

  2. Newton, os advogados não devem ter medo e nem vergonha de nada, desde que suas iniciativas possam beneficiar seus clientes. Do que os advogados devem ou deviam ter vergonha é serem imprevidentes raciocinando curto. Eu não chego ao disparate de dizer que os advogados de Lula são burros. Mas não estão usando do mais elementar argumento para facilitar a defesa de Lula. Lula também poderia ter pensado neste argumento que é muito forte. Acho o argumento tão forte que escrevi ao Lupi dizendo que se chegar a ser indiciado para usá-lo, pois será muito mais fácil de desenvolver sua defesa.

  3. Não há como defender Lula sem que se faça chicanas e se contornem leis e regulamentos. O Cara está afogado em denúncias de corrupção e congêneres e a sua culpa ainda não formal é notória, perceptível até para os mais simplórios.

  4. juiz Sergio Moro em seu primeiro discurso como pré-candidato a presidente da republica reconhece a possibilidade que a Lava-Jato tenha impacto negativo na economia do Brasil mas acredita no combate a corrupção feito pela Lava-Jato, para que, em 10 anos, o pais se torne mais atrativo para o investidor externo, afinal encontraria um novo ambiente de negócios no Brasil livre da corrupção. https://goo.gl/YQdVqP

    • Também queriam que o Joaquim Barbosa fosse o candidato certo à Presidente. Vou parar por aqui.
      Com certeza iria perder para Luciano Huck, Xuxa, Faustão, Gugu, e outros astros da mídia.

  5. Nunca votei em Lula, nem em ninguém do PT. Mas por que esta parafernália inítil? Estou muito mais preocupada com o desemprego – tenho membros de minha família fazendo parte dos 14 milhões de desempregados! Estou preocupada com a Reforma Trabalhista que vai deixar mais desempregados; Estou preocupada com a tal da reforma da previdência que vai dizer adeus à aposentadoria, ou melhor, aposentadoria só no túmulo. Estou preocupada com a mordomia dos salafrários que estão no Congresso. Preocupa-me os Planos de Saúde que cobram demais da gente, ainda com a co-participação; médicos ganham pouco (nem sei como eles topam participar) e os administradores e donos do Plano faturando. Só daqui a 20 anos vamos ter CPI de Planos de Saúde. Por que não equipam o SUS, mesmo cobrando de quem pode, para substituir os tais Planos? E os sorteios das loterias? Tenho saudades do jogo do bicho que era honesto, a gente jogava $$$ quanto podia.

  6. Sinceramente não dá para entender porque criam confusão com coisa tão simples, basta enquadrar essa gente em formação de quadrilha , associação para crime , obstrução a justiça, para facilitar o trabalho da polícia exigir carteira de trabalho para conferir se estão trabalhando , se não estiver enquadrar em uma dessas e pronto !!Game over

  7. No início da tarde de hoje, quarta-feira, 10 de maio de 2017, dia do interrogatório do ex-presidente Lula perante o Juiz Federal Sérgio Moro, titular da 13a. Vara Faderal Criminal de Curitiba, o ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça, vai divulgar a decisão a respeito dos três Habeas Corpus que deram entrada no final desta terça-feira em favor do ex-presidente Lula. O ministro vai indeferir e denegar todas as liminares que foram pedidas. Este não é um gesto de futurologia, ou de premonição e vidência. Nada disso. É fruto da obviedade, da sensatez, e da longa experiência na advocacia.

    Considerar o juiz Moro suspeito para julgar Lula, que é a finalidade do primeiro Habeas Corpus, o ministro Félix Fischer não irá atender porque não existe um só motivo para considerar o juiz Moro impedido ou suspeito. Além disso, exceção de suspeição e/ou impedimento se requer, primeiramente ao próprio juiz e isso não aconteceu. Quanto ao fundamento do segundo Habeas Corpus de Lula. É verdade que Habeas Corpus é remédio que serve para tudo ou quase tudo, que ocorra na tramitação de um procedimento ou processo criminal. E não apenas para quem se encontre na iminência de ser injustamente preso (HC preventivo) ou para quem foi indevidamente preso (HC repressivo). Mas Habeas Corpus não chega ao ponto de ser utilizado do remédio para garantir a filmagem de um ato, de uma audiência.

    Além disso, somente o juiz — e ninguém mais — é quem tem o poder de polícia nas audiências, sejam no processo civil e no processo penal.

    “A polícia das audiências e das sessões compete aos respectivos juízes ou ao presidente do tribunal, câmara ou turma, que poderão determinar o que for conveniente à manutenção da ordem. Para tal fim, requisitarão força pública, que ficará exclusivamente à sua disposição” (Código de Processo Penal, artigo 794 ).

    Por fim, o objetivo do terceiro Habeas Corpus também não será atendido. O juiz Sérgio Moro e o Tribunal Regional Federal de Porto Alegre já negaram a Lula o adiamento. Ainda mais considerando o seu ridículo fundamento, que é a necessidade de examinar peças e documentos que a própria defesa de Lula pediu fossem anexadas aos autos. A começar que réu que arrola 87 testemunhas em sua defesa perde a moral e a autoridade, já combalidas por sua própria situação de réu, para pedir adiamento de interrogatório pelo motivo apresentado. Mas se a alegada necessidade for mesmo verdadeira, os documentos poderão ser examinados depois, e também depois, repetido o interrogatório. No processo penal podem ocorrer um, dos, três interrogatórios do mesmo réu. Ou até mais, dependendo da justificada necessidade.

    • Primeiro, cadeia no Molusco Ladrão!
      Segundo, e se elle em vez de 87 testemunhas tivesse arrolado 10.000 pessoas do MST ou de seus militontos?
      O juiz teria de aceitar?
      Só faltou chamar a mulher morta como testemunha…
      Isso tem nome: chicana…

  8. Sra Carmen Lins, estas palavras que escrevestes, são minhas também.

    “Estou muito mais preocupada com o desemprego – tenho membros de minha família fazendo parte dos 14 milhões de desempregados! Estou preocupada com a Reforma Trabalhista que vai deixar mais desempregados; Estou preocupada com a tal da reforma da previdência que vai dizer adeus à aposentadoria, ou melhor, aposentadoria só no túmulo. Estou preocupada com a mordomia dos salafrários que estão no Congresso. Preocupa-me os Planos de Saúde que cobram demais da gente, ainda com a co-participação; médicos ganham pouco (nem sei como eles topam participar) e os administradores e donos do Plano faturando.”

    Não entendo ficar “nós contra eles” e enquanto isso o congresso vai aprovando essas monstruosidades, pobre povo.

    Será que não entendem que eles querem isso mesmo? Essa briguinha entre eleitores apoiando cada um um partido.

  9. Jamais se viu em toda história republicana alguem com tanta paúra para encarar um juiz, apenas para negar que seja dono de um triplex minha-casa-minha-vida e mostrar que é inocente. Imaginem se o réu fosse culpado…(ponto de ironia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *