Para a campanha de Ciro, PDT contrata Santana, o ex-marqueteiro de Lula e Dilma

Ciro Gomes

Ciro, Santana e Lupi, na primeira reunião com o marqueteiro

Bruno de Castro
Estadão

O vice-presidente do PDT e candidato à Presidência da República em 2018, Ciro Gomes, anunciou em seu perfil no Twitter a contratação do jornalista e marqueteiro João Santana para a comunicação da sigla.

“Reunião de trabalho com @CarlosLupiPDT, presidente do PDT, e com o publicitário João Santana, que nos ajuda a partir de agora na comunicação do partido”, declarou Ciro.

Preso na Lava Jato – Ex-marqueteiro oficial do PT, João Santana coordenou as campanhas de Lula, em 2006, e de Dilma Rousseff em 2010 e em 2014. O publicitário foi condenado na Operação Lava Jato a uma pena de 7 anos e 6 meses por lavagem de dinheiro. Após um acordo de delação premiada, cumpriu cerca de um ano e meio em reclusão no regime fechado com uso de tornozeleira.

Em 2020, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, Santana avaliou que a candidatura de esquerda com maior chance de ser eleita seria uma chapa encabeçada por Ciro com Lula como candidato a vice.

Santana chegou a comparar a eventual chapa com a que elegeu Alberto Fernández presidente da Argentina e que teve a ex-presidente Cristina Kirchner como vice. Santana, no entanto, disse que seria “impossível” uma aliança com Lula vice de Ciro.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
Agora, falta algum partido chamar Duda Mendonça, que fez delação premiada, chorou ao depor e acabou sendo absolvido pelo Supremo no Mensalão. Mas não adianta chamar Nizan Guanaes, o terceiro baiano que fez carreira na marquetagem. Guanaes ganhou tanto dinheiro em eleições que nunca mais trabalhou em política. O mais impressionante é que conseguiu sair limpo, após tanto convívio com a bandidagem. (C.N.)

26 thoughts on “Para a campanha de Ciro, PDT contrata Santana, o ex-marqueteiro de Lula e Dilma

  1. Não sei quem inventou o marqueteiro político, nem me interessa saber.

    A verdade está estampada na falta de capacidade do candidato, a partir do momento que ele necessita que a sua imagem seja maquiada por especialistas na arte do engodo.

    Ciro escolheu mal, pois logo um cara que foi íntimo do PT??!!
    O indivíduo que nos vendeu Lula e Dilma como próximos de Deus, de milagreiros, de símbolos da honestidade, probidade, seriedade, decência, e depois vimos como eram na realidade?

    Ciro pode ser muito inteligente em certas questões, mas em estratégia política, onde até se poderia presumir que fosse um profundo conhecedor, o candidato pelo PDT demonstra que não sabe a diferença de morro para colina, de ravina para grota.

    Bom, mesmo com um marqueteiro que vende chumbo dizendo que é ouro, Ciro dá de relho em ambos opositores poderosos que terá de enfrentar em 2022.
    Mas não precisava escolher logo este João Santana.

  2. Os nossos políticos acreditam que o eleitor é idiota, de que tendo nas mãos a mídia mainstream elege o seu candidato, aí apelam por esta solução antiga, marqueteiro como este. Repetir fórmulas não é sinônimo de sucesso, o que deu certo na Bolívia e na Argentina não significa que aqui funcione. A derrota do “mito” se dará pura e simplesmente porque ele desiludiu metade dos seus quase 58 milhões de eleitores, aí recuperar tamanha perda é quase impossível.

  3. O meliante já cumpriu a pena?
    Deve estar devendo alguns anos de cana ainda…
    Vai marquetar de tornozeleira?
    Ah, Brasil …
    País da lambança e impunidade…
    Credo !

  4. “Pau que nasce torto não tem jeito, morre torto, baiano burro, garanto que nasce morto”, já cantava Gordurinha.
    Duas verdades em apenas uma frase. Os baianos descobriram que o bom garimpo, é onde esta o ouro.
    No Brasil, nada é mais “rentável” que a política, os ganhos são imensos e o risco é nenhum.
    Nos casos do mensalão e petrolão, os “marqueteiros” contaram tudo, mas sofreram nada, eles estavam a serviço da política, e no Brasil os políticos são inimputáveis por natureza e donos das instituições.
    O Bolsonaro se intitula dono de um exercito, já o lula, não faz referências,mas todos sabemos a primazia que tem em certos “institutos”, que deveriam ser do povo, mas são dele.
    Dizem que a propaganda é a alma do negócio, e como a política no Brasil sempre foi um “negócio”, nada mais salutar que uma boa propaganda, que quase sempre é enganosa, mas não adianta recorrer depois ao PROCON, este não atua nesta área.
    Todos os anos, apresentam-se quase sempre os mesmos candidatos, já rejeitados em vezes anteriores, daí a pergunta, o que mudou? Nada, é que os escolhidos se manifestam tão ruim, que aqueles anteriormente defenestrados por reconhecida falta de qualidade, retornam dizendo que são melhores.
    Assim como o povo judeu, nós também precisamos de um “Messias”, descartado o Jair Bolsonaro é lógico, para que nos livre não do jugo romano, mas da nossa classe política, que nos oprime, rouba e infelicita.
    Bilac tinha razão, “criança, jamais verás um pais como este”, que inocenta o ladrão e condena o juiz.

    • O marketing para o homem público que pensa que é político é a única saída para se eleger.

      É ao se.eleger não sabe o que fazer por falta de conteúdo político que não faz parte do seu ideário, o que ele quer é enricar como conseguiu Luiz Inácio e outros da sua laia.

      O povo desinformado é o enganado que fica alegre com a Vitória do candidato que no primeiro dia do seu mandato já lhe mostra as garras e as contas que o enganado vai pagar por pelo menos 4 anos.

      Os marqueteiros, oportunistas que são, dão a receita para o salafrario levantar a pipa e imediatamente passar o serol no seu eleitorado.

  5. Ciro Gomes,com esse gesto, neutraliza as jogadas do Lula,que o”marketeiros” Santana, conhece bem..

    Aviso aos neófitos em análise política..
    Um candidato pra ser eleito,ele precisa de quatro fatores preponderantes a saber:

    1° Conhecimento e os remédios da nossa estratificação social,e como conduzir o desenvolvimento econômico sustentável para abranger toda a sociedade.
    Isso,o Ciro Gomes,sabe.

    2° Investimento nas estatísticas para vencer as “adversidades”nada ortodoxa imposta pelos adversários.
    Aqui,abra se,um leque de itens.

    3° fator,passo, não vou armar os bandidos.

    4° Fator SORTE.

    Mãos a obra…
    Agora é CIRO GOMES.
    É 12..

  6. Do jeito que vai a política aqui na “Terra dos Papagaios” a saudosa Dercy Gonçalves está fazendo muita falta.

    Ela seria uma eficiente marqueteira na campanha de qualquer candidato a presidente dentre os já conhecidos.

    Por falar nisso, o Kajuru é forte candidato…

  7. Dar a César,o que é de César.. ..

    Nós temos a coronavac,graças persistência e espírito público do Senhor João Doria,que enfrentou todo tipo de sabotagem.

    O Governardor RS, senhor Eduardo Leite,que ficou na carona do Doria.
    Agora Sr. Leite,quer reabrir as escolas,sem o mínimo de segurança para as crianças até 3° série.
    Sem vacinação…

    Ora,vírus não escolhe idade e nem raça e nem posição social.
    É necessário vacinar de ponta a ponta,Professores,alunos,porteiro,pesoal de apoio da escola merendeira etc.
    Tio da Kombi,Motorista de Ônibus, é os Pais..

    Contribuir com a crise sanitária é crime…
    Pior,a mídia RS inconsequente apoia esse absurdo.

    Espero que o tribunal de justiça do RS, de longa tradições de segurança jurídica,mantenha a liminar proibindo a retomada da aulas presencial…

  8. Complicado essa insistência que as escolas precisam abrir.

    De um lado, a pressão dos pais, de mais um ano perdido, de as crianças em casa não aprenderem quase nada com as aulas online;
    Do outro, a não menos importante saúde, proteção contra a pandemia, preservação dos pequenos e seus mestres do Covid 19.

    Morto por ter cão, morto por não tê-lo.

    A meu ver, ainda é um risco desnecessário mandar a gurizada para os colégios.
    Um mês a mais ou a menos para o currículo escolar não vai fazer a diferença.

    Agora, se acontecer um caso apenas de contaminação, as aulas serão fechadas sabe-se lá até quando!

    Tomara que aconteça a previsão do Souza POA/RS, que a Justiça exerça o seu poder mas, principalmente, que use o bom senso e cuidados para com as vidas alheias.

    • Obrigado conterrâneo Bendl,por concordar.

      Mas, não tem lógica esse abre fecha, com fachada de bandeira,ora,preta, vermelha,amarela..

      Nós estamos mais pra lockdown total…

      Ah, não ser, os hipócrita e mentirosos profissionais, estão ganhando muito dinheiro com a saúde alheia,e os sentimentos dos familiares…

      Tem algo muito estranho..
      É estranho,essa eufória dos governantes.

      Será o efeito CPI..??

  9. Caro Bendl, veja a notícia de hoje:

    “CLÁUDIO HUMBERTO PUBLICOU:

    KAJURU QUER SER PRESIDENTE: ‘SE O HUCK PODE…’

    O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) se tornou o primeiro a confirmar candidatura a presidente, em 2022. Ele confirmou a candidatura a esta coluna e revelou sua motivação: “revoltado com falta de amor ao Brasil”. Ele também parece ter definido o mote de sua campanha. “Brasil de verdades e soluções!”, exclamou. “Se Huck é candidato, por que não posso ser?” questiona Kajuru.

    UM LADO

    Jorge Kajuru ocupou as manchetes nacionais ao apresentar pedido para que o Senado analise o impeachment de Alexandre de Moraes (STF).

    OUTRO LADO

    Também foi um grupo liderado pelo senador Kajuru que pediu ao STF para mandar o Senado ordenar a instalação da CPI da Covid.

    HISTÓRICO

    Kajuru era jornalista esportivo e ingressou na política no início da década passada. Foi eleito vereador em Goiânia em 2016 e senador, em 2018.”

    Um abraço

  10. Prezado Celso,

    Kajuru se ressente de alguns parafusos no cérebro.
    Não se sabe se a menos ou a mais.

    Emocionalmente, o cara é o exemplo clássico de alguém que não domina o que sai de sua boca, sendo um legítimo parlapatão, boquirroto, que não pensa sobre as consequências do que diz e conta da sua vida particular.

    Tem cabimento sair comentando que é pai de um dos filhos da mulher do ex-jogador Túlio?
    Quando criança foi locomotiva nas brincadeiras de trenzinho?
    Seus arranca-rabos nas TVs por onde andou?

    Kajuru não suportaria as pressões do Planalto!
    Não saberia agir diante de crises, anormalidades, soluções que exigiriam criatividade e conhecimentos.

    Cabo Dacciolo teria mais equilíbrio, mesmo resgatando a palavra Deus em 11 das 10 que pronuncia.

    Escrevendo esse comentário endereçado a ti, me veio a lembrança de Jânio, naquela célebre foto de ele estar olhando para trás, e cada pé apontando direções diferentes, lembra?

    A mente de Kajuru é mais ou menos assim:
    Seus três, quatro neurônios, cada um vai para um lado, logo, o senador é mais uma figura caricata, menos que se possa levá-lo a sério nesta sua intenção.

    Bom, é o que penso do senador-candidato.
    Posso até estar errado, mas seria por muito pouco, se for o caso.

    Abração.
    Saúde e paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *