Lula venceu! Seu candidato Sergio Massa e o peronismo atropelaram “El Loco” Milei

.

Lula funcionou como personal trainer do peronista Massa

José Casado
Veja

Lula venceu. Apostou todas as suas fichas na vitória do candidato peronista do governo de Alberto Fernández e de Cristina Kirchner, e ganhou o primeiro turno: Sergio Massa, ministro da Economia, vai disputar a segunda rodada, no domingo 19 de novembro, com Javier Milei, o deputado conhecido como “El Loco”, líder de uma coalizão de extrema-direita.

Massa realizou uma proeza eleitoral. Saiu do terceiro lugar (com 27%) na votação prévia de agosto, e venceu o primeiro turno (com 36,4%). Em sete semanas cresceu nove pontos percentuais. Terminou com cerca de 1,4 milhão de votos de vantagem.

MÁQUINA ELEITORAL – Milei perdeu o ímpeto: liderou a votação prévia (com 31,6%) e encolheu (para 30,1%) neste domingo (22/10). Foi atropelado pela eficiente máquina eleitoral peronista na capital e na província de Buenos Aires, onde vivem quatro de cada dez eleitores argentinos. Ali, o peronismo garantiu a Massa 43% dos votos contra 26% do adversário. E ainda reelegeu o governador Axel Kicillof, aliado da vice-presidente Cristina Kirchner.

Essa engrenagem criada por Juan Domingo Perón há 78 anos acabou moendo a candidata conservadora Patricia Bullrich, que foi ministra da Segurança no governo de Mauricio Macri (2015-2019), líder da centro-direita.

O candidato Massa, aparentemente, seguiu a sugestão dada por Lula em reunião no Palácio do Planalto na segunda-feira 28 de agosto:

DISSE LULA — “Deixa de procurar dólares e vá atrás de votos” — insistiu Lula, como relatou o candidato a jornalistas na viagem de volta a Buenos Aires na segunda-feira 28 de agosto, quinze dias depois da derrota na prévia presidencial.

“Faça o que tiver que fazer, mas ganhe” — acrescentou Lula, no tom de quem acumula a experiência de três vitórias em 34 anos de disputas presidenciais.

O ministro da Economia fez. Aumentou exponencialmente os gastos públicos e celebrou a vitória na primeira rodada com um discurso repleto de clichês, alguns bem conhecidos no Brasil: “Vou cuidar de cada argentino e cada argentina”. Agora, os eleitores terão de escolher entre Massa e Milei, em 19 de novembro.

22 thoughts on “Lula venceu! Seu candidato Sergio Massa e o peronismo atropelaram “El Loco” Milei

  1. Massa, que não é parente do Ratinho, funciona como um protótipo para a candidatura de Hadad em 2026.

    Se um desastre na economia argentina for eleito por W.O., tudo é possível no Brasil, deserto não apenas de homens e ideias, mas sofrendo com as velhas fórmulas de economistas dinossauros e com as mudanças sensíveis no clima, dos anos 2020.

  2. Não foi Lula quem ganhou, a vitória foi do povo argentino.
    Lula já tem problemas demais para resolver no Brasil, a meu juízo, não pode desperdiçar energias, que não as tem, como tinha nos dois primeiros governos.
    Argentina, Venezuela, Palestina, Cuba, Ucrânia, têm problemas, sim, mas precisa ser resolvida pelos respectivos países.
    Estados Unidos e Europa, não aceitam a interferência de países em Desenvolvimento, com protagonismo na ONU. Esse papel de polícia do mundo, é d lês e de mais ninguém.

    Lembro, que Brasil e Turquia tentaram um acordo com o Irã, na hora de celebrar as condições das tratativas, os Estados Unidos vetaram. Exatamente como o governo Biden fez agora, vetando a Resolução da ONU, sobre um cessar fogo temporário na Faixa de Gaza para proporcionar uma ajuda humanitária só povo palestino.
    As críticas ao presidente Joe Biden foram avassaladoras tanto na América e na Europa, que o candidato a reeleição no ano que vem, operou justamente para viabilizar a ajuda humanitária, que ele gerou há ONU.

    A vaidade é um pecado capital.

  3. Jose Casado e a Veja já elegeram o Massa.
    Jose Casado sabe que Loola é imbatível nas urnas.
    Essa eleição tá no papo, é o mesmo que passar manteiga no focinho do gato. O peronismo não vai deixar a Argentina chorar, o sub peronista entrou em ação.
    Agora só falta combinar com os russos.

  4. Guido Mantega se escondeu, mas suas lambanças são indissociáveis do Lullismo.

    Quem apostava no “Milagre Econômico” sem a locomotiva China dos anos 2000?

    Quem, da “BetBolsa”, chutava que a bovespa caminhava para 300.000 pontos com o velho aventureiro e sua trupe no poder?

  5. “Não foi Lula quem ganhou, a vitória foi do povo argentino.”
    São favas contadas, macuco no bornal e manteiga nas narinas do gato, não dá nem bico.
    Se Loola e a Evita da Silva combinaram com os russos é só correr para o abraço tipo aquele do Gabigol com o Gerson no gol do Flamengo.
    Cancelaram o segundo turno?

  6. “Uma eventual tragédia imposta por um plano anarco-capitalista radical poderia macular indevidamente o liberalismo na Argentina e condenar o país a uma espécie de perpetuidade do peronismo. Cada país tem o liberal que merece — Friedman e Hayek se contorcem no túmulo. ”

    Felipe Miranda

    23/10/2023


  7. “Faça o que tiver que fazer, mas ganhe” — acrescentou Lula, no tom de quem acumula a experiência de três vitórias em 34 anos de disputas presidenciais.

    Compre todos !!!

  8. Sr. Newton

    Ainda faltam 4 armas que roubaram do Forte Apache das Forças Desarmadas e Desorganizadas….

    Polícia recupera nove das 21 metralhadoras furtadas do Exército em São Roque (SP)

    https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/videos/policia-recupera-nove-das-21-metralhadoras-furtadas-do-exercito-em-sao-roque-sp,e480ac0a2d10969e73c5597b4499a237mh2eb1wf.html

    PS.

    Se estão roubando até armas, imagine as Latinhas de Leite-Moça e os comprimidos Azulzinhos dos Generais….

  9. Sr. Newton

    Los Hermanos estão numa encruzilhada.

    Ou pior , estão igual aquela piada, onde o sujeito estava numa ponte á 800 metros de altura, de um lado uma dúzia de onças querendo devorá-lo, do outro lado 50 roteweilers raivosos, se pular da ponte morre, se for para o lada das onças morre, e se for para o lado dos cães morre também….

    De um lado tem o bandistismo do peronismo que a cada governo acaba mais um pouco do que não tem, são ladrões corruptos da pior espécie, populismo crônico …

    Do outro lado , o Frodo da Patagônia, uma besta fera sem limites, que quer inventar aquilo que não pode fazer……

    Vai ser a fome com a vontade de comer….

    Visitem a Argentina antes que acabe…..

  10. Esse dito Libertário do Milei é um louco, pior do que Trump e Bolsonaro. Ele cópia as táticas da mentira, de que é outsider, mas, gostam de mamar nas tetas do Estado. Para isso, tentam cooptar os cidadãos sem esperança e com ódio no coração. No final, são piores do que os políticos profissionais.
    Desmontam as políticas públicas do Estado, na tentativa de fragilizar o cidadão e deixar tudo na mão das empresas privadas, que têm o Lucro como sua principal bandeira.

    Esse Milei e seus comparsas no Brasil e nos EUA, se dizem Libertários, a favor da Liberdade, mas, a liberdade que eles desejam é a da liberação total das armas, a liberdade para matar suas mulheres, a liberdade para roubar o dinheiro público, a liberdade para descumprir as regras de civilidade, a liberdade para fazer graça da desgraça alheia, a liberdade para sonegar impostos ou acabar com qualquer imposto e a liberdade para permanecer no Poder indefinidamente, através de Golpes de Estado.

    São Ditadores, lobos disfarçados de ovelhas. O Milei é o pior deles. Como acreditar, num louco que fala com seu cachorro morto? Se os argentinos votarem nessa praga, podem estar cavando o buraco da guerra civil.

    Olhem o caso, desse dia no Rio de Janeiro, quando um grupo miliciano da Zona Oeste, inconformado com a morte pela Polícia Civil de um sobrinho do manda chuva da Polícia, a moda do Hamas, incendiou nesta tarde 27 ônibus, prejudicando toda a população trabalhadora da Zona Oeste, que não poderão utilizar o BRT, após a jornada de trabalho. O que tem de comum, nesses grupos a margem da Lei, é a falta total de compromisso com os moradores das comunidades, exploradas por eles.

    Provocam o caos urbano, porque têm certeza da impunidade. Se tivessem a certeza, de que apodreceriam na prisão, se ela fosse Perpétua, não praticariam crimes hediondos.

  11. Mas a luta ainda não acabou, foi só o primeiro tempo. Agora o Stalinácio vai ter que mandar mais um bilhãozinho das verdinhas, porque a etapa final não vai sair barata. É inacreditável como o exército de jumentos tem no mundo todo.

  12. Massa, o ministro da Economia, homem preparado para governar a Argentina vai confirmar a vitória no segundo turno .
    A outra opção o libertário Milei, se vencer, tarefa quase impossível, seria um desastre para los hermanos.

    As ideias libertárias, significam o primado da iniciativa privada, substituindo o Estado em todas as atividades públicas e privadas. Só os ricos flanariam na maionese e os pobres se tornariam mais pobres ainda. Milei levaria a Argentina no rumo da guerra civil. Os que votaram em Massa no primeiro turno, perceberam a armadilha e o perigo do falso e mentiroso, que conversa com seu cachorro morto.

    Brincadeira tem hora e a situação econômica é grave na Argentina. Não se brinca com um país,viesse jeito. Os argentinos sabem muito bem, o que se passou com o Brasil nos últimos quatro anos. Um horror.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *