Em todo Ano Novo, devemos desejar uma vida melhor e mais justa para todos

Charge: ano novo, pessoas melhores? | Blog do Tarso

Tirinha do Quino (Arquivo Google)

Vicente Limongi Netto

Quero ver em 2024 mais união, menos desunião. Mais amor, menos desamor. Mais emprego, menos sofrimento. Mais ternura, menos opressão. Mais esperança, menos desencanto. Mais sinceridade, menos hipocrisia. Mais fartura, menos fome. Mais solidariedade, menos agressão. Um basta nos covardes feminicídios, cadeia dura para os assassinos. Mais abraços, menos destemperos. Mas crianças felizes.

Fim dos intoleráveis e insuportáveis penduricalhos para políticos e magistrados. Menos tragédias na saúde pública, melhor acolhimento profissional. Mais tolerância, menos estupidez. Mais prudência e responsabilidade nas rodovias. Mais contenção, menos despudor. Mais corações abertos para o diálogo, menos agressões. Menos promessas dos governantes, mais ações pelo coletivo. Menos tristeza, mais alegria nos corações. Menos frio, mais agasalhos. Benvinda a Inteligência artificial construtiva, jamais aniquiladora. 

LEMBRANDO 2021 – Política deve ser tratada com argúcia. Com parâmetros da vivência do analista. Sem chutes. Nessa linha, recordo o que escrevi, na Tribuna da Internet, no dia 1º de agosto de 2021, sobre o futuro político do agora governador de São Paulo, quando as projeções futuras ainda estavam nebulosas:

“Atenção para os passos do ministro da infraestrutura, Tarcisio de Freitas. É o responsável pelo caixa da campanha presidencial de Bolsonaro, em 2022. Continuando o rosário de fracassos e trapalhadas de Bolsonaro, Tarcísio é o candidato do mito de barro e do insaciável Centrão para disputar o governo de São Paulo ou integrar a chapa de Bolsonaro como vice, no lugar de Hamilton Mourão”. 

SAUDADES DE SAID – Há dois anos Deus levou para perto dele, um ser humano digno, amoroso e competente, meu ex-genro,  professor, historiador e analista político Said Barbosa Dib. Pai da minha bela neta, Manuela, universitária e artista plástica. 

Saudades imensas nos corações dos que tiveram o prazer de conviver com ele. Said foi assessor de imprensa, para o Amapá, do então senador José Sarney e estava trabalhando no Sebrae de Brasília. Perda realmente dolorida e irreparável. 

5 thoughts on “Em todo Ano Novo, devemos desejar uma vida melhor e mais justa para todos

  1. Caro Vicente Limongi Netto, tudo que você escreveu, seria o ideal de uma civilização.
    Infelizmente a sociedade é composta por uma massa heterogênica de seres humanos, onde prevalece a vaidade, a ambição e os interesses pessoais de cada um.
    Dia desses, o Congresso aprovou para as emendas parlamentares
    R$ 53 bilhões que vai obrigar o governo a tirar esse montante do PAC para atender as emendas parlamentares.
    Sua pregação é válida, pois é uma filosofia cristã, menos desigualdade social e amor ao próximo acima de tudo, pois estamos todos no mesmo barco sujeito aos intempéries da vida.
    Abs..

  2. É lamentável que pessoas humanas fazem as abominações dignas de quem realmente se afastou de logicas e preceitos ordenados para serem cumpridos.
    Há um CRIADOR…DE TUDO…
    Insondáveis e Inescrutaveis são os seus pensamentos…
    Cabe a nós uma singela compreensão de nossa rebelião e pecado latente em nossa forma de obedecer ao ALTÍSSIMO YAH NOSSO CRIADOR…MAS a quem se interessa?
    Olhemos ao nosso redor desde de que nos ajuntamos em tribos e depois em cidades olhemos e visualizemos nossa total DEPRAVAÇÃO…em convivermos uns com os outros e nós com as dádivas naturais que nos foi doados para nossa sustentação física e façamos uma auto crítica de nossa depravação moral ao longo desta nossa existência.
    Olhe o que fizemos nos impérios antigos…só destruições e matanças sem fim…Olha o que fizemos com os povos nativos do Pacífico Sul …? Com os Nativos das Américas …Com as Tribos do Continente Africano?…Enfim o espaço NÃO não nos dá meios para ENUMERAR…Tamanha depravação de nossa existência .
    Nós Brasileiros ha pouco tempo em nossa História fizemos uma ATROCIDADE…indesculpável…(não dizem por aí que CRIMES contra a humanidade…não PRESCREVEM ?)…Uma aberração CRIMINOSA contra nossos irmãos Brasileiros de um CERTO lugar chamado ARRAIAL DE CANUDOS…E nem vou esmiuçar este crime em nome de uma maldita REPÚBLICA…A poeira do tempo se passou…sobre este CRIME…Mas e toda nossa pompa de “democracia e bem estar”…como realmente se sustenta sob essas lentes de fatos Históricos de nossa existência como nação?
    Portanto …na minha cosmovisão…REBELDES SOMOS…DEPRAVADOS SOMOS…sem forças de nós mesmos para extirpar essa Rebeldia e essa Depravação de nossas ALMAS.

    YAH NOSSO CRIADOR SEJA LOUVADO…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *