Rob Picheta
da CNN
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou que a guerra contra a Rússia pode terminar no próximo ano e que está aguardando as propostas do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a resolução do conflito.
“Sobre quando a guerra terminará… quando a Rússia quiser que acabe. Quando a América tiver uma posição mais forte”, afirmou Zelensky em uma conferência sobre segurança alimentar, segundo a agência de notícias estatal Ukrinform.
CAMINHO DIFÍCIL – “Não será um caminho fácil, mas estou confiante de que temos todas as chances para tal no próximo ano”, afirmou.
“Estamos abertos a propostas de líderes de países africanos, da Ásia e de Estados árabes. Eu quero ouvir também as propostas do novo presidente dos Estados Unidos. Acho que veremos [as propostas] em janeiro e teremos um plano para acabar com esta guerra”, acrescentou o presidente da Ucrâbiazzni.
DEPENDE DE TRUMP – Na semana passada, Zelensky destacou à emissora pública ucraniana Suspilne que a guerra terminará “mais rápido” quando Trump assumir como presidente.
“Devemos fazer de tudo para garantir que a guerra termine no próximo ano por meios diplomáticos”, complementou.
Trump tem lançado dúvidas sobre a continuação da ajuda dos EUA a Kiev e afirmou repetidas vezes que a guerra não teria começado se ele fosse presidente.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Enfim, surge uma esperança concreta de paz. Trump vai conseguir o cessar-fogo e surpreenderá o mundo. (C.N.)
Droga ! E o “Nobel da Paz” ? Dá para o corte supremo fazer algo até lá ?
Sugestão: provar que Donald Trump fez parte do planejamento …
Eu já tinha cantado essa pedra…
Go Trump!
Trump promover a Paz?
Talvez seja recomendável ao comediante Zelenski esperar sentado. Que de pé poderá se cansar.
Um “cessar-fogo” só serve aos interesses do ditador russo, e não vai acabar com a guerra, que, mais dia menos dia recomeçará. A solução para o fim da guerra é uma só, a derrota da Rússia e o fim do sonho da reconstrução da “glória soviética”.
Solução à “la Trump”: negociar com o Kremlin entregando para Putin os territórios ucranianos à nordeste, leste, e sudeste, já invadidos e dominados pelos russos, preservando o restante para a Ucrânia.
PS
O mesmo que se o seu vizinho invadir sua casa você aceitar dar para ele uma parte do imóvel – o jardim, o quintal, um quarto, etc – para cessar a confusão. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr