Alguns ministros Lula frita, outros cozinha e há os que segura por incúria ou inércia

Um homem de cabelo grisalho e barba, vestido com um terno azul e uma camisa clara, está falando em um microfone durante uma audiência pública. Ele levanta a mão direita, como se estivesse enfatizando um ponto. Ao fundo, há uma bandeira e uma tela visível, sugerindo um ambiente formal de discussão.

O pior é que Lupi só se demitiu quando bem entendeu…

Dora Kramer
Folha

A retirada de Carlos Lupi (PDT) da cena da roubalheira no INSS deu-se nove dias depois de estourar o escândalo. Nesse meio-tempo, o então ministro da Previdência Social protagonizou um teatro de explicações desastrosas e ainda assim teve o benefício de sair a pedido.

A pedido dos fatos, é verdade, mas em respeito a eles, o presidente da República poderia ter feito um favor a si e ao seu governo tomando a iniciativa de demiti-lo após a entrevista em que Lupi defendia a honra dos executivos afastados pela Justiça enquanto seus colegas de mesa, dois ministros e o diretor da Polícia Federal, o desmentiam reiteradamente.

DEIXOU PASSAR – Luiz Inácio da Silva (PT), contudo, optou por perder essa oportunidade. Talvez na esperança de que tudo se ajeitasse ao sabor do tempo e da velocidade com que os episódios se alternam constrangendo ora a oposição, ora o governo. Este mais amiúde.

A realidade das carências — de popularidade, de base parlamentar e de eficácia governamental — impõe ao presidente situações adversas. Decorre daí, entre outras, a dificuldade em demitir ministros. Não todos.

Alguns ele frita, outros cozinha e há os que Lula segura para não piorar as coisas no Congresso. Os parlamentares que se posicionam contrários a pautas do governo sabem que não há risco de retaliação. Emendas são garantidas e cadeiras no primeiro escalão já foram mais valiosas.

SEGURANÇA TOTAL – Ministros do PSD, do Republicanos, do PP, do União e do MDB se sentem seguros. Ainda que não entreguem todos os votos dos respectivos partidos, dão um quinhão do qual o governo não pode prescindir.

Juscelino Filho (União) era alvo de suspeitas fortes desde o início, mas só saiu a toque de denúncia do Ministério Público e com Lula tendo de aceitar a imposição de um substituto do mesmo partido, que depois recusou o cargo. No lugar de Lupi fica um ex-deputado do PDT, o segundo na pasta da Previdência, parceiro na omissão do titular.

Nessa toada, 2025 vem sendo o ano da colheita prometida pelo presidente que, no entanto, só vem colhendo tempestades.

8 thoughts on “Alguns ministros Lula frita, outros cozinha e há os que segura por incúria ou inércia

  1. A colheita tem sido farta. Seis bilhões tirados dos aposentados com farta distribuição aos amigos, mais bilhões em crédito consignado extorquidos dos aposentados, mais alguns bilhões em crédito consignado com o dinheiro rendendo pouco mais de 3% no FGTS e sendo emprestado ao trabalhador com taxas que passam de 20%. Mais o dinheiro das ONGs com uma muito querida da Janja passando de um bilhão de reais. Realmente a esquerda não tem do que reclamar.

  2. O irmão do narco-ladrão Lula da Silva roubou 100 MILHÕES dos velhinhos, inválidos e incapazes e a Dora Kramer quer livrar a cara do pelêgo chefe do sindicato de ladrões.

  3. Meu Deus, esses caras são medíocres, enjoativos, ignorantes (me refiro aos políticos). Poderia até inferir que são mutações regressivas do homem sapiens. É preciso ter estômago de avestruz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *