
Arquivo Google (reprodução)
Deu na Folha
Cogitar de que a intimidação fará um Poder independente como o Judiciário brasileiro deixar de processar Bolsonaro é devaneio autoritário
A chantagem rasteira de Donald Trump contra o Brasil não vai funcionar. Cogitar de que o Judiciário de uma nação soberana e democrática, que opera com independência, deixará de processar quem quer que seja para livrar o país de retaliações econômicas dos Estados Unidos não passa de devaneio autoritário.
EFEITO NULO – Se a manifestação foi pensada para ajudar Jair Bolsonaro (PL) no julgamento em que é acusado de tramar um golpe, ela, na melhor hipótese para o ex-presidente, terá efeito nulo. Se tentou fortalecer o deputado fugitivo Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para a disputa de 2026, acabará tornando o seu caso na Justiça brasileira ainda mais complicado.
Se seu intento foi impulsionar a direita brasileira, o resultado líquido tenderá a ser negativo. Vai ser difícil ficar do lado de quem patrocina uma agressão estrangeira à soberania e aos empregos brasileiros, pois tarifas adicionais de 50% sobre as exportações teriam efeitos nefastos sobre vários setores da economia nacional.
Chegou a hora de lideranças como o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) escolherem de que lado estão. Ou bem Tarcísio defende os exportadores paulistas e a soberania brasileira ou continua posando de joguete de boné de um agressor estrangeiro e da família Bolsonaro, cujo patriotismo de fancaria se dissolve e se transforma em colaboracionismo diante da perspectiva da cadeia.
MENTIRAS E INCOERÊNCIAS – Está repleta de mentiras e incoerências a carta em que Trump tenta justificar o ataque comercial. As trocas com o Brasil não contribuem para o déficit norte-americano. Pelo contrário, há anos o resultado da corrente é superavitário para os EUA. O presidente republicano diz defender a liberdade de expressão aqui, mas lá manda deportar quem emite opiniões consideradas erradas pela Casa Branca.
O histórico de decisões anunciadas mas nunca efetivadas de Donald Trump faz duvidar da implementação das tais tarifas adicionais. Ele já mandou cartas ameaçadoras a outras nações marcando prazos para o início da vigência. A entrada em vigor de todas essas decisões causaria tumultos graves na própria economia dos EUA, pois se trata de um imposto sobre seus consumidores.
O sangue frio, portanto, é o melhor caminho para lidar com o novo arreganho de Trump. Nesse quesito, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem se portado bem, o que ficou mais uma vez atestado na reação sóbria do Planalto ao anúncio do tarifaço.
RETALIAR É PRECISO – O governo brasileiro não deve abrir mão de seus poderes de retaliar, conferidos pelo Congresso Nacional ao Executivo em legislação recente. Mas deveria recorrer a esse expediente apenas em casos extremos, que ainda não se concretizaram.
Insistir em demonstrar às contrapartes norte-americanas que não há nenhuma razão econômica para a invectiva contra o Brasil continua a ser a linha de ação mais indicada. No mínimo se ganha tempo para que as ciclotimias do populismo empurrem o presidente dos Estados Unidos para outros temas em suas redes sociais.
O tempo trabalha a favor do Brasil e dos outros países acossados pelas bravatas das guerras comerciais de Donald Trump.
“Se a manifestação (de Trump) foi pensada para ajudar Jair Bolsonaro (PL) no julgamento em que é acusado de tramar um golpe, ela, na melhor hipótese para o ex-mito, terá efeito nulo.
Se tentou fortalecer o deputado fugitivo Bananinha (PL-SP) para a disputa de 2026, acabará tornando o seu caso na Justiça brasileira ainda mais complicado.
Se o intento (de Trump) foi impulsionar a direita brasileira, o resultado líquido tenderá a ser negativo.
(Pois), vai ser difícil ficar do lado de quem patrocina uma agressão estrangeira à soberania e aos empregos brasileiros, pois tarifas adicionais de 50% sobre as exportações teriam efeitos nefastos sobre vários setores da economia nacional.”
É só jogo de cena
Trump, na verdade, não está nem aí para o Brasil, nem mesmo para Bolsonaro.
Trump não acalenta a ilusão de que há a tal perseguição ao ex-mito. Na verdade, mal o conhece e não está nem aí para seu destino.
Fonte: O Globo, Política, 11/07/2025 07h48 Por Vera Magalhães
Sua fonte é uma militante de esquerda
Agora vai.
A Folha se proclamou um órgão de imprensa (mídia freguesa) na missão de desarreganhar um presidente americano.
Nunca antes na história desse país assisti tamanho fervor em alguém ou algo para desarreganhar jornal com essa devoção.
Essa é a tal mídia devota do experimento soviético, aquele que nunca deu certo, nem vai dar.
O patriotismo da Folha é de enternecer o coração de um guarda de campo de concentração nazista.
O real motivo do tarifaço trumpista
Trump mirou Lula por declarações mais duras nos encontros do Brics contra o império do dólar
Trump já manifestou seu desconforto com o Brics e, sobretudo, com a proposta do grupo de usar moedas locais — e não o dólar — em suas transações comerciais.
Quando o Brics estava reunido no Rio, ameaçou aplicar tarifas de 10% sobre os países que de algum modo desafiassem a posição do “poderoso dólar”.
Na última quarta-feira, a ameaça se concretizou (…) contra o Brasil. Ele impôs uma tarifa absurda de 50% sobre todas as exportações brasileiras aos States, aplicada a partir de 1º de agosto.
Bolsonaristas e trumpistas pediam menos. Queriam algum tipo de sanção que atingisse Moraes e o STF.
Seria uma reação tanto ao julgamento de Bolsonaro quanto à decisão do Supremo impondo limitações às big techs, americanas.
O tarifaço (…) foi ideia exclusiva de Trump, por entender que outras sanções não teriam efeito político pretendido.
Sempre segundo as reportagens do Times e do Politico, publicadas ontem, Trump mirou o alvo Lula. Por causa de declarações mais duras do presidente brasileiro, nos encontros do Brics, contra Trump e o império do dólar.
Fonte: O Globo, 12/07/2025 00h05 Por Carlos Alberto Sardenberg
Foi isso.
A Foice de São Paulo tentando acobertar o que todo o mundo sabe que vai acontecer. É o patriotismo da época da ditadura militar sendo repetido para esconder a verdade. Ficam falando na anistia mas ainda não entenderam ou escondem que sabem que a sanção tem um outro motivo. Parece que a turma que defende o corrupto mordeu a isca e o Trump só está dando linha para pegar o peixe grande.
Foi isso.
Decepciona qualquer um ver problemas importantes para o nosso pais vistos sob a lente do idelogismo. Temos que escolher para ocupar o poder maior no país alguém , que tenha mais condições de fazer um governo positivo para todos.
Isso é evidente, mas sempre distorcem a discussão entre esquerda e direita.
Minha opinião é que nem um nem o outro prestam. Bolsonaro é o que ele demonstrou no seu governo: um despota egocêntrico sem classe nem preparo; o outro é o que temos de mais ruim. Temos que procurar uma outra alternativa que não carregue o DNA desses incompetentes. É assim que vou votar.
RSRSRSRSRSRS…
Bye bye, BRICS.
https://www.brasil247.com/economia/india-negocia-acordo-com-os-eua-para-limitar-tarifas-de-importacao-a-menos-de-20-893gpmbd
China, Índia, México, Canadá, Colômbia, União Européia, Argentina … todo mundo negociando. O ladrão Lula da Silva, representante da narcocracia PT-STF, disse que vai retaliar.